Um Lugar Para Ficar

Um Lugar Para Ficar Deb Caletti

Resenhas - Um Lugar para Ficar

Pam 03/10/2012

Clara nunca imaginaria que tudo mudaria ao ir a um jogo de basquete com sua amiga. Lá ela conhece Christian e desde o começo percebe-se a forte atração entre os dois. O relacionamento deles era diferente de tudo o que Clara já havia vívido, mas com o passar do tempo tudo muda.

A história é narrada pela protagonista; os capítulos alternam-se entre o presente e o passado. No passado Clara nos conta seu relacionamento com Christian e no presente mostra como está a vida com seu pai - um autor famoso - em Bishop Rock, para aonde se mudou a pouco tempo.

No instante que Clara começa a nos contar sobre seu relacionamento com Christian percebemos que há alguma coisa de errado com ele. O fato é que o afeto entre ambos se transformou em obsessão por parte dele. Para Christian, Clara teria que viver somente para ele. É quando ela passa a não ser ela mesma, por medo de sua reação.

O que fazer quando o relacionamento do sonhos se transforma em um pesadelo? É isso que acontece com Clara. No começo tudo era perfeito e de uma outra para a outra o príncipe se tornou um monstro.

"É estranho não é, como a ideia de pertencer a alguém pode parecer maravilhosa? Era algo tranquilizador, um modo de definir as coisas. Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais uma saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos".

Clara então decide uma coisa, termina o relacionamento que um dia pensou que duraria para sempre. Mas quem disse que Christian aceita o fim? É quando Clara e seu pai resolvem se mudar por um tempo para Bishop Rock. Lá ela terá que se acostumar com outra realidade, já que deixou todos os seus amigos e não informou a ninguém aonde estava por medo de Christian ir atrás dela. Mas ela sabe que Christian não irá desistir e que independente de onde ir, nunca será longe o bastante para ele.

O livro é bom, mas também não passa disso. Achei que a autora poderia ter usado melhor o "suspense" na história, já que o enredo pedia isso. Mas por outro lado, o assunto abordado pela autora é bem interessante em uma época em que os índices de violência e morte de mulheres por seus companheiros aumentaram. Um livro leve, que apesar de não ter superado as minhas expectativas eu recomendo.

Fernanda 03/10/2012

Resenha: Um Lugar para Ficar
Confira a resenha completa aqui:

Em Um Lugar para Ficar conhecemos Clara Pea, uma adolescente de dezessete anos, que conhece Christian Nilsson em um jogo de basquete. Os dois se sentiram atraídos desde o primeiro momento, e ela se entregou totalmente, como nunca havia feito antes por ninguém. Ela estava sentindo tantas emoções, que se deixou levar pelas sensações intensas.

“Meu foco tinha mudado por completo. Por um momento, perdi ele de vista. Então ele apareceu, e foi como se meu corpo e minha mente estivessem vibrando com excitação, esperança e incerteza. Você vive momentos banais, mais momentos banais e ainda mais, e então de repente, algo monumental acontece na sua frente. Você vê o passado e o futuro se colidindo com o presente, seu próprio e pessoal Big Bang e nada mais será igual a partir dali. Pg. 08

Clara o imaginava como um garoto perfeito e único. Mas aos poucos foi percebendo o quanto ele era uma pessoa insegura, instável, possessiva e agressiva. E o amor dos dois e a própria Clara, acabaram se tornando algo obsessivo na vida Christian.

(...) Continua resenha no blog: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-um-lugar-para-ficar-deb-caletti.html

Adriana 02/10/2012

Este foi o décimo sexto debut lido no ano \o/ E o mais legal é que esta obra tem uma premissa bem diferente dos demais young adults que vem sendo lançados. O único que me pareceu chegar perto da temática de Um Lugar Para Ficar (e mesmo assim, com muitas diferenças) é o lançamento da Verus, Belo Desastre, que está “causando” pela blogsfera literária.

A trama de Deb Caletti baseia-se fundamentalmente em relacionamentos obsessivos na adolescência. Conhecemos Clara, uma garota que poderia ser nossa melhor amiga da escola: bonita, simpática e comum no melhor sentido da palavra.

