Em Busca de Abrigo

Jojo Moyes

Resenhas - Em Busca de Abrigo

Jubs 15/03/2016

Demonstre seu amor!
É uma história que de forma inesperada eu acabei por me identificar muito. Ela fala sobre, não a dificuldade de amar, mas sobre a dificuldade de demonstrar todo esse amor dentro dos laços familiares. A autora também mostra como esconder algo pode acarretar em dramas internos e mágoas decorrentes dessa omissão. E é com uma linda história que ela nos leva a refletir sobre a construção da nossa própria história. Daí a minha fala de que a Jojo tem lá seu ponto de auto-ajuda por trás de seus contos.

Anna 07/03/2016

Decepcionante
A escritora costura várias histórias, e termina por arrematar de uma forma tosca, assim... De repente, sem muito fundamento... Deixa vários pontos soltos. E por outro lado descreve tantas minúcias desnecessárias, que não há outra forma de avançar na história, sem pular vários trechos. Não recomendo!

Jujuba 22/02/2016

Desafio - Em busca de abrigo
A estória se inicia quando Kate que esta terminando um relacionamento e iniciando outro resolve enviar sua filha Sabine para a casa da avó Joy. Jojo e delicada ao mostar que todos temos problemas e seguranças (alem é claro de segredos), que ser mãe não nos da todas as respostas. Que o amor pode ser duradouro apesar dos problemas. Tocante, com muitas tramas interligadas, muito amor e muitos desencontros, uma estória que vale a pena ser lida.

PS Amo Leitura 24/01/2016

Razoável
"A história é contada sobre a família Ballantyne - avó, mãe e filha. Uma história de amor.

Cada capítulo descreve sobre o presente ou o passado de cada uma. A avó - Joy - nasceu na Irlanda e conheceu Edward - que era um oficial da marinha - e apaixonaram-se. Casaram no prazo de um ano, depois que ele retornou de uma viagem; A mãe - Kate, filha de Joy - mudou-se para a Inglaterra, porque sua mãe não aceitou sua gravidez aos 18 anos e ela não aguentava as regras impostas; A filha - Sabine, filha de Kate - é obrigada passar um tempo com a sua avó na Irlanda e acaba gostando, pois precisava de um tempo longe da mãe.

Joy foi sempre muito rígida e sempre gostou de regras: tudo em seu devido lugar e horário. Já Kate não colocava regras, mas também não durava em nenhum relacionamento. Sabine sentia vergonha da sua mãe por sempre ser "usada" pelos rapazes e nunca perceber isso. E Sabine era apenas uma adolescente, que gostava de um rapaz. Nada mais.

Quando ela vai para a Irlanda - no começo recusou drasticamente para não ir, pois Wexford é uma cidade pequena e que não evoluiu nos últimos anos, mas acaba adaptando-se aos modos de seus avós e ela faz grandes amizades com Annie, senhora H, Thomy e Bobby. São personagens secundários, mas envolventes.

A história é muito rica em detalhes, mas ainda faltou algumas justificativas. Detalhou coisas, ao meu ver, desnecessárias e deixou a desejar informações importantes.

O que mais gostei no livro são as reconciliações entre mãe e filha, as demonstrações fraternas de amor. Toda mãe sempre quer o melhor para sua filha, mesmo que ela não perceba isso logo de cara, mas com o tempo, diálogos e a vida acaba ensinando que no final "a nossa mãe está sempre certa." "

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2015/09/em-busca-de-abrigo.html

Rosana - @tudoquemotiva 06/07/2014

Uma linda lição. Um ótimo livro
O livro conta a história de 3 gerações da família Ballantyne: Joy, Kate e Sabine... avó, mãe e filha. De forma alternada é contada seus problemas, dilemas e histórias. As três se parecem muito, todas não demonstram sentimentos muito facilmente. Elas são pessoas difíceis de conversar e esclarecer dúvidas e problemas entre si. E o livro trata exatamente isso, os conflitos dessas três gerações. Ente avó e neta... mãe e filha.

