Vida Encantada

Vida Encantada Diana Wynne Jones

Resenhas - Vida Encantada

Dani 11/01/2011

O que dizer sobre esse livro? Quando comecei a ler, estava receosa de que fosse desistir logo no começo. Eu demorei a me apegar aos personagens, e a narrativa não estava me prendendo por completo. Pode ter custado um pouquinho, mas eu acabei me encantando. De todas as histórias de fantasia, as que envolvem bruxaria sempre foram as que mais me interessaram. Transformar pessoas em sapos, usar ingredientes como olhos de salamandra ou sangue de dragão para realizar feitiços, objetos encantados... Tudo isso sempre brilhou aos meus olhos. E Vida Encantada parece ser assim: mágico.

Enquanto eu lia, a sensação era a mesma de estar viajando em uma clássica história fantástica como As Crônicas de Nárnia. Não foi por menos: uma rápida visita à Wikipédia, e eu descobri que Diana Wynne Jones foi aluna de ninguém menos que C. S. Lewis e, como se não bastasse, de J. R. R. Tolkien. Ah, e só pra deixar esse time um pouquinho mais humilde, ela acabou também sendo professora da diva J. K. Rowling. Pronto, precisa de mais argumentos?

Vida Encantada é, para sintetizar ao máximo, criativo. O que você pensaria de uma carteira de fósforos, com alguns queimados e outros intactos, mas com todos no lugar, que é guardada com cuidado especial? Ou de objetos que gritam com a finalidade de não serem roubados? Um jardim que provoca ilusões, feitiços que são realizados dando nós em um lenço?

O trabalho da Diana é muito bom, e com certeza eu vou ler outros dos seus livros. Só acho uma pena que ela não seja assim tão conhecida, tanto é que a gente não encontra os livros tão facilmente para vender. Mas seria super legal ver Vida Encantada transformado em filme; era algo que eu conseguia imaginar perfeitamente enquanto lia: um filme digno de efeitos especiais que nos enchem os olhos e nos fazem sentir a magia.

Resenha completa em: http://danificavel.blogspot.com/2011/01/vida-encantada-de-diana-wynne-jones.html

Domi 05/05/2014

Muito legal! Agora estou muito curiosa pra ler os outros da sequência.

Gabyh 31/03/2019

"Gato teve um vislumbre de como Gwendolen se sentia: o modo como Crestomanci mostrava-se amistoso quando deveria estar furioso deixava-o confuso e exasperado."

Os livros da Diana são escritos de uma forma fantástica – ela foi aluna de Tolkien e Lewis na faculdade, que sortuda - sendo fácil você se ver dentro do mundo criado por ela. Os detalhes do livro foram trabalhados de uma forma que encanta, primeiro pela capa ser bastante colorida, depois pelo desenho circular da capa que distorce o seu redor, mas com uma capa completa por baixo que nos mostra a ilustração completa. O início de cada capítulo contém um desenho que nos remete ao que está sendo contado, sempre faz uma referência a algo que vai acontecer naquele capítulo.

Vamos para a história propriamente dita... Um acidente de navio deixou Gwendolen – uma bruxinha super dotada - e Eric Chant – um mago de nove vidas – órfãos, Gwen escreve uma carta para o atual Crestomanci, o que resulta em ambos sendo levados a viver no castelo de Crestomanci - um grande mago – e no fundo um parente não tão distante, contudo viver no castelo não é bem o que eles esperavam, Eric – também conhecido como Gato – não conhece o próprio poder, na verdade acredita que não tem capacidade nenhuma de fazer bruxaria, enquanto Gwendolen está radiante, já que os bruxos que moravam próximo a sua antiga casa diziam que ela seria uma grande feiticeira, que tinha um grande talento, ela queria ser reconhecida por seus poderes o que não acontece e vai deixando a menina cada vez com mais raiva e as confusões começam.

Mas afinal o porquê “o atual Crestomanci”? O Crestomanci é um mago importantíssimo, que é chamado pelas pessoas quando se tem um uso indiscriminado de magia no(s) mundo(s), uma coisa que se descobre mais do meio ao fim do livro. E como assim “mundos”? Isso mesmo o livro nos mostra que existem vários mundos, onde as coisas aconteceram de formas oposta. Se não entendeu ainda vamos, lá, seremos mais detalhistas. Imagine uma guerra entre a França e a Inglaterra, se nesse mundo a França venceu, no outro mundo a Inglaterra venceu e a história foi moldada de acordo com isso, são nove mundos e cada pessoas tem uma outra “versão” de si mesmo em cada um desses mundos, a não ser o Crestomanci, ou o mago destinado a assumir esse cargo, já que ele vive em um só mundo, mas com as nove vidas que deveriam estar espalhadas por aí.

