A viuvinha / Cinco minutos

A viuvinha / Cinco minutos José de Alencar...

Resenhas - Cinco minutos - A viuvinha

Queziaray 26/07/2014

Convite à leitura
5 minutos: Ele a conheceu no ônibus e só entrou naquele horário porque se atrasou 5 minutos. Sentou-se no banco ao lado dela, porém não pode ver seu rosto que estava escondido entre a grande seda que vestia. Mesmo assim, ali os dois iniciaram seu romance.

A viuvinha: Jorge era um moço jovem e rico, que encantado pela vida na corte, perdeu muito do seu dinheiro com coisas mundanas. Mas conheceu Carolina, moça simples e recatada que o salvou da luxúria.

São essas as duas histórias que o narrador conta à sua "prima" e que trazem ao leitor mais romântico a sensação de como é encontrar um amor verdadeiro: seja daqui cinco minutos ou daqui a cinco anos.

Gabi 01/05/2021

Bom livro considerando a época
São duas histórias interessantes, mas que não me chamaram muito a atenção. As duas histórias são relativamente curtas e com um bom desenvolvimento mas que contém muitas palavras que caíram em desuso ou de difícil compreensão.

Editora QQ 21/02/2023

Cinco Minutos / A Viuvinha - 2023
No geral eu gostei das duas histórias, mas ...

Em "Cinco Minutos" passei o livro todo pensando no desperdício de dinheiro que o protagonista faz, fora isso, eu achei o final muito lindo, mas acho que seria lindo se tivesse finalizado com a morte dela.

Em "A Viuvinha" achei meio idiota todo o sofrimento ser ele ter ficado pobre, e no mesmo espaço dessa "tristeza" ele tenta se diferenciar de um escravo. Esquecendo essa parte que me desconectou da história, eu gostei do final, a analogia de amar sombras.

Brenda 09/03/2022

O conto me surpreendeu
Vale a pena deixar aqui um highlight de que é uma das leituras obrigatórias para trabalhos da faculdade e não me dou bem com leituras em que sou obrigada a ler, fico sem vontade e não aproveito nadica desse tempo.

Agora, vamos falar do conto:

Devo ressaltar que sempre tive problemas em ler clássicos, demoro muuuito por conta da linguagem empregada e, justamente por ser escrito em outra época, quase não acontece muita reviravolta, é algo que fala e lida sobre o cotidiano e puxa para os sentimentos e belezas da ambientação. É muito difícil ficar presa por esse tipo de livro, sendo que levei quatro dias para derrotar pouco mais de 100 páginas.

Primeira vez lendo José de Alencar e tive uma ótima impressão do autor. Esse conto me deixou com vontade de ler; descobri todos os plot twists e, mesmo assim, me vi surpresa quando eles apareciam, acho que isso foi devido a escrita; toda a poesia empregada no decorrer das descrições - aqui já vou frisar que traz muita reflexão e que por vezes me vi relendo para retirar tudo dele - me deixou com a sensação de um desafio do autor, como se ele estivesse me desafiando a pensar e discordar das ações dos personagens, adorei.

Sobre a ambientação e construção das personagens só tenho a deixar elogios, entrega personagens e suas personalidades muito complexas para se incorporar num conto e mesmo assim funcionou para mim. A sociedade e seus valores foram retratados a moda da época, tendo alguns desses pensamentos me deixado incomodada no decorrer da leitura: muitas passagens retratam a mulher como um ser fútil e sem fundamentos, sempre levado ao extremo da beleza e perfeição, algo divino e ao mesmo tempo diabólico; pensamentos machistas que eram cultivados no período em que o livro foi escrito.

A forma como o amor e a devoção foram construídos me deixou encantada, quando percebi estava fazendo comparações sobre o período que lia e o período que vivo.

