O que ele deve ser… se quiser casar com minha filha

O que ele deve ser… se quiser casar com minha filha Voddie Baucham Jr.

Resenhas - O que ele deve ser… se quiser casar com minha filha

Beca 08/12/2023

Um manual biblico de discipulados para pais
Estou extasiada com a leitura deste livro, que com veemência convicção se tornou um dos meus livros preferidos deste ano!.
Voodie Baucham Jr trás consigo uma escrita avassaladora e de muito fácil entendimento, para um assunto que ao nos depararmos a primeira vez, parece ser bastante utópico, principalmente ao olharmos as taxas tristes de ausência paternal no Brasil, mas, quanto mais o autor destrincha em conhecimento bíblico, trazendo uma forma de pratica-lá no dia a dia a cada assunto explanado, percebemos que não é tão utópico assim de exercer. Pelo menos não para aqueles que se dispuserem a praticar e a ensinar, fazendo com que o conhecimento se espalhe em nossas igrejas e aos nossos conhecidos.
E o que este livro trás de tão interessante aqui? Baucham Jr fala da importância dos pais, principalmente da figura paterna no aconselhamento afetivo amoroso, não sendo uma figura passiva, mais presente nas escolhas das filhas e nas etapas que levam a um futuro casamento. De forma bastante realista, ele perpassa assuntos polêmicos sem deixar seu humor ácido se extinguir e sem cair em um romantismo, quando se trata de relacionamentos conjugais cristãos, mostrando diversas situações cotidianas e como enxerga-las a partir do crivo bíblico na hora de tomar decisões. Perpassando os pontos abordados de forma dinâmica e mostrando resumidamente as característica de um parceiro em potencial.
Usando muito de intelectuais puritanos do séc XV para defender seus viés de pensamento, o autor trás nesta obra um livro para pais e filhas que desejam tomar escolhas mais assertivas, criar filhos para a gloria de Deus, ser pais que discipulam um futuro parceiro a partir de uma bussola que conduz a um caminho de alegria e paz, e que está atrelado a meditação e a prática das escrituras! Vale a pena leitura ?

Taimara 23/01/2023

Livro excelente para as meninas lerem quando quiserem começar a namorar e categorizar o que se deve priorizar em um rapaz.
Duas frases: crer em Jesus de todo coração e segui-lo; ter o básico de teologia e conhecimento bíblico.

Giovanna.Campos 23/04/2022

Necessário!
Que livro incrível! Fui muito impactada.

O autor traz informações valiosas e extremamente necessárias acerca da corte, matrimônio e relacionamentos, além de utilizar base bíblica em todas suas argumentações.

Recomendo a leitura a todos - homens, mulheres, meninos e meninas!

Mateus Guarnieri 12/01/2022

Sem palavras
Que livro, que livro.
Voddie Baucham é preciso em suas palavras, trata todos os tópicos com a seriedade necessária.
É uma leitura válida para Garotos, garotas e para os pais daqueles que buscam se prepara para um relacionamento futuro.
Contém dicas e informações preciosas, acredito que seja um dos melhores, se não o melhor livro dentro desta temática.

Edmon Santos 30/10/2021

Extremamente necessário.
Dentre todos os livros que li esse ano, esse foi o que mais me impactou. Ao lê-lo, me peguei várias vezes num misto de sentimentos, ora desanimado, ora encorajado.

Voddie Baucham quis ajudar pais de moças, e as próprias moças, a discernirem o padrão de um homem que tem as características que Deus aprova para que elas sejam dadas em casamento.
O autor chama os pais à realidade de sua responsabilidade em ?entregarem a mão? de suas filhas a homens dignos de confiança e que as discipularão nos caminhos do Senhor.

Além disso, Baucham nos leva a enxergar mais longe, quando nos diz que os casamentos de agora influenciarão muitas gerações à frente.

Como homem solteiro posso dizer que tive uma grande experiência em ler esse livro. Claro que existiram alguns poucos pontos de discordância com o autor, mas com certeza levarei grandes lições para minha vida.

Se você, homem cristão, que porventura vier a ler esse livro e como eu se sentir desanimado às vezes pelo seu passado ou pelo deficiente estado atual quanto ao padrão de masculinidade bíblica, lembre-se que Deus nos fez novas criaturas em Cristo Jesus e que está nos conformando dia a dia na imagem de seu Filho. Seja encorajado pela graça de Cristo e siga confiante nAquele que começou a boa obra em você, na certeza de que irá terminá-la (Fp 1:6).

