Agostinho

Agostinho Huberto Rohden

Resenhas - Agostinho

Ricardo 15/06/2012

Ainda não terminei, mas vale à pena descrever o indescritível
Ainda não terminei de ler o livro, mas adianto que não me enganei ao comprar este exemplar da biografia de Agostinho, o "Santo Agostinho", africano que viveu entre os século III e IV depois de Cristo.

Huberto Rohden é um filósofo brasileiro, catarinense, que escreve com brutal genialidade sobre filosofia e religião, desdogmatizando os textos sagrados, sejam do Cristianismo, sejam do Budismo ou do Hinduísmo. Autor extremamente subestimado e desconhecido, mas que enaltece nossa alma aos cimos mais elevados da inteligência e da sensibilidade, fazendo-nos refletir com leveza de espírito.

Suas obras são para serem lidas, refletidas, meditadas e relidas.

Segue um trecho excepcional desta obra que engrandece nossos corações:

[Entretanto, não era a poesia o conteúdo único do programa escolar de Madaura. Era cultivada também, e com grande esmero, a arte da oratória. Exprimir em forma graciosa os seus pensamentos e por meio deles arrebatar o público passava por um ideal digno dos melhores esforços.

Em sua autobiografia caracteriza Agostinho, não sem ironia, um desses mestres de eloquência, pondo-lhe na boca as seguintes palavras"Aqui aprendem-se palavras! Aqui se adquire a arte de falar, arte indispensável quando se trata de violentar a verdade e adulterar o sentido dos conceitos!"]

E assim segue a narrativa, de forma magistral e cativante. Nosso grande filósofo brasileiro merece um pouco mais de atenção de nossa parte, leitores desbravadores e ávidos por leitura digna, que edifica, ilumina e enaltece nossos corações.