Card Captor Sakura: Edição Especial #01

Card Captor Sakura: Edição Especial #01 CLAMP

Resenhas - Card Captor Sakura: Edição Especial #1

Jezreela Kemilly 26/09/2023

Nostálgico demais!!!! Super divertido, empolgante e exatamente como no anime. Esta edição está muito bonita e bem trabalhada. Agora é muito estranho ver ela apresentando e explicando o que é um celular, é engraçado pensar que o celular a poucos anos atrás não existia e que os smartphones são ainda mais recentes. Mas amei a experiência e já que os outros volumes.

Mah 21/04/2022

Minha infância aqui
Amo demais, depois tô planejando ler xxxholic e tsubasa.

Muito cadelinh4 da Clamp, só historias que amo

Anlua 01/10/2023

Um clássico nunca decepciona
A Sakura é uma menina tão cativante, e todos os personagens que a cercam tem um carismática incrível, tomoyo tem meu coração, e tudo nesse mangá é incrível, ele é tão lindo, e a história é envolvente e super divertida

Larissa Ballaminut 13/02/2013

Seja bem-vinda de volta, Sakura!
Apesar de estar visível no tópico de resenhas, devo esclarecer que este texto se refere mais a um comentário geral de toda a série de Sakura Card Captors (sim, senhores otakus de plantão, eu sou adepta ao antigo nome :P) do que do primeiro volume do mangá em si. Na verdade, pretendo falar especificamente desta nova edição. Também devo avisá-los de que, apesar da minha avaliação no Skoob e do fato de eu ser uma fã incondicional de SCC, curiosamente esse texto está repleto de críticas negativas. Todos avisados? Então, vamos começar...

Comparada a anterior, esta edição especial de Sakura Card Captors está muito mais caprichada. As páginas foram impressas em papel offset — uma escolha acertada da JBC, visto que este consegue captar a suavidade do traço do CLAMP de uma forma que o antigo brite 47g (vulgo papel jornal :P) não conseguia. O grande atrativo, porém, fica para as 16 páginas coloridas inseridas no início de cada volume: simplesmente não há como não admirá-las por alguns minutos antes de começar a leitura do mangá. Ponto para a JBC!

Para a capa, foi escolhido um papelão mais firme, que não dobra tão facilmente durante o manuseio, e com acabamento brilhante. Mas confesso que fui uma daquelas que torceu o nariz diante do padrão estabelecido pela JBC para a republicação deste mangá. As margens cor-de-rosa e a fonte utilizada no título, além do fato de todos os volumes trazerem uma ilustração da Sakura e do Kero vestindo roupas que combinem, dificultam a identificação de cada número. A editora, entretanto, afirma que o padrão utilizado nas capas foi uma exigência do próprio CLAMP, portanto, nada de reclamações! E temos que concordar que essas ilustrações são realmente lindas! ^_^

Quando foi anunciada a republicação de Sakura Card Captors no Brasil, muitos fãs hardcore imaginaram que a JBC apostaria numa tradução mais fiel ao original japonês. Entretanto, a editora acabou por manter a tradução do texto semelhante a do anime exibido por aqui — o que não considero um defeito; afinal, muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com Sakura através da exibição de seu anime. Pense bem, é mais engraçado vermos Sakura dizer "Yukito-san!" ou "Aiaiaiaiai, Yukito!"? É mais épico vermos Sakura bradar "Fly!" ou "Alada!"?

Mas acredito que a JBC poderia ter feito um trabalho melhor em relação à revisão do texto. Muitos dos erros gramaticais encontrados na edição anterior não foram corrigidos nessa republicação. É o caso da ausência de vírgulas em frases como "Tudo bem com você Sakura?" (a norma culta exige vírgula após o termo "você", a fim de destacar o vocativo "Sakura"), e problemas com a regência verbal, como ocorre em "As matérias que mais gosto são música e educação física" (o verbo "gostar" é transitivo indireto, ou seja, necessita de preposição — quem gosta, gosta 'de' algo. Logo, o correto seria dizer "as matérias 'de' que mais gosto...").