Ela narra sua história alternando passado e presente. No presente ela se encontra com seu pai (cogitado para o ranking de melhores pais e mães da literatura ♥) em uma cidadezinha distante passando as férias longe de um problema que não é revelado logo de cara. No passado ela nos conta como conheceu Christian, uma cara simpático, charmoso e boa pinta que se interessou por ela em um jogo de basquete da escola.

O interessante é que a protagonista conta a história dos dois deixando claro que que está no tempo presente, então ela pode acrescentar sua visão atual sobre aqueles acontecimentos: coisas que ela sabe que deveria ter enxergado antes, mas não o fez.

Eu gostei muito da narrativa da autora, é instigante, rápida e ao mesmo tempo, bastante reflexiva. Durante a leitura fui pensando em como tudo aquilo que Clara passou poderia acontecer com qualquer pessoa e mesmo nos relacionamentos amorosos mais “normais” muitas vezes deixamos que o parceiro controle nossos atos mesmo que involuntariamente.

Por tudo isso, além de uma ótima forma de entretenimento e de agregar cultura, Um Lugar Para Ficar foi um livro que conseguiu mexer comigo no lado pessoal também. É realmente ótimo quando um livro consegue tocar-nos em um nível mais profundo, não é?!

E, mesmo com tudo isso, o livro não é perfeito. Achei que a autora prometeu muito drama, desde o início, para finalizar de um jeito não tão arrebatador. Não posso explicar muito melhor do que isso os aspectos negativos porque seria necessário contar partes do livro que considero spoilers.

Portanto, posso apenas concluir que este é mais um daqueles livros muito bons que a Editora Novo Conceito lança e que eu recomendo! E falando em Novo Conceito: gostei muito da edição deste livro, a capa ficou magnífica (simples, com uma escolha de cores ótima e uma ilustração condizente com a história) e foram poucos erros gráficos que encontrei. A exceção fica por conta de uma risada escrita em forma de “kkkkkkkkk” que foi meio chocante de se encontrar em um livro.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4600

gleicepcouto 28/09/2012

***

Um bom exemplo de como um livro com uma premissa interessante pode se transformar em algo insosso, se não for bem escrito. Primeiro que pensei que a protagonista era adulta, vide capa e não referência à idade da mocinha na sinopse oficial. Mas aí, dou de cara com uma jovem de 17 anos (¬¬). Segundo que, pela sinopse também, achei que Christian era um monstro e fazia coisas terríveis à Clara; e que por isso, óbvio, ela havia fugido. Mas a obsessão do cara se resume a uns gritos e ameaças. E a menina ainda foge com o pai, que é um escritor best-seller excêntrico (e caricato). No novo lar deles, novas amizades e… amores. Sim, poucos dias após o tal trauma, Clara se apaixona novamente. Trauma fraquinho, hein? Enfim, gente. O que salva no livro é a narrativa de passado e presente se intercalando entre os capítulos, de forma que faz com que você fique sempre curioso sobre o que realmente aconteceu entre Clara e Christian. O ruim é que quando você descobre, vê que não é nada demais.
CAMILINHA 21/12/2016minha estante
Exatamente o que pensei!

Literatura 26/09/2012

Qual o tamanho do amor?
Clara Pea nunca imaginou que ao ir a um jogo com sua amiga, Shakti, fosse acabar se apaixonando por Christian Nilsson. No instante em que seus olhares se encontraram, ambos sabiam que estavam perdidamente loucos um pelo outro.
Passam a se encontrar, vão conversando, se conhecendo melhor, até que trocam os números de telefones, e passam realmente a namorar.

Simultaneamente conhecemos um ponto distinto da história de Um lugar para ficar (Novo Conceito), mas que está perfeitamente interligado com os acontecimentos da história. Nesse ponto é relatado o que aconteceu com Clara e Christian e que pelo visto foi algo perturbador para ambas as partes.

Como o livro é narrado em primeira pessoa, Clara vai contando as maravilhas do primeiro amor, seus pensamentos controversos à isso e aquilo, como também seus desejos e tudo à sua volta. Seu pai Bobby Oates, um famoso escritor de romances, conhece Christian, e mesmo depois dele a ter alertado, alegando que pessoas amigáveis demais são totalmente controladoras e obsessivas, ela deixa seu romance progredir, com o pensamento fixo na cabeça que Christian não era um louco.