Moças, devorem esse livro. Rapazes, busquem ser o que Voddie Baucham ensina a respeito da verdadeira masculinidade.

Flavia.Marinho 03/07/2021

Todos deveriam ler
O autor versa sobre a construção da masculinidade bíblica, o que me fez pensar que somosdeficientes nesse quesito, que temos criado filhos que estão prontos para o casamento pois não conhecem as características que precisam desenvolver para se tornarem maridos e pais.

val silva 10/11/2016

Baixe o livro Grátis... O que ele deve ser… se quiser casar com minha filha
Baixe o livro Grátis. http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/11/10/livro-gospel-o-que-ele-deve-ser-se-quiser-casar-com-minha-filha/

site: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/11/10/livro-gospel-o-que-ele-deve-ser-se-quiser-casar-com-minha-filha/
Matheus 12/08/2017minha estante
undefined

Socorro Lima 05/08/2013

A leitura do livro só lhe fará bem.
Um livro que você tem vontade de reler. Qual pai ou mãe não gostaria de poder ajudar suas filhas nessa tão delicada tarefa de encontrar o homem de Deus que efetivamente lhe fará bem enquanto marido? Qual deles de igual modo não gostaria de saber como talhar rapazes para fazerem bem às filhas de outrem com as quais se casarão? Assim, ver como o autor tratou os princípios bíblicos expostos por Paulo em Efésios 5 como um referencial do padrão que os homens que um dia pleitearão a mão de nossas filhas deverão buscar firmemente alcançar foi muito esclarecedor. Em uma cultura devastada pelo divórcio, filhos de múltiplos casamentos distantes ou alheios, pela perda da identidade de família como Deus a construiu, é bom ser encorajada a buscar a orientação de Deus e em Sua Palavra para assegurar que nossas filhas tenham suporte adequado para saber com quem devem se casar, bem como sobre o que procurar naquele que deseja vir a ser seu marido. Aos rapazes, não farão mal em ler esse livro. Certamente serão desafiados a ver quão sublime é o papel que Deus lhes outorgou exercerem em seus lares, como faz bem se prepararem para exercê-lo, pois o resultado será uma família estruturada, saudável física e espiritualmente, coroa e alegria para sua velhice. Ambos: moças e rapazes: quem quer ajuntar brasas para sua cabeça? Ninguém, não é? Então leia o livro e procure diligentemente seguir os conselhos. Só lhes fará bem.

Geolê 27/08/2012

Aprendendo sobre masculinidade bíblica.
Intitulei a resenha assim, porém não é um livro que fala somente sobre isso, mas foi o aspecto que mais me chamou a atenção.

Esse livro ganha destaque pra mim por ser simples em sua linguagem e em sua argumentação. Também por ser bem teológico em relação ao Joshua Harris ("Eu disse Adeus ao namoro" e "Garoto encontra garota"). Muito preciso em seus argumentos e muito convincente. Trás à tona a nobreza do matrimônio, sua seriedade e sua necessidade!

_______________

* Na introdução o autor já explica qual o seu objetivo com o livro, e são dois principais:

- Mostrar o papel dos pais em escolher um bom pretendente pra suas filhas.

- Mostrar o que deve ser feito nos filhos pra que eles sejam bons pretendentes.

* O primeiro capítulo de nome "Visão de várias gerações" o autor mostra como a visão sobre casamento tem mudado, e como isso afeta todas as áreas da sociedade. Sendo a família a instituição mais importante, a decadência deste afetará todas as outras.

O autor fala da experiência de sua família, conta alguns casos trágicos bem tristes de divorcio, pessoas morando juntas sem se casarem, etc... e ele diz que isso não deve continuar. Ele não precisa passar esse "legado" triste às próximas gerações, e por isso ele se preocupa com quem sua filha deve se casar.

Também diz que quer mostrar com quem ela "deve" se casar, mas não com quem ela irá se casar. Também vem quebrar aquela ideia romancista de que podemos esperar que nossas filhas saiam, conheçam rapazes, e se casem bem. Os pais tem o seu papel!

* O segundo capítulo fala sobre "O ministério do casamento", e o autor defende sua importância chamando de "o melhor amigo do homem" (p. 45), e o colocando acima dos outros ministérios, dizendo que é o ministério mais elevado que há. (p. 47-48)

Ele cita o exemplo de pais que se dedicam a ensinar seus filhos sobre os estudos, os preparam pra uma boa faculdade, muito dinheiro é investido nos estudos e tudo isso é muito louvável, porém, quanto tem sido dedicado pra ensinar seus filhos sobre casamento? O que tem sido feito pra mostrar pra suas filhas com quem elas devem se casar, e como seus filhos podem ser capacitados pra esse ministério tão nobre?