"Certo, certo, até agora você só falou da parte 'técnica' da coisa toda. Mas, e quanto à história?" A bem da verdade, não pretendo incluir, nesta análise, a sinopse do mangá, uma vez esta pode ser facilmente encontrada na internet — e também porque este já é um título bastante conhecido pelo público brasileiro.

A proposta de Sakura não está em trazer uma história excepcional, mas descompromissada — e, nisso, o mangá cumpre muito bem o seu papel. O mangá foi publicado em meados dos anos 1990, época do "boom" de Pokemón e Digimon no Japão e no exterior. O CLAMP apenas seguiu por essa correnteza e criou sua própria história com personagens que tivessem algo colecionável. A primeira metade de Sakura é morna: cada volume apresenta duas histórias fechadas, cada qual consistindo na captura de uma Carta Clow. É a partir da segunda metade, com a chegada de um novo personagem, que as coisas começam a ficar mais interessantes — o que, para os leitores mais impacientes, pode causar a impressão de terem sido enrolados... XD

"Ué, mas então por que você gosta tanto assim de Sakura Card Captors?". Talvez seja porque Sakura tenha mudado completamente a minha concepção de animes e mangás — até então, eu associava quadrinhos e animações japonesas à imagens de personagens musculosos e de olhos grandes se moendo de pancada, e fiquei feliz ao saber que existiam produções voltadas ao público feminino. Talvez seja pela forma magistral como as autoras abordaram o tema da homossexualidade. Ou talvez seja porque eu tenha aprendido a desenhar mangá inspirando-me no traço do CLAMP — lembro-me de tentar copiar a franja estranha da Sakura inúmeras vezes, sem sucesso.

A questão é que, apesar dos defeitos apontados por essa fã xiita (será? agora fiquei em dúvida ò_ó), "Card Captor Sakura - Edição Especial" é altamente recomendável, tanto para fãs hardcore quanto para leitores casuais de mangá. O preço pode parecer salgado à primeira vista, mas a qualidade do produto faz o investimento valer a pena. É de bom grado que gasto R$ 14, 90 todos os meses, a fim de me divertir com Sakura, Shoran, Kero, Tomoyo... e Eriol, é claro! — ai, ai...

Seja bem-vinda de volta, Sakura! Provavelmente, não teremos um relançamento como esse tão cedo. Se você ainda não conferiu as aventuras desta adorável Card Captor, não perca mais tempo! Tratando-se de Sakura, tenho a impressão de que esse primeiro volume vai se esgotar rapidinho...

Ah, e só para não perder o costume... "LIBERTE-SEEEEE!!!" ^_^

Naiana 17/10/2021

Voltando a infância!
Delícia de leitura, Sakura me fez voltar a minha infância quando chegava correndo da escola tentando ver os novos episódios na Globo, amei estar com a minha heroína favorita da infância e reviver suas aventuras na tentativa de capturar as Cartas Clow.
Nesse mangá se inicia sua aventura, mostrando como ela encontrou o livro das cartas Clow e como sua aventura começou, acompanhamos a captura das cartas Salto, Alada, Água e Ilusão, além de citar as capturas das cartas Vento e Bosque.
Ah sim, essa edição conta com ilustrações coloridas ao início do mangá lindas e os traços são os mesmos do anime.

Letícia 07/09/2022

A nostalgia....
Na verdade Sakura nunca fez parte da minha infância, esse é, portanto meu primeira contato com essa obra da clamp.

Mas ainda assim, que nostalgia gostosa para um feriado chuvoso como hoje...
Walk-talkies, patins coloridos, bip, fita cassete, televisão a tubo, chuviscos kkkk, câmeras enormes. Trazem boas lembranças de coisas que eu havia esquecido.

