Valentino e o Despertar de Um Mago

Valentino e o Despertar de Um Mago André Felipe S. B.
André Felipe S. B.

Resenhas - Valentino e o Despertar de Um Mago

Vanessa.Liandro 05/08/2023

Um mundo mágico!
A maioria dos leitores já leu ou no mínimo conhece Harry Potter. Essa é uma saga que consolidou a minha vida como leitora. É simplesmente encantador. A obra de Felipe tem muito desse mundo e mais um pouco.

Vamos inicialmente conhecer um pouco de alguns eventos que vão nos ambientar nesse universo. Alguns acontecimentos vão incluir nosso protagonista e que irão interferir no futuro do mesmo. Após isso vamos conhecer Valentino com 13 anos, órfão, divertido e muito esperto. Vocês não têm noção do quanto ri com o humor desse personagem. Ele é ótimo!

Após conhecer um pouco mais sobre Valentino vamos conhecer mais sobre esse mundo mágico. Só esclarecendo que tudo vai acontecer aqui no Brasil e todos os personagens são brasileiros. É bastante nítido que há uma inspiração no menino bruxo mais famoso do mundo literário, mas o autor consegue nos trazer algo novo. Alguns seres que aparecem na história fazem parte do nosso folclore. As comidas típicas, costumes e características dos personagens têm tudo da nossa cultura. Esse aspecto da história é muito bem construído.

Valentino e seus amigos irão estudar em uma Academia Arcana e como aprendizes conheceremos mais sobre cada um deles. Teremos um mistério como trama principal e também o dia a dia do protagonista nessa escola. Gostei demais de acompanhar e conhecer mais daquele ambiente.

Como primeiro livro de uma saga, o autor nos introduz um mundo com suas particularidades e dá um novo gás para algo que poderia ser genérico. Se você amou ou ama Harry Potter, como eu vai se encantar com Valentino. Espero que a continuação venha logo para que possamos acompanhar mais dessa aventura.

AlanaIsidio 09/12/2022

Meu nome é Carlos Valentino Ventura.
?Na Academia Arcana é um lugar que eu iria muito, só falta minha Gênia vim me visitar e eu começar minha aventura???. Os personagens são muito carismáticos e tem umas conversas de alguns personagens que eu divertia muito lendo. As aventuras e os mistérios que a gente vive junto com o Valentino, personagem principal, é muito interessante, no meu caso era cada descoberta q eu ficava muito surpresa?. As cenas são muito bem escritas e com muitos detalhes que gostei bastante de lê. Boa leitura ???
Cleber 15/12/2022minha estante
Outra ótima dica, mais um que vai pra minha lista :)

Sabrina758 14/01/2022

A vibe de HP no Brasil
?Valentino e o Despertar de um Mago? é um livro do autor André Felipe S. B. que conta com a ilustração de Victor Negreiro. Ele narra a história de Valentino, um garoto órfão de treze anos que descobre ser um mago adormecido. O garoto então entra de cabeça no mundo mágico que julgava ser apenas um sonho e vai para a Academia Arcana, uma escola de magia onde ele aprende a controlar seus poderes.

Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi o fato dele se passar no Brasil, em lugares fictícios sim, mas aqui no nosso país. Leio muitos livros de autores nacionais que se passam no exterior e isso não é ruim, só que ler uma história de fantasia que se passa na nossa terra é muito bom. O autor começa o livro nos dando um retrato de como funciona a sociedade mágica e a não mágica no nosso país e isso foi ótimo para o entendimento da história.

O livro contém muitos elementos de um outro livro de fantasia muito conhecido: Harry Potter. O menino órfão que detesta seu lar adotivo, um ser mágico que tira ele de lá e o leva para comprar suas coisas para a escola de magia, a academia em si, as varinhas, os esportes mágicos, os quatro grêmios estudantis (as casas de Hogwarts), enfim, o livro bebe da essência de Harry Potter, mas mesmo assim consegue ser uma história original e divertida.

