O Devorador

O Devorador Lorenza Ghinelli

Resenhas - O Devorador

Leolilies 29/05/2023

O começo instigou bastante, mas no geral o livro só é "ok", nada demais. Também achei um pouco arrastado em alguns momentos

Maria 11/02/2023

Muito bom!
Li quando mais nova e lembro que fiquei com medo, acabei recomendando para o meu irmão que também ficou com medo. Muito bom ele, não sei se leria de novo por motivos de: tenho medo. Porém quero que mais pessoas leiam.

B. Rê 28/02/2022

Nada de mais
Uma história bem morna, sem sal. O livro não traz nada de original, inclusive lembra muito It a coisa. No começo a história parecia ser boa e até tinha alguns elementos diferentes que poderiam ter deixado tudo muito mais interessante e original, no fim a história foi mal desenvolvida e o livro acabou virando mais do mesmo? só que ruim. A leitura pra mim foi extremamente lenta e arrastada, a autora coloca um milhão de metáforas no meio do livro que no fim não significam absolutamente nada e nem fazem sentido, personagens que deveriam ser super importantes tem um papel insignificante no desfecho? uma história bem ruinzinha mesmo, com um terror muito fraco, quase inexistente.

Carolina 31/10/2021

Desgraça
Ok, porque desgraça, você me pergunta?
Apesar do livro ser entitulado como romance, não é um livro para quem gosta de aquecer o coração, sabe? É um livro de terror/horror que me fez ficar com a sensação de que há crueldade em tudo.No final, uma coisa que ocorreu sobre um personagem que eu gosto muito, não fica clara e isso me incomodou! Deu mais aquela sensação de NÃO ser um livro caloroso e fofinho sabe? É um livro frio e real.
Acho que isso foi de propósito.
Muito bem escrito, prende bem o leitor, e pra quem gosta de terror e horror como eu é perfeito!
Tem alguns palavrões, eu particularmente não gosto, mas, a autora intercala com algumas palavras bem requintadas e muitas tive que procurar o significado.
Amei o livro! Entendam bem: Não foi uma critica, porém, pra quem gosta daquele romance de aquecer o coração e bem clichezinho não é nada disso!!
Agora pra quem gosta de um suspense com terrorzinho e coisas sobrenaturais vai amaarrr!Recomendo muito a leitura e se divirtam!

Xandy Xandy 08/06/2017

“Não encare. Não o procure. Se você acreditar, ele te verá.”
É com esta frase sorumbática que iniciarei a minha resenha do livro O Devorador, da autora Lorenza Ghinelli, querida Família Lendo Muito.

A história toda é narrada em dois períodos bem distintos: 1986 e 2006.

1986 – Denny, de apenas 7 anos, era vítima de bullying pelos colegas da escola. A culpa de tudo era por ele ser filho de uma mãe viciada em comprimidos, que nunca saía da cama, e por causa de seu pai, um bêbado e espancador, que todos diziam também ser louco.

Cansado de ser maltratado pelo pai e pelos outros alunos, Denny, sem conseguir compreender como (eu confesso que também fiquei sem entender), traz à vida, um ser que seu pai havia pintado em uma das telas, durante um de seus ataques de fúria. Este ser era O Homem dos Sonhos, um velho maldoso, vestido em andrajos, que nunca desgrudava de sua bengala.

O Homem dos Sonhos se intitulou então “irmão” de Denny e disse que faria de tudo para vingar-se daqueles que maltrataram seu “irmãozinho”…
Quer saber mais, visite o meu blog:

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/06/08/o-devorador-lorenza-ghinelli/

Fábio Pinho 11/12/2015

O pior de 2015
Vou ser rápido porque esse livro não merece que eu me entenda:
PÉSSIMO

Ricardo Santos 26/09/2015

terror que fica pelo caminho
a premissa é boa, a execução também. mas faltou mais empenho da autora italiana em que querer causar impacto com sua obra. na primeira metade do livro, o clima de terror é bem elaborado, numa tentativa de medo crescente, à medida que a grande ameaça da história vai saindo das sombras para atormentar os protagonistas. lembra muito uma trama de stephen king por ser um terror urbano, envolvendo crianças em situações de desespero individual, solitário, enquanto ao redor tudo parece mais ou menos normal. faltou desenvolvimento a algo que poderia muito mais.

Ogro 13/08/2013

Um conto longo demais
É , praticamente, um mix entre A Coisa e A Hora do Pesadelo ,com um vocabulário século 21 jovem-moderno-boca-suja. Como nas duas obras mencionadas, as principais vítimas são crianças, o monstro as devora com requintes de crueldade e a existência do mesmo é amarrada à das suas vítimas.