Até que Clara passa a perceber como seu amado realmente é. Acaso saíssem para jantar e ela olhasse para outro homem, ele de imediato a questionava pelo o ato, o porquê de tanto olhar pra isso ou para aquilo. Se fizesse algo que ele não gostava –pudesse ser o mais simples das coisas–, já estava no pé de Clara a enchendo de ciúmes.

E é então que o algo finalmente acontece, e que é escondido no meio das palavras nos capítulos alternados aonde vai contando o seu início da paixão ao desastre provocado pela obsessão de Christian.

Veja mais no Literatura de Cabeça:

Leo Oliveira 22/09/2012

Alguns segredos são fortes o bastante para destruir você.

Clara Pea conheceu Christian em um jogo de basquete, e desde a primeira vez que o viu percebeu que estava sentindo algo arrebatador. Suas emoções estavam dilaceradas e seus suspiros apenas clamavam por Christian. Logo no primeiro encontro Clara percebe o que realmente está sentindo, Christian era o garoto perfeito, aquele que ela sempre desejara encontrar.

"Ele me olhou bem fundo nos olhos e tenho certeza que ele pôde me enxergar por inteiro através daquele olhar, como ninguém fizera antes. De repente, não me senti mais uma garota de 17 anos, às vezes corajosa, mas ligeiramente insegura. Senti-me madura e pronta para que um homem pudesse me respeitar e desejar. Senti tudo isso enquanto estava sentada naquele assento frio da arquibancada. Ali, eu era muito mais do que costumava ser, disso tenho certeza." - Capítulo 3 - página 21 -

Depois de vários encontros, Clara e Christian começam a namorar... Aos poucos a perfeição do bom rapaz se vai, o menino perfeito, carinhoso e meigo dá lugar a um ser estúpido, ciumento e perseguidor. Clara sente-se pressionada pelos ataques de ciúme de Christian, a prepotência e o sentimento de posse fazem dele o pior que Clara pudesse imaginar. É tarde demais para Clara fugir, a obsessão veio à tona... Clara precisa encontrar um lugar para ficar.

"Eu tinha medo de perdê-lo. Não apenas a ele, mas a um novo tipo de vida, uma excitação cheia de esperanças, um novo eu, cheio de magias e capacidade de enfeitiçar. Poder. E a ideia desta perda, o sentimento horrível de pânico... eu também tinha sentido. É importante ser honesta, eu tinha experimentado isso também." - Capítulo 7 - página 69 -

Clara parece estar cega quanto a Christian, para ela ele ainda continua sendo o namorado perfeito por quem ela se apaixonara... Nem tudo é o que parece ser.

Um Lugar para Ficar é narrado em primeira pessoa, o que leva o leitor a sentir boa parte das emoções de Clara, a protagonista. A estória é envolvente e de grande porte literário, Deb sabe como ninguém conduzir uma trama que envolva o leitor do começo ao fim, porém, o que difere a obra e a torna magnífica é a intercalação dos capítulos, Caletti nos mostra uma sequência de presente e passado que deixa a estória ainda mais cativante.

As pitadas de suspense tornam a trama simplória, mas em alguns aspectos deixa a desejar. Deb poderia ter focado mais na tecla "Ei, suspense!" o que teria deixado o leitor ainda mais extasiado. Todas as vezes que você pensa que a autora vai te deixar boquiaberto ela tranca a linha de pensamento e tudo se vai por "água abaixo". Sim, sei que boa parte dos leitores amaram a escrita da autora e adoraram a trama, comigo também foi assim. Ela conquista o leitor com simples ações dos personagens, mas poderia ter abusado um pouco mais.

A construção de cada personagem é única, a interação entre eles é feita com grande maestria, e em nenhum momento eles deixam de estar presentes na trama, cada um tem começo, meio e fim. O livro não mostra apenas a parte de relacionamentos conturbados entre jovens, ele também enfatiza o carinho, os segredos, as verdades, as mentiras, a vida de pai e filha.

Diagramação: Em páginas amarelas, Deb constrói um enredo maravilhoso e viciante. Observamos com a autora um mundo de possibilidades e impossibilidades, a cada capítulo sentimos alegria e tristeza, este não será o último livro que lerei dela, podem ter certeza.

Capa: Foi ela quem me fez pular a fila, simples e com muito significado.

Autor: Deb Caletti, é uma das autoras mais lindas e simples que tive o prazer de ler. Ela consegue instigar o leitor, deixá-lo com raiva e logo fazer o mesmo se apaixonar.

