Nelson Mandela

Nelson Mandela Nelson Mandela, Madiba

Resenhas - Nelson Mandela

Isabella1803 14/02/2024

Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder sul-africano que lutou contra o regime racista e segregacionista do apartheid, presente na África do Sul entre 1948 e a década de 1990, e se tornou referência mundial na busca por uma sociedade democrática e igualitária.

Alfradique 08/04/2023

Precisamos nos inspirar.
Um grande ser humano, um grande livro (quase 600 pgs), uma grande e inspiradora história.
Quanto a biografia, poderia ser mais curta, mas detalhes com hortas, veículos escuros, reviravoltas, e sacrifícios deixam a leitura mais cativante e mais fácil de palatar.
Uma biografia a ser lida por todos somente...

MoreiraFabio 24/01/2022

O sonho da liberdade
Uma autobiografia detalhada que vai além do herói que lutou pela liberdade de seu povo, mostra a criança inocente, o jovem sonhador e o homem revolucionário. Uma história incrível e quase que impossível de se acreditar. Nelson Mandela é o exemplo de luta por uma nação.

Thais600 07/07/2021

Muito grata por essa história
Vou começar falando da edição do livro, ele é em capa dura e um pouco difícil de manusear, e não contém o e-book desse exemplar então não é tão confortável ler nele, mas nao tira sua beleza, é lindo e com páginas amareladas, com uma letra de tamanho ótimo e bem espaçado, fiz anotações sem problemas durante minha leitura.

Sobre as informações históricas, pra quem não tem o hábito assim como eu de ler biografias de grandes personalidades, fica meio perdido com tantos nomes, anos e organizações, mas no decorrer do livro as ideias vão ficando mais claras e conforme os fatos avançam entendemos melhor os detalhes e qual sua importância dentro do contexto.

Existem também muitos fatos fatos históricos, muitos nomes, organizações e datas, pra quem precisa usar o livro como cunho de pesquisa e estudo, é um prato cheio como material de apoio.

Agora vamos a história, livro conta a trajetória de Mandela pela liberdade, desde que ele era apenas um garotinho brincando nos Vales de Qunu, onde tem lembranças carinhosas até o momento em que assume a liderança do CNA e da África do Sul com seus 80 anos de idade.

Uma das características de Mandela que me chamou mais a atenção é que ele era um ótimo ouvinte, em questões políticas e pessoais ele sempre levava em consideração a opinião do próximo, mesmo que no final nem sempre ele concordasse, ele sempre encontrava um modo de não cometer injustiça.

Houve diversos momentos no livro que senti suas perdas, que vibrei suas vitórias, mesmo que pequenas e que admirei seu comportamento diante de situações extremas. Mandela era um homem do qual não pensava em sí como um líder, mas na união para uma luta justa pelo seu país, ele não queria prêmios ou méritos, ele queria a liberdade do seu povo e um país mais justo à todos os seus habitantes, fossem negros, brancos ou mestiços, ele desejava a paz.

O livro é rico em vários aspectos, os discursos de Mandela são incríveis, ele está sim longe de ser uma pessoa perfeita, ele mesmo diz isso no livro, deu vários tropeços em seu aprendizado e foi moldando o caminho correto para se conseguir um país justo e livre, mas não deixo de enxergar como ele nunca perdia a esperança, mesmo quando ele recebia insultos na prisão ele conseguia enxergar gentileza em pequenos gestos.

E vou terminar essa resenha com o melhor aprendizado que poderíamos ter:

"Eu sempre soube que no fundo de cada coração humano há compaixão e generosidade. Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor da sua pele, ou de sua origem, ou de sua religião. As pessoas têm que aprender a odiar, e se elas podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar, pois o amor ocorre com mais naturalidade no coração humano do que em seu oposto."

"A bondade do homem é uma chama que pode ficar escondida, mas nunca apagada."

Marília 14/01/2021

Essa é autobiografia do nosso saudoso Madiba. Somos completamente envolvidos pela cultura intensa sul africana a partir do ponto de vista dele, que VIVEU e É a história deste país.

São quase 800 páginas pelas quais ele narra sua história desde o seu nascimento até o momento em que foi eleito presidente da África do Sul.