No começo do livro Sabine é surpreendida ao saber que irá passar um período de tempo na casa da avó (tempo esse que é indeterminado), pois sua mãe está passando por outra crise em seu relacionamento e não quer que a Sabine fique por perto para julgar ou sofrer. Então Kate acha muito mais fácil mandar a menina para morar com a avó que nunca conversou direito na vida.

A casa de sua avó é toda tradicional, não pode fazer barulho, não pode comer fora de hora, não pode deixar os cachorros irem na cama, não tem televisão disponível o tempo todo, não tem computador e também não tem aquecedor. A avó tem uma criação de cavalos e cães de caça, e Sabine por ser vegetariana e parecer "um saco de batatas" em cima de cavalos, não preciso me estender muito ao dizer que Sabine odiou isso né!!

Ao longo do livro vão surgindo personagens secundários muito bons e que fazem um bem para a história, Thom, Senhora H, Annie... entre outros.

É uma leitura muito agradável. Um livro leve que fala sobre traição e perdão; encontros e desencontros; perdas irreparáveis; amores não correspondidos e sentimentos contraditórios. Ao longo do livro é interessante ver como os personagens se expõe e mostrando assim, as suas fraquezas.

Esse livro é para você pensar e analisar a vida, os relacionamentos. É para aprender perdoar e ser perdoado.

Uma leitura ótima, um romance encantador!

site: http://www.tudoquemotiva.com/2014/06/em-busca-de-abrigo-jojo-moyes.html

Entre Café e Livros 27/12/2015

Em busca de abrigo - Jojo Moyes
Em busca de abrigo é um livro que fala de relacionamentos familiares mais precisamente sobre as dificuldades existentes entre mães e filhas e as expectativas que costumamos criar sobre as outras pessoas e que geralmente restam frustradas em razão dos conflitos de personalidade e objetivos diversos na vida de cada um. Contudo, o livro não se prende apenas às questões dos relacionamentos entre as três mulheres, é possível, também, encontrarmos histórias interessantes entre os personagens que rodeiam a propriedade dos Ballantyne, como a família de Annie, filha da governanta de Joy, e Thom, responsável por cuidar dos cavalos e do celeiro da propriedade.
Em fim, é uma leitura emocionante e profunda que aborda encontros e desencontros, traição, e principalmente, a necessidade do perdão. É um livro feito eu diria para a reflexão, que nos faz pensar, analisar e, acima de tudo, aprender. Eu recomendo a todos que gostam de ler um bom drama familiar, e que prezam por uma estória bem estruturada.

site: http://www.entrecafeelivross.blogspot.com.br

Marcos 05/08/2015

Joy, Kate e Sabine são três jovens mulheres de uma mesma família que tem de enfrentar diferentes obstáculos para alcançar a felicidade. Joy é uma jovem de 21 anos que, durante a grandiosa festa do reinado da Rainha Elizabeth II, em 1953 conhece um rapaz pelo qual logo se apaixonará. Menos de 24 horas depois ele se torna seu noivo e o casamento já fica marcado para dali a um ano. Em 1980, Kate, uma jovem bela mas insegura, acaba por se envolver em um romance que lhe custará caro: ela acaba engravidando de um homem que jamais a amou. Tentando esconder sua filha ilegítima, ela foge de casa e se rebela contra os seus pais, na Irlanda. Já Sabine, a filha de Kate, foi criada com muitos mimos e nunca conheceu ao certo a história de sua família. Para descobrir esse passado, ela é obrigada pela mãe a ir visitar os seus avós na cidade de interior onde eles moram, Wexford.

É a partir dessas descobertas que Sabine reunirá mãe e filha que já não se falam há anos. Desde então, segredos de família que eram guardados há gerações são descobertos e essas três mulheres compartilharam suas histórias a fim de remediar o passado e em busca de compreensão para suas escolhas.