Editora: A Novo Conceito está se destacando no ramo literário de uma forma simples porém madura. A editora está comprando direitos maravilhosos o que proporciona ao leitor um emaranhado de conhecimentos.

RUDY 19/09/2012

RESUMO SINÓPTICO:
RESUMO SINÓPTICO: Clara Pea era uma adolescente comum aos 17 anos. Estudava, tinha amigos e levava uma vida tranquila. Resolveu acompanhar Shakit, sua melhor amiga, a um jogo de basquete e lá conhece Christian...
Christia Nilsson era um garoto estrangeiro que não gostava de nada que os americanos faziam. Apaixonou-se por Clara e passam a viver um romance intenso e diferente de tudo que já haviam experimentado; porém, a proximidade constante e o relacionamento contínuo fez com que Christian cultivasse uma obssessão por Clara.
Bobby Oates é um escritor renomado e pai de Clara. Após dois anos da obssessividade de Christian, resolve afastar a filha da cidade e de seu abssessor onde moram e vão passar alguns meses em uma casa de praia. Lá vai tentar superar seus próprios traumas e escrever mais um livro.
Mesmo sem comunicarem a ninguém onde estão, Christian consegue encontrá-los e traz o medo e o tormento uma vez mais a Clara, que acredita que nenhum lugar será longe o bastante para afastar Christian... ele jamais a deixará.

CITAÇÃO: "-Uma das tarefas mais difíceis do ser humano é saber quando ter a mente aberta - meu pai falou. - E quando não a ter." (pág. 84)

Para er a crítica e análise sobre o autor, visite e comente nos blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/09/resenha-55-um-lugar-para-ficar-deb.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/09/resenha-um-lugar-para-ficar-deb-caletti.html

Maristela 26/12/2012minha estante
Estou querendo muito ler esse livro já faz algum tempo. Tenho lido muitas resenhas e comentários e todos são sempre positivos o que aguça ainda mais a minha vontade de ler. Adorei sua resenha, ela está ótima

Yassue 26/12/2012minha estante
Logo logo vou ler ele...rsrsrs

Danny 26/12/2012minha estante
peguei esse livro emprestado para ler e adorei muito a historia , quero muito ele !

AndressaPalmaS 31/12/2012minha estante
Quero muito ler o livro *-* Na maioria das resenhas, sempre elogiam, então, estou muito curiosa para lê-lo :)

Thicy 31/12/2012minha estante
Quero ler o livro, pois já ouvi várias pessoas falarem bem dele, dizendo que é muito bom e que eu vou gostar. Agora só falta eu ler

Fran Moura 02/01/2013minha estante
Oi Rudy, vou lá no blog ler sua resenha, pois não conheço o livro! Mas amei a sinopse *o* Acho muito real essas coisas de amores obsessivos e confesso que morro de medo disso acontecer comigo =S
Vou lá :)

Amanda 05/01/2013minha estante
Eu querooooo ler esse livro!Me chamou muito a atenção!

Regiane (Carrie) Alencar 12/01/2013minha estante
Gostei bastante. Não é assim... um livro superimpressionante q quero ler mais vezes, mas vale a leitura e eu gostei bastante.

NESSA 16/01/2013minha estante
Nossa a Clara pensou que Christian era um amor tranquilo,e na verdade era um amor perigoso,com um homem obsessivo,capaz de fazer qualquer coisa para ficar com ela,seja perseguir,intimidar,amedrontar...
Seu pai e Clara fogem tentando ficar longe desse psicopata,mas parece que ele os encontra e o medo retorna,deixando Clara sem saída....

Sabrina Piano 16/01/2013minha estante
Estou ansiosa que chegue logo o meu livro para começar a leitura, espero não me decepcionar. Nunca li nada parecido então de qualquer forma vai ser bom pra tirar minhas proprias conlusões

Fernanda @condutaliteraria 18/01/2013minha estante
O tema é forte dá até medo. Mas é uma questão que infelizmente pode ocorrer, acho que seria uma leitura interessante sim.

DomDom 21/01/2013minha estante
No começo não achei esse livro tão interessante, mas depois que li algumas resenhas positivas sobre ele, acabei me interessando. Esse tema abordado é super atual, e infelizmente, real. Imagino quantas pessoas sofre os mesmos problemas que a protagonista sofre. Enfim, espero ter a oportunidade de ler em breve.

