Tocaia Grande

Resenhas - Tocaia Grande

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Tocaia Grande - A face obscura, de Jorge Amado
“Cobiça de mulher no fim do mundo do cacau não tinha freio nem medida, pois não havia fêmea senão para uns raros felizardos; tudo que usava saia possuía encanto e serventia. Sem falar nas éguas, mulas e jumentas viciadas.”
“Além de cama de casal, Carlinhos trouxe da cidade escrivaninha e estante com livros, a maioria em língua de gringo. Aos que se admiravam ao ver cama de casal em casa de solteiro, respondia amável e desbocado: solteiro, sim, punheteiro, não.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2012/07/tocaia-grande-face-obscura-jorge-amado.html

Brenda.Podanosqui 31/03/2022

Tocaia Grande
"Primeiro a tocaia, depois o caxixe; melhor dito, primeiro a trampa, depois a lei".

Com uma sucessão de causos pra lá de interessantes, a história não perde o brilho em nenhum momento.

São histórias tristes, engraçadas, espirituosas e muitas vezes emocionantes na intrincada narrativa sobre o surgimento do povoado Tocaia Grande e é assim que Jorge Amado vai nos enredando, melhor dizendo: nos "enxodozando".

Não tinha como dar menos que uma nota máxima pra esse que foi o melhor livro de Jorge Amado que já li até hoje. Não consegui seguir com nenhuma outra leitura simultânea a essa. Só queria estar na Tocaia Grande, com seus personagens carismáticos e com o jeito todo peculiar da escrita de Jorge.
Carolina.Gomes 31/03/2022minha estante
Preciso rever minha cisma c Jorge. Depois de D. Flor, abusei.

Brenda.Podanosqui 31/03/2022minha estante
D. Flor não li, mas já vi esse mesmo comentário...

Cleber 01/04/2022minha estante
Um livro com personagens incríveis, até agora é o meu livro favorito do Amado.

Brenda.Podanosqui 01/04/2022minha estante
Tá sendo meu favorito dele tbm Cleber ?

Carolina.Gomes 01/04/2022minha estante
Melhor q Capitães da Areia?

Brenda.Podanosqui 01/04/2022minha estante
Eu achei mto melhor que Capitães de areia Carol...

Carolina.Gomes 01/04/2022minha estante
Vou colocar na lista, Brenda. Obrigada.

Ferencz Jr. 02/04/2022minha estante
Pelo seu comentário, acho que irá gostar bastante do Terras do sem-fim.

Aline 02/04/2022minha estante
Resenha massa Brenda!

Brenda.Podanosqui 02/04/2022minha estante
Ferencz esse eu já li, como foi pro vestibular e tem um tempinho rs lembro que eu gostei mas achei meio sangrento. O próximo da lista será Mar morto.
E mto obgada Aline!!

Fabio Shiva 07/08/2010

Tinha que ter um cronista da Bahia
Tinha que ter um cronista da Bahia. E esse foi o destino de Jorge Amado.

“Tocaia Grande” é um romance da maturidade de Jorge. Literatura sem pressa e cheia de experiência. Não se aproxima das obras-primas do autor, mas também não fica longe.

Por falar em obra-prima, aí vai meu “Top 5” de Jorge:

1) TENDA DOS MILAGRES
Brilhante libelo em defesa do povo brasileiro. Jorge se vale de uma história envolvente para contradizer o antropomorfismo de Lombroso & Cia, em vigor no meio científico da época. Curiosa inversão da Inquisição, essa que foi promovida pela história: o que era ciência ontem, hoje dá cadeia. Nem é preciso dizer que foi vitória absoluta de Jorge.

2) DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS
Deliciosamente colossal. Se a Bahia pudesse ser traduzida em um único prato de sua culinária, seria esse livro.

3) GABRIELA CRAVO E CANELA
Empate técnico com Dona Flor no quesito formosura. Esse foi o primeiro da fase de cronista de costumes.

4) O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ
Meu “Pequeno Príncipe” particular. O subtítulo do livro já diz tudo: “Uma Linda História de Amor”.

5) CAPITÃES DA AREIA
O primeiro livro é o primeiro livro. E o melhor representante da fase libertária.