Em Busca de Abrigo é o romance de estreia de Jojo Moyes, autora conhecida por alguns de seus romances dramáticos. O livro aborda três gerações de uma mesma família que, ao passarem por situações delicadas, fazem escolhas erradas e assumem consequências que perduram o resto da vida.

Esse também foi o primeiro livro que li dessa autora. Mesmo sabendo que, geralmente, os escritores tendem a aperfeiçoar a escrita à medida que publicam mais livros, não consegui me conectar a essa história em momento algum e sua leitura se tornou arrastada e enfadonha.

Os saltos temporais propostos no enredo são muitas vezes abruptos, na intenção de serem explicados mais adiante na narrativa. Esse tipo de recurso em livros acaba por tornar a leitura confusa em muitos momentos e, como esse é um livro longo e cheio de informações, acabamos por esquecer detalhes importantes que resolveriam determinada situação de um personagem. A protagonista da maior parte do livro, Sabine, não me agradou durante a leitura. Ela é muito mimada e egocêntrica, o que me fez me afastar ainda mais da história.

Vale destacar que, mesmo sendo essa uma edição de 2014, o texto não passou pelas revisões devidas para que se atualizasse a ortografia. Ainda há muitos tremas, hifenizações e acentuações incorretas ao longo dos parágrafos.

Mesmo não sendo uma experiência agradável de leitura, acredito que lerei novos livros da autora uma vez que, como citei, os escritores, no geral, tendem a se aprimorar com o tempo e sempre escuto muitos elogios à esta.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/07/resenha-em-busca-de-abrigo-de-jojo-moyes.html

Rotina Agridoce 22/12/2015

Resenha de Em Busca de Abrigo
Em Busca de Abrigo foi o primeiro livro escrito pela Jojo Moyes; sua 2ª edição foi publicada esse ano pela Editora Bertrand. E vamos lá ao que realmente interessa!

O livro narra a história de três mulheres: Joy, Kate e Sabine – avó, mãe e filha, respectivamente. Elas possuem um relacionamento complicado, decorrente de coisas que ocorreram tanto no passado quanto no presente.

Leia o restante no blog, acesse:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/10/resenha-652-em-busca-de-abrigo-jojo.html

Fêh Zenatto 07/12/2015

Resenha por Fêh Zenatto - Blog Coisa e tal
ASPECTOS FÍSICOS
Adoro quando todos os livros de uma série ou de um autor mantêm o padrão de capa e é justamente isso que a Bertrand Brasil está fazendo com os livros da Jojo Moyes (Em Busca de Abrigo foi o primeiro publicado mas os seguintes que são A Casa das Marés e Baía da Esperança seguem a mesma linha editorial).
A capa de Em Busca de Abrigo não chama muito a atenção mas é harmoniosa e agradável aos olhos. Há verniz localizado no título. Nas páginas internas, há uma pequena flor desenhada no início de cada capítulo.
O tamanho e estilo da fonte são bons, assim como as margens - a margem externa é um pouco menor do que em livros comuns mas não chega a incomodar.

HISTÓRIA
O livro acompanha a vida de três gerações de mulheres de uma família, alternando os períodos de tempo.
Conhecemos a Joy em 1953 enquanto ela está na festa que comemorará a coroação da rainha Elizabeth II em Hong Kong e descobrimos que o que menos importa para Joy é a coroação já que, nesse mesmo dia, ela se apaixona.
Nos tempos atuais, conhecemos Kate que tem uma péssima relação com sua mãe, Joy, e com seu pai. Ela mora em Londres, bem longe da Irlanda de Joy, com a filha Sabine e tem grandes expectativas em relação ao amor - tão grandes quanto decepções. Tudo que Kate queria era fomentar uma relação melhor entre ela e a filha do que a que teve com a mãe.
Sabine, por sua vez, enxerga a mãe como uma perdida, que não consegue se dedicar a relacionamentos. Quando é obrigada a ir até a Irlanda passar uma temporada com a avó Joy a quem mal conhece, não sabe a quem destinar seu ódio: à mãe, aos avós ou aos funcionários da fazenda.