O livro conta com um narrador observador no início, depois o narrador passa a ser Valentino e ainda há alguns capítulos narrados por Mariana, uma outra jovem recém despertada para o mundo mágico. O porquê dela ter capítulos próprios não ficou muito claro, pois foram poucos, mas acredito que isso será desvendado nos próximos livros.

A história é bem leve e divertida, a escrita é simples (afinal, a maior parte do livro é narrada por crianças de treze anos) e moderna, e os personagens são super carismáticos, você facilmente se apaixona por Valentino e torce por ele e por seus amigos. O vilão central do livro só aparece mais para o final, mas seu capanga aterroriza bastante a vida do protagonista e das pessoas do mundo mágico.

São apresentados na história alguns antagonistas além do vilão principal, apesar deles não terem tanto destaque, mas é possível que vejamos mais deles nos próximos livros e que suas motivações fiquem mais claras. O livro foca primeiramente no desenvolvimento de Valentino e o enredo é em grande parte sobre sua trajetória de aprendizado, o que não deixa o antagonista de lado, já que apresenta os motivos dele não ter entrado em ação mais cedo.

Enfim, é uma leitura leve e descontraída, com uma história interessante e personagens cativantes. É uma boa leitura para quem gosta de fantasia com magos e para quem quer apenas desfrutar de um bom livro divertido e juvenil
Bia 14/01/2022minha estante
Nossa, que legal. Não conhecia o livro, mas vou pesquisar sobre ele!! Adorei a resenha! ?

livros.let 17/01/2021

SINOPSE
Valentino é um garoto de 13 anos que vive num orfanato, ele sempre foi capaz de ver e ouvir coisas sobrenaturais, mas nunca entendeu o que isso significava.

Até que um dia, ele é procurado por mago, que lhe da a chance de sair do orfanato, conhecer uma realidade completamente diferente (e mágica) e se descobrir como um mago. Valentino aceita o convite e vai para Mourama estudar na Academia Arcana.

Nesse primeiro ano de estudos, Valentino precisa ser muito forte e corajoso para enfrentar diversos problemas e perigos.

OPINIÃO
Uma fantasia ambientada no Brasil, com muita magia, feitiços, criaturas mágicas e monstros, que conquistou meu coração. Eu adorei demais acompanhar o Valentino nas suas aventuras e confusões, o enredo do livro é ótimo!

Os capítulos são extensos e descritivos. No início isso me incomodou e a leitura foi bastante arrastada (o que eu acho comum nos livros de fantasia, já que todo um novo universo nos é apresentado), mas, do meio em diante o livro fluiu bem e história se tornou muito envolvente.

Os personagens são perfeitamente construídos e super carismáticos, impossível desgostar, você se sente como se fosse amiga deles e estivesse passando por tudo aquilo também. O meu preferido com certeza foi o Valentino, torci muito por ele.

Indico pra quem está afim de ler uma fantasia divertida e legal e principalmente, para quem está na mesma faixa etária que os personagens do livro (13-14 anos), acredito que se eu tivesse lido nessa idade teria me identificado e gostado ainda mais!

