Battlefield 3

Battlefield 3 Andy McNab

Resenhas - Battlefield 3: O Russo

Heitor_cf 04/03/2021

Opinião
Tentativa de expandir um roteiro fraco, característico das campanhas de Battlefield. Bom, mas nada surpreendente.

Dwiegoo 29/12/2014

Ruim... tinha tudo para ser melhor!
NÃO HÁ SPOILER!

O livro é muito envolvente, não considerei com tão pouca ação. Histórias simples, contadas de um modo simples, porém, interessante. Histórias distintas e bem modeladas. Entretanto, o final deixou e muito a desejar, pelo menos as minhas expectativas. Não jogar o game pode ter influenciado a minha decisão; mas o final foi nulo, incolor demais, para um livro que mantém o leitor em estado frenético, aquele bom livro que não dá sono. A parte mais interessante, ficou em "branco".

BlackBurn e Dima são os protagonistas. Gostei muito mais de tudo que englobava Dima. O que incomoda é sobre o vilão. O final, que o cerca, é sem expressão e sem magia alguma. Por essa parte, tão displicente, estragou todo o núcleo. O livro pode ter pontos fracos e isso não influenciar na nota final, contudo um "pulo" tão distante, deixando passar o que mais se esperava, deixou desejos que encobriram o quanto a história é envolvente.

O livro é bom, todavia o fim lhe deixa "bem" regular.
Richard 26/08/2015minha estante
Eu concordo contigo tanto nos pontos positivos quanto nos negativos. Vale ressaltar para quem vai ler ainda que o principal problema do livro é o final. O autor não resolve o clímax da história e deixa o leitor sem entender o que realmente aconteceu.

Arthur_TSU 12/01/2018

Uma leitura que pode ser interessante, o que me afastou desse livro, principalmente, são os personagens que são iguais são extremamente maçantes. A leitura começa interessante, mas a medida em que você vai lendo, percebe que tudo aqui é mediano, os personagens são fracos, a narrativa é maçante, entre outros pontos.

Ainda sim, se você se interessar, leia. 2,5 arredondado para 3!

Shelda 13/12/2016

Muito envolvente
SEM SPOILER

Apesar de deixar em hiatus por muito tempo ao término do quinto capítulo, quando Continuei a ler a história me prendeu até terminar o livro em 2 dias. Uma história bem violenta, pra você com problemas de sensibilidade não recomendo. Os acontecimentos são muito bons e as atitudes dos personagens te fazem querer ver o desfecho. Apesar de não gostar muito do final, achei meio mal feito, o livro em si é muito bom e bem detalhado com relação aos cenários e outros complementos. Nota 4 só pelo final que achei meio sem detalhes, parecendo que estava com preguiça de escrever.
Confesso que tive algumas dificuldades pra lembrar o nome dos personagens, alguns eu não reconhecia que ele já tinha aparecido antes, mas mesmo assim deu pra entender legal.

Recomendo
Diogo Furtado 27/01/2017minha estante
undefined

Inlectus 16/07/2015

Bom.
Eletrizante, e até tem uma dose de conhecimento.

Raphael 02/03/2015

Me surpreendi
No começo não esperava muito desse livro, mas o livro te prende com a história, principalmente aos olhos do russo Dima, gostei bastante.

heitor 28/08/2014

Muitos tem o crack como vicio, eu tenho Battlefied 3
Quando comprei o livro, pensei que existia o 1 e 2, mas não existem infelizmente. O livro simplesmente é incrível. Ele é complicado de se situar, afinal de contas, conta a história de um Russo e um Americano, em lugares diferentes, e você precisa ler para saber de qual personagem é aquele capitulo. Seu enredo é tão complexo, que quando cheguei no capitulo 33 tive que voltar e ler tudo de novo, mas não me arrependo. Há coisas que tem nas primeiras páginas que é retratada lá na frente. Com um jogo de conspiração, guerra, intrigas e conflitos, Battlefield 3 se tonou a melhor adaptação, para mim, de jogo para livro que já foi feita. Se o livro me deixou viciado, imagina o jogo, ainda bem que dou mais valor a livros do que a jogos. Leia esse livro, mas leia com atenção, não deixe passar os detalhes, pois eles são imprescindíveis. O agente Dima e o Blackburn vão se tornar sua melhor segurança nessa luta contra a PRL (grupo terrorista do jogo). Você vai se surpreender, se arrepiar e lutar junto com eles. E quando terminar o livro, você vai se sentir além de cansado, porque a história te deixa assim, um verdadeiro soldado. Não se deixe enganar, nem sempre quem você pensa que é, realmente é...