Como um mini-filme dos Contos de Cripta ficaria ótimo, como um conto de 20 páginas seria honesto , até como um livro de terror da Série Vaga-lume - se a Vaga-Lume publicasse livros de terror - seria interessante mas como livro para leitores de thrillers é uma leitura chata .

O problema é que os personagens são muito unidimensionais - o único que tem alguma consistência é Pietro, o personagem principal autista ; o restante parece ter sido inserido com o único propósito de ou ser vítima ou continuar sendo vítima - mesmo quando outras crianças são vítimas do monstro tudo que se pode pensar é "ah bem, ele estava no texto para isso vamos ver se agora a coisa esquenta" . Mesmo o monstro é uma caricatura - esbanjando nos palavrões ("esperma das estrelas" foi a nova adição ao meu vocabulário) , ele tenta ser o reflexo negro das almas infantis e talvez por isso esbanje nos palavrões - para uma criança, transgressor tem de ser boca-suja.

Se você não tem o hábito de ler livros de terror e se assusta com qualquer ruela escura , então esse livro é para você - uma introdução à literatura mais tenebrosa

Euflauzino 12/10/2012

Como o ódio pode romper os diques da realidade

Desde o primeiro momento senti uma atração inexplicável por este livro – O devorador (Suma de Letras, 197 páginas). O título me chamou a atenção, me ganhou. Depois a capa, trabalho sempre caprichado desta editora que já faz história, acabou de completar o serviço. Pensei comigo: seria um novo autor estilo Stephen King? Completamente enganado – é uma autora e italiana (preciso rever meus conceitos).

O livro narra em flashbacks a história de Denny, 7 anos, que sofre bullying de seus colegas por ter uma mãe dependente e um pai alcoólatra. Para fugir deste mundo ele se refugia em sua imaginação criando histórias cada vez mais cruéis, criando um ser imaginário – o “Homem dos Sonhos” – que se vingaria por ele de toda a humilhação sofrida.

No presente Pietro, 14 anos, sofre de Síndrome de Asperger (para quem não sabe é uma espécie de autismo, com um Q.I. verbal significativamente mais elevado, chamado borderline de alto rendimento), ele consegue desenhar o que lhe atormenta, ele é a chave para desvendar o mistério, o único a presenciar o “Homem dos Sonhos”, porém não consegue se comunicar por causa de sua disfunção.

Alice, terapeuta de Pietro, é a única que pode chegar até ele, a única que pode arrancar a verdade dele. É também o elo entre o presente e o passado. Mas ela não quer se lembrar disso, está bloqueado há muito tempo, é horrível demais retornar ao pesadelo.

A autora Lorenza Ghinelli é rápida ao definir suas personagens, não tem firulas, pode até ser maniqueísta, mas não deixa dúvidas para o leitor de quem é mocinho e quem é bandido:

“Filippo... já aprendeu várias coisas. Primeira: a vida é suor. Segunda: apanhar dói. Terceira: melhor bater primeiro... sabe uma quarta coisa: se os outros enxergam você, se te enxergam de verdade, você está frito.”

Pronto, você já sabe com que tipo de personagem está lidando, se sofreu e se aprendeu com o sofrimento. A autora capta a fala suja dos jovens, como o velho e bom King fazia (e eu estava sentindo um pouco a falta disso):

“— Puta que o pariu do caralho, por que você não cuida da droga da tua vida, não entende que esta merda é importante pra mim, que eu tô estudando isto aqui, vai se foder, caralho. Papai tem razão de beber, morando com você até eu vou começar a beber, puta merda!”

Leia mais em:

Literatura 11/10/2012

Como o ódio pode romper os diques da realidade?

A autora Lorenza Ghinelli é rápida ao definir suas personagens, não tem firulas, pode até ser maniqueísta, mas não deixa dúvidas para o leitor de quem é mocinho e quem é bandido...

Veja resenha completa no site:

Andrea 23/09/2012

Li umas resenhas que diziam que o livro fazia várias referências à outros livros, filmes, pessoas; que tinha um ar poético; que dava pra ser lido usando conceitos não-sei-o-quê... Mas sinceramente? Eu não vi nada disso.

Confesso que me interessei pel'O DEVORADOR esperando uma história de terror. Não algo como Stephen King porque eu não leio nada esperando que seja um King. Até porque, às vezes, nem King é King. Mas eu queria sentir medo lendo. Sentir medo de dormir e sonhar.

Li o livro basicamente de uma vez e não tive nenhum reação. Eu já fechei livro de King na introdução, gente. Essa autora, com 197 páginas, não conseguiu nem fazer um suspense. Eu nem sei porque terminei, já que costumo abandonar quando livros não me empolgam. Acho que porque ele é bem curtinho: 197 páginas que, descontando as folhas em branco, não deve chegar à 150.