Nathy 30/12/2020

Valentino e suas entrelinhas
Valentino é um menino de 13 anos, órfão, que vive na Paraíba. Mas, ele não é um menino comum, Valentino tem visões. Visões de coisas que arrepiariam os cabelos de qualquer pessoa. Com essa idade ele meio que já havia se acostumado as visões, as implicâncias da responsável pelo orfanato onde ele vivia, até as crianças que implicavam com ele lá dentro.
Mas tudo muda quando ele descobre que tem uma madrinha, porém isso é o menos esquisito. Sua madrinha era uma gênia, sim dessas que parecem saídas da série “Jenie é um gênio”. Ela apareceu dizendo que ele tinha uma vaga em uma escola chamada Academia Arcana, escola própria para a formação de magos. Valentino tinha duas opções, acreditar que ficou louco de vez ou que tudo aquilo era verdade.
Ele escolheu a segunda opção e se maravilhou com o novo mundo que abriu a sua frente. Toda uma comunidade vivia embaixo do nariz dele, o que ele via não eram visões do além, e sim seres mágicos!
Só que como toda boa aventura, ele não poderia só estar neste mundo incrível. No mesmo dia que conheceu sua primeira amiga naquela nova fase, também encontrou seu inimigo, o Papa Figo. Sabe em filmes de terror, que você não deve entrar na casa esquisita, na rua mal iluminada? Nenhuma das duas crianças respeitaram esta regra. E quando perceberam, estavam presas a uma profecia, e Valentino agora precisa correr contra o tempo de decifrar tudo que esse monstro falou, ou se preparar para ver este mundo que acabou de conhecer ruir.
Valentino e o despertar de um mago é uma fantasia nacional infanto-juvenil, escrita pelo autor André Felipe. Narrado em terceira pessoa este livro vai te levar a acompanhar o primeiro ano de Valentino na Academia Arcana e tudo que envolve esse novo mundo. Nas 321 páginas, você vai encontrar de tudo um pouco, ação, aventura, magia e uma pitada de folclore nacional.
Quando comecei a ler foi impossível não comparar o livro com Harry Potter, tem muitas coisas parecidas, e provavelmente isto me fez arrastar a leitura. Não me entenda mal, sou potterhead desde os 11 anos, mas acredito que não seja uma leitura tão proveitosa na minha idade.
Mas em algum momento as similaridades começaram a minguar, e um mundo completamente novo se abriu nas páginas. Valentino não é absolutamente nada parecido com o Harry. Muito mais sagaz e interessante, o protagonista desta obra é carismático e incrivelmente inteligente. Todos os outros personagens apresentados no livros tem suas próprias características distintas e quando você pisca os olhos está apegado a todos. A evolução de cada um deles é tão boa! Por mais que eu tenha achado algumas rápidas demais, são bem feitas, mas o leitor precisa se atentar aos detalhes e as entre linhas.
A ambientação é no interior de São Paulo, mas existem portais que te levam a lugares absurdamente lindos. A descrição ajuda bastante e quando o leitor percebe está imerso no local, na história e realmente consegue “ver” os acontecimentos. O autor utiliza elementos do folclore nacional várias vezes e isso deixa uma nova impressão no livro.
A narrativa em terceira pessoa é completamente imersiva e muito fluída, mas as vezes fica confusa. O livro começa com um prólogo sobre acontecimentos antes da história principal, depois o protagonista narra até a metade e depois temos uma intercalação com outra personagem, mas em meio a história essa segunda narrativa some, e volta só para o protagonista. Além disso o leitor precisa se atentar a acontecimentos que estão nas entrelinhas, por mais que seja uma obra infanto-juvenil, não recomendaria para crianças sem uma pequena bagagem literária.
O enredo é tranquilo e bem amarrado, trazendo umas reviravoltas muito boas e deixando ótimas pontas para o livro dois. Inclusive o último capítulo deixa muitas aberturas para os leitores criarem suas próprias teorias.
É um livro com muito potencial que me deixa animada com a continuação.

luvesque 23/12/2020

muito engraçado e divertido!
os personagens são incríveis assim como todo o universo e a história em si.
apesar de ser bastante similar ao universo de hp tem suas originalidades, como os personagens do folclore brasileiro que estão na história, os grêmios estudantis, enem e prouni, entre muitas outras características.
é um livro muito bom e já estou esperando a continuação!

Nanda 19/12/2020

Valentino e o despertar de um mago é uma fantasia nacional que conta a história de um garoto órfão que encontrará seu caminho dentro de um mundo em que nem ao menos conhece (Mourama), iremos com ele percorrer a sua trajetória em adaptação, recomeço e amizades. Veremos Valentino crescer e finalmente encontrar seu lar. E claro, também acompanharemos suas grandes aventuras.

Devo confessar o quão nervosa fiquei ao iniciar esse livro, certamente pelo preconceito que tinha por livros nacionais, mas logo no epílogo ele me deixou intrigada com seus mistérios. Você irá ficar perdido de início por não saber muito qual o mundo está adentrando, mas aos poucos as peças irão se encaixando e tudo se resolverá.

