Voices In The Dark

Voices In The Dark Junji Ito

Resenhas - Voices In The Dark

Vênus_Alice 31/12/2023

Voices in the Dark
Uma leitura bem fluída e divertida (mas não deixa de ser aterrorizantes).
Nesse livro é a coletânea de vários contos de horror, curtos, que impactam e podem traumatizar.
Uma leitura muito divertida e fluída.
Adoro as imagens e a narrativa do autor.

Luchi 01/11/2021

Bem além do Horror...
Essa foi a primeira obra que li do famigerado Junji Ito, e gostei bastante, os contos cumprem o prometido: dão um embrulho no estômago e um asco enorme. Lembrando que são contos de Horror, e não de Terror, por isso não dão medo ou susto.
Fico feliz de ter começado com essa coletânea, pois os contos não são tão pesados como imaginava, então se você, como eu, nunca leu nada do Junji Ito, esse pode ser um bom ponto de partida.
Uma coisa interessante dos contos é que além do horror, eles tem muitas críticas sociais, o que deixou ainda mais interessante. Vou dar minha opinião sobre cada um abaixo.
Conto 1: O escuro bebe sangue

Acredito que a crítica desse seja: paixão obsessiva não é amor, existem limites morais do que você pode fazer por uma pessoa, sem ferir a liberdade dela e sem ser um esquisito. E não aceite migalhas, saiba o que você quer receber e o que pode oferecer, pra não aceitar qualquer um que aparecer.

_Possíveis gatilhos: Anorexia, bulimia, sangue e atropelamento.

Conto 2: Os fantasmas do horário nobre

Esse conto contraria o ditado "quem ri por último, ri melhor". O protagonista é uma pessoa séria, alguém que você não chamaria de "alto astral", mas não quer dizer que ele não seja feliz. Rir nem sempre é indicativo de felicidade, e é importante que você demonstre as emoções que, REALMENTE, está sentindo.

Conto 3: O urro das eras

Esse fala sobre se apegar ao passado de tal modo que você não encontra mais lugar no presente. Se prender a oportunidades, amores ou relações perdidas faz com que a pessoa viva num mundo de ilusões, onde nada é real, palpável, porque é passado.

Conto 4: O mistério da casa assombrada

Coragem despretensiosa pode custar vidas. Bancar o Indiana Jones, ao invés de confessar o medo, pode levar a situações catastróficas e não ouvir bons conselhos por orgulho é uma grande tolice. Coragem sem objetivo/propósito pode acabar sendo só pose.
E se você pinta e borda a sua vida toda, pode esperar, o que é seu tá guardado. "Não faça para os outros o que você não quer que façam a você".

_Possíveis gatilhos: Canibalismo e sangue.

Conto 5: Glicerídio

Esse aqui me deu um NOJO de embrulhar o estômago, tive que ler fechando os olhos em algumas partes.
"Filhos órfãos de pais vivos", essa história retrata bastante isso, apesar de serem órfãos de mãe, os irmãos ainda tinham o pai, mas era como se não tivesse. Viviam em condições precárias, um apartamento nojento, um pai negligente e o irmão mais velho, agressivo, essa é a vida da protagonista. O pai era tão ganancioso que começou a fazer loucuras pra manter sua churrascaria, e as pessoas também são assim na vida real, sacrificam sua família, sua relação com os filhos, a saúde, para conseguir mais, mais dinheiro, mais fama, mais estabilidade, e no fim, criam a própria ruína.

_Possíveis gatilhos: Agressão, canibalismo, relação familiar instável e bullying.

??Alerta: Se você tem tripofobia, cuidado com algumas cenas de gatilho (buracos e padrões geométricos repetitivos).??

Conto 6: Os enraizados

Esse foi o meu preferido, ele fala sobre como a culpa e o remorso consomem as pessoas, de tal modo que pode se manifestar no seu físico. Fugir da situação, da responsabilidade, só aumenta a culpa, no início, pode ser um alívio, mas com o passar do tempo isso vai te atormentar cada vez mais, e vai parecer difícil consertar.

_Possíveis gatilhos: Menção ao estupro.

