Pnin

Pnin Vladimir Nabokov

Resenhas - Pnin

Gustavo Simas 21/02/2023

Um engraçadinho e atrapalhado professor russo
"Pnin" traz as desventuras de um atrapalhado professor russo, Timofey Pnin, em sua migração para os EUA. É um romance de Vladimir Nabokov, publicado pela primeira vez em 1957.

A história se passa, majoritariamente, em ambientes acadêmicos, onde Pnin enfrenta vários desafios pessoais e profissionais, incluindo problemas com sua ex-esposa e dificuldades em se adaptar a um novo país e cultura. É curioso como a obra encaixa reflexões sobre temas como a identidade, a nostalgia, a solidão e a linguagem.

Pnin é objeto de piadas e fofocas entre seus colegas de trabalho, mas é sempre gentil e amável com todos. A obra apresenta um tom humorístico e irônico, que é característico do estilo de escrita de Nabokov, rico em detalhes e descrições, algo que, de certa forma, me incomodou em muitos momentos.

De todo jeito, "Pnin" é considerada uma das obras-primas de Nabokov, sendo indicada para o National Book Award nos Estados Unidos em 1958. Um livro cômico que pode ser de bons momentos para fãs do autor.

Arruda 22/01/2021

Leitura interessante e descontraída com vocabulário rebuscado, onde aprendi dezenas de palavras novas em inglês. Recomendo.

Matheus.Giovanazzi 29/06/2020

Livro difícil de achar e mais difícil ainda de ler, principalmente por causa do inglês rebuscado. Acho que como muitos, vim parar aqui pelo desafio da Tag Livros "Volta ao Mundo em 50 livros", mas acho que existem livros bem mais acessíveis e mais representativos da literatura russa. Me diverti em várias passagens com o Prof. Pnin e fiquei profundamente triste em outras, mas realmente o processo da leitura atrapalhou muito.

Rafael Mussolini 07/10/2019

PNIN
Pnin de Vladimir Vladimirovich Nabokov foi a minha 49ª leitura de 2019 e 2ª leitura de um desafio que entrei de volta ao mundo em 50 livros. A primeira viagem foi pelo Brasil através da obra de Clarice Lispector, o livro Água Viva e Pnin me apresentou um pouco da literatura russa.

O curioso é que tanto Clarice como Nabokov fizeram com que eu adentrasse num universo muito confessional e reflexivo. Tanto Água Viva como Pnin faz com que a gente se pergunte o tempo todo qual a porcentagem da história dos próprios autores que está ali.

Pnin conta a história de um professor de literatura russa, Timofey Pnin. Ele é um imigrante russo nos Estados Unidos que possui uma generosidade e uma ingenuidade tão grandes que acabam por embaçar sua visão perante alguns abusos, preconceitos, amizades duvidosas e um amor ainda mais duvidoso.

Durante boa parte do livro acompanhamos as vivências de Pnin dentro de uma universidade americana. O narrador não é facilmente identificado, mas se trata de alguém do ciclo social do professor. O universo acadêmico funciona como terreno fértil para explorar as relações de poder e os preconceitos que afloram mesmo entre aqueles que deviam respirar reflexão. Nabokov usa de um humor debochado para expor os preconceitos de uma nação diante de um cidadão emigrado. No livro o tal do sonho americano é colocado em cheque e como uma máscara social que precisa ser mantida a todo custo, mesmo que os atos e falas sejam de outra ordem.

A dificuldade de adaptação do professor Pnin aos Estados Unidos funcionou para mim como uma artimanha, uma sacada de Nabokov para nos fazer pensar até que ponto um imigrante precisa se introjetar na cultura do país que o acolheu e se vale a pena abrir mão de suas próprias convenções de origem. Vejo a inadequação de Pnin na história como um posicionamento de resistência uma vez que um estrangeiro será sempre um estrangeiro aos olhos dos nativos. É um livro sobre a sociedade e suas idiossincrasias.
Siomara 28/05/2020minha estante
Oi Rafael bom dia. Estou como vc tentando fazer a volta ao mundo em 50 livros e também li o livro do Brasil de Clarice Lispector e Pnin. Ficou muito boa sua resenha, parabéns. Queria te adicionar como amigo aqui e no aplicativo da Tag. Vc conseguiu o livro Breviario do Brasil de Portugal? Abraço