OPINIÃO
Quando solicitei esse livro na parceria com o Grupo Editorial Record, o que mais me animou nele foi a sinopse. Adoro histórias que envolvam um grande período de tempo e consequentemente as mudanças de mundo e de pensamento que ocorrem durante ele e, além disso, adoro histórias que tenham mulheres fortes e reais. E Em Busca de Abrigo me proporcionou tudo isso com um bônus de uma leitura ágil, leve e gostosa.
Devorei as 434 páginas do livro em pouco mais de três dias e fiquei encantada com o modo como Jojo Moyes soube criar uma relação familiar extremamente real. O que quero dizer é que conhecemos todo o círculo que envolve a família que tem como matriarca Joy e acabamos nos reconhecendo nas dores, nos erros, nas alegrias e nas diferenças dessa família.
A história lida com dramas familiares de modo tranquilo e faz com que queiramos saber qual será o enredo final daquela trama. O ponto alto do livro, na minha opinião, fica por conta de Joy. Conhecemo-la no início da história e nos apaixonamos junto com ela, sonhamos com o relacionamento dela e do marido e, com a troca de capítulo, passamos a acompanhar Joy sob a visão de Sabine e precisamos confrontar a imagem que já havíamos feito da personagem. Achei incrível a forma como a autora lidou com as diferentes gerações.
Se for para escolher uma coisa ruim no livro, fico com uma trama que achei desnecessária ser criada (não quero contar para não dar spoilers) e que, ainda por cima, foi mal resolvida com o passar do livro. Contudo, tirando essas poucas páginas estranhas onde achei que Jojo perdeu-se um pouco na história, o livro é encantador, a história é extramente rica em aspectos familiares e de nenhum modo óbvia.
Amei muito o livro e eu, que não conhecia a autora, fiquei curiosíssima para apreciar mais da obra dela. Quem sabe até completar essa coleção repaginada lançada pela Bertrand, não é?

site: http://www.blogcoisaetal.com/2015/12/embuscadeabrigojojomoyes.html#.VmWNJPmDGko

Aione 07/07/2015

A renomada Jojo Moyes é famosa em diversos países por seus romances. Em Busca de Abrigo é seu livro de estreia e já havia sido publicado no Brasil pela editora Bertrand Brasil em 2004. Agora, não apenas foi relançado com uma nova e atrativa capa, como dois outros romances da autora publicados pela editora também o serão – A Casa das Marés e Baía da Esperança.

Em Em Busca de Abrigo, três diferentes gerações da família Ballantyne nos são apresentadas. Em terceira pessoa, ora acompanhamos a trama pelos olhos de Joy, a matriarca da família, ora pelos de sua filha, Kate, e ora pelos de sua neta, Sabine. No prólogo do livro, temos a noite em 1953 na qual Joy conhece o marido e os primeiros desenrolares desse encontro em sua vida. No primeiro capítulo, logo a seguir, somos transportados a 1997 com Sabine viajando para a casa da avó, férias um tanto quanto indesejadas por ela. Assim, a ótica da narrativa vai se alternando entre essas mulheres, ao mesmo tempo em que, em alguns capítulos, também retornamos aos anos 50, conhecendo mais do início da vida de casada de Joy.

O mais interessante da obra, a meu ver, foi a forma de como Jojo Moyes não apenas contou sua história como também foi capaz de causar diversas emoções, muitas vezes contrárias entre si, ao alternar os pontos de vista da trama. Enquanto acompanhava a visão de Sabine, me compadecia da adolescente e sentia sua revolta pela mãe e pelos rígidos modos de vida de Joy, além de sua indiferença. Porém, quando passava a enxergar as situações como Joy ou Kate, me solidarizava com elas e, até mesmo, me sentia zangada pelas injustiças de Sabine e por sua visão tão severa, e um tanto quanto machista, sobre a mãe. Tudo isso foi possível porque as três personagens não apenas são complexas como também têm complicados relacionamentos umas com as outras, fazendo com que, além de não se conhecerem, de fato, tenham extrema dificuldade em compreenderem umas as outras.