Por fim, foi uma leitura surpreendente.

aally_souza 26/09/2021

"? Jorge, disse ela com a voz trêmula e cheia de angústias, tu não me amas.
? Não te amo! exclamou o moço tristemente; se tu soubesses de que sacrifícios é capaz o amor que te tenho!...
? Oh! não, continuou a moça, abanando a cabeça; tu não me amas! Vi-te todo o dia triste; pensei que era a felicidade que te fazia sério, mas enganei-me.
? Não te enganaste, não, Carolina, era a tua felicidade que me entristecia.
? Pois então saibas que a minha felicidade está em te ver sorrir. Vamos, não me ames hoje menos do que me amavas há dois meses!
? Há dois momentos, Carolina, em que o amor é mais do que uma paixão, é uma loucura; é o momento em que se possui ou aquele em que se perde o objeto que se ama."

Na leitura desse livro, foquei mais em "A viuviunha", que narra a história de Jorge (filho de um homem de posses, que gasta toda a fortuna do pai) e sua noiva/esposa, Carolina (uma jovem pura, devota ao seu amado, que torna-se viúva logo após seu casamento).
Alguns pontos do livro não em agradaram, mas são "justificados" pelo período literário e a época em que foi escrito. É um romance bem curtinho e rápido de ler, então recomendo ele.

Sérgio 23/01/2016

A viuvinha | Por Sérgio Salles
Olá, tudo bem?

Outro livro traumatizante, lido na época da escola, 5a ou 6a série do Ensino Fundamental.
Leitura difícil e, sinceramente, não consigo nem lembrar a estória.
José de Alencar é um mestre de nossa literatura mas, obrigar crianças a ler estes livros complexos e de pouca aderência a realidade e época de quando eu li, foi realmente um absurdo. Resultado, outro livro que me traumatizou e nunca mais tive sequer a coragem de tentar ler novamente.
Creio que esta resenha é mais um desabafo por obrigarem crianças a lerem obras fora de seu entendimento e maturidade, necessários para compreender e absorver os ensinamentos existentes. É uma pena.

Fiquem com Deus

ataisasb 09/03/2022

top
Gostei mto, principalmente de a viuvinha, o plot me pegou. Porém, há diversas frases machistas, que eu entendo pela época escrita, mas me incomodou bastante.

Jennifer 29/03/2022

Cinco minutos e viuvinha são dois contos contados por um mesmo narrador através de cartas para sua prima. Confesso que no início a leitura demorou a fluir e eu particularmente não gostei do primeiro conto, porém, amei o segundo. É interessante ver como no último instante as histórias se entrelaçam, fazendo com que eu até simpatize com o primeiro conto.

Ao final é um clássico da literatura brasileira que deve ser lido, sendo que é fácil de compreender a escrita do autor.

Victor.Ponzani 03/07/2023

Leitura cansativa e difícil de entender para iniciantes da literatura brasileira, entretanto se pegar o rumo da história você se prende muito fácil e cativa a curiosidade em descobrir oq vai acontecer ou oque os personagens vão fazer agora.

Aline 07/01/2013

2 livros otimos!!
5 minutos

Quando comcei a ler 5 minutos achei muito divertido e diferente das outras obras de Jose de Alencar que já tinha lido. Em uma carta o personagem princiál do livro escreve para su aprima como conheceu e se apaixounou por Carlota seu grande amor.

A viuvinha

Carolina é uma jovem de 15 anos que esta noiva de Jorge, herdeiro de uma pequena fortuna. Quando seu tutor, Almeida, lhe da a noticia que mudará a vida de ambos. Jorge estava falido, devido a 'vida boa', que levava no Rio de Janeiro.

Ambos romances são muito bons e curtos. O leitor consegui perceber um Jose de Alencar diferente.

Mawkitas 18/11/2014

Li esse livro há anos quando estava passando uma temporada em casa de parentes. Como não gosto muito de algumas vertentes do Romantismo, seria difícil ter entrado em contato com a obra de outra forma. De um modo geral, José de Alencar é um autor que considero excelente dentro do que ele se propõe. Embora eu não goste muito de seu estilo e frequentemente também da temática, é impossível não me curvar diante de boa técnica e de uma capacidade ímpar de contar histórias. Cinco Minutos e A Viuvinha são, sem sombra de dúvida, suas obras que mais me agradam. Por sua brevidade, por serem deliciosamente escritos, por seu exagero de amor e mais amor ainda, por terem um ar de pequenas anedotas amorosas, adoro esses pequenos romances que retratam, entre outras coisas, aspectos da burguesia carioca e dos costumes da época.