O mais gostoso do livro é a forma como Diana retrata os personagens, ela não cria eles para serem perfeitos, muito pelo contrário a imperfeição os fazem marcantes. Eric é bastante dependente de sua irmã Gwendolen, ele sempre precisa dela para tudo. Gwendolen é considerada - pelos bruxos da rua onde morava com seus pais – uma garota prodígio em magia, ela acredita que deveria ser reconhecida pelos seus grandes feios, até mesmo pelo próprio Crestomanci. A relação dos dois não é bem o que parece, mas não deixe essa resenha te influenciar a gostar ou não de algum personagem, deixe a história te levar a isso, e esteja preparado, o final do livro mostra uma reviravolta que não ninguém esperava.

Italo 04/05/2014

Vida Encantada
"Vida Encantada" é um título de muito significados, um deles genuinamente sentimental. Ao ler o livro, você percebe a real magia acontecer em cada página, sem ter tempo nem mesmo de se dar conta disso. Como esperado da famosa Diana Wynne Jones, o que posso dizer da minha primeira obra lida por completo dela é que foi mágico. Anteriormente meu contato era apenas com trechos ou algumas páginas, devido a dificuldade que é encontrar seus livro aqui no Brasil. Magia, essa é a palavra mais adequada ao efeito final na história, logo você pode jurar que ela existe. Sra. Jones era bruxa! Juro.

Muito bem, o livro conta a história dos irmãos Eric e Gwendolen Chant, que ficam órfãos e são convidados para morar no Castelo de Crestomanci após Gwendolen escrever uma carta para o atual Crestomanci, o qual mais tarde descobrem ser um parente não tão distante.

E por que "o atual Crestomanci"? Este é um título de mago importantíssimo, e são chamados quando há o uso indiscriminado da magia no(s) mundo(s). Mas você só sabe disso lá pela metade do livro, mais propriamente, com todas as letras, no fim.

O ponto de vista da narração é em Eric, mais conhecido como Gato, e muitas vezes você se sente aflito, triste etc, da maneira como toda boa narração nos deve proporcionar. Gato é dependente, por isso as emoções ruins que citei; ele não tem confiança, a única coisa que tem é certeza absoluta de que não sabe fazer uma simples magia sequer, e precisa quase sempre da irmã mais velha, Gwen, para tudo. Ela é considerada uma criança prodígio em magia e, portanto, é muito mimada por todos, por isso quando convidada para ir ao famoso Castelo Crestomanci ela acha que é pelo reconhecimento de seus incríveis talentos...

Quando chegam ao castelo, para decepção de Gwendolen, Crestomanci parece não se dar conta de seu talento e inclui ela e o irmão nas aulas particulares de seus dois filhos Julia e Roger em magia básica. Gwendolen fica ainda mais ultrajada quando Crestomanci, gentil mas autoritariamente, impõe a regra de que “crianças não podem usar magia de nenhum tipo sem supervisão de um adulto”.

Sobre Gato e Gwendolen, as coisas não são bem como parecem ser. Tenha isso em mente, não é spoiler, não se force a gostar nem desgostar de nenhum personagem, simplesmente se deixe fluir na leitura, está bem? No final há uma reviravolta, digna e particularmente muito diferente das que já li, tal qual o jardim nos fundos do Castelo, que gira em sentido anti horário. Uma analogia sutil e bonita. Veja bem, você sabe até agora, por esta resenha, que Gwen é superdotada e Gato sabe de nada... Favor prestar atenção também na razão do nome ser Gato e no título, Vida Encantada, não é só mais um nome bonitinho que diz respeito a coisas mágicas e bobinhas... Pronto. Digo mais nada.

No mais, as ilustrações de dentro do livro são belíssimas, simples e originais, contando muito bem os acontecimentos. Outra coisa que precisam saber é que esta é uma série de 7 livros: Os Mundos de Crestomanci, e há algumas ordens a serem consideradas.

Em cronologia interna:

1. As Vidas de Christopher Chant (The Lives of Christopher Chant, 1988)
2. Conrad's Fate (2005)
3. Vida Encantada (Charmed Life, 1977)
4. Os Magos de Caprona (The Magicians of Caprona, 1980)
5. The Pinhoe Egg (2006)

Algumas não possuem em português, e isso é uma pena.

Ordem recomendada de leitura:

Diana Wynne Jones recomenda a leitura de Vida Encantada, seguida por As Vidas de Christopher Chant. Então Conrad’s Fate, A Semana dos Bruxos, Os Magos de Caprona e as histórias curtas de Mil Mágicas em qualquer ordem depois desses(apesar de dois dos contos deste acontecerem logo após Os Magos de Caprona. The Pinhoe Egg se passa logo após Vida Encantada e um pouco depois dos acontecimentos de "Ladrão de Almas" e "O Centésimo sonho de Carol Oneir" (ambos contos de Mil Mágicas).