* O terceiro capítulo fala sobre "O papel do pai". Infelizmente, hoje em dia os homens perderam o conhecimento do que significa a autoridade masculina na família. Ele usa a imagem do patriarca pra ilustrar o que é um pai em sua casa.

* Dos capítulos 4 a 8 ele fala os "Ele deve...".

- Deve ser um Cristão piedoso que ama a Jesus e busca a santidade pela Palavra de deus. Nesse capítulo ele defende a posição bíblica a respeito, e responde aos argumentos usados pra defender o namoro/casamento misto.

- Deve estar preparado pra liderar, ou seja, deve entender o chamado pra assumir a autoridade bíblica de ser o cabeça da família. Baucham sem pena afirma que "qualquer rapaz que subestime a autoridade masculina não está apto para liderar sua família" (p. 128) e consequentemente não está apto pra ser um pretendente para a filha dele! Ele continua: "O homem que vê o seu papel como o de um tirano não está preparado para ter uma mulher. Esse homem com certeza não é digno de um dom tão precioso. (p. 129)

- Ele deve liderar como Cristo e usando Efésios 5, ele vem detalhar algumas características dessa lideranças. Essas são as características citadas: Lidere em amor, Lidere na Palavra, Lidere com abnegação, Lidere em intimidade.

- Ele deve se dedicar aos filhos...esse foi um dos capítulos que mais me chamou a atenção. É tão bíblico o que é falado, e infelizmente é tão ausente essa prática nas igrejas... Ele defende a ideia de ter filhos, e afirma que não está apto um rapaz que veja filhos de uma forma negativa como muitos de nossa época.

Os pais devem se dedicar aos filhos e investir "tempo e atenção para vê-los se tornarem rapazes e moças amadurecidos, que honram a Deus." (p. 171) Os filhos devem ser disciplinados na Palavra, e devem ser repreendidos de seus erros. Citando o triste exemplo de Eli com seus filhos em 1 Samuel 3, ele adverte contra os pais que não repreendem seus filhos em seus pecados. Afirma que o jovem devem ter um prazer em crianças.

- Ele deve praticar os quatro pês, que significa ser sacerdote, profeta, protetor e provedor. (Já falei sobre isso no histórico de leitura) Aqui ele trata de responsabilidades mais diretas do homem para com sua esposa.

* No nono capítulo ele chama os pais a cuidarem de suas filhas quanto à escolha de um rapaz. Os pais tem o seu papel de conhecer o rapaz pra saber se será um bom marido.

* No décimo, ele fala sobre desenvolver nos rapazes, a maturidade necessária para assumirem a responsabilidade do casamento. Infelizmente a oferta é muito pequena em comparação à procura, mas a solução não é nos contentar com um baixo padrão, mas elevar o padrão de maturidade dos rapazes! Isso se aplica tanto a pais que devem ensinar seus filhos a ganharem maturidade, quanto àqueles que já conhecem rapazes interessados em suas filhas... Não é ideal simplesmente desclassificá-lo e ignorá-lo. Muitos não são maduros e não são preparados, porque não sabem ou porque não foram ensinados. Muitos querem assumir o compromisso sério, mas precisam de ajuda pra crescer em caráter.
_______________

Os pais dessa geração precisam conhecer tal conteúdo, e também os rapazes que tem interesse de se casar com uma moça. O alarme é tocado quando "'Perguntamos a dúzias de pessoas de [...] igrejas: ' você já ouviu em sua igreja uma discussão sobre a crise da paternidade?', e ainda não ouvimos um membro dizer sim.' Isso é espantoso!"

Como o próprio autor ilustra, o padrão de Deus é alto! Mas o que você deve fazer, não é olhar e dizer "É muito alto... não conseguirei subir", mas sim dizer "Uau! Como é alto! A vista deve ser linda lá de cima!"

É vontade de Deus que nós homens sejamos capacitados para esse nobre ministério. Com fé em Cristo Jesus, sei que serei capacitado pra interceder por minha amada, ensinar, sustentar e proteger a minha amada.

Se Deus nos fez homens e mulheres pra nos unirmos, pela graça que há em Jesus Cristo nós também seremos capacitados pra formarmos uma família e deixarmos uma descendência de pessoas piedosas.