Fábio 24/11/2013

Otima Surpresa
Tenho um certo preconceito com livros feitos na onda do sucesso de jogos de video-games, na maioria das vezes a qualidade é mediana e são lançados apenas no embalo do sucesso dos jogos eletrônicos, mas como eu gosto e livros de temática militar não resisti e resolvi dar uma chance a este, e qual minha surpresa que o livro é otimo, nenhuma oba prima mas muito bom.
Temos dois personagens principais Dima ex-soldado SPETSNAZ e ex-agente da GRU da extinta Unisão Sovietica e Sargento Blackburn fuzileiro naval americano, ambos otimos protagonistas, o que infelizmente não podemos dizer dos coadjuvantes americanos, parecem que estão lá só pra fazer número.
O melhor do livro é realmente sobre Dima, as melhores e mais interessantes partes do livro são sobre como era e funcionava a espionagem e diga-se de passagem buricracia soviética.
como ponto fraco posso citar sem dar spoilers o vilão, até que o autor tenta dar uma importancia para ele mas no fim é apagado e sem carisma nenhum.
Tambem achei o livro muito curto e o final transparece ter sido escrito as pressas, poderia ser melhor.
No mais é um grande livro e pra quem gosta do tema se sinta a vontade para ler sem medo.

Nathy 04/06/2013

Battlefield 3: O Russo – Andy McNab e Peter Grimsdale | O Blog da Mari
Esse é mais um livro publicado baseado em histórias de jogos de videogame, eu confesso que num primeiro instante o livro me deixou bastante curiosa por causa de sua capa – um homem em uma roupa do exercito e ao que tudo indicava em um país bem popular – li a sinopse do livro e me animei ainda mais para lê-lo ao ver que o seu assunto principal seria uma guerra. O livro é desenvolvido com base em duas missões a recuperação de ovigas nucleares e a recuperaração de dois terroristas – os russos estão atrás de Kaffarov e os americanos atrás de Al Bashir. A narrativa é em terceira pessoa, conhecemos a cada capítulo a visão dos dois lados nessa guerra, sendo praticamente impossível não se envolver com os sentimentos dos dois principais, no começo é meio cansativo, mas depois fica difícil largar a história.

Como disse são dois grupos eu vou começar a falar pelos russos liderados por Dima Mayakovsky, um personagem realmente forte, mas ao mesmo tempo humano, por mais que a guerra possa mudar as formas de um homem pensar e até mesmo agir, ele tinha plena noção que em algum momento ao longo daquela missão poderia morrer, mas se isso acontecesse iria salvar o máximo de pessoas que pudesse. Ele tem seu próprio grupo e uma história com cada um deles, por isso quando houve algumas mortes quase chorei devido à tamanha emoção que o personagem estava passando ao presenciar aquele momento. Do grupo deles simplesmente adorei o Vladimir, eles podiam estar na situação mais complicada de todas, mas ele sempre fazia alguma piada para descontrair seus colegas.

“ “-Elas também atiram pela outra ponta – disse Vladimir – Quer que eu mostre como faz?”. Vlamidir

Continue lendo a resenha aqui: http://bit.ly/RPrX7L

leonardogp 08/04/2013

Leitura complexa com personagens fascinantes
Em certas partes, principalmente nas descrições dos conflitos, a impressão que dava é que o texto havia sido mal editado ou por erro de digitação ou por problemas na tradução. As brigas iam de um ponto a outro sem qualquer nexo.

Mas de forma alguma isso afetou a leitura de modo crítico, apenas me deixava pensando: WTF? O que acabou de ocorrer aqui?

O que é necessário pontuar é como os personagens são apaixonantes, a trama, seus comportamentos e tiradas excelentes fez com que eu tivesse pena de terminar o livro e me despedir de personagens como o Dima, Kroll e Vladimir. Que no fundo foram o motivo para que eu fizesse essa resenha, elogiando essas grandes figuras da história.