Conto 7: O homem morto chama

Esse conto vir depois de "Os enraizados", com certeza não foi coincidência, pois ele trata do arrependimento, rancor e perdão. Se no conto anterior vemos como a culpa consome uma pessoa, aqui é o rancor. Quando uma pessoa faz algo ruim e se arrepende, isso é ótimo, mas o perdão não depende disso, ele é incondicional. O perdão é a limpeza da alma, é lembrar sem rancor, quando perdoamos fazemos mais bem a nós, do que ao outro. O rancor pode corroer alguém, mas o perdão revigora. E um arrependimento sincero é o primeiro passo para um recomeço.

_Possíveis gatilhos: Agressão e menção ao homicídio.
Bruna Araujo 04/11/2022minha estante
Olá, poderia me falar onde conseguiu comprar? Nem encontro na Amazon?

Luchi 11/11/2022minha estante
Olá Bruna, eu li online na internet, porque acredito que não tenha sido lançado no Brasil, mas existem traduções feitas por fãs em sites.

juliaarcheron 12/01/2024

As vozes mais escuras da mente
O conto do óleo e dos morcegos foram NSANIDADE PURA! APENAS LEIAM! Nessa coletânea o Junji Ito se superou no quesito nojo, até pulei algumas partes. Esse livro ficou na média pra mim, porque achei os contos pouco memoráveis -exceto os que eu citei no começo- mas não deixam de ser bons. Todos os contos tem uma reflexão por trás, o que eu achei bem interessante.

qudakness 26/11/2021

Voices in the dark
?? Gatilhos: menção a estupro/assalto, jump scare, violência gráfica.

Curti a leitura da obra, amo como todas suas histórias sempre tem algum tipo de reviravolta que me faz ficar :o! E suas artes continuam aterrorizantes ? não é uma crítica ? como sempre foram, incrível como a mente dele funciona.

aline 03/01/2022

to completamente fascinada com a capacidade do junji ito de transformar os elementos mais aleatórios em horror: desde a culpa e apego ao passado até GLICERÍDEOS KKKKKKKKKKK (sério, eu NUNCA vou superar o conto da oleosidade) é tudo tão incomum e, por isso mesmo, genial...
de todos os livros do autor, esse foi o meu preferido; amei muito esses contos e acho que ele real se superou aqui.
além do incômodo e agonia extremos que eu já sabia que ia sentir, em alguns momentos cheguei até a me emocionar (o conto da ilusão fantasma me matou), o que me surpreendeu positivamente, já que eu não esperava nada além do horror.
enfim, livro bem bom. gostei muito.

gabrielle.brambilla 24/09/2022

Para não esquecer facilmente
Definitivamente é umas das melhores seleções de histórias. A história dos Enraizados em especial, para mim, tem tudo o que uma história de terror deve ter para ficar marcada na minha cabeça. Teve até uma história para divertir, com o crossover mais inesperado com um casal duvidoso formado por 2 personagens memoráveis para quem leu a coleção outras obras dele.

Vivs 𧿠21/10/2021

Aterrorizante
Perturbador no mínimo, a criatividade e a ousadia do autor e da gráfica são bizarras e magníficas. Os contos são bons mas não superam a expectativa ao decorrer da leitura :/

RayRoo 25/01/2023

Interessante
Todas as histórias são inovadoras e surpreendentes. As minhas favoritas foram as dos 3 últimos capítulos.

Mika_SC 29/01/2023

Esse mangá foi uma das primeiras obras que li do Junji Ito, e posso afirmar que ela vai muito além de um simples terror.