O livro, entretanto, não se prende apenas às questões dos relacionamentos entre as três mulheres, sendo possível, também, encontrar histórias interessantes entre os personagens que rodeiam a propriedade dos Ballantyne, como a família de Annie, filha da governanta de Joy, e Thom, responsável pelos cavalos e celeiros da propriedade. Essas histórias paralelas tanto contribuem com a trama, tornando-a mais rica, como também se entrelaçam com o enredo principal, tendo notáveis influências nele.

Embora tanto a história quanto a construção das personagens tenha me agradado, seria mentira dizer que minha leitura foi frenética, dotada de um ritmo enérgico motivado pelo meu envolvimento com o livro. Na realidade, demorei bastante para concluir a leitura porque encontrei certa dificuldade nela, que se deu de forma lenta e, em alguns momentos, bastante monótona. Contudo, as últimas 100 páginas ganharam um novo ritmo aos meus olhos tanto pelos acontecimentos em si quanto pela exacerbação das emoções das personagens, de forma que me senti mais envolvida pela história.

Ao final, ao mesmo tempo em que me emocionei com algumas conclusões e aprovei o modo de como se deram, também tive uma certa sensação de algo ter ficado incompleto. Acredito que, a meu ver, alguns conflitos foram resolvidos sem que houvesse uma conversa suficiente para isso, ou até mesmo que outros permaneceram em aberto. De qualquer maneira, compreendo também que o final seja característico do próprio estilo de relacionamento entre as protagonistas, um tanto quanto fechadas umas com as outras. Nesse caso, fatores externos a elas acabaram por ter uma influência bastante forte e compreensível nelas.

Em linhas gerais, embora Em Busca de Abrigo não tenha sido uma leitura completamente envolvente, foi bastante agradável, tranquila e rica em toda sua construção. Há uma bela história sendo contada e com uma positiva mensagem sobre as dificuldades encontradas nos relacionamentos familiares.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/07/07/resenha-em-busca-de-abrigo-jojo-moyes/

Mary 04/06/2024

A rainha das reviravoltas desde sempre
Esse foi o último livro que comprei da Jojo Moyes, também foi o último que coloquei na mala ainda no Brasil, aos 45 do segundo tempo e, por fim, foi o último que li em PT-BR. A ironia mora no fato de que foi o primeiro livro que ela, minha autora favorita, escreveu.

Os livros da Jojo Moyes são a prova de que a prática leva à evolução. Quando comparado ao meu livro favorito dela, "Um Caminho para a Liberdade", fica nítido o aprimoramento da escrita, do enredo e da complexidade dos personagens. Entretanto, é inegável que a capacidade de surpreender o leitor com reviravoltas na trama é um talento intrínseco à autora e se mostra desde o primeiro livro.

Joy, Kate e Sabine são personagens de redenção. Cada história com sua peculiaridade, que se desenrola em uma fazenda irlandesa, sob um céu cinza e/ou chuvoso. Entre segredos e cavalos, o protagonismo é atribuído às três gerações de mulheres de uma mesma família, mostrando o ponto de vista de cada uma acerca da mesma situação.

Jhosy 22/09/2015

O começo
Em Busca de Abrigo é o livro de estreia da autora Jojo Moyes. Eu estava ansiosa para ler e saber sobre o começo da aventura da autora no mundo da escrita, já que hoje ela é de longe, uma das minhas preferidas.

A trama gira em torno de três gerações distintas da mesma família, a família Ballantyne.
Avó (Joy), mãe (Kate) e neta (Sabine). E o que fica claro desde o começo do livro é que na família Ballantyne, o relacionamento entre mães e filhas é sempre permeado de muita tensão e situações mal resolvidas.

