Alves & Cia

Eça de Queiroz

Resenhas - Alves e Cia

romancejunkie 13/05/2023

Alves e companhia
Esse livro prende muito, e apesar de ser uma novela você fica completamente envolvido na história e preocupado com o desfecho que ela vai ter. Achei o pobre do Alves muito carismático e fofo, apesar de ter ficado abuble das idéias pela traição e com ideais mirabolantes e planos "apaixonados". Dá uma peninha dele ter um coração bom até demais também, enfim, gostei muito dessa novela.

Tiago 14/03/2023

Leitura bem divertida.
Um livro bem curtinho mas com uma história bem envolvente. Godofredo Alves trabalha numa firma com o seu amigo e sócio Machado. Logo no início da história, Godofredo descobre que a sua mulher, Ludovina, está tendo um caso com Machado. E pior, descobre isso no dia do aniversário de casamento. O que vemos a seguir é como Godofredo reage a toda esta situação e como os seus sentimentos oscilam da vergonha a raiva, da raiva a tristeza/desgosto. Além de não saber lidar com esses sentimentos, Godofredo está muito mais preocupado em como a sociedade vai reagir a toda esta história (e o que vão pensar dele e da mulher). A história possui diálogos fascinantes, como os de Godofredo com o pai de Ludovina e com seus amigos Nunes Vidal e Cunha. A forma como tentam "racionalizar" toda esta situação é excelente. Eça mais uma vez mostra muita ironia no seu texto e faz uma crítica bem humorada a sociedade portuguesa do fim do século XIX. Vale a pena a leitura. Recomendo.

Gilcimar 10/04/2022

Uma leitura prazerosa e divertida
Para quem busca uma história divertida e extremamente inesperada do começo ao fim, não perca tempo e já comece a leitura deste livro.
Recomendo demais.

Murilo_Fragoso_Slomka 12/01/2022

?Foi só uma vez??
3/2022

O empresário Godofredo, personagem principal do romance de Eça de Queiroz, após descobrir um adultério faz de tudo para manter sua honra e sua glória na boca do povo. A narrativa de Eça é tão bem construída que transforma ao longo da narrativa, um adultério em algo passageiro e positivo na vida de Godofredo. O livro aborda assuntos como: passividade como forma alternativa de resolver problemas, vingança e julgamento moral. O romance é bom e cômico do começo ao fim, único problema é a linguagem ser um pouco difícil mas da para pegar o jeito ao longo do livro.

Paiva 14/12/2021

Q leitura gostosa!
Achei esse livrinho maravilhoso, divertido e o final tão amoroso.
Recomendo demais essa literatura, ainda mais p os preconceituosos do gênero.

Lorena 05/09/2021

Aquilo que é
É o que esperamos de obras do realismo: descrição da realidade, ressaltando especialmente os aspectos de hipocrisia e contradição.
Confesso que, mesmo tendo clareza disso, fiquei desconfortável com as negociações e manipulação para transformar a possibilidade de um escândalo e o desejo de vingança em um acordo conciliatória e razoável para todos.
A obra é ótima, mas gira em torno do patriarcado e de uma masculinidade absurdamente frágil.

Ludmila 10/04/2021

Adorei! Recomendo!

Valereto 06/04/2021

Divertida sátira de Eça de Queiroz sobre adultério, passividade e suas consequências.

Cynthia 02/03/2021

Romance curtinho de Eça de Queiroz que como sempre retrata cenas da sociedade portuguesa com muita competência. Tudo que li dele até hoje pra mim é muito bom!!! Nesse texto consegue retratar até com um pouco de humor o adultério no meio de uma sociedade de costumes conservadores.

Pâm 05/12/2020

Pobre Alves hahahahha!
Pelo menos teve uma vida feliz. No final acho que isso é o que realmente importa.

Lis 01/09/2020

Leve e divertido
Um conto ótimo pra começar a ler Eça de Queiroz. A forma como ele descreve os sentimentos da personagem te cativa desde o início. Vale a pena a leitura

Ana 26/03/2018

Sócios nos negócios e no amor
Alves e C.I.A é o que podemos chamar de pequeno romance, não é muito extenso e a leitura flui.
O livro conta a história de Alves, que tinha uma pacata e bem-sucedida vida, até que certo dia, chega em casa e se depara com uma cena bastante (para ele) desagradável: a mulher nos braços de seu próprio sócio, Machado.
Ao tomar consciência de que havia sido pego, Machado foge da sala, e Alves, sem ação, retira-se. Alves expulsa a esposa para a casa do pai dela, porém, passa-se o tempo e ele, com saudades da mulher, Ludovina, anseia por uma reconciliação.
O final desse livro é surpreendente e tem muito de Nelson Rodrigues, na minha opinião.
Não duvido que o Anjo Pornográfico bebeu na fonte de Eça de Queirós.

Adriana.Florio 08/01/2018

Alves e Cia ou Alves
Lavar a honra, duelar com seu amigo e sócio tudo por conta de uma traição! Alves é romântico e está muito apaixonado pela esposa e no dia do aniverário de casamento resolve fazer uma surpresa para Lulu e a encontra com seu melhor amigo e sócio no sofá da sua sala. A ideia de lar doce lar e casamento perfeito desmorona. Dá para ficar triste com Alves. O final do livro é incrível. Vale a pena a leitura.