Dani 15/05/2016

Voices In The Dark
Voices In The Dark é mais uma coleção de one-shots independentes do incrível autor de horror, Junji Ito. Eu adoro seu trabalho, suas estórias e arte, então sempre que estou procurando uma leitura rápida ou um mangá que sei que não vou me decepcionar, procuro uma destas. São sete estórias com temas variados e comentarei um pouco sobre cada.
Blood Slurping Darkness - Nami se tornou anoréxica, depois que seu namorado terminou com ela. Ela não come praticamente nada e tem tido sonhos cada vez mais estranhos, com muito sangue. Esta é a primeira estória da coleção e gostei muito, é realmente envolvente e traz muitos rumos inesperados e cenas bem desenhadas, como espero do grande autor. Foi uma das mais memoráveis, para mim!
The Ghost of Golden Time - Um homem, comediante, foi encontrado morto em estranhas circunstâncias: em seu rosto havia a expressão de como se ele estivesse rindo na hora que morreu. Keisuke é um garoto sério que não acha graça de qualquer coisa. Seu amigo, então resolve lhe levar para ver algumas apresentações de stand-up. O segredo da morte daquele é homem, e de outras vítimas, é revelado com a chegada de uma dupla de comediantes. Gostei bastante dessa estória, o tempo todo fica a curiosidade sobre porquê daquela morte e o que torna essa dupla de comediantes especial.
Roar Of Ages - Masaki e Mimura estão em uma trilha pela floresta quando se deparam com uma cena estranha. Está havendo uma enchente ali, onde várias pessoas estão se afogando e pedindo ajuda. Eles não conseguem salvar ninguém antes que a enchente desaparecesse sem deixar nenhum vestígio, nem mesmo de umidade na terra. Esta foi a estória mais leve, com menos cenas grotescas de todo a coleção. Não foi uma das minhas favoritas, mas gostei bastante e tem um suspense legal.
Secret of the Haunted Mansion - Chegou na cidade um novo negócio. Um homem misterioso está administrando uma atração: segundo ele, se trata de uma mansão mal assombrada. Quem entra nela sai totalmente aterrorizado, e boatos começam a se espalhar. Os garotos Koichi e Satoshi decidem dar uma olhada. O tema pode estar um pouco batido, mas o autor Junji Ito sempre consegue surpreender. Em compensação, esta estória tem muito horror caprichado! Muitas cenas aterrorizantes.
Glyceride - Yui é uma garotinha que mora com seu pai e irmão mais velho. A família tem uma churrascaria e, por causa disso, a casa toda é coberta de óleo. Seu irmão tem o estranho hábito de beber o óleo, como se fosse um refrigerante, e tudo vai apenas piorando. Esta foi uma das estórias que mais me marcou, e é super super nojenta HAHA Junji Ito se superou, e eu nunca mais irei pensar no ato de espremer uma espinha da mesma forma. Ew.
The Earthbound - Nesta cidade, um inusitado fenômeno está ocorrendo. Pessoas estão sendo encontradas em diferentes locais, simplesmente paradas de uma forma estranha, como se estivessem amarradas. Asano é uma voluntária de uma organização que pretende de alguma forma ajudar estas pessoas, e acaba fazendo grandes descobertas. Esta foi uma das minhas favoritas. Não foi surpreendente, pelo menos para mim, mas gostei muito, uma temática bem diferente e original.

Dead Man Calling - A família Kowa foi destruída por causa de uma gangue, que fizeram um ataque violento na estrada. Todos foram presos, e Noriko e seu irmão cuidam da mãe com sequelas e torcem por justiça. Entretanto o líder da gangue, mesmo devendo estar preso, continua telefonando todos os dias para a casa da família, implorando o perdão pelo que fez. Esta não foi minha favorita, nem me prendeu tanto, mas traz ótimas cenas e muito daquele mistério sem resolução do autor.

Gostei muito de Voices In The Dark, quase todas as estórias me prenderam muito, surpreenderam e devorei rapidamente. Acho que se tornou uma das minhas coleções de one-shots favoritas do autor e recomendo muito!

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2016/05/manga-voices-in-dark.html

Danilo.Castello 10/03/2024

Tem alguns contos que são excelentes, outros são mais esquecíveis.

Meu ranking do melhor ao pior:

Sexto Conto
Quarto Conto
Segundo Conto

Isabelly 05/10/2021

Traumatizada?
Gente, aqui você encontra o conto do "óleo", um negócio que me deu pura agonia. Os contos do Ito são mais deste tipo, horror e não terror, sabe?

Não sei o que dizer sobre o resto porque o do "óleo" ainda está na minha cabeça e acho que não vou esquecer tão cedo.

Luana 05/01/2022

primeira vez lendo terror, muito interessante a forma que o desenho nos deixa super desconfortáveis apenas com a adição de alguns detalhes ou acentuação de alguns traços