Adoro a simplicidade e ingenuidade do Valentino, desde o seu chamado para conviver com os magos percebemos o quão acolhido se sente e ao chegar na academia luta para ficar ali, mesmo com todas as dificuldades. Com o Valentino aprendemos que devemos perseverar para alcançarmos nossos objetivos.

Os personagens secundários são cativantes e aos poucos conhecemos a história de cada um através dos olhos do protagonista. Vemos essas amizades evoluírem e é impossível não se apegar a cada um deles.

Claro que não poderia faltar mistério e adrenalina em uma fantasia, aqui isso girará em torno de um vilão chamado Papafigo que causará pânico nos cidadãos de Mourama a cada novo caso de ataque.

Fãs de Harry Potter podem surtar, pois Valentino e o despertar de um mago nos faz lembrar da saga tão conhecida e deve trazer nostalgia para quem leu os livros e assistiu aos filmes. E ainda mais, veremos elementos na história que nos recordará da nossa própria cultura, o autor fará questão de nos representar, brasileiros assim como somos.

E o final é tão intrigante quanto o prólogo, atiça a sua curiosidade para o próximo volume.

Conheça também essa história incrível e me conta o que achou.

Andre.Victor 07/12/2020

Divertido
O livro lembra-me muito a saga Harry Potter em diversos aspectos de mundo, regras, situações... Mas não me conquistou como Hp. É um livro divertido, com personagens legais, narrativa e escrita do autor boa, seres do folclore brasileiro interessantes, mas houve momentos que fiquei bastante entediado. No geral, é bom e recomendo.

Helena517 25/11/2020

Nada é o que parece
A magia existe e existe em todos os lugares, em todas as coisas."

Quando eu era pequena, gostava de acreditar que um dia algo mágico iria acontecer e me tirar da minha realidade. E bom, em algum lugar, eu ainda acredito nisso.

“Valentino e o Despertar de um Mago” foi uma leitura que me fez relembrar desses sentimentos. É impossível não começar a leitura e pensar “Hmm, isso tem uma pitada de Harry Potter”, mas, além disso, esse livro traz uma sua própria essência, fazendo com que seu leitor ria e se divirta durante toda a leitura sem nunca perder a magia de cada palavra.

Valentino é um jovem de apenas treze anos que já sofreu demais, mas tem algo especial, ele consegue ver e ouvir coisas sobrenaturais e sabe que é diferente, mas não tem ideia do que isso significa. Até que um dia ele é procurado por um mago que lhe dá a oportunidade de não só sair do orfanato, mas também de conhecer mais sobre seu dom. E assim Valentino vai estudar na Academia Arcana.

Fazia muito tempo que eu não dava tantas risadas com um livro, mas principalmente fazia muito tempo que eu não sentia tanta vontade de conhecer um universo literário. Há muitos mundos para serem explorados por ai, mas o mundo mágico de VDM é repleto de referencias a nossa realidade e a nossa cultura, inseridas de forma bem sucinta e que te faz parar a leitura apenas para dizer “Ei, eu conheço isso” e é fantástico ver isso acontecer.

Desde PROUNI para estudar na Academia, ENEM (nem sendo mago o brasileiro se livra dessa praga), além de uso de criaturas do nosso folclore como o Saci, é impossível não se colocar em cada situação que o Valentino enfrenta e torcer para que tudo acabe bem. A escrita é impecável, os personagens são bem construídos e o Valentino é um daqueles personagens extremamente carismáticos e simpáticos, que você facilmente faria de melhor amigo.

Ler “Valentino e o Despertar de um Mago” fez eu me sentir em casa, em um porto seguro longe de todos os problemas. Alguns livros são feitos para fazer acreditar em coisas “impossíveis” e te causar um quentinho de paz no coração e VDM é um desses.

site: https://www.instagram.com/qualqueroutrolivro/

Camilli.Meirelles 01/10/2020

Leve e divertido
Me encantei por "Valentino e o Despertar de Um Mago".