Kelry 22/01/2013minha estante
Adorei a resenha!

Deyse 24/01/2013minha estante
Só li coisas boas e avaliações boas desse livro! Super afim de pegar ele e ler em uma tarde, tudo de uma só vez! ahaha

Viviane Martins 24/01/2013minha estante
Eu estou muito curiosa para ler esse livro, a capa é maravilhosa tbm.

Abraços
Vivi

Paty 25/01/2013minha estante
A capa desse livro nunca me atraiu muito, ao ler a sinopse achei que seria uma estoria meio comum, apesar da parte obsessiva, mas ao ler sua resenha fiquei curiosa para ler, não pela historia em si, mas para conhecer Bob, o pai de Clara, porque ele me parece um homem sábio e hilário.

Belle 28/01/2013minha estante
Gostaria de ler esse livro, pela resenha parece que é interessante.. :)

Michelle 03/01/2023minha estante
intenso

Jeniffer 18/09/2012

Um lugar para ficar
Eu nunca sei direito como começar uma resenha de um livro que gostei, que me envolveu durante a leitura e que com certeza marcou as horas que passei lendo e me afetou de uma certa forma.

O livro é narrado por Clara, como um diário, ela é uma narradora simples que conta os fatos ocorridos e seus sentimentos e pensamentos de uma forma ás vezes engraçada, mas muito real, nada artificial, como se estivéssemos lendo mesmo seu diário.

Clara conhece Christian num jogo de basquete, se encanta rapidamente e o sentimento é recíproco, os dois logo mantém contato e Clara demonstra-se diferente com Christian, ela, uma garota tímida, achando ele diferente dos meninos que conheceu, não o queria perder e agiu diferente com ele, tomou iniciativa, foi ousada na paixão nova. Ela não sabia que iria se arrepender disso.

A narrativa intercala-se com Clara narrando fatos presentes e passados. O passado foi sua estória com Christian e o presente é quando ela vai para Bishop Rock junto com seu pai, um escritor famoso. Lá é um novo lugar, diferente de onde morava, do lugar que ela não confiava mais, que lhe trazia lembranças ruins, e nesse novo lugar vê novas coisas, conhece novas pessoas e aprende muito com tudo isso.

Um lugar para ficar é o drama de Clara com seu ex-namorado obsessivo que a faz viver situações um pouco assustadoras, que a faz fugir para outro lugar e a faz não só conhecer uma nova vida mas saber mais sobre, por exemplo, sua mãe.

Logo no começo já deduzi que o romance de Christian e Clara não iriam ser daqueles que lemos sempre por aí, e a narrativa de Clara, do ponto de vista dela supostamente atualmente, intercalando a narração dos fatos que aconteceram junto ás reflexões em relação a eles, nos faz saber mais sobre um relacionamento que tinha tudo para dar certo, mas que por causa das atitudes diferentes de uma pessoa o torna assustadoramente ruim e traumatizante.

É um livro mais sério, mas ainda assim me cativei com o pai de Clara, o escritor Bobby Oates, com Finn Bishop e o seu ar descontraído e leve, o oposto de Christian, e me irritei com Clara, ela teve atitudes em relação ao ex que analisando rapidamente, podemos achar erradas, mas lendo suas razões e o que a motivava a fazer ou não, algumas coisas, se tornavam atitudes compreensíveis. Erradas ainda, mas compreensíveis.

Um lugar para ficar é como ler a estória de alguém e a partir dela tirar ou não algumas reflexões, depende de quem lê, de quem pode se identificar ou não. Recomendo a quem gosta de um drama pessoal, realista e que te faz adentrar na estória de uma forma estranhamente boa.

Publicada originalmente em: http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/09/resenha-um-lugar-para-ficar.html

Apaixonadas por 18/09/2012

Um Lugar para Ficar de Deb Caletti – Resenha
Resenha por Eliane Teixeira

Clara é uma adolescente com sonhos de entrar para a faculdade e encontrar um amor.Sua amiga Shakti lhe convida para assistir uma partida de basquete do time da escola onde o seu namorado joga,nessa partida Clara conhece Christian é tem a ilusão de ser o amor de sua vida,mas aos poucos ela percebe o comportamento obsessivo,lhe causando culpa,insegurança,sempre tendo receio de de errar ,para não brigar com Christian,ocasionando uma grande frustração e incomodo no seu relacionamento,ela se vê obrigada a terminar o namoro,deixando Christian enraivecido,Clara fica com medo do temperamento dele,e vai passar o verão em outro lugar junto com seu pai.

