Deuses, Túmulos e Sábios

C.W. Ceram
C.W. Ceram

Resenhas - Deuses, Túmulos e Sábios

ThaiRodrigues 18/10/2023

Apesar de desatualizado, o livro é maravilhoso para conhecer como foram os processos de descoberta, as aventuras e dificuldades enfrentadas pelos arqueólogos, essas aventuras são contadas de forma romanceada o que torna a leitura fácil e prazerosa.

Kaethe 19/12/2022

Incrível! Apaixonante! Para quem ama História, Arte e Arqueologia, suuuper recomendo! Eu não conseguia parar de ler!

Pedróviz 18/03/2021

Romance arqueológico
C. W. Ceram, o autor de Deuses, Túmulos e Sábios, não dedicou a obra apenas ao tema do título. Lendo o livro, percebe-se a grande importância dada para o esforço dos arqueólogos, tanto profissionais como amadores que se envolveram nas descobertas históricas registradas no livro.
As civilizações escolhidas na composição da obra tiveram em comum o fato de que suas descobertas envolveram vidas inteiras de dedicação, mil dificuldades, golpes da sorte ou destino. Some -se a isso as descrições não enfadonhas das construções e relíquias desenterradas, temos realmente um romance arqueológico.
A primeira parte, O Livro das Estátuas, desdobra-se na Grécia e na Itália (Herculano e Pompéia, civilizações helenísticas, Creta). A abertura do livro é como um filme de catástrofe.
O Livro das Pirâmides aborda desde a decifração dos hieróglifos egípcios até o problema do roubo de túmulos.
O Livro das Torres trata das civilizações da Babilônia e Suméria.
O Livro das Escadas comenta a decapitação sofrida pela civilização asteca, a descoberta de ruínas maias engolidas pela mata e de ruínas de civilizações mais antigas, como os toltecas. A descrição sobre os rituais religiosos é a parte mais impressionante. Quero crer que aqueles povos viviam sob o terror de uma casta religiosa. Também são comentados os possíveis motivos do abandono de cidades maias.
Cabe ressaltar que, da época do lançamento do livro até o momento, houve grandes avanços na arqueologia e alguma teoria poderá ter sido alterada e muitas descobertas acrescentadas.

Raphaw 26/07/2020

Para desbravadorxs
Um romance com as histórias das civilizações antigas mais importantes, foi sem sombra de dúvidas uma ótima ideia! É claro que devido a data de lançamento a diversas desatualizações(o que pode gerar o interesse do leitor de pesquisar mais ou não), a narração me fez ter uma memória muito melhor dos assuntos antes citados, mas mesmo assim não diria que a leitura é fácil, deve se ler com persistência creio eu hahaha. Os mapas e as imagens são realmente ótimas falando da época, gostei bastante do livro, mesmo não sendo um para qualquer momento, me informou e me instigou o suficiente para querer a aprender mais! Recomendo para os curiosos de plantão hahahahahhaha

Fimbrethil Call 15/06/2019

Simplesmente ótimo
Livro realmente ótimo, que conta as descobertas da arqueologia sempre focando numa pessoa, por isso o "sábios " do titulo, que se empenhou por essa descoberta. Indo de Pompéia a Tróia, passando por Babilônia e Suméria e chegando até o México. Indispensável.

Douglas Skarloff 09/06/2018

Ótimo!
Desatualizado mas muito instrutivo.

CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.

Helio 19/09/2014

Uma viagem na história antiga
Um livro fascinante que nos leva ao mundo misterioso do antigo Egito, mostrando as aventuras de arqueólogos para decifrar os mistérios por trás dos hieróglifos. Leitura imperdível!

Andréa 28/10/2011

Um verdadeiro tesouro
Mesmo sendo um livro de fatos históricos narrados sem acréscimos ou fantasias, Ceram conseguiu transformar o livro em uma espécie de romance da arquiologia. Ao narrar fatos importantes das primeiras descobertas arquiológicas, o autor o fez de forma a nos apresentar mais que fatos passados, ele foi capaz de transcrever toda a emoção que os descobridores sentiram na época. O livro já começa interessantíssimo narrando a redescoberta, após 17 séculos, das cidades italianas de Pompéia e Herculano, soterradas pelo Vesúvio, segue-se Tróia, Babilônia e pela primeira vez provas físicas e científicas são encontradas de descendentes de Noé e Abraão, o chamado povo Sumeriano. Com as descobertas no Egito, vieram as dificuldades em traduzir os hieróglifos, e o longo caminho para essa descoberta é narrado detalhadamente sem se tornar cansativo. Há muita informação interresante também sobre as descobertas relacionados aos Astecas e aos Maias. Mesmo estando um pouco desatualizado, a minha edição é de 1971, o livro revela grandes tesouros.

Miguel 21/12/2010

Uma obra seminal da divulgação científica
A primeira vez que li "Deuses, túmulos e sábios", de C.W. Ceram, tinha 14 anos e pedira a minha mãe pára comprar este livro. Eu tinha o hábito de acompanhar as edições culturais e científicas da Melhoramentos. O livro me impressionou pela quantidade e qualidade das informações apresentadas, narrando as descobertas em torno das antigas civilizações miceno-cretense, egípcia, assiria, babilônica e suméria, e finalmente maia, asteza e tolteca, anunciando ainda possíveis obras em torno das civilizações hitita, hindu e inca. Pelo menos uma foi objeto de posterior livro de Ceram, o também notável "O segredo dos hititas", que saiu pela Itatiaia.
O pesquisador alemão, que lançou sua obra em 1949, foi tão feliz em seu intento que o livro chegou a ser adaptado para o cinema. A comparação com Indiana Jones, porém, na súmula que encontrei, não me parece adequada. O personagem de George Lucas não faz verdadeira pesquisa arqueológica.

patita 25/06/2010

Egito
Repleto de informações, talvez um pouco desatualizado, mas o acho um clássico. A foto da múmia de Ramsés fez com que me apaixonasse por egiptologia com apenas 13 anos.

Pablo 18/10/2009

BOM TAMBÉM, MAS... O ASSUNTO NAO ME CHAMO MUITO A ATENÇÃO

cristina 03/08/2009

é uma história de como foi o começo da arqueologia.
eu adoro o tema e o livro é gostoso de ler.

Valdeci Junior 26/02/2009

Excelente
Para quem gosta de arqueologia e se interessa pela história das civilizações antigas

Ricardofbraz 17/01/2009

Para saber