(Veja a resenha completa no blog)

site: http://fantocheria.blogspot.com.br/2014/05/sugestao-literaria-vida-encantada-diana.html

Eduardo Rockwell 31/01/2022minha estante
Hey pow, marca que tem spoiler! Put*a spoiler falar que o garoto tem 9 vidas! Rsrsrs

Lívia Galvão 10/03/2022minha estante
O garoto se chama gato, você esperava que quando ele estivesse gripado em vez de espirrar ele miasse?

eibarba 02/11/2011

Este foi o primeiro livro da Diana que eu li e com certeza procurarei outros para ler também! A autora é mais famosa no Brasil por sua série do Castelo Animado (O Castelo Animado, O Castelo no Ar e A Casa dos Muitos Caminhos), mas, por indicação de uma amiga resolvi começar a ler os livros da autora pela coleção dos Mundos Mágicos de Crestomanci, e adorei a experiência.

O livro conta a história de Gato e sua irmã Gwendolen, que são bruxos, e após a perda dos pais vão morar no estranho castelo de Crestomanci, e como era de se esperar muitas coisa fora do comum acontece com as crianças e elas têm que aprender a conviver com isso de alguma forma. A história fica pior quando Gwendolen viaja para outro mundo deixando em seu lugar a sua “sobresselente” Janet, que tem a missão de se passar pela menina sem nem mesmo ter a conhecido pessoalmente.

O que mais me chamou atenção no livro foi a forma como a autora nos conta a história, sobre o ponto de vista de um personagem, mas, que as vezes foge disso e dá a entender que a história é bem maior do que ela realmente está nos contando, e no final isso realmente se revela verdadeiro. Todos os detalhes apresentados no inicio da história, que primeiramente pensamos que são coisas somente para “encher mais linhas” fazem todo o sentido no final, dando um sentindo tão amplo a história, coisa que poucos autores na literatura fantástica usam sabiamente.

O desenvolvimento dos personagens começa devagar no inicio, mas, quando a história começar a tomar proporções maiores os seus personagens também crescem (literalmente hehe), dando um gás a toda aventura. Como falei no inicio, esse foi o primeiro livro da autora que eu leio, e já estou procurando a continuação e as outras séries para conferir também. Recomendo a leitura para quem gosta de fantasia infantil e ficção cientifica, com certeza será um prato cheio.

Fimbrethil Call 25/08/2009

Divertido!
Bom livro, muito divertido um mundo onde bruxos e bruxas são tão comuns quanto o padeiro e o jardineiro. Divertido ver como a bruxaria se insere no dia a dia de todos.

Andrea 08/02/2023

Diana Wynne Jones nunca decepciona!
Como é bom ler um livro infanto-juvenil! Principalmente quando escrito por uma autora tão incrível como Diana Wynne Jones! Li Vida Encantada de forma despretensiosa, mas fiquei de fato encantada pelo mundo mágico de Crestomanci e pelas reviravoltas da narrativa. Quero muito ler as continuações com certeza!

pris.oliveir4 19/02/2024

Uma das personagens mais chatas da história da fantasia, e que pode incomodar muito a leitura, mas superado o desgosto enorme por Gwendolen, esse é o início de uma série incrível.
Sou apaixonada pela história, mesmo quando os personagens me causaram muitos momentos de nervoso. A fantasia do livro é encantadora, e é com certeza o que faz a leitura ser cativante.
Recomendo pra qualquer pessoa que goste de ficção, mas é necessário que tenha um pouco de paciência com personagens desqueridos, garanto que a história valerá a pena.

Thalita 21/03/2024

Diana não decepciona
A história de Vida Encantada gira em torno de Eric ?Gato? Chant e sua irmã Gwendolen. Eles perderam os pais num acidente de balsa e foram morar com uma bruxa que era sua vizinha. Desde cedo os poderes de Gwendolen eram destaque, enquanto Gato vivia sempre à sombra da irmã. Um dia, o Crestomanci aparece e convida os irmãos para morarem no castelo com ele. Aí é onde as coisas desandam.

O tanto que eu amei esse livro não tá escrito. A Diana era fantástica. Pra quem gosta de fantasia infantojuvenil, Vida Encantada é ouro.
Gato é meu personagem favorito. Ele era tão inocente que acreditava que as coisas que a irmã fazia não era por maldade (quando na verdade era sim). Ele gostava verdadeiramente dela, já que era sua única família, enquanto Gwendolen só sabia tratá-lo com o maior desprezo.
Falando nela, Gwendolen era uma menina egoísta e soberba. Tudo o que ela fazia era sempre pra benefício próprio, não importa quantas pessoas morram no processo.
Ah, uma menção honrosa à Janet, que foi pro Gato a irmã que Gwendolen jamais foi.

Enfim, deixo minha recomendação para os amantes de fantasia, ainda mais aos fãs de Harry Potter (a JK levou umas referências daqui pra HP).

Lima 25/03/2024

Confesso que não gostei, não é meu tipo de leitura favorito, inclusive, demorei muuuuito para terminar. O Chat me deu muita raiva, o quanto ele é sonso.