Deb soube dosar muito bem a historia de Christian e Clara sem cair no clichê de violência de um maníaco-obsessivo,com romance,suspense e um pouco de mistério que vai sendo desvendados no decorrer da narração .Ao descrever o sofrimento de Clara sentimos junto com o personagem o seu dilema,suas frustrações,indecisões se deveria ou não terminar seu namoro,descreve também o lugar com sutileza de detalhes que nos reporta como uma viagem para o local.Ainda não tinha lido nada da escritora,me senti recompensada com a leitura envolvente,dinâmica é de fácil entendimento,recomendo o livro e creio que você irá se surpreender com a história.

“Nossas lembranças e os acontecimentos da nossa vida são coisas desorganizadas………..O que você quer,realmente manter por perto é a sensação daquele primeiro beijo ,da folha que caída de uma árvore e a sensação de ser você mesma……”

Página 271

Poly 17/09/2012

O livro é em primeira pessoa e conta o ponto de vista de Clara. Os capítulos são intercalados, ora contando a situação real em que vive e ora contando como ela conheceu e começou a se relacionar com Christian.
Achei os primeiros capítulos um pouco confusos por conta disso, mas nada que atrapalhasse a leitura, já que eles são curtos.
A leitura é bem tranquila e flui perfeitamente bem, dá para ler tranquilamente numa tarde. Mas confesso que mais para o fim do livro eu fiquei meio apreensiva quanto ao final da trama. O comportamento de Christian começa a ficar tão assustador que fiquei com medo do que poderia acontecer.

“- Por que você não me falou que ia à biblioteca? – ele me perguntou uma vez.
- Eu não sabia. Decidi na última hora.
- Você simplesmente decidiu enquanto passava por perto? A dez minutos do seu caminho?
- Isso não é racional, Christian. Não é uma equação matemática onde você pode achar um erro. Eu decidi e fui.
- Quando uma pessoa não fala o que planeja fazer, faz você imaginar que ela tem alguma coisa a esconder.
- Christian, escute. Você tem que parar com isso. Você vai destruir nossa relação. Todo esse ciúme, essa desconfiança, não fica bem em você. Não é algo atraente. Você está acabando com tudo. (p. 118)

Ele era esse namorado controlador e ciumento, que apesar de não ser violento, tinha o comportamento obsessivo por Claro e isso, obviamente, estava sufocando-a. Ela não sabia mais o que fazer para se libertar, posto que nesses casos, terminar o relacionamento não liberta a pessoa.
Christian ficou pior com o fim do namoro e Clara teve que ir com o pai para uma cidadezinha praiana chamada Bishop Rock a fim de se afastar do garoto.
O pai de Clara era um escritor de best-sellers famoso e tanto ele quanto Clara gostavam muito de ler. Me identifiquei muito com a paixão pela leitura, que li um trecho que eu poderia ter escrito:

“Eu costumava tentar ler um livro que não estava me interessante, e, às vezes, quando me dava conta, já o tinha lido por inteiro, sempre esperando que algo diferente acontecesse no final. Talvez eu não entendesse por que me sentia assiim em relação a leitura de um livro. Parece que eu tinha obrigação com o livro, com as pessoas, não importa se eram reais ou de ficção. (p. 37)

Acho que essa identificação com Clara me prendeu ainda mais à leitura e ficar tão ansiosa quanto ao final da história. Gostei de ver como ela amadureceu ao longo da narrativa e conseguiu superar seu medo. Talvez, o mais importante foi que ela não desistiu das pessoas, apesar de tudo que passou com Christian.

“De repente, bem ali, na praia com Finn Bishop, aprendi que o amor verdadeiro não é aquele que prende, sufoca, envolvendo os dois numa dança macabra. Não, ele deixa você livre para pisar em chão firme, e para o outro poder fazer o mesmo, com bastante espaço entre vocês dois. (p. 202)

Dan 13/09/2012

Um Lugar para Ficar - Deb Caletti
Este foi um livro que decidi ler de supetão, ele até que me chamava à atenção, mas, nunca fique louca para lê-lo. Na realidade estou em um momento de leitura pouco definido, onde não sei bem qual estilo me agrada mais no momento. E, após uma comédia hilária resolvi cair de cabeça em um thriller.

