Crônicas Para Jovens

Crônicas Para Jovens Clarice Lispector

Resenhas - Crônicas Para Jovens

dricagallo 17/12/2013

Resenha - Crônicas Para Jovens de Amor e Amizade
Quem não é apaixonada(o) por Clarice?! Ou até mesmo, não perdeu nenhum capítulo da série 'Correio Feminino' no Fantástico?!
Pois é, eu sou assim como você e tive pela primeira de muitas, a oportunidade de ler o meu primeiro livro de Clarice Lispector, e venho contar um pouco mais sobre o meu ponto de vista da leitura para vocês (queridos leitores)! :)

"Nunca mais se entenderam bem, e o namoro não durou muito. Terminou friamente, sem saudades." - Pág. 66

Se não estou enganada, este livro é um dos três livros da coleção 'Crônicas Para Jovens' publicados pela Editora Rocco no ano de 2010!
Os demais livros são: 'Crônicas Para Jovens de Bichos e Pessoas e Crônicas Para Jovens de Escrita e Vida'.
Pretendo completar a coleção, mas enfim... Vamos ao que interessa!

"E quando nos álbuns de adolescentes eu respondia com orgulho que não acreditava no amor, era então que eu mais amava; isso eu tive que saber sozinha. Também não sabia no que dá mentir. Comecei a mentir por precaução, e ninguém me avisou do perigo de ser tão precavida; porque depois nunca mais a mentira descolou de mim." - Págs. 67 e 68

Quando iniciei a leitura eu estava um pouco perdida diante do método diferenciado - diante de algumas cronistas - de Clarice em seus textos, mas com a realização de uma leitura mais concentrada eu pudi compreender o teor e clamor de cada palavra escrita.

Neste livro, Clarice conta-nos histórias de encontros, reencontros, despedidas e momentos vivenciados pela própria autora ao longo de sua vida no Rio de Janeiro e Recife. Apontando pessoas que permaneceram próximas e outras que foram afastadas pelo destino e pela única certeza que temos, a morte.

"Foi Lúcio que me transformou em "mineira": ganhei diploma e conheço os maneirismos que amo nos mineiros." - Pág. 91

Adorei ter vivenciado todas as frases e crônicas, pelos olhos e palavras de Clarice. Só lendo alguma das crônicas, para que vocês possam saber realmente o que estou tentando expressar nesta breve resenha!
Não foi e não é a toa que ela é - e com certeza, sempre será - considerada uma das mais importantes escritora de todos os tempos. Indico a leitura e informo que logo, logo, terá resenha de 'Clarice na Cabeceira' lá no blog!

site: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br/2013/12/resenha-cronicas-para-jovens-de-amor-e.html