Temos aqui um exemplo de ser humano íntegro, que tem valores enraizados, que tem a Luta entranhada de tal forma em seu ser, que conhece tanto o seu propósito de vida a ponto de ser levado ao extremo daquilo que uma pessoa é capaz de enfrentar e ainda sair dessa situação louvado.

Essa obra é capaz de nos despertar tantos sentimentos mas, acima de tudo, nos ensina valores muito profundos!

Que nunca nos esqueçamos da vida de Mandela!

Noelly 10/07/2020

Humano, empático e humilde.
Não conhecia profundamente a história do Nelson Mandela e tão pouco da África do Sul. Além de uma baita aula de história, me tocou muito o exemplo de humanidade, humildade, empatia e coragem do Nelson Mandela. É um livro rico não só em história, mas em exemplo de ser humano. Vale muito a leitura.

Antero Silveira 07/05/2020

Melhor livro que já li na minha vida. Transformador e inspirador!

Flá 02/05/2020

Uma vida dedicada ao seu povo...
Não tem como descrever Mandela e esta autobiografia sem citar sua força, sua resistência em lutar contra um regime autoritário e ditador que manteve prisioneiros políticos durante tantos anos. A segregação é desumana e somente um verdadeiro guerreiro pela liberdade seria capaz de enfrentá-la.

Gianni.Fontis 26/02/2020

Livro fantástico onde o próprio Nelson Mandela conta toda a sua trajetória de vida até ser eleito presidente da África do Sul.
Detalhes da sua infância, como fez seus estudos, alguns detalhes da sua vida particular e os terríveis anos que passou na prisão.
Uma história realmente fascinante, embora muito triste e revoltante, mas tb de superação e determinação.

Jamille 21/11/2018

Nelson Mandela conta suas lembranças nos pequenos detalhes. Seu otimismo e a clareza frente a momentos tão conturbados é encantador.

Toni Nando 11/10/2017

Perfeito
Nossa !!!
Este foi umas das melhores autobiografias que já li, que história incrível, que resistência desse homem, um ser humano que nem ele, é cada vez mais raro, brigar por seu povo, passar por tudo que passou, para ver o povo Negro liberto. Nelson Mandela merece todo respeito nos quatro cantos do mundo.

Juliana 08/10/2017

Informativo, comovente e impressionante
Em geral sabemos muito pouco sobre a história da África. Em geral sabemos quem foi Nelson Mandela. Mas este livro impressiona, ensina e inspira. Mandela, uma das pessoas mais corajosas e importantes da história da humanidade, nos presenteou nos deixando esta autobiografia, cheia de história, de ideias, de ideais, de luta e de paz, de fé na humanidade, de coragem, de foco e perseverança. Após mais de 2 décadas de prisão, foi capaz de negar ofertas de liberdade, pois não aceitou o acordo q o governo ofereceu: "Eu prezo muito a minha própria liberdade, mas me importo ainda mais com a liberdade de meu povo."

Guilherme.Levy 27/05/2017

Incrivel, emocionante.
Se você estiver procurando um exemplo de dignidade, valores, resistência e determinação, recomendo que leia esse livro.
Se você quer aprender sobre a luta contra a injustiça a descriminação e a ignorância, leia esse livro.
Se você gosta de discursos memoráveis, emocionantes e que movem multidões, leia esse livro.
Se gosta de biografias grandiosas, leia esse livro.
Se você se interessa pela vida de grandes homens, suas lutas e suas conquistas reais, leia esse livro.
Se você quer sorrir, chorar, se indignar, perder a fé na humanidade e depois recuperá-la, esse livro tem tudo isso em cada capítulo.
Ele é extenso, pesado, difícil de achar, não tem pra kindle, e é um pouco caro, mas cada capítulo é mais inspirador do que o anterior.
andrea261 15/01/2019minha estante
concordo com todas as tuas palavras... absolutamente todas!

Dickson 24/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Vicki, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vdickson200@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Gisele.Maravieski 19/07/2016

Grande ídolo.
Livro longo, que chega a espantar pela riqueza de detalhes com que Mandela descreveu toda sua luta pelo fim do apartheid na África do Sul. Relato honesto e emocionante. Imperdível.

Rodrigo 02/07/2014

Surpreendente
Um livro espetacular, um grande mergulho na história de homem que o mundo reverenciou! Conheça os detalhes da vida deste Mito!