A Lógica do Cisne Negro

A Lógica do Cisne Negro Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - A Lógica do Cisne Negro

Henrique609 11/08/2022

Impressionado
A lógica do cisne negro é aquele tipo de livro que nos faz pensar que fomos enganados a vida toda.

Isso porque fomos ensinados/condicionados a pensar que a vida funciona como uma receita de bolo no qual colocamos todos os ingredientes e temos o resultado. A vida não é assim...

Existem coisas que podem ser previstas (como uma receita de bolo) mas quase tudo na vida está no âmbito do que não pode ser previsto. Ainda assim, fazemos previsões e confiamos todos o nosso dinheiro, esforço, sucesso em previsões ou técnicas pra conseguir os resultados.

Todos os que venceram em áreas complexas tiveram o apoio da sorte (por mais difícil que seja acreditar nisso).

A beleza desse livro está no que não vemos, na aleatoriedade e na surpresa que tem impactos extremos (negativos ou positivos).

Pensei que seria mais difícil de ler. Mas as palavras são simples, o problema é a lógica aqui e ali.

Esse livro não se trata de "eu acho" mas de fatos que são explicados matematicamente (essas partes lógicas são difíceis de entender).

Mas asseguro a você que vale a pena ler as 600 páginas (200 são de agradecimentos, apêndices notas e principalmente referências).

de Aquino 05/08/2022

Mediocristão
Minha capacidade de compreensão do conteúdo ficou aquém do Mediocristão, dessa vez. A ideia geral, porém, vai me fazer refletir por um tempo, ainda.

Patricia.Goncalves 03/08/2022

Vivemos como se não existisse o cisne negro
Esse livro foi muito especial pra mim por que refleti sobre muitas coisas, principalmente pelo fato de viver como se não existisse o cisne negro (assim como a maioria das pessoas).
O cisne negro são situações ou eventos que acontecem em nossas vidas de forma totalmente inusitada e que acaba tendo um impacto grande, e dependendo até mudando o rumo de nossas vidas. O livro traz várias reflexões importantes, muitos dados científicos, muita filosofia e uma análise e crítica aos métodos utilizados para fazer previsões.
Em alguns momentos achei a leitura um pouco arrastada, mas por que ele se aprofunda bastante em explicações de métodos estatísticos (nunca fui boa nisso), mas todas as explicações do livro são muito bem feitas, eu não me senti perdida.
É um livro recomendadíssimo!!!

Luiz 25/07/2022

Livro chato pra caramba
O conteúdo do livro é relevante. Taleb é um cara culto. Mas o livro é chato pra caramba, um verdadeiro exercício de paciência! É necessário um esforço enorme para separar o joio (a mensagem principal, que é boa) do trigo (um monte de histórias sem relevância, gracejos excessivos e sessões de descarrego de amargura contra o mercado financeiro e os vencedores do Nobel). Taleb poderia ter escrito um ótimo livro em 1/3 do tamanho. Transmitiria sua mensagem da mesma forma, mas pouparia sua caneta e o nosso tempo.

tmgoncalves 18/07/2022

Reflexão super recomendada !!
Muito bom livro. Muito boa narrativa. O autor consegue explicar a evolução de sua linha de raciocínio de forma bem sarcastica, em alguns momentos, e também com muitos exemplos para ilustrar os conceitos abordados.

O assunto, ao decorrer da narrativa, fica um pouco denso, por conta de muitas teorias abordadas pelo autor. Porém, como se trata de um livro de reflexão, não tem como o autor deixar de lado a explicação desses fundamentos.

Sem spoilers, mas gostaria de destacar alguns pontos altos, abordados no livro, como a história do Peru de Ação de Graças, os conceitos da Falácia Narrativa, Evidências silenciosas e Falácia Lúdica.

Sem dúvidas, é um livro que merece ser lido. Possui bastante material para refletir bem como também adquirir conhecimento intelectual.
DANILÃO1505 25/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

tmgoncalves 25/08/2022minha estante
Obrigado Danilo !! ?????

Tiago600 06/07/2022

Experiência Paradoxal

Minha relação com esse livro é a seguinte: discordo 50% sobre certos pontos, concordo em 50% com algumas posições levantadas. A escrita é franca e têm posições que merecem reflexão. Odeio o livro com a mesma intensidade com que gosto de como ele se faz agudo e interessante em vários momentos.
É imensamente conflituoso permanecer internamente com esse sentimento. Não pretendo ler algo mais do escritor, não seguramente nesse momento. Dito isso, favorito o livro e dou nota máxima, afinal, o mundo não gira apenas em torno de mim e do que me é palatável.

Ademais, compartilho com Taleb uma estreita visão quando tratamos sobre algo relacionado à esfera puramente intelectual e sobre como deveríamos (no mínimo) agir como os antigos e presar pelo respeito mútuo. Creio (assim como o autor) que isso não é pedir demais.

Cristina117 18/06/2022

Achei cansativo.
Enrolado...
Talvez tenha sido a grande expectativa que tinha com a leitura.
Em resumo, achei confuso e cansativo.

bah 24/04/2022

A lógica do Cisne Negro é um livro que promete muito e acaba por entregar pouco.
O autor possui uma teoria relevante e que altera a forma de ver a estatística e a economia provando que muitas das teorias que vemos hoje são apenas isso: teorias e que a realidade é muito mais complexa e difícil se ser prevista.
Como o próprio autor fala não é do interesse do mesmo que o leitor chegue a uma conclusão de fato, mas sim que reflita sobre o próprio conhecimento. Meta que o mesmo atinge com maestria em seu livro.
Porém, é uma leitura extremamente cansativa e repetitiva que poderia ser reduzida pela metade caso o autor não tentasse comprovar as suas teorias através de diversos filósofos e se repetisse praticamente o livro inteiro. O livro que poderia ser algo fácil e uma boa leitura acaba parecendo mais um referencial bibliográfico em que o autor precisa citar diversos filósofos para provar os seus pontos.
Apesar de ser um tema relevante e algo que não me arrependo de ter lido principalmente sendo economista, a forma com que o livro foi escrito me cansou e acredito que poderia ser um livro muito melhor, diante disso dei apenas 3 estrelas.

Aline 13/02/2022

A leitura do Taleb é muito interessante, é um livro que discuti sobre o desconhecido, que fala sobre sorte, discuti as ideias de vários filósofos, e como tentamos entender e explicar as coisas depois que elas acontecem.

Anna.Carla 30/01/2022

Dica
Uma leitura indispensável para todos. Muito interessante desde o início e te prende. O autor tem um jeito particular de escrever e é de simples entendimento.

Manu 25/01/2022

Com um texto rico e bem construído, Nassim Nicholas Taleb escreve um verdadeiro tratado sobre imprevisibilidade, seus impactos e possibilidades de ocorrência.

Rogério 24/01/2022

Leitura cansativa, mas vale a pena insistir!
Bom livro, mas um pouco cansativo (em determinado momento, tive a vontade de abandoná-lo, mas resisti em razão da temática). O assunto é interessante, contudo o autor se mostra um pouco arrogante, como se tivesse descoberto a pólvora, e apresenta argumentos em cem páginas, que poderiam ser em vinte, mas vale a leitura.

Leonardo.Broinizi 31/12/2021

Mais um ponto de vista que deve ser conhecido.
O autor pode não agradar a todos pelo estilo um pouco "fanfarrão" de colocar suas ideias, mas que o ponto de vista dele é relevante, não se pode negar.
Pra quem quer ter um vislumbre da filosofia da incerteza, esse livro é uma boa introdução.