O Romance da Ciência

O Romance da Ciência Carl Sagan

Resenhas - O Romance da Ciência

JPHoppe 21/06/2020

[A resenha a seguir foi feita para o livro "O Cérebro de Broca", que é a versão brasileira do livro de mesmo nome, "Broca's Brain: Reflections on the Romance of Science"]

"O Cérebro de Broca" talvez seja o livro onde Carl Sagan chega mais próximo da fronteira entre a ciência e a religião, esta última no seu sentido mais espiritual, não tradicionalista e dogmático. Também dedica um bom espaço ao modo de lidar cientificamente com a pseudo-ciência e charlatões.

O título refere-se ao anatomista francês Paul Broca, que estudou extensivamente o cérebro humano e as relações de suas áreas com funções do corpo, inclusive dando nome a Área de Broca, uma região cerebral responsável pela articulação da linguagem. Para tanto, reuniu em seu laboratório um grande número de cérebros, conservados em formol, onde boiam até hoje, inclusive o cérebro do próprio Broca.

Além disso, o livro trata dos limites de nosso conhecimento, da organização do cosmos em leis físicas, de experiências de quase-morte e de literatura de ficção científica, incluindo o mais extenso e dedicado debunking que "Mundos em Colisão" jamais viu.

Menos conhecido que outras obras de Sagan, mas no entanto sem nada a dever em relação a estas, "O Cérebro de Broca" é um livro que merece ser lido.

Raphael 09/08/2010

Não tão romântico quanto Cosmos mas, ainda sim, um romance.
A cada livro de Sagan que leio, me impressiono cada vez mais com o dom que ele possui (uso no presente pois mesmo após sua morte seu gênio continua vivo e inspirando cada vez mais pessoas) de transformar em poesia todas as descobertas científicas. Seja na física quântica ou na biologia, é notável o esforço de Sagan em nos apresentar as maravilhas que a ciência nos revela à respeito de nosso universo. Maravilhas antes desconhecidas, ofuscadas pelo misticismo e crenças seculares que pregam a ignorância dos povos.
Há alguns capítulos no livro que exigem um certo conhecimento prévio de conceitos de física básica e outros mais apurados que chegam a ser um pouco cansativos, mas Sagan, em seu esforço e empolgação contagiante, nos disponibiliza apêndices ao final do livro para que o leitor se familiarize com tais conceitos.
De modo geral, esta é mais uma obra-prima de um homem, que acredito eu, compreendeu verdadeiramente sua localização e seu papel na imensidão do espaço e na vastidão do tempo.

prof.vinic 18/05/2013

ótima obra do gênio
Achei muito interessante, uma visão direta e crítica da situação atual da divulgação científica! Triste, na verdade, pois o livro foi escrito em 1978 e está completamente atual. Sou professor universitário e percebo todos os problemas apontado por Sagan, há mais de 35 anos!

Concordo plenamente que devemos discutir mais ciência, devemos trazer os jovens para este fantástico mundo das descoberta. Afinal nossa espécie chegou aqui apenas por causa dessa curiosidade, e nosso futuro invariavelmente vai depender dela!

O final do livro seguiu o padrão Sagan, viajou ao extremo! Mas nada que atrapalhe o livro... Recomendo fortemente a leitura, com certeza vai te deixar uma impressão otimista acerca da humanidade.

Monocromatico 16/04/2012

Ciência
A argumentação contra a hipótese de Velikovsky deveria constar na grade curricular de qualquer faculdade, pois é uma aula sobre como se faz e de como não se deve fazer ciência.

Kaique.Nunes 25/03/2019

O Romance da Ciência, é um livro escrito pelo astrofísico Carl Sagan, onde seus capítulos eram originalmente artigos publicados em revistas entre os anos de 1974 e 1979. Essa obra é uma reflexão sobre a beleza da ciência, tratando dos limites de nosso conhecimento, da organização do cosmos em leis físicas, das experiências de quase-morte e da literatura de ficção científica. Enquanto houver seres humanos, levantaremos questões profundas e fundamentais, onde o tempo mais excitante, satisfatório e estimulante de se estar vivo é o tempo em que passamos da ignorância para o conhecimento sobre essas questões, e é justamente nesse tempo em que vivemos.

O título original do livro é “O Cérebro de Broca: Reflexões sobre o romance da ciência”, no qual refere-se ao anatomista francês Paul Broca, que estudou extensivamente o cérebro humano e as relações de suas áreas com funções do corpo, inclusive dando nome a Área de Broca, uma região cerebral responsável pela articulação da linguagem. Para tanto, reuniu em seu laboratório um grande número de cérebros, conservados em formol, onde boiam até hoje, inclusive o cérebro do próprio Broca.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

gab 12/04/2022

E mais uma vez Carl Sagan não me decepciona, com uma didática incrível e assuntos que prendem qualquer um ele é um dos maiores nomes da introdução do público geral no mundo da ciência.

Marcus 01/10/2023

Para encarar os mistérios do universo
Muita gente vai associar o nome de Carl Sagan à série de TV “Cosmos”, produzida com sua esposa Ann Druyan, lançada nos EUA em 1981 e exibida no Brasil entre 1982 e 1983. Astrônomo e astrofísico norte-americano, Sagan foi um excelente divulgador da ciência, e também publicou vários livros, acadêmicos, para leigos e a ficção “Contato”.

Li quase toda a obra de Sagan. Seu texto é muito claro, encanta o leitor quando exalta mas maravilhas da ciência, instiga a curiosidade a cada linha e provoca reflexões. “O Romance da Ciência” foi publicado nos EUA em 1979, chegou ao Brasil apenas dez anos depois, mas só fui lê-lo agora.

A obra reúne 25 trabalhos do autor. Parte deles são transcrições de palestras, republicação de artigos de revistas científicas e alguns inéditos. Três ou quatro textos farão a alegria de um estudante de física, mas pela primeira vez fugiram ao meu alcance, principalmente por conta das fórmulas. Lindas de ver, mas incompreensíveis para mim. Há outro senão, mas esse é pelo fato de eu ter esporeado tanto tempo para ler. Escritos há mais de 40 anos, alguns capítulos ficaram desatualizados.

Então não vale mais a pena ler “O Romance da Ciência”? Vale! O raciocínio e o texto elegante de Sagan oferecem ao leitor instigantes considerações sobre grandes cientistas, vida extraterrestre inteligente, viagens espaciais, exploração do sistema solar e - tema caro ao autor - reflexões sobre ciência, pseudociência e religiões. Há um capítulo dedicado à análise de obras de ficção científica.

“O Romance da Ciência” foi lançado em 1989 pela editora Francisco Avisa, com tradução de Carlos Aberto Medeiros. O título encontra-se esgotado, mas pode ser encontrada em sebos por valores bem razoáveis em. Para quem lê em inglês, o título original é “Broca's Brain: Reflections on the Romance of Science”. “O cérebro de Broca” é justamente o primeiro capítulo do livro, escrito em homenagem ao cientista francês Paul Broca, do século 19.

site: https://www.youtube.com/@BichodePrata