O Bruxo

Maria Adelaide Amaral
Maria Adelaide Amaral

Resenhas - O bruxo

Charleees 28/03/2023

É sempre muito difícil falar de um livro que nos toca, porque é algo muito íntimo que outros leitores talvez não conseguiam sentir. Mas com Maria Adelaide Amaral é quase impossível não sair tocado após a leitura de suas belíssimas obras. O Bruxo é o terceiro romance que leio da autora, fora sua biografia, alguns textos de teatros e a biografia de Dercy Gonçalves escrita por ela. Adelaide também é famosa na tv com suas minisséries históricas como: Um só coração, JK, A Muralha, Os Maias e A Casa das sete mulheres. Uma escritora que consegue penetrar fundo nas emoções, sentimentos e no cotidiano da gente

Sobre o livro: Ana é uma professora de literatura e poeta que, aos 49 anos se ver obrigada a rever sua relação com as pessoas a sua volta, após o término de seu casamento que durou 25 anos... Filhos, amigos, ex marido, ex amores, amores que duram até hoje, novos amores que surgem do nada... Ana é uma personagem construída com tanto esmero e verdade por Adelaide que é impossível não nos identificarmos com suas lutas, dores e questionamentos, conectamos nossa própria história a história de Ana, compreendemos e é possível dizer até que compartilhamos de empatia com ela. Ana é uma mulher que acredita na astrologia, nos signos em toda essa área mística e é a chegada de um bruxo na cidade que faz com que tudo em sua vida vire de cabeça pra baixo.

Lya Luft diz que O Bruxo poderia ser um ensaio sobre a descoberta de si, e a compreensão do outro. É isso. Um livro que me fez sair tocado após sua leitura. Recomendadíssimo!

* Resenha editada em Abril de 2018

Adriana 15/02/2015

rapido
Sei lá.... muitas coisas.....
Tive a impressão que ela queria despejar seus pensamentos e usou a a Ana para faze-lo, mas nada é consistente e tudo muito rapido, a estoria os diálogos, os personagens.

KatiaMaba 24/01/2013

É preciso fazer concessões........

Recomendo a leitura do romance brasileiro/ficção “O Bruxo” da escritora Maria Adelaide Amaral, natural da cidade do Porto (Portugal), residindo atualmente em São Paulo (SP).

O livro acima mencionado relata as ações e reações no dia a dia de uma personagem com experiência de vida suficiente para fazer suas escolhas, mas, imatura emocionalmente diante da idealização de algo para o qual ainda não está preparada para desfrutar.

Através do desafio em lidar com: apreço pessoal, resignação, ciúmes, possessão, solidão e o passar dos anos na aparência física, inúmeras oportunidades e crescimento pessoal são oferecidos, mas, ignorados.

O ponto alto do romance é quando algo de muito valor ameaça abreviar seu tempo, resultando na quase certeza de que concessões são muito mais importantes em nossas vidas do que qualquer grau de maturidade possa reconhecer.

Excelente quinta-feira para você,
Kátia Regina Maba