Clara Oates é filha de um famoso escritor, a após um jogo de basquete, onde ela vê possivelmente o homem mais interessante do mundo, sua vida fica de cabeça para baixo. Clara inicia um namoro que tem tudo para ser perfeito com Christian, os dois parecem estar na mesma sintonia e tudo acaba por ser um mar de rosas. Até que Christian se mostra um homem controlador e ciumento, que não deixa Clara respirar, e por isso ela tem que fugir para o mais longe possível.

Bem, este livro tem um plot muito interessante, e que parece estar na moda, onde o namorado se torna obsessivo e passa a querer controlar cada passo de sua namorada. Eu gostei do livro, e achei interessante a abordagem do tema e de como relacionamentos podem dar muito errado quando as coisas saem do controle.

Clara é uma personagem que me dividiu, no começo do livro ela parecia sensata e muito coerente no que dizia, mas, depois passou a se comportar de um modo que não me agradou, e que, para mim, fugiu um pouco da realidade. O livro é contado com capítulos divididos, ora temos um capítulo da vida atual de Clara, depois de ela ter fugido de Christian, e ora um capítulo que trata do relacionamento dos dois. Esse modo de narração me agradou muitíssimo, poder ver as mudanças no comportamento de Christian foi incrível, pude sentir o medo de Clara muitas vezes, e sua vontade para que as coisas dessem certo.

O que não me agradou, foi a parte da fuga de Clara, as coisa aconteceram rápido demais, achei incrível o fato de ela ter se apaixonado a primeira vista por um cara que ela só tinha visto uma vez (não é spoiler!) além disso o modo como ela se comportava com seu pai algumas vezes me irritou bastante.

Como disse a pouco, a paixão de Clara por Finn não me convenceu, sendo que aconteceu logo que ela chegou à nova cidade – pra onde ela foi fugindo de seu ex, tipo, sério que ela se apaixonou assim, tão de repente? -, Finn tinha tudo para ser o mocinho que qualquer garota se apaixonaria, mas, ele é perfeito demais, sabe? Eu tive a impressão que a autora só o colocou na estória para diferi-lo de Christian, mostrando o cara maravilhoso e perfeito e o lunático obsessivo.

Christian é completamente maluco, e devo admitir que a autora construiu este personagem perfeitamente, eu senti toda a sua obsessão, e todo o seu delírio como se ele estivesse falando comigo e não com Clara. Deve ser algo horrível passar por uma situação desta, onde aquela pessoa que tanto amávamos, acaba por se tornar um monstro que queremos o mais longe possível.

E, por fim, gostaria de comentar o modo como a autora destacou as estórias de fantasmas durante todo o livro, não como se eles fossem reais, mas, como algo que fica sempre em nossas memórias. Acho que isso ganhou destaque pelo fato de a mãe da Clara ter morrido quando ela era muito jovem, e nem tudo sobre sua morte ter sido revelado à filha.

Enfim, não foi um livro que eu adorei, ou classifiquei como favorito, mas, foi um livro que fluiu e que me deixou satisfeita no fim das contas. Leiam, e me digam o que acharam.

Acesse: http://www.amigasentrelivros.blogspot.com

jacdeoliveira 10/09/2012

" Eu não era o tipo de garota que ia atrás de um cara. E nunca ignoraria que a namorada dele estava no banheiro ao lado, retocando o batom. Nunca..." "... Porém, naquele momento, eu não me importei nem um pouco com ela. É terrível admitir e eu sinto muito, mas é verdade." - PÁG 7

Clara é uma garota que está passando por um relacionamento bem complicado e diferente, após conhecer Christian e se encantar por ele parecia que as coisas eram perfeitas, mas não foi exatamente assim que aconteceu agora ela e seu Pai estão indo passar as férias em um local totalmente diferente da cidade, estão indo para um cidade pequena onde alugaram uma casa de um desconhecido.