Leandro 05/05/2015

Cinco minutos (1856) e A viuvinha (1857) foram romances escritos pelo jornalista, romancista e político José de Alencar no começo de sua carreira. O livro Cinco minutos e A viuvinha (Ciranda cultural, São Paulo, 2009, 127 páginas) reúne estas maravilhosas histórias no tempo do romantismo que ficam melhor juntas, pois as duas possuem uma sequência cronológica e são narradas pela mesma pessoa. Em Cinco minutos, o narrador conta a história fazendo referência a sua prima, ele mostra que conhece o amor da sua vida, Carlota, em um ônibus por causa de um atraso de cinco minutos ao tentar pegar o anterior, após isso ele passa a amar profundamente e descobre que Carlota possui uma doença sem cura, mas no final percebe que era curável e se rendem ao amor. A viuvinha também é narrada pelo mesmo narrador e com a mesma referência a prima, mas a história é focada na vida de Jorge, um jovem que gastou todo o dinheiro de seu falecido pai e restou-lhe apenas as dívidas do mesmo. Jorge se apaixona por Carolina antes de saber que ficou pobre e na véspera de seu casamento Sr. Almeida, um velho amigo de seu pai, alertou sobre o prejuízo que teve. Após se casar ele forja sua morte para trabalhar sozinho durante cinco anos afim de conseguir dinheiro para pagar as dívidas do pai, deixando Carolina só e a fazendo pensar que ela era viúva ficando conhecida como “a viuvinha”. Após pagar todas as suas dívidas Jorge faz uma surpresa a sua mulher retornando para casa. O interessante é que o narrador, com quem se casou com Carlota, é vizinho de Jorge e Carolina e tem uma boa relação com o casal. São ótimas histórias que falam do verdadeiro amor à primeira vista, pois, em ambas as histórias, o primeiro olhar foi o que deu o início das histórias.

@Renanlandim22 07/04/2011

Cinco Minutos / A Viuvinha

A linguagem do livro para mim é péssima. Sei que ela é sim porque é antiga, mas para ler hoje em dia é pessima! A historia de ambos os livro são muito enroladas e o autor se procupa demais com descrição de sentimenos e pouco com o desenvolvimento do enredo. Ambas histórias tem uma ideia de base muito boa, mas nao gosto do jeito que elas são levadas. Eu conseguiria resumir esse livro sem perda de conteudo em 3 páginas tranquilamente.

5 Minutos é melhor que A Viuvinha!

rafa 14/06/2015

cinco minutos e a viuvinha
O livro ``Cinco Minutos e a Viuvinha`` de José de Alencar é composto por duas partes, onde o primeiro conta a história de amor entre Carolina e um rapaz que o encontrara no onibus, já no segundo mostra o que aconteceu antes de encontrar o rapaz do onibus, pois ela havia se casado com Jorge um jovem rico.
Na primeira parte carolina encontro um jovem no onibus, mas eles não se vêem, pois Carolina estava com um veu sobre o seu rosto, o jovem fica louco sem saber quem era aquela moça que mexeu tanto com ele, fica meses a procura-lá e finalmente quando a encontra não se falam, e então ele duvida do amor dela por ele. Em um certo dia ela manda uma carta para ele dizendo que não duvidasse do sentimento dela por ele. Carolina é uma minina doente, sua mãe faz de tudo para que ela melhores atravez de cartas eles se comunicam e diz que o observava a tempos, mas ele nem imaginava. Umdia ela mandou uma carta para ele dizendo que ía viajar para Italia, e ele fez sacrificos para chegar ao encontro dela a tempo. E então eles foram viver uma vida feliz no campo.
Na segunda parte Carolina encontra um jovem chamado Jorge que era filho de um negociante que deixara uma fortuna para, e que ele gastara com luxos e mulheres, ao ver a moça ele logo cente a pureza sobre a face dela, e se apaixona e esse amor é que faz ele mudar, e mesmo na vespera de seu casamanto descobri que está falido e se envergonha do fez e logo despois seu casamento suícida-se e carolina fica viúva.
Esse livro é perfeito ao enteder como as pessoas do século XIX se relacionava as historia são dividida, mas tem uma relação no final das contas.