Granta em português #09

Ricardo Lísias
Javier Arancibia Contreras

Resenhas - Granta em português #09

Marcos Faria 03/09/2012

A melhor coisa da coletânea da Granta com “Os melhores jovens escritores brasileiros” (Alfaguara, 2012) é saber que (alguns d)os melhores mesmo não estão lá. Porque o sabor que fica é de picolé de chuchu. Quase todos os autores selecionados, alguns deles bem fracos, escrevem sem um pingo de ousadia. Salvam-se, nesse aspecto, Cristhiano Aguiar (o que mais me impressionou), Michel Laub, Antonio Xerxenesky e até a Luisa Geisler, que errou muito mas pelo menos arriscou. Impressiona negativamente o fato de que, na média, o jovem escritor brasileiro (conforme os padrões da Granta), além de ser crítico, editor, ou alguém de certa forma ligado ao mundo editorial, também só sabe escrever sobre escritores, tradutores, jornalistas. Falta a capacidade de olhar para fora, de buscar o olhar do outro. Talvez isso tivesse aparecido se os editores não ficassem tão restritos a um universo de autores bem apresentáveis, “com cara de escritor”, como disse o Santiago Nazarian. Fica difícil acreditar que não haja bons escritores negros, e que tão poucos não sejam cariocas, paulistas ou gaúchos, e que quase todos sejam homens.

Publicado também no Almanaque: http://almanaque.wordpress.com/2012/09/02/meninos-eu-li-26/
Uilians 11/11/2013minha estante
gostei mais da gerçaõ subzero

Manu 06/05/2014minha estante
Olá, você saberia me informar como faço para encontrar apens o conto "TERESA" de
AGUIAR, Cristhiano? Tô precisando deste conto para fazer uma prova. Grata desde já!

Helena Frenzel 24/12/2012

GRANTA em Português /9 – Impressões de Leitura
Li recentemente a GRANTA em Português/9; uma amiga enviou-me um exemplar de presente e foi a maior surpresa, já que ao ser perguntada se eu desejava que ela me mandasse alguma coisa do Brasil, respondi que qualquer livro em Português estaria muito bom, qualquer livro de literatura contemporânea, e ela me mandou a GRANTA.

Além de ter lido um artigo no jornal na época do lançamento, por acaso descobri um site (OFF-GRANTA) em que se pode ler alguns dos textos submetidos que ficaram fora da seleção final. Foi bom ter feito essa leitura primeiro, pois serviu-me de base de comparação.

Achei o título exagerado, confesso. Não gosto de nada que se venda como 'o melhor' ou 'os melhores' (1), é suspeito de um ponto de vista filosófico, e inadequado de um ponto de vista computacional – quem já se confrontou com algoritmos que envolvem a escolha de ‘um melhor’ sabe do que estou falando, mas acho que entendi a proposta: houve um concurso e selecionaram ‘os melhores’ dentre os inscritos, mas daí a rotular essa seleção de ‘os melhores jovens escritores brasileiros’ da atualidade dá margem a muitos questionamentos, não?

Sim, vamos aos textos: todos eles são muito bons, sem dúvida. Gostei muito de AQUELE VENTO NA PRAÇA (Laura Erber), O JANTAR (Julián Fuks), MÃE (Chico Mattoso), TEMPORADA (Emilio Fraia), F PARA WELLES (Antônio Xerxenesky). De TERESA (Cristiano Aguiar) e NATUREZA-MORTA (Vinícius Jatobá) gostei ainda mais.

Todos os textos têm valor artístico, estilístico, social e literário, mas não vi de fato nada novo, refiro-me a uma proposta estética, à forma de contar as histórias.

Esta coletânea deu-me uma pequena amostra do que se encontra nas livrarias brasileiras atualmente e instigou-me a manter o ouvido muito mais apurado para o que está ocorrendo fora das grandes corporações. Em suma, deixando de lado questionamentos sobre a seleção, recomendo muito a leitura porque os textos valem por si.

Ficha:
Titulo: GRANTA 9, Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros
Antologias (Ficção)
Editor: Marcelo Ferroni
Ano: 2012
Editora: Objetiva/Alfaguara
ISBN: 978-85-7962-136-9

Edu Ribeiro 26/08/2013

Um pouco mais altos que baixos...
Seleção de jovens autores da língua portuguesa. Como qualquer coletânea tem pontos altos e outros nem tão bons assim, mas no final acho que vale bastante, principalmente para descobrir novos autores como Michel Laub, Daniel Galera, Ricardo Lísias, Antônio Prata (que me deixou muito saudoso da minha infância), Antônio Xerxenesky e Leandro Sarmatz. O conto de João Paulo Cuenca sobre o Rio de Janeiro chega a incomodar com verdades inconvenientes e questões que merecem nossa reflexão. Muito bom!

Edu Ribeiro 06/05/2014minha estante
Não sei Manu. E o meu livro está emprestado, então nem tenho como enviar para você. Desculpe não poder ajudar...