A Incrível e Triste História de Cândida Eréndira

A Incrível e Triste História de Cândida Eréndira Gabriel Garcia Marques

Resenhas - A Incrível e Triste História de Cândida Eréndira

l1abettega 07/01/2022

É um livro que te prende desde a primeira página, pela forma como os contos são narrados bem como pelos temas tratados. Além do conto que dá nome ao livro, outro me marcou bastante: O Afogado mais Bonito do Mundo.

Sem spoiler, com certeza é um livro que recomendo.

André 25/11/2020

Juro que tento, mas não consigo gostar de literatura fantástica. Não me prendeu.

João Moreno 15/11/2016

E tudo é Solidão

O Gabriel García Márquez de outubro, lido em novembro. Seis contos e uma novela que ecoam muito além do ponto final. Universos que encontram-se em pequenos detalhes: "é que a senhora não é a Virgens dos Remédios" (não, não o é).

Trechos que persistem na insistência de permanecer-se nítidos, vivos.

De Blacaman ao Afogado mais bonito do mundo. Da desgraçada vida de Erêndira e sua avó, a personificação da Desgraça à um Conto com apenas vírgulas, sem pontos finais.

Esse, assim como os outros, mostram-me que a palavra preferida de Gabo era, se não outra, a Solidão: seja a de um anjo prisioneiro de sua incapacidade de voar, ou da também menina prisioneira, Cândida Erêndira, e sua avó desalmada, que se põe a correr do Amor, preferindo sua recém descoberta Liberdade.

site: https://literatureseweb.wordpress.com/

Bruno Novais 12/08/2015

Bela escrita com finais horríveis
Talvez eu tenha sido um pouco pessimista ao dizer "finais horríveis", mas é exatamente o que eu achei. O Autor esbanja beleza na maneira de escrever as história, você se envolve fácil e muitas vezes até se assusta quando coisas pavorosas acontecem. Ele acrescenta um leve toque de elementos surreais que enfeita ainda mais. Gostei da ideia dos contos interligados, porém, os finais sempre me decepcionavam. E não é porque eu esperava um final feliz ou algo do tipo, mas senti falta de resoluções melhores. Conforme você vai lendo a história vai crescendo, problemas aparecendo, personagens tomando rumos inesperados e de repente... acaba! Vou me aventurar em outras obras do Autor para ver se é um estilo ou esse livro em especial foi escrito dessa maneira. Mas vale a pena conhecer a história de Eréndida!!!

toninho 17/07/2013

Os contos aqui reunidos partem de um projeto de ficções para crianças, e a história de Erêndira foi, inicialmente, um roteiro cinematográfico. Os personagens são projetados em um mundo mítico-utópico para expressar o que escapa à delimitação da realidade
Luísa Zanni 12/03/2015minha estante
Sabe me dizer se foi realizada alguma montagem cinematográfica?