História das Crianças no Brasil

História das Crianças no Brasil Mary del Priore

Resenhas - História das Crianças no Brasil

Mari M. 13/05/2023

Um tapa na nossa cara
Esse livro é muito certeiro no ponto de tocar em diversas realidades, do sul ao norte, da cidade ao campo, do antigo ao novo Brasil. Me emocionou o final, me deixou revoltada em muitos capítulos, me deixou esperançosa pelo caminho que estamos trilhando para tornar a vida para as nossas crianças não mais fácil, mas sim mais digna e respeitosa. Vale a pena a leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 29/11/2022

História das crianças no Brasil, é o resultado de um cruzamento de olhares sobre o tema abrangente da infância na história. Do Norte ao Sudeste do país, pesquisadores e professores emprestaram seus conhecimentos para dar voz a algumas das milhares de anônimas crianças brasileiras.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788572441124

Locimar 13/09/2020

Mesmo que seja uma organização, tem a marca de Del Priore. Obra de referência.

Volnei 24/05/2015

História das crianças no Brasil
O livro nos da uma ideia de como a criança é vista e até mesmo tratada até o século XIX, Um adulto miniaturizado que é explorado em todos os sentidos pelo adulto, sem direito a uma infância como a conhecemos hoje.
O pequeno viajante das embarcações portuguesas do século XVI; a catequização dos curumins pelos jesuítas, o cotidiano da criança livre- a pobre e a da elite e a da escrava filha de escravos; os meninos enviados a guerra do Paraguai para lutar como homens; os pequenos operários do século XX e a criminalidade envolvendo as crianças. Estes são apenas alguns assuntos tratados nesta grande obra

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Oz 02/12/2009

Interessante...
O registro da infância, não importa o país, tem falhas incríveis e omissões constantes, reflexo da pouca importância que se deu ao tema, mesmo quando existia um discurso pró-infância.

Este livro reúne estudos muito interessantes sobre a infância no Brasil, sinto falta de uma contextualização maior com os tempos atuais, assim como mais estudos sobre o papel da criança em nosso país, porém, como bibliografia para o estudioso do tema é um livro de suma importância e deve formar a base para estudos da criança e do adolescente nos dias atuais de qualquer pesquisador.

Maria.Dantas 23/05/2017minha estante
Esse livro é maravilhoso, utilizei-o no meu tcc, Ele preenche uma lacuna que existe na história do Brasil com relação a chegada das crianças negras e principalmente explica a questão da pedofilia, não justifica, mas explica origem

Alice.Campos 31/03/2018minha estante
eu to precisando muito dele para cronstuçao do meu tcc, nao encontro em lugar algum! alguem me ajuda? um pdf, um doc, para que eu possa ler ele

Andrêssa Glaucyara 04/01/2019minha estante
Olá! Encontrei o livro em PDF, porém, não está paginado :/ Você poderia colocar a página inicial dos capítulos aqui? Pretendo utilizá-lo na escrita do TCC