Crônicas Para Jovens

Crônicas Para Jovens Clarice Lispector

Resenhas - Crônicas Para Jovens

raaaaaaaaaaaaaaaaa 26/12/2022

Agora entendo o porquê de Clarice ser famosa. Creio que ela tende a ser a minha autora nacional favorita.

Matheus 23/05/2023

O amor está no...livro?!
Um livro que você precisar ler com a mente aberta suficiente para se afogar nas fechaduras que existem nos diversos tipos de amor.
Todas as crônicas de Clarice são totalmente profundas e delicadas como uma linha de tecido. Amor próprio, amor parental, amor por um parceiro(a), amor sufocante, amor platônico, amor de amigo, descoberta do amor e muitos outros amores são mostrados nesse livro de uma forma real e palpável na alma.
Uma ótima recomendação para quem quer saber a resposta de uma simples pergunta: "o que é amor?".
Cassi 23/05/2023minha estante
??????

laAs141 19/03/2023

Sweet nothing
Quando eu ganhei esse livro, comecei a ler achando que ia ser uma coletânea daquelas crônicas chatas e entediantes que colocam em livro didático, mas (ainda bem) eu achei errado.
não tenho palavras pra descrever Clarice, sério! tinha lido alguns contos infantis dela quando era muito mais nova mas não fazia ideia do jeito que ela se apossava da poesia e da beleza das palavras e dos sentimentos pra escrever! esse livro me lembrou muito "Sweet Nothing", da taylor e mds é perfeito!

Marie Curie 19/04/2022

Que perfeição
Gente, esse livro é muito bom. Recomendo principalmente para adolescentes, mas se você for um adulto, também dará algumas risadas com ele! Quero muito ler mais livros e crônicas dela, eu gostei de simplesmente tudo nele!

Beatriz2268 01/07/2023

Crônicas para jovens - de amor e amizade??
A mensagem desse livro é tão legal, amei muito. A minha crônica preferida desse livro é "uma história de tanto amor", que se trata de uma menina que ama os animais, principalmente duas galinhas que a família cria.
Amei todas as crônicas, e realmente, se fala de amor e amizade, muito bom, recomendo!

lulu 19/09/2023

Esse foi o primeiro livro em que senti uma vontade genuína de marcar frases. Com meu marca texto azul, para combinar com a aura do livro, marquei alguns trechos. Reli algumas crônicas diversas vezes, tentei interpreta-las de modos diferentes. Cada vez que eu relia me encantava mais. No passado eu diria que o livro é confuso e chato, mas ler por amor, e não por obrigação, faz uma diferença absurda. Não tive tempo de derramar lágrimas por esse livro, mas tive horas e horas para encarar a parede e refletir sobre o verdadeiro significado de alguns trechos.

Giovana1075 10/02/2024

A cada crônica a Clarice me surpreendia cada vez mais, em algumas fiquei sem fôlego! Uma mulher genial. Recomendo demais, porque ás vezes nós pensamos coisas e presumimos que mais ninguém pensa assim. Mas a Clarice pensa muitas coisas parecidas com as que nós mesmos pensamos, ela só é genial o bastante pra colocar num papel.

dricagallo 17/12/2013

Resenha - Crônicas Para Jovens de Amor e Amizade
Quem não é apaixonada(o) por Clarice?! Ou até mesmo, não perdeu nenhum capítulo da série 'Correio Feminino' no Fantástico?!
Pois é, eu sou assim como você e tive pela primeira de muitas, a oportunidade de ler o meu primeiro livro de Clarice Lispector, e venho contar um pouco mais sobre o meu ponto de vista da leitura para vocês (queridos leitores)! :)

"Nunca mais se entenderam bem, e o namoro não durou muito. Terminou friamente, sem saudades." - Pág. 66

Se não estou enganada, este livro é um dos três livros da coleção 'Crônicas Para Jovens' publicados pela Editora Rocco no ano de 2010!
Os demais livros são: 'Crônicas Para Jovens de Bichos e Pessoas e Crônicas Para Jovens de Escrita e Vida'.
Pretendo completar a coleção, mas enfim... Vamos ao que interessa!

"E quando nos álbuns de adolescentes eu respondia com orgulho que não acreditava no amor, era então que eu mais amava; isso eu tive que saber sozinha. Também não sabia no que dá mentir. Comecei a mentir por precaução, e ninguém me avisou do perigo de ser tão precavida; porque depois nunca mais a mentira descolou de mim." - Págs. 67 e 68

Quando iniciei a leitura eu estava um pouco perdida diante do método diferenciado - diante de algumas cronistas - de Clarice em seus textos, mas com a realização de uma leitura mais concentrada eu pudi compreender o teor e clamor de cada palavra escrita.

Neste livro, Clarice conta-nos histórias de encontros, reencontros, despedidas e momentos vivenciados pela própria autora ao longo de sua vida no Rio de Janeiro e Recife. Apontando pessoas que permaneceram próximas e outras que foram afastadas pelo destino e pela única certeza que temos, a morte.

"Foi Lúcio que me transformou em "mineira": ganhei diploma e conheço os maneirismos que amo nos mineiros." - Pág. 91

Adorei ter vivenciado todas as frases e crônicas, pelos olhos e palavras de Clarice. Só lendo alguma das crônicas, para que vocês possam saber realmente o que estou tentando expressar nesta breve resenha!
Não foi e não é a toa que ela é - e com certeza, sempre será - considerada uma das mais importantes escritora de todos os tempos. Indico a leitura e informo que logo, logo, terá resenha de 'Clarice na Cabeceira' lá no blog!

site: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br/2013/12/resenha-cronicas-para-jovens-de-amor-e.html

itsjutomasia0 17/01/2022

leitura obrigatória :/
não posso dizer que é um livro ruim, mass eu demorei muito (MUITO!!) pra ler ele. não sei se foi justamente por ser obrigatório, mas toda vez que eu pegava pra ler me dava sono, ou eu me distraia e ia fazer qualquer outra coisa. tem crônicas boas que nos faz refletir sobre algumas coisas e outras meio sem sentido. não sei se vou ler algo da Clarice no futuro, acredito que minha cota foi zerada aqui kkkkkkkkkkk

Bruna.Carolina 29/12/2022

Clarice é bom demais né,livro lindo, leitura leve, li pro vestibular mas com certeza foi proveitoso demais

Vivian.Jensen 31/12/2022

Meu coração pertence à clarice
Clarice como sempre arrasando! Adoro o modo como ela escreve sobre assuntos corriqueiros de maneira sensacional. Com certeza minha escritora brasileira favorita.

com amor, beca 12/02/2023

Meu. Deus.
primeiro livro da lis que eu li. é tão incrivel. não tenho um comentário bem pensado pra fazer, só leiam. bom demais.

Grey.reads 16/01/2024

Acho lindíssimo a forma que a Clarice escreve, um clima de bate papo entre amigos, como se as histórias fossem confissões íntimas dela para você.