Indez

Bartô

Resenhas - Indez

Yasmin1609 08/12/2023

Livro maravilhoso!!
Ele irá te levar a uma vida gostosa da roça, contando a história de um garoto chamado Antônio.
Linguajar simples e história encatadora, que irá te prender do começo ao fim, com uma leitura leve e alguns toques de emoção.

Gislane 14/04/2022

Indez
Que leitura nostálgica!
O livro é de uma sensibilidade sem igual, fez-me sentir os ares da infância novamente. ?

Archie 27/05/2021

Recomendação agora a vida, para todos
Ah, como falar de Bartolomeu? Um mineiro por vocação e um escritor por profissão, que juntou as duas coisas para criar narrativas líricas recheadas de regionalismos muito sensíveis e poéticos que qualquer mineiro do século XX sabe do que se trata. Sua escrita é muito bonita, dá vontade de marcar cada frase que é escrita. Tem uma leveza na redação que você nem percebe as páginas correndo, e quando vê já acabaram! O livro tem um perfil de romance de formação, embora não muito alongado. A forma com que ele escreve sobre a infância e suas vivências é uma coisa bonita demais da conta! Não sei nem colocar em palavras, mas sem medo recomendo 100% para todo mundo, principalmente para pessoas de Minas Gerais!
Davi.Dallariva 29/05/2021minha estante
que massa, quero muito ler

Archie 29/05/2021minha estante
recomendo DEMAIS

Júlia 15/05/2017

O Indez
Nascido em 1944 na cidade de Pará de Minas (MG) e morreu 2012- fato que não gostava de falar abertamente , viveu a infância em Papagaios (MG). Autor de poemas e histórias infantis e juvenis, educador, crítico de arte, museógrafo e ensaísta. Passa boa parte da infância no interior de Minas Gerais, nas cidades de Papagaio e Pitangui, onde mora com o avô paterno. Aos 6 anos, perde a mãe. No internato do Colégio São Geraldo, em Divinópolis, Minas Gerais, cursa o ginasial, e estuda, por breve período, no convento dos dominicanos em Juiz de Fora, Minas Gerais. Muda-se para Belo Horizonte, inicia o curso de filosofia e trabalha no Centro de Recursos Humanos, escola de experiências pedagógicas do Ministério da Educação. Com mais de 40 livros publicados (alguns deles traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês), formou-se em educação e artes, e criou-se como humanista. Cursou o Instituto de Pedagogia em Paris e participou de importantes projetos de leitura no Brasil como o ProLer e o Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários para professores de leitura e literatura. O livro Indez fala sobre família, amor e amizade, a partir da relação de um menino com sua família e o lugar onde mora, Minas Gerais. O livro INDEZ do autor Bartolomeu Campos de Queirós que viveu sua infância do interior de minas gerais usa um vocabulário simples e bom de entender é um livro interessante. Seu gênero é de Memorias que conta de um menino chamado Antônio que nasceu no interior de Minas na estação de seca fora do calendário ele foi um menino magro, de pernas e braços finos que sempre corria risco de morrer. A mãe de Antônio cuidava de suas doenças porque é um jeito mais antigo. Bartolomeu campos de queirós escreveu o livro chamado Indez o livro fala sobre um olhar surpreso e maravilhoso de uma criança, sobre tudo oque aconteceu em sua infância.
Veronica.Pontes 21/05/2017minha estante
Bom convite para o leitor! Boa resenha!