Aventuras na História Nº 107 (Junho de 2012)

Aventuras na História Nº 107 (Junho de 2012) Abril



Resenhas - AVENTURAS NA HISTÓRIA nº 107


2 encontrados | exibindo 1 a 2


z..... 14/01/2021

Junho de 2012
Nas notas históricas, outra hipótese da identidade de 'Jack, o estripador', entre as dezenas que existem. Seria Lizzie Willians, esposa de um ginecologista, que teria cometido os assassinatos por não ter tido filhos.
Então seria maquiavélica vingança, pra lá de doentia. Os que sustentam a suspeita, alegam a retirada do útero de algumas vítimas e elementos do crime "delicadamente posicionados". Essa é uma história que parece não ter fim e a bola de neve de suspeitos e explicações inusitadas só vai aumentando...

"Império multicultural"
Reportagem sobre os persas, com peculiaridades do governo (preservavam a elite dos povos dominados), reis que se projetaram (Ciro, Dario, Xerxes) e barreira que tiveram para expansão sobre os europeus (os gregos).

"Tempero de sangue"
Sobre o imperialismo português para hegemonia sobre o comércio de especiarias na Ásia, especialmente em Málaca. Rendeu lutas acirradas, exemplificando histórias terríveis inerentes ao colonialismo europeu.

Das dicas de leitura, queria dar aquela conferida paidégua em "Uma breve história do Cristianismo", de Geoffrey Blainey. O autor tem fama de ser conciso de maneira interessante em suas obras. Oras, a temática e o texto em síntese são pontos atrativos em minhas buscas. Tá anotado a sugestão...

A reportagem sobre os templários não foi tão instigante como esperava, sem curiosidades além do que é amplamente difundido.
Teoricamente eram religiosos que defendiam a cristandade, a obediência, a castidade, o voto de pobreza, mas foram tornando-se poderosos e independentes, com lutas de crescentes interesses pessoais, acúmulo de riquezas e práticas infames e escandalosas que entraram em choque com os interesses de outros (também dominadores religiosos). O resultado foi a condenação pesada, com inquisição e tudo (na real, a cristandade em sua originalidade não era o que importava, apenas os interesses escusos no mundanismo). A reportagem sobre as especiarias e a dica de livro anotada tem desdobramentos nesse contexto...

Leitura nos idos da pandemia em Macapá... à esperava da vacina...
comentários(0)comente



Fabi_Bedin 14/06/2012

Muito bom
A revista deste mes me surpreendeu. Todas as matérias estão realmente fascinantes, e o que foi exposto sobre os Templarios está também bem interessante.
Recomendo, aos amantes da história.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2