A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas Filho

Resenhas - A Dama das Camélias

Laura.Julia 27/12/2023

A Dama das Camélias
Li este livro na escola quando eu tinha 13 anos e amei muito. Esta é uma edição resumida, mas na época amei ler. Ele me fez começar a gostar ainda mais de literatura e me levou a ler outros livros da coleção. Acho um livro muito legal para adolescentes e jovens. A história é um romance bem charmoso e romântico em Paris, muito bom!

z..... 22/03/2021

Edição Rideel (Coleção Aventuras Grandiosas, 2004)
Revendo a resenha do romance na versão integral, as percepções que guardei destacaram a transitoriedade da vida e disposição de viver com intensidade a felicidade (algo subjetivo, como nas escolhas da jovem protagonista). Também fiquei impactado com o amor que se importa com os interesses de quem se ama, desapegado de egoísmo (igualmente presente em Margarida Gautier).

A edição da RIDEEL é em resumo, lido para recordar a história, mas não curti. Resumos podem ser bem sucedidos, o que não foi o caso deste, subtraído da sensibilidade romântica que toca, parecendo mais uma sucessão robotizada sem alma, pelo menos em minha leitura foi assim.
A parte lúgubre sobre o cadáver, loucura melancólica, foi extirpada.
Enfim, essa edição não foi de leitura satisfatória.
Do que restou, além do desencanto com a adaptação, a lembrança do livro "Manon Lescaut' que desejo ler também.

Leitura em Macapá, idos da pandemia, no Dia Mundial da Àgua (a galera da minha rua está economizando, pois hoje é segunda-feira e está faltando na torneira desde sexta... Ôche!)