Kate é uma mãe solteira que, vive entrando em relacionamentos fadados ao fracasso. E pensando em preservar sua filha adolescente de mais um rompimento, ela decide enviar Sabine para a casa de sua mãe - Joy. O detalhe é que ela não vê a própria mãe a anos. Sabine odeia a ideia, mas vai mesmo porque, não tem outra opção. Joy não somente não sabe o que fazer com a neta, como parece não fazer questão de se relacionar nem com a filha, com a neta, e com ninguém aliás.

Sinceramente para mim o livro foi muito confuso. Em vários sentidos.
A autora alterna vozes dos personagens de uma forma brusca e algumas vezes eu tive que reler trechos mais de uma vez para saber sob que ponto de vista eu estava lendo.
A ordem cronológica dos fatos também é algo confuso demais. Fica difícil de se situar entre os saltos atemporais que o livro dá.

Eu não gostei dos personagens de um modo geral. Joy foi a que mais me agradou, mas faltou nela muito de carisma, de sentido. Kate é insuportável. É fraca demais, tediosa demais e muito mi mi mi para um personagem só. E Sabine é, uma mistura das duas. Há personagens secundários que não entendo porque estão no livro até agora.

Para mim, a única coisa realmente positiva no livro foi ver a partir dele, o quanto a autora evoluiu. E como algumas ideias que neste livro não deram certo, foram trabalhadas e aperfeiçoadas em outras obras (Como a questão da ordem cronológica do tempo, que em A última carta de amor foi brilhante!).

Recomendo o livro mais a título de curiosidade.

Glauci 14/09/2015

O que me consola é que esse foi o primeiro livro que a Jojo escreveu......
Leitura concluída: Em busca de abrigo - Jojo Moyes.
O que me consola é que esse foi o primeiro livro que a Jojo escreveu......
A sinopse não explica muito do livro e o começo é bem confuso. Sabine, uma adolescente de 16 anos se vê de repente despachada para a casa da avó que ela não conhece, pois a mãe está passando por dilemas amorosos e não consegue lidar com isso. Kate, mãe de Sabine, uma mulher insegura e péssima nas suas escolhas amorosas com um relacionamento conturbado com a mãe e com a filha. Joy, mãe da Kate. Uma mulher forte e determinada, com um passado triste,  marcado por uma tragédia.   No meio de tudo isso, dois personagens secundários: Thom (o filósofo do livro) e Annie (que até metade do livro não consegui compreendê-la).....
Eu divido esse livro em duas fases: a primeira sob o ponto de vista da adolescente mimada, que se sente injustiçada pelo mundo por ter sido afastada de tudo o que lhe é familiar e está disposta a não aceitar essa situação e a segunda,  quando a história realmente começa, ou seja, na metade do livro.   Os personagens são mal construídos e a narrativa sofre algumas interrupções repentinas que quebram a história, o que me deixou confusa em vários momentos.
Enfim, o que me consola é que esse foi o primeiro livro que a Jojo escreveu..... e vale a leitura para comparar a evolução da autora no decorrer de seus livros. (Três estrelas) ★★★☆☆.

LuanaBorges 31/08/2015

Sensível, emocionante...
A juventude de Joy dividiu-se em dois momentos - antes e depois de se casar com Edward - quando enfim sentiu que seria capaz de amar alguém e ser feliz. Depois de muitos anos tudo isso torna-se apenas lembranças. Agora Joy é uma senhora de personalidade difícil e matriarca de uma família desestruturada, que devido a um acontecimento do passado, afastou-se e quase perdeu o contato com sua filha caçula, Kate.

Kate se afastara de seu passado, sua família e tudo o que eles representam. É uma mulher que vive em busca da felicidade e para isso muitas vezes faz escolhas erradas, causando grandes mudanças tanto em sua vida quanto na de sua filha adolescente, Sabine.

Sabine tem uma opinião bem formada sobre sua mãe, e diga-se de passagem, uma opinião nada honrosa sobre suas constantes trocas de marido. Após ser enviada para casa da avó, com quem poucas vezes teve contato, esse ressentimento só aumenta e transforma-se em completa aversão.

