Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

kelly.ketlyn 15/08/2022

que livro sensacional!!
Eu basicamente adorei esse livro, muito mais do que pensei. Nunca tive uma experiência de leitura que se compare a essa. Adorei os personagens! A Tris é muito corajosa, e ela mostra isso a todos, a todos que a vêem como frágil e fraca. Uma das melhores, se não a melhor leitura do ano até agr sem dúvida alguma. Ansiosa para ler os próximos!!!!

wannaberorygilmore 11/01/2022

Adorei!
Um Universo bem construído assim como as personagens e a história. Este livro fez-me rir, corar, chorar e até algumas vezes gritar KKKKK. Foi o meu primeiro livro da Veronica Roth e confesso que adorei! A história do livro é simplesmente incrível e deixou-me a pensar bastante em alguns assuntos referidos na obra. Adorei as personagens e o enredo. Recomendo imenso!
Adorei e já se tornou um dos meus favoritos!!

Diana.Isabel 06/12/2021

Amei mas não tenho vontade de ler os outros
Já tinha este livro à pelo menos 6 anos e nunca o tinha lido, agora que finalmente o fui ler amei mas infelizmente quando estava a meio do livro levei um spoiler do terceiro que me fez perder toda a vontade de ler os outros acho que vou dar um tempo para superar do spoiler e depois ler os outros já que os comprei.

Bia 05/08/2021

Bom!
Em primeiro lugar, acho que não vou continuar a trilogia porque o livro foi emprestado e porque já ouvi umas coisas sobre o último livro e o final da trilogia em si.

Uma das coisas que me motiva mais a continuar a ler são as partes das simulações e adorei tanto as revelações sobre o Quatro e a Mãe da Tris.

Além disso, uma das coisas que mais gosto neste universo é a separação das pessoas em "caixinhas" pois hoje em dia também parece que cada um tem que se em caixar numa determinada parte da sociedade e tem que se definir como algo, coisa que considero errado.

Blog Meu Mundin 23/10/2013

Divergente
Gostei muito deste livro, muito bom.

A autora conseguiu explorar muito bem a história não deixando nenhum ponto solto.

Não li os outros dois livros então não sei se a história continua tão boa no primeiro

Rebeca_Moledo 14/10/2021

Depois de anos em que li esse livro, reli e me apaixonei pelo enredo mais uma vez. Divergente é o tipo de livro que nos prende na história e nos faz sentir dentro dela. Tô louca para reler os outros dois.
Melissa 04/12/2021minha estante
Só li os dois primeiros pq dizem que o terceiro é uma bomba kkkk

Duda 13/01/2021

Um espetáculo
Que livro que não dá vontade de parar de ler nunca, tudo explicado sem ser cansativo, personagens incrível e apaixonantes

Kenia 03/01/2014

Divergente conta a história de uma sociedade futurista, na cidade de Chicago, onde era dividida em facções de acordo com a personalidade de cada indivíduo. Toda a sociedade precisa se ajustar a essas categorias, caso você escolha uma facção diferente da que você nasceu, é preciso abandonar família e amigos. O lema é "facção antes do sangue".

Abnegação: todos os membros do Conselho que regem a cidade são da Abnegação. O lema deles é altruísmo e são considerados incorruptíveis. Possuem uma rixa com todas as outras facções. O símbolo deles são duas mãos dadas e só se vestem com a cor cinza.

Amizade: eles cuidam das fazendas. Possuem uma rixa com a facção Franqueza. Seu símbolo é uma árvore e se vestem com as cores vermelho e amarelo.

Audácia: eles cuidam da segurança da cidade e são loucos por adrenalina. Seu símbolo é o fogo e se vestem da cor preta.

Franqueza: eles são do setor judiciário, por possuírem líderes confiáveis e seguros. Possuem uma rixa com a Amizade, e se deve ao fato de que para ser amigável sempre, é preciso um pouco de falsidade. O símbolo é uma balança e se vestem nas cores preto e branco.

Erudição: eles são os pesquisadores e professores da cidade. Todo serviço que requer conhecimento específico é responsabilidade deles. Seu símbolo é um olho e se vestem na cor azul.