“Tocaia Grande” é um livro que só poderia ser intentado por um escritor de renome, de estilo reconhecido, por alguém como Jorge Amado. Para um autor iniciante, esta seria uma tarefa tão pretensiosa quanto inalcançável. Por inegável valor que tenha o talento, tem certas coisas que só com a experiência.

O livro conta a história do lugarejo de Tocaia Grande, antes que se transformasse no município de Irisópolis. O livro é cativante no início, cansativo no meio e espetacular no final. Isso é o máximo que me atrevo a dizer sem revelar demais.

Salve Jorge!!!

(04.12.2007)

Ariela 31/05/2021minha estante
Acho que eu devo ser muito lerda, porque ate hoje nao entendi o final, nem o que aconteceu com o capitão Natario. Se alguem puder me avisar no privado agradeço.

Fabio Shiva 01/06/2021minha estante
Oi, Ariela! Gratidão por seu comentário! Como li esse livro há mais de 13 anos, infelizmente não lembro de detalhes do final (apenas que foi grandioso!). Uma boa oportunidade para reler a obra!

Margô 01/09/2022minha estante
Fábio , sou fã de carteirinha do Amado Jorge, e vejo como ele fez da Bahia um laboratório do Brasil, o que dá às suas obras uma vertente antropológica, onde os aspectos culturais, sociais e sobretudo raciais são tratados com uma sabedoria, eu diria , criativa e divertida! Eu nem diria que ele é um cronista da Bahia, mas o Pai da História não contada da Bahia, o socialista moreno de um povo que se viu pintado de amor e respeito por este grande Grapiúna...
Salve Jorge!

Juh 07/07/2021

Vou tomar uma na bodega no Fadul
Ler obras de Jorge Amado para mim é sempre uma delícia, de longe um dos meus autores preferidos e com a obra Tocaia Grande não foi diferente, que leitura massa, dei boas risadas mas também nos mostra muito a realidade da região cacaueira do sul da Bahia lá pro final do século XIX. E nós, leitores vamos acompanhar a formação de uma cidade que já começa sendo nomeada de Tocaia Grande através de uma tocaia bem sucedida armada pelo capitão Natário da Fonseca, a mando do coronel Boaventura.
Com o crescimento da cidade os novos habitantes vão surgindo e colorindo a história, os personagens das obras de Jorge Amado são sempre memoráveis e a cada obra me conquistam com suas personalidades únicas, inclusive eu até criei uma fanfic de estar tomando um trago de cachaça na bodega do turco Fadul Abdala batendo um papo com Coroca. Não existe um personagem principal, vemos o desenrolar da história de Tocaia Grande como cidade juntamente com a saga da vida dos moradores.
E o lugarejo vai crescendo até se tornar uma cidade, porém até lá, Tocaia Grande enfrenta alguns desafios, como a grande enchente, a peste, e uma outra tocaia armada: novamente a mando do coronel Boaventura, só que dessa vez apenas para satisfazer os caprichos de seu filho, o mimado Venturinha, que por sua vez desejava agradar uma de suas conquistas amorosas. Apesar desses acontecimentos, a pequena cidade também tem seus momentos de alegria, com os almoços aos domingos, festa de São João e reisado, evidenciando a culinária e a cultura local.
Importante frisar aqui que esta obra é uma das últimas escritas de Amado, é um livro com uma quantidade razoável de páginas embora para alguns leitores seja um pouco extenso, porém é uma leitura muito gostosa e fluida, bem organizada, fácil de ler e compreender. Para quem já leu esta obra, deixa aqui nos comentários o que mais te chamou atenção, e para quem ainda não leu, leia!

Mariana 04/09/2021

Perfeito
Tocaia Grande sustenta sua qualidade e ritmo do começo ao fim, prendendo a atenção e estimulando a nossa curiosidade.

Apesar de ter uma linguagem super popular, a escrita é digna de um mestre: um Jorge Amado já em sua fase mais madura. O texto todo é limpo e perfeito, nenhuma palavra está ali por acaso, nem em excesso. E o tom da narrativa é de intimidade, como se estivéssemos ouvindo um grande contador de histórias.

O livro narra o surgimento de um povoado no lugar onde houve uma grande emboscada de jagunços. Tocaia Grande é como passa a ser designado o lugarejo, que vai crescendo e recebendo novos moradores. Acompanhamos a evolução do povoado por décadas até se tornar a cidade de Irisópolis.