São vários personagens, a autora tenta falar sobre todos e, no final das contas, não consegue dar muita atenção pra ninguém. Eu esperava um desenho de arrepiar do Pietro, mas cadê? Tudo bem que é dito que alguns dos desenhos dele parecem ter vida e eu acredito nisso, mas ele não desenhou nada que me assustasse e que fizesse jus à sinopse. Nada fez jus à sinopse, pra resumir.

E essa capa? Aliás, eles usaram a mesma capa do original, mas a escureceram de modo a não se poder ver o rosto do Homem dos Sonhos (por quê?). Falando em Homem dos Sonhos, só eu li essa história esperando um Freddy Krueger da literatura? A Hora do Pesadelo é um clássico do terror; a ideia tem tudo pra assustar em livros também.

Acho que o maior problema do livro é ter sido vendido e divulgado na categoria suspense/terror. Creio que se você ler abstraindo isso, pode até conseguir notar o tom poético da narrativa. Eu, como caí no conto do livro de terror, me senti enganada.
Ricardo Santos 27/12/2012minha estante
o romance tem qualidades e defeitos. ele é vendido como um livro de terror, por isso seus defeitos são mais evidentes. eu senti medo, mas só um pouquinho nas aparições do Homem dos Sonhos e quase no final, que aliás é bem fraco. a linguagem é ágil e coloquial, mas tem poesia demais para uma trama que pretende assustar o leitor. Outro ponto negativo: a autora atira para todos os lados, não há um protagonista definido. Isso mais atrapalha do que surpreende o leitor. A autora tem talento. Ela deveria ter escrito um livro mais longo, dando maior desenvolvimento aos personagens e criando um protagonista forte, carismático, podia ser qualquer um daqueles meninos. O livro é regular. Vale a leitura pelos bons momentos dele. Agora, não dá para negar que o texto da autora é bem divertido, com ótimos momentos de comédia. Fica devendo no quesito terror.

CooltureNews 27/08/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
"- Eu posso fazer isso e muito mais coisas. Porque eu sou também um nós, um vós e um eles. Eu moro nos ângulos apertados da alma. Eu conheço as agitações de vocês. Porque sou o Homem dos Sonhos. Quem tem medo de mim morre. Quem olha além dos meus olhos em vez de olhar neles morre, quem renega o esperma estelar de quem é filho morre. E morrerá mais mil vezes, caindo no meu céu de cabeça pra baixo. No redemoinho."

Sabe quando você começa a ler um livro sem a mínima ideia do que esperar, ou sem saber se estava gostando ou não? Pois foi assim que comecei a ler O Devorador, lançamento da Suma de Letras e primeiro romance de Lorenza Ghinelli, se bem que achei o livro mais um thriller de suspense do que romance, mas não vamos entrar nesse mérito.

Tive que ler a primeira página 3 vezes para me habituar a forma com que o livro é escrito, em alguns momentos tinha a impressão que estava lendo algo escrito como se fosse um poema, em outros momentos identificava muitas metáforas, ou seja, uma leitura nada convencional, mas a partir do momento em que me acostumei com tudo isso e não foi algo demorado para acontecer, passei a desfrutar de uma das melhores obras que já li.

Sabe aquele livro que você sabe que é possível fazer uma leitura profunda utilizando conceitos psicológicos e sociais mas que para o leitor é impossível trascrever ou descrever? O Devorador é exatamente isso, não tenho conhecimento para fazer essa abordagem, que tenho certeza que não faria nenhum sentido, etretanto, de uma forma estranha a história e todo o resto faz sentido em minha cabeça. Por esse motivo não vou entrar no mérito de discutir ou descrever a história do livro pois tenho a impressão que para cada um dos leitores ela consegue passar uma mensagem única e pessoal.

Definitivamente essa não é uma leitura fácil, apesar de ter poucas páginas e eu acreditar que conseguiria ler em no máximo 2 dias, demorei muito mais para ler do que um livro com o dobro de páginas. Mas é uma leitura interessantíssima que foge dos clichés e apresenta algo novo e contrário a tudo aquilo que está sendo lançado ultimamente.

Uma dica antes de ler é ficar atento aos sub-títulos dos capítulos, pois a história não segue uma linha temporal convencional, com "começo, meio e fim" e sim vai indo e vindo entre o presente e o passado nos apresentando explicações para os acontecimentos e em poucas palavras descrevendo com maestria os personagens, seus medos e segredos.

" - Está lá, perto da gente, volta à noite de repente! Na casa perto do rio não tem vida nem pavio, mas tem um céu pendurado, e ele te olha irado. Não o olhe nem procure. Se ele te vê, você acredita! Se acreditar, ele te fita!"