Já dei uma boa passeada por outros livros de fantasia infanto-juvenil nacional e, por essa razão preservo um pezinho atrás com o gênero. Muito do que me incomoda nesses livros é a artificialidade dos mundos criados, das mitologias, e uma certa falta de identidade - sempre tentando emular elementos previamente criados por grandes autores (ou não) gringos, com uma certa superficialidade. Mas isso não acontece nesse livro.

"Valentino e o Despertar de Um Mago" é uma história muito leve e divertida. O protagonista é muito carismático e carrega um tom de humor que torna IMPOSSÍVEL que o leitor não se apegue a ele logo de cara, nos primeiros capítulos. O livro é fluido, envolvente e segue um padrão de atiçar a curiosidade do leitor, que se pega sempre naquele dilema "mas e se eu ler só mais um capítulo?!"

A curva de desenvolvimento do protagonista e sua jornada são convincentes e acho que, emocionalmente, Valentino é um personagem rico e que pode render uma bela trajetória de descobertas mágicas e pessoais.

O livro tem, talvez por ser uma produção independente, alguns errinhos de diagramação e digitação, mas eles não atrapalham em nada a leitura e o quão proveitosa pode ser a experiência ao final.

Um livro ótimo, que recomendo amplamente, e do qual espero (muito em breve) poder ver surgir uma continuação.

@biaentreleituras 17/09/2020

Valentino e o Despertar de um Mago é uma fantasia juvenil nacional que nos envolve desde as primeiras páginas, acompanhar as descobertas de Valentino e o seu amadurecimento é muito gostoso. Ele é um jovem de apenas treze anos que já sofreu demais, ele vive em um orfanato onde é oprimido pela diretora e tudo o que queria era sair de lá. Valentino consegue ver e ouvir coisas sobrenaturais e sabe que é um jovem diferente, mas não tem ideia do que isso significa. Até que um dia ele é procurado por um mago que lhe dá a oportunidade de não só sair do orfanato, mas também de conhecer mais sobre seu dom. E assim Valentino se torna um aprendiz de mago.

*Resena completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Deeny2050 10/09/2020

Um livro que dispensa apresentações
No começo da historia eu fiquei meio confuso, eu tava tipo: "Ok... o que está acontecendo??", mas depois a história andou e se desenvolveu com tanta perfeição que me deu vontade de entrar no livro e ajudar o protagonista!

Aqui nós conhecemos Valentino, um menino de 13 anos que é inserido no mundo da magia! Logo de cara, percebemos que esse livro é "uma versão" brasileira de Harry Potter! Porém, não se engane! Esse livro tem suas particularidades e é unico!

Primeiro que o universo criado pelo autor é muito bem construído e muito bem escrito, com uma riqueza de detalhes magnífica. Segundo que os personagens são SENSACIONAIS, sério, eles são MUITO bem desenvolvidos e são muito carismáticos, principalmente Valentino, o protagonista do livro.

O livro é em primeira pessoa, então, em grande parte da obra acompanhamos o mago Valentino que é muito engraçado, carismático e único!

O livro tem uns erros gramaticais e de diagramação, mas nada que prejudique a leitura. E esses pontos são explicados, por ser um livro escrito de forma independente. (inclusive, apoie autores nacionais independentes adquirindo seus livros).

Valentino: O despertar de um mago é um livro super divertido, bem escrito, com ótimos personagens, ótimo universo e uma ótima trama! e o melhor! Bem barato! ele custa menos de 10 reais na Amazon e está disponível no Kindle Unlimited!
Vi | @virginiabrasil_ 10/09/2020minha estante
Eu achei o Valentino super carismático também!! Ele tem umas tiradas super comédias hahahaha

Deeny2050 11/09/2020minha estante
Simmm aaaaa!!! Amei ele

Acaui 08/03/2021minha estante
Eu amei demais o Valentino, ele me lembrou muito o Harry