Para mim, foi uma grande sacada escrever um livro sobre a formação de uma cidade... Tocaia Grande na verdade parece um mundo à parte, com personagens interessantíssimas e muito bem construídas. Jorge Amado surpreende com sua capacidade inventiva e a construção de personagens vívidos, que parecem saídos da vida real. Consegui imaginar cada uma delas... foi difícil me despedir no final. ?

Aliás, toda a história é extremamente visual, sendo possível imaginar cada detalhe, cada rua, cada casa, cada festa. Fica fácil entender porque Jorge Amado teve seus textos tão adaptados para televisão.

Amei o livro e já virei fã, colocando o autor entre os favoritos da vida. ??

Afinal, livro bom é livro gostoso de ler, que faz a nossa imaginação voar longe e com linguagem acessível. Recomendo fortemente!
Carolina.Gomes 04/09/2021minha estante
Eu li capitães da areia, A morte de Quincas q eu adorei. Porém, depois de D. Flor, n quis ler mais nada de Jorge Amado. Lendo sua resenha, penso q devo rever essa implicância com Jorge.

Mariana 05/09/2021minha estante
Carolina, é só o segundo livro que leio dele, mas tenho a impressão que talvez vc possa ter gostado mais da primeira fase do Jorge Amado. Talvez seja uma explicação...rs Mas eu daria outra chance, sim! ?

Carolina.Gomes 05/09/2021minha estante
Vou dar. ?

Alê | @alexandrejjr 05/09/2021minha estante
Ele era um grande contador de histórias. Dele, só ali até hoje o sensacional "Terras do sem-fim". Queria ver se consigo espaço pra ler esse livro ainda este ano, mas vai ser difícil...

Mariana 05/09/2021minha estante
Alexandre, eu acabei incluindo esse ano por causa do Desafio do Livrada! Desisti do Desafio, mas fico feliz por ter lido este hahaha
Se não conseguir, não deixe de ler ano que vem! ?

Rodriguinho @literario.rojo 11/04/2021

“Digo não quando dizem sim em coro uníssono. Quero descobrir e revelar a face obscura, a qual que foi varrida dos compêndios de história por infame e degradante...Quero contar o amor impuro, quando ainda não se erguera um altar para a virtude…” (trecho retirado da obra).
Nessa resenha apresento o personagem principal dessa marcante obra que é Tocaia Grande, um esquecido lugar de passagem encravado no sul da Bahia, que posteriormente se torna uma cidade com prefeito, ruas asfaltadas um perímetro urbano e com seus coronéis.
Na narrativa temos o processo de produção e distribuição do cacau como plano de fundo no desenvolvimento da história e todo o contexto social que nos são apresentados os personagens em Tocaia Grande. O livro é dividido pelos processos de desenvolvimento que ocorrem em Tocaia: um lugar, depois um arruado, um lugarejo, um povoado, um arraial e por fim a cidadela do pecado, o couto dos bandidos. Jorge Amado cria personagens marcantes na passagem do local, que de forma magistral fixa em nossa memória devido ao rico processo de composição desses sujeitos.
Durante esse processo a sociedade de Tocaia é marcada por tragédias sociais, humanas e naturais, a peste que se instala após uma grande enchente que ocorre no lugar que ocasiona a morte de muitos moradores. E não poderia deixar de destacar aqui a grande manifestação cultural que nos é apresentado como o primeiro São João do lugar, os forró

Ludmila 03/11/2021

Simplesmente MARAVILHOSO! Fiquei um tempo segurando o celular (acompanhei por audiobook) assim que terminou, pensando na história, com os olhos bem marejados, já com saudades das personagens e de Tocaia Grande...

Dira 20/05/2020

Espetacular!
Pra mim, a melhor e mais completa obra de Jorge amado. Ele foi incrivelmente perfeito nesse livro e pouca gente conhece. Todos deveriam conhecer Tocaia Grande.

Margô 12/03/2023

Tocaia germina...
Sou fã das antigas do excelente escritor Jorge Amado. Ele é um desses homens que escreve sem vaidade, não é do seu feitio escrever para o deleite intelectual.

Amado escreve pra ser compreendido. A linguagem e popular, íntima, e identitária.

Em Tocaia Grande tive o prazer de reler, de forma mais intensa, já que li em grupo, e isso potencializa os argumentos , a compreensão , etc.