Sem falar nos belíssimos traços da Clamp.

Personagens muito carismáticos e uma história bem confortante.

Não é que eu tenha lido de uma vez. Mas achei ótimo para apreciar aos poucos.

Nita 01/05/2023

MEU PRIMEIRO MANGÁ??
Li esse mangá no começo do ano passado/no finalzinho de 2021, e não me arrependo!! Ganhei de natal e foi uma leitura tão gostosa de se ler! É uma história leve, mas ao mesmo tempo com várias reviravoltas. Eu amei demais!!
Eu já havia visto alguns episódios do anime quando pequena, mas nunca havia cogitado em ler o quadrinho desse obra q eu gosto tanto

Malle 22/12/2023

Nasce uma nova card captor!
Sakura Card Captor é tanto um mangá e anime que vivi o auge quando pequena, mas não acompanhei nada. Passaram-se os anos e me vi gravitando em direção a mangás mais clássicos, este sendo um deles.

Não me arrependo nadica de começar a coleção! A história é uma fofura, a arte é realmente linda e a edição é boa, tendo até algumas artes coloridas. O conceito de magic girl é bem explorado, com a Sakura, Kero e Tomoyo sendo um time engraçado de se acompanhar nas aventuras da captura das cartas.

Super indico pra quem está pensando em começar!

Nayara.Ferreira 05/11/2023

Sakura é uma garota do Ensino Fundamental que mora apenas com o irmão mais velho e o pai que é professor universitário (a mãe de Sakura era modelo, mas, acabou falecendo quando a filha tinha apenas três anos).Um dia Sakura estava procurando um livro na biblioteca de seu pai quando acabou sem querer abrindo um livro mágico que continha o segredo das cartas Klow. A partir desse momento Sakura ganha um novo amigo o Kerberos ou Kero como ela prefere chamar e uma nova missão a de reunir as 12 cartas mágicas do livro para evitar uma tragédia no mundo.

Chibi 10/02/2018

Liberte-se
Não lembro quando comecei a ler porque fazem anos que tenho esse mangá, mas eu lembro bem do dia que anunciaram essa edição especial e eu quase chorei! Para crianças crescidas como eu essa coleção não pode faltar na sua estante! Cardcptor Sakura é sem dúvidas uma das obras que mais marcou minha infância e me faz chorar até hoje

Mizita 25/07/2021

Nostalgia
Sakura é um dos meus animes favoritos sim foi o segundo que assisti e foi paixão a primeira vista, é muito bom ler e recordar o anime, estou gostando muito da experiência de ler mangá, eu me senti confusa algumas vezes, mas está fluindo! Muito feliz de ter comprado a coleção ??

natasha133 07/05/2023

Apenas triste em cogitar que talvez Sakura não me empolgue mais ? achei o mangá bem chatinho e foi uma sofrideira para terminar.

Miss Vanny 22/08/2021

Edição Especial
Li esse mangá quando era pré adolescente, há mais anos do que eu gostaria de admitir, então voltar a essa história deu gostinho de saudade. A trama acompanha Sakura em busca das poderosas cartas mágicas do baralho do mago Clown

Gabi Mellado 09/01/2022

Sakura
Bem nesse mangá a Sakura conta um pouquinho sobre a história dela e de seus pais, conta também como ela se tornou uma Card Captor, acho que a história se desenrola muito bem de uma maneira que te faz quer continuar lendo; quando comecei a ler esse mangá fiquei tão apaixonada pela história que fui atrás do anime também kkkkkk eu super recomendo, se você está procurando um pouco de diversão esse é o livro certo ?

anaclarabonfab 27/02/2022

Perfeito...
Eu simplesmente amei ! A sakura é super fofa e o kero também, a única coisa que me deixa um pouquinho desconfortável e ela estar apaixonada pelo Yukito ( um garoto BEM mais velho que ela ) porém tirando isto eu super indico o mangá !