Mav 04/03/2013

Nota 4
(Nunca joguei Battlefield 3, mas já ouvi falar de Andy McNab).

É um grande livro, o primeiro do escritor/"ex-agente" Andy McNab que acabo de ler.

Gostei muito da escrita e do decorrer da história, os personagens são bem legais também, as atitudes e tomadas de decisões me prenderam bastante.
O único ponto ruim pra mim - e veja bem, pra mim! - foi imaginar as cenas, algumas vezes o McNab narrava o ocorrido e a distância entre um ato e outro parecia de média a longa e um pouco mais pra frente na leitura o ato estava a poucos metros de distância, encontrei alguns problemas também para guardar os nomes dos envolvidos e lembrar quem era quem e o que representava, isto se deve pelos nomes serem russos que não estou acostumado, mas é um bom aprendizado para o meu cérebro.

No geral é um ótimo livro pra quem gosta de ação, vale a pena a leitura.

E como é padrão nas minhas resenhas, eu coloco minha tag pessoal:

[EU RECOMENDO]

Maristela 20/01/2013

Este é um livro para quem gosta de espionagem, guerra e muita ação. eu li o livro em um dia e meio, pois amo ler esse tipo de literatura. Não conheço o jogo, mas deve ser muito bom, se basearmos pelo livro.
Dima é um soldado russo que faz trabalhos que nem sempre pode aparecer. Já um veterano e está sempre resolvendo as questões, não pelo lado convencional, mas a sua maneira. Resolve se afastar, mas os chefes querem se ver livre dele e o colocam atrás de um negociador de artefatos nucleares. Na verdade, querem que ele não consiga nada e que morra ao tentar concluir a tarefa.
Blackburn é um fusileiro americano que se encontra em missão no Irã e que acaso do destino se depara com Mila e um acaba salvando a vida do outro e trocam informações. Infelizmente, os superiores não aceitam isso e ambos acabam sendo caçados. Blackburn vai preso e Mila é acusado de terrorista. O resto, só lendo para saber o desfecho.

Maria... 16/01/2013

game e livro = deu certo
Game que virou livro, pra mim deu certo, porque só comprei o livro porque vi o jogo na minha casa,li sem nenhuma pretenção, no começo fiquei confusa com os nomes dos personagens já que são narradas 2 estórias paralelas, no meio do livro me apeguei ao Dimas e Blackburn e torci por eles, em resumo o livro não me decepcionou e gostei muito de ler

Gabriel 14/01/2013

O Russo
O Russo, dificilmente a primeira vista você acredita que esse seja o título do livro, seja esse, olhando para capa você vê um gigante Battlefield 3 - jogo do gênero FPS produzido pela EA que tem mais marketing que a capa do livro - mas la encima, em letras muito menores, se encontra o verdadeiro título, mais abaixo, você vê que essa capa também tem a síndrome dos livros do Stephen King, o nome do autor Andy McNab ocupa pelo menos 20% da capa, e o nome do co-autor, Peter Grimsdale, é tão pequeno que eu mal posso vê-lo na miniatura aqui na esquerda dessa caixa de texto, olhando isso, eu achei que o livro seria uma gigante propaganda do jogo, estava enganado.
O livro não me agradou como eu desejava, mas também não me decepcionou como eu esperava. Conta a história de dois soldados, Dima Mayakovsky, e Henry Blackburn, que, em diferentes lados da história, tem um mesmo objetivo, impedir um atentado com proporções maiores que o 11 de setembro.
O livro não é ruim, mas esperava mais dele, as poucas cenas de ação são muito envolventes e o desfecho da história é fantástico, o que não gostei foram os capítulos, muito curtos de um para outro. Mas mesmo assim vale a pena ler.

Evaldir 23/11/2012

Muito bom! Recomendo.
Pra quem já estava há uns cinco ou mais anos sem ler nada além de noticias na internet e revistas, achei o livro muito bom!
O livro é de fácil entendimento, bem dinâmico. O autor faz referencias a várias armas, termos militares, etc. Esses detalhes dão a obra um aspecto mais real.