Provas Mortais

Provas Mortais Darren Shan

Resenhas - Provas Mortais

Wanderson 05/01/2024

Achei muito bem trabalhado o esquema das provas e da tradição dos vampiros. Apesar de me irritar com algumas dessas tradições mas entendo que é justamente esse o caso que Kurda trás, nem toda tradição é uma coisa boa.

gstcreep 05/10/2022

O melhor até agora.
Esse é o melhor da saga até agora (minha opinião). Conforme eu lia a história despertava mais da minha curiosidade e eu não me lembro de ter parado a leitura uma única vez - se parei foi por pouco tempo.

Marlon.Vinicius 10/12/2021

Loucura!
A premissa inicial do livro me deixou super irritado. A motivação do porque prestarem o Darren a tanto sofrimento, a motivo de nada. Visto que um dos próprios príncipes foi transformado muito antes dele. Passada essa frustração, fiquei bem triste acompanhando o dano físico gradual que ele foi recebendo ao longo das provas, suas cicatrizes... Para provar algo tão pífio a supostos aliados.
Mas se a intenção do livro foi proporcionar suspense, ele conseguiu muito bem.

ranylson.carvalho 08/11/2021

Uau
Esse livro me fez sentir todas as emoções da trama. As provas me deixaram muito aflito. Preciso dizer que o Darren decolou no meu conceito. KURDA nunca me enganou! O final, como sempre, surpreendente.

Marcos Mateus 11/07/2021

Ser vampiro não é tão legal assim..
Nesse livro vamos sendo aprofundados na cultura dos vampiros, seus jogos, suas crenças, o conselho, gostos e as duras provas que o Darren tem que fazer para provar digno de ser um meio vampiro e fazer parte da cultura deles, além disso somos apresentado aos meios vampiros e outros integrantes que fazem parte dessa história, como Kuda ( dos outros não me recordo o nome no momento), nesse livro ficamos sabendo um pouco mais a respeito do que são os pequeninos ( seres mortos que voltaram a vida, mas não se recordam quem são, o que viveram etc.E por isso fizeram um acordo com o senhor Tino, para assim voltar a vida como um pequenino e servi-lo por um período de tempo em troca de ter sua memória de volta). Mas o grande foco desse livro são as terríveis prova, muito das vezes mortais e mesmo que ele não morra na prova e falhe, a ordem é que seja executado, pois nesse caso teria falhado e não é permitido que um vampiro falhe em nenhuma prova, com isso Darren tem ajuda de alguns amigos que conheceu na Montanha do vampiro e vai de preparando ( mas com pouquíssimo tempo) para cada uma das cinco provas, aliado a isso ficamos a par dos diversos salões da Montanha do Vampiro, participamos da sua festa que ocorre na montanha e o medo com a história de que o senhor dos vampixitas iria voltar. No final há grandes surpresas e reviravoltas que são definitivas para que a história crie uma seriedade. A cada livro essa saga que lemos percebemos que a história vai ficando mais sombria e seria, confesso que sinto falta do Lucas e do Ofídio, mas estou gostando do rumo que a história está tornando e estou curioso para saber o que vai acontecer,há uma breve semelhança com Harry Potter , reparei que as provas parece se misturar principalmente uma delas que parece com aquela do lago e do labirinto ( meio que uma mistura das duas ), mas não deixa de ser uma história incrível e que merece ser lida pelos aventureiros que curtem uma boa história de vampiros, que venha O Príncipe Vampiro.

Bolinho 21/04/2021

Reviravolta - Segunda parte
Well, como eu disse anteriormente este quinto sucede o conflito do quarto livro e de início, é dado como um baita problema, mas não pensei que fosse tanto.
As provas são interessantes, mas incrivelmente fatais. A todo instante o protagonista está em um sério perigo e como se não obstante, as consequências pós provas ficam piores, de alucinação a paralisação.
O mais curioso não são as provas em si ? apesar destas ocuparem o espaço do enredo ? mas a tensão sobre os inimigos. Em pequenos pedaços volta a discussão sobre eles, entretanto é no final que esta explode e vira a narrativa principal para o próximo livro e pasmem, é tão inesperado, apesar de suspeito, que é difícil acreditar em tal.
É interessante notar também o tema sobre a morte. Devido as provas, as regras e aos costumes dos vampiros, a morte vira uma consequência tão fácil que chega a ser tangível e não a temem, mas desejam que esta seja triunfante.
Há também outros temas como: até onde pode seguir as regras, os exageros das lendas e se o vilão é realmente vilão (o que eu rogo para não ser, tive afeto a ele).

