Cantos do pássaro encantado

Cantos do pássaro encantado Rubem Alves

Resenhas - Cantos do Pássaro Encantado

Knots 26/12/2023

Sobre o ato de amar!
Rubem Alves traz reflexões sobre o amar, através de diversas crônicas!
As histórias fazem refletir como é a nossa relação com o sentimento e as nossas atitudes para continuar cultivando. Como a capa diz: no nascimento a morte!
Não me canso e fico feliz por conhecer a excelente escrita de Rubem!

Jaguatirica 06/05/2023

Sobre as idealizações da paixão
Passei o livro inteiro confrontando o que lia, lançando perguntas, discordando, encontrando sentidos aqui e ali... Por vezes achei enfadonho porque o assunto "paixão" não é bem o meu forte, visto que sou arromântica, mas aos poucos a coisa foi ganhando forma e fui obrigada a concordar, mesmo que parcialmente.

Me perturba o amor romântico. Não o compreendo. É estranho e desconfortável para mim por parecer sempre tão coberto de falseações, idealizações de um imaginário apaixonado. Eu gosto de amor amor, amor concreto. Amor que se explica em ações. Será que é assim tão difícil amar a pessoa em si, crua? Ou todo amor romântico se resume a amar a idealização que se faz da pessoa?

"A paixão é uma experiência estética. Está ligada à contemplação da beleza. A pessoa pela qual se está apaixonado é bela. Não é que ela seja bela ? é o olhar apaixonado que a torna assim. Porque não vemos o que vemos, vemos o que somos. Uma mulher é bela quando nos vemos belos ao seu olhar"

Então não se ama o outro. Se ama a si mesmo enquanto se está com o outro. Esse tipo de "amor" é, portanto o alimento do ego do apaixonado.

"Amamos a bela cena antes de amar a pessoa. Amamos a pessoa porque ela completa a bela cena. (...) Somos então possuídos pela certeza de que esse rosto que os olhos veem é o mesmo que está no quadro que mora nas sombras da alma. (...)

nós amamos as pessoas
por aquilo de belo que elas fazem
nascer em nós.
Como se fossem espelhos.
Se nos vemos belos
naqueles olhos que nos contemplam,
nós as amamos."

Será? Faz sentido. Foi essa a minha reação durante boa parte so livro. E em outros momentos achei arrastado e repetitivo, talvez glicose demais.

Juli.ana 27/02/2023

Delicado e belo
Tem um gosto muito particular a leitura dos textos do Rubem Alves. As vezes parece que ele conhece todas as histórias do mundo, então a gente se sente humilde, senta à sua frente e o escuta contar, de que é feito o amor e os sonhos, e quase podemos sentir o sabor maravilhoso de suas letras mágicas.

Bê :) 11/12/2022

É um livro que nos faz refletir
Sabe aquele livro para a gente ler e reler e sempre ficar refletindo sobre as palavras ? Pois bem, Cantos do Pássaro Encantado é assim.

Vale a leitura, mas principalmente, as reflexões.

cristiane.ss 13/10/2022

Aquele quentinho no coração...
Leitura fácil e tranquila. Dá até aquela esquentadinha no coração.
Convenhamos: falar de amor é muito bom!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 21/09/2022

Rubem Alves nos traz um conjunto de crônicas que nos transportam ao universo das fases do amor, do início ao fim e que mesmo na melancolia do final dessa história, ainda podemos reinventar essas relações.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542209747

Luana.Salviano 25/08/2022

Encantador
Eu diria que foi um dos melhores livros que já li.

Talvez porque tiveram pra mim reflexões que me fizeram repensar o amor em suas fases, me vi nas páginas e vendo-se a gente se sente tão protagonista, logo a leitura encanta, nos convida e nos abraça - nos faz chorar e se sente saudades de coisas vividas e até de coisas inventadas!

Já sentindo vontade de reler ??

Rutinha100czs 08/05/2022

Crônicas sobre sentimentos, amores, incertezas... Linguagem que se mescla entre culta e cotidiana...

Isa 07/04/2022

Um convite ao amor
O livro é apaixonante de uma forma que faz jus à temática principal: o amor em todas as suas fases e estações, desde o deleite primeiro da paixão até o término sofrido ou até o simples fim que se esvai, quando o sentimento não se eterniza. É interessante o quanto a morte se faz presente quando se fala em amor, sendo ela o combustível da paixão. A escrita simples de Rubem Alves, mas que mergulha na profundidade da palavra, ecoa uma prosa poética que prende o leitor do início ao fim, aludindo à grandes histórias de amor da literatura mundial, como Abelardo e Heloísa e a exímios pensadores que se debruçaram sobre o nobre sentimento de amar. Diversas referências literárias mencionadas pelo autor são apresentadas, como meio de comparação entre as épocas no ofício da contemplação amorosa. Por exemplo, a alusão ao Amor nos tempos do Cólera, de Gabo, meu amado escritor. Como se não bastasse, o autor deixa claro sua admiração pela tecitura das relações românticas tão bem exploradas da obra A insustentável leveza do ser (que aliás, é um dos meus livros estrangeiros favoritos). Fiquei impressionada ao descobrir essas surpresas que tanto agregaram a esse singelo livro e que contribuíram para a construção dos contos e para a própria concepção de amor que de certa forma guiou o olhar do escritor. Recomendo a leitura fortemente, principalmente àqueles que são propensos ao amor, aos que têm um coração poeta, aos que leem pelas sensações que um livro provoca, e claro, aos eternos apaixonados que sempre mantêm a chama acesa em seus corações.

Baroni 05/04/2022

Voos de reflexões
Cantos do Pássaro Encantado? é uma reunião de crônicas sobre as fases do amor, desde o encantamento inicial, quando tudo é sonho e os olhos dos amantes só existem para o outro, até o fim melancólico de uma história que, por diversas razões, ou sem razão alguma, não pode mais existir. Mas Rubem Alves nos mostra, com a maestria que lhe é peculiar, que ainda há esperança e que, após a morte do amor, sempre há a possibilidade de ressurreição. Permeando o texto com experiências vividas e sofridas, Rubem Alves nos presenteia com um livro que é uma tradução apaixonada de seus amores, em todo seu enredo de vida, morte e ressurreição.

Klelber 04/02/2021

Lindo
Que livro bacana, Rubem Alves era um tremendo ensaísta, escreve com facilidade, a gente viaja fácil nos livros dele!

Diegomoscovis 16/09/2020

Poético e necessário
A cada dia que conheço e leio Rubem Alves me apaixono mais. A escrita, a análise, a forma de pensar... tudo surpreendente! Que livro gostoso! Em poucas páginas, me fez anotar diversas passagens e guardar suas estórias quentinhas no meu coração. No final, ainda conseguiu arrancar algumas lágrimas.

Leticiadias 17/06/2020

Crônicas de um relacionamento
Rubem Alves descreve, com crônicas , as passagens de um relacionamento... só começo do amor até o fim ... o livro é rápido mas profundo ... por fim ele deixa uma lição linda ?...Cada separação é uma busca
De um amor que se perdeu:
Em cada partida, um desejo de reencontro...?
(Rubem Alves)

Dani 02/06/2019

Cantos do Pássaro Encantado
Livro encantador, onde contém contos lindos que falam sobre o amor e ainda faz muita intertextualidade com outros autores. Citando Camões, Vinícius de Moraes, Shakespeare, entre outros nessa linda construção.

Karoline.Prado 24/12/2018

Contos que mostram a história do amor, do começo ao fim.