Antologia do teatro brasileiro

Antologia do teatro brasileiro Alexandre Mate...




Resenhas - Antologia do teatro brasileiro


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Carlos Nunes 01/08/2023

Como o nome do livro já diz, é uma coletânea de 9 comédias de 7 autores diferentes, alguns são grandes nomes apenas do teatro, mas outros são nossos velhos conhecidos de outros gêneros, como romances ou contos, e nem sempre temos acesso à sua produção teatral como, por exemplo, o Machado de Assis ou o José de Alencar. Quando falamos em comédia, imaginamos logo aquela obra cheia de confusão, corre-corre, mal-entendidos, às vezes piadas de duplo sentido, mas isso nem sempre é verdade. O termo comédia, na sua origem, designava apenas um contraponto à tragédia, ou seja, trazia obras menos dramáticas, geralmente com situações cotidianas, e com final feliz, mas aos poucos foi se transformando em um gênero mais escrachado, e esse gênero de comédia fez muito sucesso no século XIX, e não foi diferente no Brasil, que na época importava os modismos da França. E grandes nomes surgiram daí, como Martins Pena, que está representado aqui por uma de suas peças mais conhecidas, O NOVIÇO. Curiosamente, a peça mais fraca do livro, na minha opinião, foi a do José de Alencar. O Machado, também, pelo menos pela amostra que temos aqui, era bem melhor romancista e contista do que dramaturgo. Mas outros autores já tinham um talento maior para o teatro, e se tornaram nomes conhecidos, como o França Júnior ou Artur Azevedo. E uma figura que se destaca no livro é o autor das duas últimas peças, o José Joaquim de Campos Leão, autodenominado Qorpo-Santo, um cara muito estranho, que, hoje se sabe, era portador de algum distúrbio mental, mas isso não o impediu de escrever várias peças, meio malucas, mas cheias de críticas sociais, e hoje ele é considerado pelos estudiosos um precursor do teatro do absurdo, que só surgiria anos depois, na Europa. E essa edição da Cia das Letras pelo selo Penguin está muito caprichada, traz uma minibiografia de cada autor, uma cronologia do século XIX no Brasil, e como esses autores e obras se encaixam no panorama cultural brasileiro e um texto introdutório muito bom, contando um pouco da história do teatro no Brasil, como e porque os autores da coletânea foram importantes e mencionando muitas outras obras que me deixaram ainda mais curioso e interessado em conhecer mais sobre o nosso teatro no século XIX.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Desde o século XIX, quando a tradição teatral começou a se consolidar no Brasil, um gênero em especial se destacou como vocação maior da dramaturgia nacional: a comédia. Apesar de desdenhado por críticos, intérpretes e até pelos próprios autores, o texto cômico se mostrou uma tentação irresistível para muitos autores, até mesmo para os grandes nomes do período romântico brasileiro. Nesta antologia, estão reunidas peças cômicas dos mais diferentes estilos. A farsesca comédia de costumes de Martins Pena; o vaudeville burlesco de Joaquim Manuel de Macedo; o humor bem comportado de José de Alencar. E também a ironia elegante de Machado de Assis, a sátira implacável de França Júnior e a comédia, a um só tempo, de entretenimento e crítica social de Artur Azevedo. Por último, o texto inovador e iconoclasta de Qorpo-Santo.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788563560452
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR