A Lógica do Cisne Negro

A Lógica do Cisne Negro Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - A Lógica do Cisne Negro

Leonardo.Broinizi 31/12/2021

Mais um ponto de vista que deve ser conhecido.
O autor pode não agradar a todos pelo estilo um pouco "fanfarrão" de colocar suas ideias, mas que o ponto de vista dele é relevante, não se pode negar.
Pra quem quer ter um vislumbre da filosofia da incerteza, esse livro é uma boa introdução.

Juli 02/04/2021

IMPROVÁVEL E IMPACTANTE!
Me chama a atenção nesta obra a reflexão, de um ângulo diferente, que o autor nos propõem. Explica sobre que os fatos improváveis são muito mais comuns do que pensamos e o quão impactante são positiva ou negativamente em nossas vidas e chama isto de Cisnei Negro.

Na lógica do Cisnei Negro defende que, "o que não sabemos é mais importante do que sabemos."

Uma passagem que achei pertinente: Aceite riscos menores e calculados e que te insira no Jogo das Possibilidades, ajude a sua sorte, ela é obra do acaso, mas você precisa se posicionar no pário daquilo que almeja para que a sorte tenha condições de acontecer!

Para mim foi um livro muito diferente de todos os que li, foi um pouco difícil a compreensão em alguns momentos e o ideal seria lê-lo novamente! De qualquer forma super indico!

Kyuketsu 26/05/2023

Um iceberg (pouco explorado)
Confesso que tinha grandes expectativas com esse livro. O autor apresenta uma (enorme e contundente) crítica às ciências de um modo geral: a ilusão do conhecimento e a ignorância perante a própria ignorância.

Longo e redigido na forma de reflexões do autor (com pitadas de explicações), o livro nos apresenta e convida a uma visão crítica e cética quanto ao conhecimento (e suas limitações), além de pontuar e enfatizar a existência e influência do altamente improvável no mundo, ainda que este [improvável] seja constantemente negligenciado pelos "especialistas".

Concordo com muito do que fora apresentado pelo autor, que adota uma linguagem simples (estilo "conversa informal em um café com algum amigo"). Os fractais são um presente à parte.

No entanto, senti falta de maior aprofundamento pelo autor de algum temas, com capítulos melhor/mais explicados. Excetuando -se este aspecto, a leitura é indispensável a (futuros) profissionais do Ensino Superior, em especial da Área da Saúde.

Fernando 03/08/2021

Pode criar um Novo molde de pensamento.
A ideia do Cisne Negro é muito interessante e me parece EXTREMAMENTE prática. Nessa obra acredito que Thaleb poderia ter tornado esse conhecimento mais simples de tornar prático (já que a ideia tem tal possibilidade). O escritor é sempre perspicaz, mas no meu ponto de vista, crítico de uma forma que não trás benefícios? Mesmo que todas as críticas tenham fundamentos (não o sei se realmente tem), não precisam ser feitas da forma que foram feitas, diminuindo vários pensadores, profissionais, trabalhadores, Ramos de profissão e outros.
França 05/08/2021minha estante
Eu pensei por esse mesmo lado. Concordo contigo

Marcos5813 02/06/2021

O Desconhecido do Desconhecido
Excelente livro do matemático, escritor, ensaísta e estatístico Nassim Taleb. O livro é uma crítica sarcástica aos métodos convencionais de avaliação de riscos em cenários de incertezas e uma aclamação a aleatoriedade do mundo. Crítico dos ideais platônicos, do mundo ideal, previsível, calculável matematicamente, do pensamento indutivo, aquele tipo que parte de casos particulares para fazer generalizações. Taleb considera-se um empirista cético, a moda da moderna medicina prática. O que chama de Cisne Negro são eventos incertos impossíveis de serem previsto ou detectado por um pesamento padronizado, ao modo da Curva Normal, a Curva Gaussiana, onde a distribuição de probabilidades giram em torno de uma média de observações, o que escapa aos grandes números. A incerteza, a aleatoriedade de certos eventos, estão para além até mesmo do mundo probabilístico quântico, que mesmo incerto de mensurar certos estados da matéria subatômica, ainda é possível recair sobre a média. Hoje sabemos que o colapso de onda é uma realidade que depende do observador, mais precisamente, do quão este observador está escondido por detrás da coluna para não ser revelado, não interferir na realidade quântica, seu ponto de tangência. A Lógica do Cisne Negro não se apresenta nem mesmo em jogos de azar, que com cálculos probabilístico é possível mensurar os ganhos. Como bem resume em seu livro O Cisne Negro tem haver com a própria forma como a natureza e os seres humanos se mostram, erráticos, eventual, casuística e sem uma razão de ser, como estarmos vivos, existirmos. Todos nós somos Cisne Negros. Excelente livro!!! Um divisor de águas na forma de compreender e aceitar o mundo a nossa volta e sua aleatoriedade. Estamos mergulhados no desconhecido do desconhecido.

Johny Cash 18/11/2020

Sensacional
Cada livro melhor que outro e ao mesmo tempo todos conectados, um sendo o complemento de cada assunto técnico que está por vir. A meta é ler e reler estes livros do Taleb.

bah 24/04/2022

A lógica do Cisne Negro é um livro que promete muito e acaba por entregar pouco.
O autor possui uma teoria relevante e que altera a forma de ver a estatística e a economia provando que muitas das teorias que vemos hoje são apenas isso: teorias e que a realidade é muito mais complexa e difícil se ser prevista.
Como o próprio autor fala não é do interesse do mesmo que o leitor chegue a uma conclusão de fato, mas sim que reflita sobre o próprio conhecimento. Meta que o mesmo atinge com maestria em seu livro.
Porém, é uma leitura extremamente cansativa e repetitiva que poderia ser reduzida pela metade caso o autor não tentasse comprovar as suas teorias através de diversos filósofos e se repetisse praticamente o livro inteiro. O livro que poderia ser algo fácil e uma boa leitura acaba parecendo mais um referencial bibliográfico em que o autor precisa citar diversos filósofos para provar os seus pontos.
Apesar de ser um tema relevante e algo que não me arrependo de ter lido principalmente sendo economista, a forma com que o livro foi escrito me cansou e acredito que poderia ser um livro muito melhor, diante disso dei apenas 3 estrelas.

Adrian.Daniel 12/08/2021

Sensacional
O livro mostra que devemos pensar fora da curva (coisa que o autor odeia, a curva), também conta a respeito do altamente improvável e sobre como o que conhecemos pode tornar-se ruim e que conhecermos o desconhecido é imprescindível.

Patricia.Goncalves 03/08/2022

Vivemos como se não existisse o cisne negro
Esse livro foi muito especial pra mim por que refleti sobre muitas coisas, principalmente pelo fato de viver como se não existisse o cisne negro (assim como a maioria das pessoas).
O cisne negro são situações ou eventos que acontecem em nossas vidas de forma totalmente inusitada e que acaba tendo um impacto grande, e dependendo até mudando o rumo de nossas vidas. O livro traz várias reflexões importantes, muitos dados científicos, muita filosofia e uma análise e crítica aos métodos utilizados para fazer previsões.
Em alguns momentos achei a leitura um pouco arrastada, mas por que ele se aprofunda bastante em explicações de métodos estatísticos (nunca fui boa nisso), mas todas as explicações do livro são muito bem feitas, eu não me senti perdida.
É um livro recomendadíssimo!!!

Derlane Lima 22/10/2020

Para reler.
Leitura um pouco complexa, foi para mim, não creio que posso descartar ou indicar o livro por momento. As ideias são interessantes, mas não sei ainda como aplicar o conteúdo no dia-a-dia. ?

Guira 20/06/2021

Se estamos vivos hoje, também somos Cisnes Negros
Já tinha ouvido falar do Taleb por alguns economistas que acompanho. Tirando as partes mais técnicas do livro que são difíceis para pessoas comuns que não trabalham com matemática ou teorias de probabilidade, o autor realmente consegue lidar com a complexidade do tema do imprevisível com densidade e didática incríveis. Taleb é muito crítico com economistas e acadêmicos que buscam lógica por meio de teorias preditivas, mas que de fato, não funcionam para prever os Cisnes Negros positivos ou negativos.

Tiago600 06/07/2022

Experiência Paradoxal

Minha relação com esse livro é a seguinte: discordo 50% sobre certos pontos, concordo em 50% com algumas posições levantadas. A escrita é franca e têm posições que merecem reflexão. Odeio o livro com a mesma intensidade com que gosto de como ele se faz agudo e interessante em vários momentos.
É imensamente conflituoso permanecer internamente com esse sentimento. Não pretendo ler algo mais do escritor, não seguramente nesse momento. Dito isso, favorito o livro e dou nota máxima, afinal, o mundo não gira apenas em torno de mim e do que me é palatável.

Ademais, compartilho com Taleb uma estreita visão quando tratamos sobre algo relacionado à esfera puramente intelectual e sobre como deveríamos (no mínimo) agir como os antigos e presar pelo respeito mútuo. Creio (assim como o autor) que isso não é pedir demais.

brunoleomont 31/01/2021

Uma visão de um filósofo investidor
Um livro um pouco diferente sobre investimentos. Essa visão de deixar as previsões abertas já que estamos em um universo muito improvável faz todo sentido. Nunca gostei dos que acham sempre estar certos ou até mesmo garantem saber o que pode acontecer no futuro baseado em pequenos movimentos.