" Você vê o passado e o futuro se colidindo com o presente, seu próprio Big Bang, e nada mais será igual a partir dali." - PÁG 8

Apesar de descobrir tarde demais o que estava acontecendo com seu relacionamento Clara tentou acalmar a situação, mais parecia impossível. Christian já estava possessivo e obcecado pela menina e não havia nada a se fazer quanto a isso. Agora ela precisava de um tempo para si mesma, iria aproveitas essas férias de verão para acalmar sua mente e seu coração, mas quando ela acha que tudo ficará bem os fantasmas do passado começam a surgir novamente naquela cidadezinha.

"- Estou começando a pensar que existem dois tipos de pessoas. - ela falou.
Esperei.
- Aquelas que se perdoam facilmente, mas não conseguem perdoar os outros.
- E? - Perguntei.
- Aquelas que perdoam os outros facilmente, mas não conseguem se perdoar." - PÁG 209

O livro que não me impressionou em primeiro momento foi o livro que mais me surpreendeu este mês (Julho/Agosto). Por alguns momentos consegui me sentir sendo a própria Clara. Alguns momentos, algumas experiências parecem ser tão reais (e para mim são) que em certos momentos não via a personagem e sim a mim mesma.
A escrita da autora é simplesmente incrível, diversas frases emocionantes, o modo como Clara nos contou a história, o que pareceu mais um diário. Foi incrível, sem mais.
O livro não ganhou minhas 5 estrelas por causa de pequenos detalhes da história, não consegui gostar dos outros personagens, mas continuou sendo incrível para mim e ganhou minhas 4 estrelinhas. rs
A ordem do livro é bem diferente também as duas histórias estão misturadas, a cada capítulo é um pedaço da vida de Clara, o que deixou o livro ainda mais divertido, de fácil entendimento e leitura agradável.

"- Pea. - El suspirou como se achasse que eu não tinha conserto e me olhou seriamente. - Não podemos ficar tão envolvidos nos nossos próprios equívocos a ponto de perder a beleza simples da verdade." - PÁG 265

PLAYLIST: Cássia Eller - Mudaram as Estações

Leandro | @obibliofilo_ 08/09/2012

Eu sinceramente esperava uma história mais elaborada; que exercesse uma certa tensão sobre mim durante a leitura. Mas não foi o que aconteceu. Não superou minhas expectativas e não foi o que eu, de fato, esperava antes de começar a leitura.

[SINOPSE] O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...

A história é narrada do ponto de vista da protagonista Clara. Para ser mais exato, por meio de lembranças. É como se ela desabafasse com o leitor sobre o seu passado sombrio com Christian (seu ex-namorado que era completamente obsessivo com ela). Quando eles se apaixonaram, ele se mostrou para ela o "namorado perfeito". Ele era lindo, loiro... Enfim, tudo que várias garotas anseiam. Conhece aquele velho ditado "Quem vê cara, não vê coração"? Bem, foi isso que aconteceu com Clara: Ela se enganou completamente, ao pensar, que ele seria perfeito.

Há também, uma certa alternância nos capítulos: ora ela narra seu passado sombrio, ora ela narra seus tediosos dias na cidade para onde fugiu.

Ela conheceu Christian em um jogo de basquete e sinceramente, foi muito rápido. Pessoas que agem como a protagonista agiu, é porque querem "quebrar a cara". Como eu disse anteriormente, no começo ela era maravilhoso, depois começou mostrar suas diversas facetas.

"Mesmo durante o dia, a nossa rua nunca mais seria a mesma, nenhuma rua seria. Tudo tinha mudado e ficaria assim para sempre, pois é isso que acontece quando o medo se instala". Pág.: 197

Eu acreditava que esse livro seria mais forte; mais intenso. Mas não foi nada do que eu realmente esperava. A autora criou uma história leve demais. Ouso até dizer que ela criou uma história muito infanto-juvenil. A autora deveria ter criado um clima mais tenso, que causasse certa tensão no leitor. Se a história tivesse sido da forma como eu esperava, com toda certeza eu teria gostado muito mais do livro.

O único fato que me agradou muito, foi a construção dos personagens. Pelo fato de o livro ser narrada em primeira pessoa, a autora soube construir bem alguns personagens, não todos.

Enfim, o livro é razoável. Confesso que esperava muito mais e no final, não fui surpreendido. Se você procura uma leitura leve, para passar o tempo ou distrair, creio que irá gostar. Mas caso procure uma leitura mais forte, que cause certa tensão em você, não será uma boa ideia ler esse livro.

Fica a dica!