Dear.Manoel.Neto 04/06/2020

Mais desafios e mais reviravoltas nesse livro mortal
Depois dos acontecimentos anteriores (relembraria brevemente neste também), Darren terá que infernar provas mortais, para poder ter seu direito de viver entre os vampiros. Contamos com mais da cultura dos vampiros e suas tradições, nos aprofundamos mais nos personagens apresentados, como Arra, Sebá, Kurda, Torvelinho e os príncipes, creio que até deixando um pouco de lado o Sr Crepsley mas ainda conseguindo explorar mais do seu passado (amoroso até).

Mas o foco aqui é de fato as tais provas, uma mais perigosa e agonizante que a outra, onde o Darren se encontra cada vez mais debilitado, sendo quase sufocante acompanhar sua narração durante a realização das provas, quase sentindo a sua dor e medo, ao mesmo tempo que ficamos torcendo por ele, e feliz a cada etapa concluída.

Não temos tanto foco nos vampixiitas, mas sim nas próprias provas, porém ao mesmo tempo, acompanhamos uma forte ligação entre o Harkat e Darren, e uma maior atenção ao próprio Darren e seu deslocamento entre os vampiros e luta para conseguir respeito deles, que aos poucos, muitos vão cedendo e ficando ao seu lado.

Por fim, contamos com reviravoltas chocantes, a história vai indo por caminhos que jamais imaginei que iria, e termina de forma arrasadora.

[Mesmo na morte que eu seja triunfante]

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

todos acharam Darren muito jovem para ser vampiro e o sr. Crepsley foi severamente criticado por ter transformado o menino em um meio-vampiro. Os Príncipes e alguns genérias mostram-se implacáveis.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/853251491x

Inlectus 10/09/2016

Serve..
Mas tem potencial pra ser mais.
Nil 10/09/2016minha estante
Ando meio cansada de livros sobre vampiros...

Carol Galvão 16/06/2016

Mais uma vez impressionante
O livro mais uma vez me prendeu do inicio ao fim. Dessa vez Darren tem que enfrentar provas que iriam mostrar que ele é um meio vampiro de respeito que pode ser aceito no clã!! Novas historias e tradiçoes vão aparecendo, coisas do passado do Sr. Crepsley aparecem fazendo com que Darren o olhe de forma diferente!!! Mas no meio dessas provas que testarão até o limite dele, Darren descobre que nem todos os seus novos amigos são aquilo que dizem ser!!! Muitos misterios novos aparecem no final... E que surpreendente final.

Rodrigo 10/06/2016

Provas, provas e traição
Este livro conseguiu ser bastante objetivo ao seu títulos, é formado apenas pelas provas do Darren e das consequências da mesma, algumas "cenas" podem ter sido meio forçadas, mas o final do livro é incrível, talvez um pouco previsível, mas muito bom.

Brenda675 30/09/2010

AMEIIII!! Se posso resumir em uma palavra: AMEI!!

As provas que ele passa, até você que leu todos os livros e está pra ler os próximos e sabe que Darren, sim, ele estará lá vivo, duvida que ele vá escapar dessas provas. O treinamento que ele passa não te dá a segurança de que ele vá conseguir, é tudo muito real.

Um dos momentos em que quase morri do coração ;O, foi na prova do Javali, que é onde o bicho pega mesmo, você acha que tá perdido, aí ufa! salvação, mas não... é só o começo da fuga de Darren se escondendo da morte. Recomendoo!!!

Frede RV 31/08/2009

Provas difíceis para Darren enfrentar, porém muitas coisas acabam acontecendo no meio das provas...

Comunidade do filme Cirque du Freak Brasil: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=93691604