Minha opinião
"Em busca de abrigo" é o romance de estréia de Jojo Moyes, que este ano foi reeditado pela editora Bertrand Brasil. Nele, Jojo retrata o drama familiar de 3 gerações de mulheres da família Ballantyne. Com a narrativa em terceira pessoa, cada uma das personagens principais - avó (Joy), mãe (Kate) e filha (Sabine) - tem a oportunidade de nos mostrar seus pontos de vista.

No início estranhei um pouco a narrativa e fiquei confusa tanto com os saltos temporais presentes no livro, quanto com os pontos de vista se intercalando de maneira abrupta. Mas o que pra mim foi motivo de confusão, apesar de contraditório, também foi o que me proporcionou uma visão abrangente sobre o sentimento de cada personagem. Ao mesmo tempo que me solidarizei com Joy e Kate, também compreendi o caos na cabeça de Sabine. A partir do momento que isso passou a não me incomodar mais, a história ganhou meu coração e peguei um bom ritmo de leitura, especialmente últimas 100 páginas.

Lamento a nota no Skoob ser tão baixa, visto que achei uma história linda, sensível e extremamente comovente. Acho que a avaliação desse livro é muito pessoal, e depende muito da identificação do leitor com a trama. Pra mim, apesar de me lembrar aqueles filmes que costumam passar na sessão da tarde, o enredo cativou e os personagens conseguiram transmitir de maneira palpável, toda a melancolia que norteia esses laços familiares tão frágeis.

No fim, a história das mulheres Ballantyne cria uma ponte com nossa própria história, proporcionando uma reflexão a cerca dos sentimentos e atitudes de nossas mães ou filhas, as quais muitas vezes não compreendemos e julgamos. Por ter esse apelo tão pessoal, com um toque de realidade, aplaudo Jojo de pé.

A narrativa de Moyes é inigualável! Como diria Hazel Grace (A culpa é das estrelas), eu leria até a lista de supermercado dela. Ainda tenho 3 livros da autora na minha estante e a cada livro seu que leio, minha convicção de que é minha autora favorita só aumenta. "Como eu era antes de você" continua sendo meu livro favorito da autora, portanto, se você ainda não conhece a história de Lou e Will, por favor, por favor, você precisa dar uma chance a eles!! O livro é lindo demais!

Resenha publicada no ig @dicadeleitora

Moonlight Books 13/08/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Mesmo sendo o primeiro, ainda assim é Jojo.

É uma história que evidencia o conflito de gerações e as diferenças de personalidade. Os filhos nem sempre atingem as expectativas dos pais, só que o inverso também ocorre e aí cabe a maturidade de cada um, e também muita humildade, para aceitar as diferenças, construindo a partir daí uma vida com harmonia, tolerância e generosidade.

Eu gostei bastante da leitura e no desfecho Jojo conseguiu até me arrancar algumas lágrimas. Contudo, confesso que gostaria que em certos aspectos a história tivesse sido mais ágil, especialmente nos primeiros capítulos, que têm um ritmo bem moroso e descritivo. Senti falta de mais diálogos nesta parte inicial e de capítulos mais curtos. No entanto vale a pena seguir em frente e se deixar levar, pois acabamos sendo envolvidos pelas vidas destas pessoas e sentindo na pele suas emoções. Eis aqui a característica mais marcante de Jojo Moyes, a humanização e veracidade de seus personagens, que acabam saindo das páginas e tornando-se muitos vivos para o leitor. Não há perfeição neles, posso dizer que possuem mais defeitos que qualidades, e exatamente por isso nós acabamos nos apegando e torcendo como se fossem pessoas próximas.

Eu comecei a ler as obras da autora por seus livros mais atuais, com certeza sua escrita amadureceu bastante e a cada dia está melhor, mas mesmo neste seu primeiro trabalho vemos talento e uma história rica, com uma mensagem de valor, para todos os seus leitores, sobre perdão e segundas chances.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/08/resenha-em-busca-de-abrigo.html