As personagens que se interagem , a exemplo do Capitão Natário, Fadul, Tição, e as mulheres, esposas e prostitutas , lavradoras , constituem o cenário de uma vila que cresce gradativamente, como um pão que se usa fermento e ele vai inflando, inflando...
A medida que avançamos na leitura, sentimos que os "causos" tomam outro rumo, os problemas são mais complexos e o sentimento de Urbis vai também agregando as pessoas em torno dos problemas que surgem e como eles se transformam nas relações. ( enchentes, assassinatos, doenças, amores, intrigas, mortes, etc).

Considero uma das melhores obras de Jorge Amado. Todos os elementos que interessam na sua obras estão presentes: A religião, ( de matriz africana)o poder, ( coronelismo) a mulher, ( prostitutas e senhoras) o espaço físico, ( o meio rural , as roças de cacau) a vida como ela é.
É tudo melhor do que isso!

Edemerson 09/06/2009

Poético!
É de uma beleza visceral esse livro. Não consigo ver nos livros do Jorge Amado aquela sacanagem e aqueles trejeitos dos personagens que a Rede Globo coloca nas adaptações para a tela. Jorge Amado é doce, é lírico e brasileiro acima de tudo. Tem a cara e o gosto do meu país. Fiquei muito tempo sem apreciar essa obra por causa da Dona Rede Globo. Hoje, graças à Deus eu me libertei dessa imagem destorcida e leio tudo o que posso dele. Obrigado, Jorge Amado, por me libertar disso.
gabrielsbr 29/07/2012minha estante
A Globo lhe impedia de pegar um livro de Jorge Amado?

Thyago 24/12/2014minha estante
Gabrielsbr - Existe uma adaptação muito antiga do livro Tocaia Grande, em forma de série ou novela, eu acho que foi feita pela Rede Globo.
Com certeza deve ter ficado muito ruim, e isso fez o nosso amigo da resenha, acreditar que o livro era tão ruim quanto. Por isso ele passou tanto tempo sem ler a Obra.

Na verdade não devemos julgar nenhum livro pela sua adaptação cinematográfica. xD

Sarah 05/04/2021

o primeiro, certeiro
Minha primeira obra de Jorge Amado. Iniciei com quase uma centopeia de pés direitos, sendo eufemística.
Essa obra contemplou tudo o que eu mais amo: o regionalismo, a linguagem coloquial, a descrição minuciosa da paisagem pra você sentir que está lá. A sensação de estar em casa. Fica aquela vontade em conhecer cada personagem, sentar pra tomar um café, fotografar o dia-a-dia.
Narrada à realidade da época e do local, é delicado e rústico, sentimental e terrível, assim mesmo, tudo junto.

André 22/02/2020

Assim como em "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo, não há um personagem principal no livro. O protagonista da obra é o próprio local: "Tocaia Grande". Nascida com sangue de poder de coronéis e construída com o suor dos trabalhadores, imigrantes, prostitutas e agricultores expulsos de terra em terra a procura de um local pra se fazer morada, ofício e convívio social. Tocaia Grande é construída por cada um de seus habitantes que eternizam o local do início ao fim. Um dos melhores livros que já li.
Cabeça 03/04/2024minha estante
Nossa, vc acabou de me surpreender. Eu tava tentando entender o pq de eu estar apaixonado em Tocaia Grande? agora lembrei: cortiço é meu livro favorito!! KAKAKA amei a resenha!!

EduardoCDias 23/07/2022

Povoado baiano
A construção e evolução de um povoado, com todos os seus personagens e habitantes característicos de Jorge Amado, com muita pornografia e malandragem.

paulla.costa.779 28/05/2021

Jorge Amado descreve de forma simples e com as gírias de seu estado natal: Salvador. Desta forma a aproximar de seus leitores.
Vicioouss 02/08/2021minha estante
Salvador não é um Estado. E Jorge Amado não é da cidade de Salvador, ele é de Itabuna, sul da Bahia, terra do cacau.

Rodrigo 20/09/2020

Força
Acompanhar o surgimento de Tocaia Grande com todas as "figuras" trazidas por Jorge Amado é perceber que o interior do país é lugar sem lei, mas repleto de personagens fantásticos. Impressionado com tamanha criatividade e narrativa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5