Ressurreição

Ressurreição Leon Tolstói

Resenhas - Ressurreição

Haryadne.Moreto 23/01/2022

Eu amei todas as leituras de Tolstoi até hoje, mas esse não me prendeu. Terminei de ler pq estava na expectativa de mudar e eu amar a leitura.

valentina 18/01/2022

muito bom livro, não é a leitura mais fácil do mundo, tanto pela história como pela linguagem, principalmente no começo, mas conforme a história avança e você se acostuma, tudo fica bem mais fluido. acredito que saber o contexto de escrita desse livro, das posições políticas e religiosas do autor também complementa muito a experiência de leitura, principalmente em relação à jornada de auto esclarecimento do protagonista e da conclusão que ele chega no final.

Meury3 31/12/2021

Para a alma...
Ressureição, além de se tornar um dos meus livros preferidos, senão o preferido, tem sido meu livro de cabeceira - não paro de reler passagens dessa obra... É um convite humano a olhar o outro, pensar o sistema de justiça e seus atores, pensar sobre nós mesmos e como nos dispomos ao coletivo. É um convite a ser mais gente, em um mundo que tem sido, a cada dia mais, cruel..

---------------------------------

- Não se sabe o que é maior, aqui: a crueldade ou o absurdo. Mas parece que tanto uma coisa como a outra alcançaram o último grau.

- Centenas de milhares de pessoas, todos os anos, eram levadas ao mais alto grau de degradação e, quando estavam plenamente degradadas, eram postas em liberdade para espalhar, no meio de todo o povo, a degradação que assimilaram nas prisões.

- Quem dera conseguíssemos ver o tronco que está em nosso próprio olho, como seríamos melhores."
Maria 14/02/2022minha estante
Amei a resenha.

Meury3 14/02/2022minha estante
Obrigada! ???? Recomendo muito a leitura dessa obra maravilhosa!

Carol 05/12/2021

Impressões da Carol
Livro: Ressurreição {1899}
Autor: Liev Tolstói {Rússia, 1828-1910}
Tradução: Rubens Figueiredo
Editora: Companhia das Letras
448p.

Menos incensado do que "Guerra e Paz" e "Anna Kariênina", "Ressureição" é o último romance escrito por Tolstói. Livro inescapável para o leitor que se interessa pelo tema da Justiça.

O enredo é simples. Nekhliúdov, um homem rico, pertencente à aristocracia rural, se depara num Tribunal do Júri com Katiucha, antiga criada de suas tias, acusada de homicídio. Anos antes, o protagonista seduzira, engravidara e abandonara a moça que, sem alternativa, viu-se obrigada a uma vida promíscua. Começa, então, para Nekhliúdov, uma crise de consciência, motor para a mudança de vida, a ressurreição do título.

Em lugar de um quadro com centenas de personagens, descrições de paisagens que se prolongam por capítulos inteiros e digressões de todos os tipos, o narrador de "Ressurreição" é claro, direto ao ponto, dinâmico. Tolstói deseja passar uma mensagem ao leitor.

E que mensagem seria essa? A Justiça, da maneira como se apresentava na Rússia, em fins do século XIX, é apenas "um instrumento administrativo para a manutenção do estado de coisas vigente, vantajoso para a classe que detém o poder". p. 322

Nekhliúdov, ao enxergar a crueldade e o absurdo da máquina de moer gente que era o sistema penal russo, horroriza-se, "como pôde ficar sem perceber tudo isso antes, como outros podiam não perceber." p. 133?. É o mesmo horror que qualquer pessoa sã sente ao ver o sistema penal brasileiro.

No art. 59 do Código Penal, a pena tem dupla finalidade: punir e prevenir. Sabemos bem que crimes e quem são as pessoas punidas. E sabemos bem que a sociedade não está mais segura, nem melhor. Então, qual a saída?

Para Tolstói, a saída é calcada no cristianismo, no respeito, no amor ao próximo, na não-violência, na vida simples. "Delírio!", dirão alguns. Porém, não é delírio manter as políticas de encarceramento atuais quando, empiricamente, vemos seus resultados?

A boa literatura não nos traz respostas, mas nos impõe as questões certas. "Ressurreição" é um clássico, Tolstói ainda tem muito a nos dizer.? Lido com o pessoal do @litrussa.