Aos dezesseis anos, os jovens passam por um teste de aptidão que determinará para qual facção eles irão pertencer. Beatrice Pior e seu irmão, Caleb precisam fazer o teste. Porém, algo não sai como esperado. Tori, supervisora do teste de Beatrice, nota algo errado. A jovem possui mais de uma aptidão, o que é raro. Pessoas desse tipo são chamadas Divergentes, e esse tipo de informação não pode ser revelado a ninguém. Beatrice faz uma escolha difícil ao sair da Abnegação e iniciar uma vida na Audácia, porém ela precisa passar na prova final, caso contrário, ela se tornará uma Sem-Facção, que vivem nas ruas em estado de extrema miséria.

"Meu coração bate tão forte que o peito dói, e não consigo gritar ou respirar, mas ao mesmo tempo sinto tudo, cada veia e cada fibra, cada osso e cada nervo, todos vivos e alertas em meu corpo, como se tivessem recebido uma carga elétrica. Eu sou pura adrenalina."

Beatrice agora possui um novo nome, Tris. Com uma coragem surpreendente, ela não tem medo de altura, de pular de telhados, saltar em trens em movimento, mexer com armas e lutar com pessoas mais fortes. Mas ao mesmo tempo, ela sente saudades de casa, mesmo com o sentimento de que fez a escolha certa. Nunca foi tão altruísta como seu irmão Caleb, mas assim como ele, que escolheu a Erudição, ao invés da Abnegação, Tris pensa em como poderia ter escolhido sua facção de origem?

"Acredito nos atos simples de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa da outra."

Em seu treinamento, Tris conhece Quatro, instrutor dos novatos da Audácia, que acaba assimilando que altruísmo e coragem são bastante similares. Seu relacionamento com Quatro vai ficando mais íntimo e ela passa a conhecer detalhes de sua vida e o porque de seu apelido, Quatro.
Ele é um instrutor bem linha dura, e Tris passa bastante dificuldades nas aulas de treinamento. Porém, ela percebe que tem algo muito errado acontecendo e que envolve os líderes de sua nova facção, além de que ser Divergente é algo realmente perigoso. Uma guerra está prestes a acontecer, a paz da cidade será prejudicada e muitas pessoas irão pagar por isso.

Toda a narrativa é do ponto de vista de Tris, dona de uma personalidade marcante e de uma determinação extremamente grande. É incrível como a narrativa é leve, instigante, te faz não querer parar de ler. Eu, pelo menos, li em dois dias, de tão fascinada que fiquei com essa distopia.
A versão para o cinema estréia no próximo ano, corre que ainda dá tempo de ler esse livro fantástico!

Sah Espósito 12/02/2015

Divergente
Admito que demorei para me render a essa saga, mas depois de tanto ouvir todo mundo falar, resolvi dar uma chance e não me arrependo.

Tris se vê obrigada a tomar decisões que vão mudar para sempre a sua vida, ela é diferente de todos a sua volta e esse livro mostra a busca para ela se encontrar e descobrir quem realmente é.
Com uma mistura de aventura e romance na medida, o livro te suga para um universo incrível e mostra de forma real problemas como classes sociais e valores e virtudes do ser Humano....

Pedro.Larrieu 03/05/2015

Sem dúvidas, seu novo livro favorito.
O melhor livro no estilo bestsellers depois do clássico Harry Potter e Crepúsculo. Ótima história, ótimos personagens, ótima descrição de cenários que poupa até mesmo sua imaginação dos cenários. Tudo perfeitamente ótimo e um ótimo final que já encaixa numa sequência.

Sarah 03/06/2015

Divergente (nota:9)
Tudo no livro é repleto de personalidade e criatividade. Uma leitura marcante é viciante divergente. Veronica Roth conseguiu surpreender, isso é fato.
Muito bem detalhado e pensado, esse livro leva minha nota com 9.

Brnoliver 16/08/2015

Uma das melhores distopias
Esse é o primeiro e melhor livro da trilogia divergente. É o tipo de livro que você lê e quer que todos leiam porque adorou a história... Além disso, é o tipo de história que você se identifica, já que você tem nele 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Com certeza você já se imagina pretendo a uma dessas. Quanto ao romance entre Reis e Quatro também é bem narrado, mas a cidade como um todo e a vida na audácia já empolga bem mais.

Frase: "A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela."

dianag.999 18/03/2024

Gostei, mas não amei. Tinha q ler outro clássico da distopia e agradou-me e vou definitivamente ler o próximo. Adorei a Tris e claro o Tobias ?

Agatha.Gabriele 16/11/2015

Um dos melhores