Sombra severa

Sombra severa Raimundo Carrero

Resenhas - Sombra Severa

Conrado.Patrick 22/10/2020

"O amor é a inveja do outro: ama-se para roubar do outro a parte que lhe falta."

Valmor 19/09/2020

A angústia da traição
Tendo como pano de fundo personagens bíblicos, como Judas e Abel, este romance de Raimundo Carrero retrata com toques discretos de regionalismo as angústias das traição, não somente entre homem e mulher, mas traição familiar, traição a si próprio e o peso que se carrega com isso. O autor explora as digressões, para buscar as explicações dos problemas atuais dos personagens. O narrador onisciente e onipresente retrata a dureza de Judas em suas ações e corpo, a compaixão e resiliência de Abel e Dina com grande maestria, transmitindo de maneira viva suas características. Um grande romance nacional infelizmente pouco conhecido.

Lethycia Dias 30/12/2018

Destinos determinados
"Sombra Severa" é uma novela muito peculiar, com ambientação e tempo incertos, com poucos personagens e que se desenvolve em grande parte na mente dos personagens principais, que são Abel, Judas e Dina.
Os nomes de personagens bíblicos não são uma coincidência. Abel, o irmão invejado e assassinado. Judas, o traidor. Pode-se até dizer que os nomes dos personagens seriam determinantes de seus destinos.
Tudo começa quando Abel chega à fazenda em que vive com seu irmão levando Dina, uma moça da região com quem acaba de fugir. Os dois irmãos se preparam para organizar um casamento às pressas e para enfrentar os irmãos de Dina, que devem vir tirar satisfações. As coisas saem do controle, porém, quando Judas trai seu irmão, de uma forma que não pode se perdoar. Dina permanece resignada à sua nova situação, assumindo a casa da fazenda, mas assombrando Judas ao usar as roupas de Abel.
É um livro de poucos diálogos e poucos acontecimentos concretos, mas escrito com muita poesia. As frases, quase sempre curtas, apresentam uma construção muito bonita que torna a narrativa envolvente e nos faz mergulhar nas mentes de Judas, Abel e Dina. Isso acaba fazendo de "Sombra Severa" um livro impressionante.

site: https://www.instagram.com/p/Br8wrGsgmQw/

Lanny 03/12/2015

Trágico
Posso resumir todo a história do livro em trágico, poderia dizer que é romântico também, porém a história tem mais tragédia que romance.
A história baseia-se no triângulo entre Diná e os dois irmãos Judas e Abel . Abel e Dina se amavam, porém Judas a amava em segredo. Decidiram forjar morte de Abel, tudo estava planejado e Judas decidiu levar Dina á uma capela distante, porém lá a violentou. E o inferno começa a partir daí, Judas convive em casa com a tristeza do irmão e o desprezo se Dina, em uma noite, não aguentando o silêncio do irmão acabou matando-o de verdade. Porém as coisas só pioraram, Judas teve que conviver com o remorso, ter ter matado o irmão e as provocações de Dina, os dois se casam. De dia Diná se vestia como Abel e a noite se comportava como a esposa, se despia e. passava a noite sem roupa na cama a espera de Judas, por este não tem coragem de tocá-la e por fim decide entregar-se a solidão sem comer nem ver ninguém a espera da morte.