A Fábrica dos Sonhos

A Fábrica dos Sonhos Janet Leigh

Resenhas - A Fábrica dos Sonhos

Luiz Pereira Júnior 20/05/2023

A fábrica das palavras...
“A fábrica dos sonhos”, da célebre atriz Janet Leigh (aquela que morre assassinada no chuveiro no filme “Psicose”), é um suposto retrato de Hollywood.

Digo suposto, porque é assim que o livro é vendido: como um retrato cruel, verdadeiro, profundo das armadilhas, armações e todos os tipos de jogos de poder e da busca pela fama e pelo dinheiro, o que sempre chama a atenção do leitor que busca uma leitura com esses temas. No entanto, o livro não passou, a meu ver, de uma história bem água com açúcar, com diálogos rebuscados, superficiais e situações até mesmo inverossímeis.

Resumo da ópera: uma jovem com o casamento marcado resolve enfrentar a família e o mundo para se tornar treinadora de elenco e passa a conviver com toda a fauna (sem demérito algum, nessa palavra) do mundo cinematográfico. E eis que aparece tudo o que você já viu em algum lugar: os poderosos magnatas do cinema, a jovem e ingênua miss que se torna uma atriz de sucesso, o jovem e transgressor italiano que vira o galã do momento, a família compreensiva, as best-friends-forever (moldadas para aqueles papeis de melhor amiga e confidente de qualquer comédia romântica que se preze), o jovem desajustado que leva o melhor amigo para o mundo das drogas, o gay enrustido, a atriz desmioladamente perigosa e por aí vai.

E é entando situar as ações dos personagens ao contexto da época (o macarthismo, o assassinato de Kennedy, o suicídio de Marilyn Monroe), infelizmente, transparece o pior da autora. Não há qualquer aprofundamento: famílias e amigos ficam chocados com as notícias dessas mortes e desfilam uma série de diálogos completamente rasos. Outra situação absurda: imagine uma perseguição política a um determinado personagem que havia trocado de nome ao seguir a carreira artística. A protagonista é chamada para ajudá-lo e dá a brilhante sugestão de não revelar a ninguém que ele trocou de nome, pois isso despistará os perseguidores. O personagem segue a dica e tudo é resolvido. Será que os detetives, a polícia, o FBI, os próprios e possíveis acusadores não saberiam ou não teriam como descobrir o verdadeiro nome desse personagem que havia se envolvido com os comunistas?

Enfim, uma daquelas histórias que parecem feitas (e talvez tenha sido mesmo) a partir de um molde a fim de ser vendida o mais rapidamente possível, lembrando aquelas séries de livros de uma certa editora...

Taniel.Ferreira 12/01/2018

A história é legal, a parte de Hollywood que não enxergamos porém o meio do livro é enrolado demais vão surgindo personagens iguais a outros que já tinha o mesmo petfil, então história se prolongou um pouco desnecessariamente mas o final foi muito bom

R 18/11/2010

SABE AQUELA CENA CLASSICA DO CINEMA QUE UMA SOMBRA COM UMA FACA NA MÃO ENTRA NO BANHEIRO ENQUANTO UMA MULHER TA TOMANDO BANHO AI A SOMBRA ABRE A CORTINA DO BANHO AI ELA VIRA E DA UM GIRTO? ENTÃO ESSA ATRIZ SE CHAMA JANET LEIGH A AUTORA DO LIVRO A FABRICA DOS SONHOS, CONTA A HISTORIA DE UMA MULHER QUE QUER ENGANJAR NUMA CARREIRA DE ATRIZ DE CINEMA AI ELA SE APAIXONA POR UM "PEÃO" AI...BOM VAI TER QUE LER, MAIS PARECE UMA NOVELA DO MANUEL CARLOS, MAIS ATE QUE A VIDA DA PERSONAGEM E INTERESSANTE CHEIA DE REVIRAVOLTAS!

Michele 26/05/2009

Regular
A história é legal, mostra o que acontece nos bastidores, mas achei o desenrolar dos fatos muito óbvio, além da Janet ter se desviado do que se propunha a princípio.