MarciaCannecchia 30/11/2021

Crítica social, do sistema judiciário e carcerário
Se não tivesse lido, não faria falta. Não me pegou.
Até a metade, estava me interessando. Do meio para o fim, o autor reforçou de várias formas os problemas do sistema judiciário, o carcerário e a sociedade. Ficou neste tema. Era sobre isso.
Não lembrarei com saudades, não.

Nara 22/11/2021

Incrível como é atual
Extremamente necessário esse livro. Parece que nada mudou. A Rússia de Tolstoi e o nosso Brasil. Tudo muito parecido. Esse sistema prisional injusto, desumano, ineficaz. Impossível acreditar nele.
Livro perfeito. Amei o final.

Eduardo Santos 19/11/2021

Aulas sobre o sistema carcerário russo como pano de fundo a dezenas de questionamentos filosóficos sobre a natureza humana.

geo 25/09/2021

?que horror! não se sabe o que é maior, aqui: a crueldade ou o absurdo. mas parece que tanto uma coisa como outra alcançaram o último grau.? esse trecho praticamente resume o livro, que é maravilhoso! crítica muito necessária e traz boas reflexões

Sabri 08/09/2021

Ressureição
Uma aula de empatia e humanidade. Todo jurista deveria ler esse livro. Já são quase 3 da manhã e não quero ficar escrevendo resenha. Hahaha leiam, vale a pena.

Renata Rezende 27/08/2021

Como eu imaginei...
... os protagonistas não são aquilo que conduz a história. O livro é uma crítica social, político-jurídica.

Primeiro livro do Tolstói que me traz esse desconforto desagradável no final.

Juliana 21/08/2021

Custava obedecer as regras do proprietário?
Quarto livro do Tolstoi do ano ( morte de Ivan ilitch, Anna Karenina e Guerra e Paz ), confesso que já comecei o livro com grande expectativa e ela se cumpriu até metade do livro.
A narrativa dele é linear, um pouco diferente de Anna Karenina e Guerra e Paz, que tem dois cenários e histórias se desenvolvendo ao mesmo tempo .
Como todo livro dele, trás reflexões mto fortes e desta vez sobre a sociedade ( mas eu esperava um pouquinho mais de romance ).Será que somos melhores do que quem julgamos ? Quem nos deu autoridade para decidir e castigar outro ser humano ? Será que as prisões recuperam alguém ? Ou será o amor e fé na humanidade ?
A história começa no julgamento de Katiuscia, onde o protagonista reconhece a mulher que marcou sua juventude, mas que ele largou à própria sorte .
Muitos anos depois ela está sendo julgada e ele é jurado e como reparar a injustiça do passado ? Existirá perdão possível?

Tyssia.Rayol 11/07/2021

Tolstói sempre sendo Tolstói? a gente começa a leitura gostando pouco e pensando: acho que esse não vai me agradar! Mas à medida que o enredo se desenrola e os temas vão se aprofundando, me vejo envolvida e reflexiva perante os pensamentos desse príncipe tão humano.

As autodescobertas vividas por ele trazem verdades difíceis de aceitar e ao mesmo tempo deixam claro o quanto é simples ser bom.

Vale ler e reler?. É uma excelente oportunidade de entender a alma do brilhante Tolstói.

Gabi Guerra 09/07/2021

Absurdo! o romance mais claro de tolstoi
- Ressurreição foi o último romance escrito por Tolstói.

✳️ Na obra, publicada pela primeira vez em 1899, Dmitri Nekhliúdov, príncipe aristocrático, se vê como jurado no processo de julgamento de sua ex paixonite adolescente Maslova. Ela é acusada de homicídio por envenenamento.

❇️ Maslova é uma camponesa que trabalhava na casa das tias do aristocrata. Foi iludida por Dmitri e engravidou, perdendo o emprego e o respeito da sociedade, enquanto ele sumia do mapa. Em consequência, tornou-se prostituta.

✳️ No banco do júri - nem tão popular - Dmitri passa por um processo de autoconhecimento e autopunição que resultará na ressurreição dos seus ideais sobre moral, caráter e justiça.

✳️ Sem dar spoilers, eis o resumo. é uma leitura de reconstrução, recheada de críticas às leis, formalismo da justiça, aristocracia hipócrita e igreja com falsos princípios.

💕 faça o favor de ler a obra em algum momento da sua vida. É completamente viciante e atual. Tolstoi é mais acessível que Dostoiévski, vale a pena arriscar a leitura, mesmo que o número de páginas assuste.