Capital Erótico Catherine Hakim

Resenhas - Capital Erótico

Jackeline 22/11/2012

Repetitivo
Achei chato, fraco e super repetitivo. Parei nas primeiras páginas. Esperava muito mais.

Re Vitorino 18/06/2023

Desconforto necessário?
A pesquisa desenvolvida pela autora traz reflexões importantes sobre como as mulheres encaram o sexo e confrata alguns conceitos tradicionais relativos ao feminismo. É desconfortável em alguns momentos, mas acredito que seja uma leitura válida, desde que acompanhada por outras referências no tema, contrapondo conceitos e expandindo entendimentos.

Becca 18/03/2021

Capital erótico
A ideia do capital erótico embora nova é coerente mas a maneira abordada no livro se torna monótono,repetitiva.Fazendo todo um passeio pela trajetória do sexo ao longo dos tempos, seja relatando a possessividade e maior exploração desse capital pelo sexo masculino quanto relatando a infidelidade e outras perspectivas. Se tornando pobre a leitura ,ao meu ver, por não relatar de que forma pode ser explorado esse capital, o que de fato é e como usa-lo a seu favor.

@jleoncioneto 07/09/2021

Enchimento de Linguiça
A autoria entra em contradição em vários momentos sobre a sua imparcialidade na pesquisa. Cortando o enchimento de Linguiça, de 360 páginas, se resumiria em 100. E acaba falando o óbvio.

leblanc.magno 23/12/2023

Capital Erótico
"Capital Erótico: Pessoas Atraentes São Mais Bem-Sucedidas - A Ciência Garante" é um livro da autora Catherine Hakim que explora a ideia de que a atratividade física desempenha um papel significativo no sucesso pessoal e profissional. A autora argumenta que o "capital erótico", composto pela beleza, charme e sex appeal, pode ser tão crucial quanto outras formas de capital, como o educacional e o social. Hakim baseia suas conclusões em pesquisas científicas e defende que a sociedade subestima a importância do capital erótico na determinação do sucesso e da felicidade das pessoas.

Lanny 12/09/2021

Repetitivo quase prolixo!
O tema do livro atrai, mas o conteúdo deixou a desejar. Achei o livro com pouco embasamento, muita opinião pessoal da autora, pra mim, fugiu um pouco do que era proposto.

Também achei que estava numa pegada muita feminista, narrativas sobre patriarcado, enfim...

Comprei na expectativa de agregar conhecimentos mais científicos ou filosóficos sobre o comportamento humano. Decepcionada.
Cami 23/01/2023minha estante
Estava tentando ler, mas ela ignora tantas questões sócio-culturais apenas para tornar o próprio argumento válido que eu cansei. Além da chuva de preconceitos, terminologias problemáticas, falácias, repetições e simplificações que ela usa.

Lanny 06/02/2023minha estante
Exatamente! Não é um livro de estudo científico, mas sim, de opinião pessoal.

georooch 30/12/2023minha estante
Exato, tinha tudo pra ser um livro 5 estrelas. Mas a autora se perdeu nos temas..

Rodrigo 14/12/2016

Bem fundamentado
Capital erótico é um livro escrito com base numa ampla bibliografia sobre o estudo histórico-social da sexualidade do homem e da mulher. A autora teoriza de forma central sobre a descriminalização da mulher pelo seu capital erótico (o poder de sedução e persuasão através dos atributos de sua beleza e sexualidade), com a finalidade de quebrar tabus ainda não vencidos pelo pensamento do homem, mesmo após décadas à frente da revolução sexual dos anos 70. O valor inconsciente dado ao poder da figura masculina no dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional – e a subsequente inferiorização da mulher – é uma das questões centrais da discussão do livro. O que me surpreendeu e classifico como um os pontos mais interessantes do livro é a crítica que a autora faz ao movimento feminista nos dias atuais, ao erguer a bandeira da valorização da mulher como ela é em caráter, em detrimento muitas vezes de sua vaidade pessoal. Utilizar-se dos recursos da beleza feminina e seu poder de persuasão é um atributo que deve ser desmitificado do preconceito social. A mulher deve saber utilizar o capital erótico a seu favor e, ao mesmo tempo, o homem deve enxergar com bons olhos tais qualidade fora de preconceitos sexuais.
Pode ser um pouco cansativo por algumas repetições de argumentos, mas são todos fundamentados em resultados de pesquisas. Recomendável a todos.

Karen 01/04/2022

repetitivo, sem embasamento e preconceituoso
Creio que em um único artigo, a autora poderia sintetizar suas ideias. Na verdade, seria preferível fazer uma coluna de blog, pois artigos geralmente demandam boas referências, itens esses que o livro não desfruta.
No mais, além da escrita rasa e cansativa, em muitos momentos, a escritora mascarou seus comentários hóstis e preconceituosos sob pseudos "estudos".

Adilson22 13/06/2022

Muito bom. Um livro bastante interessante, científico, realmente embasado. Mesmo dizendo não defender uma ideologia, achei um pouco tendencioso.

Felipe 07/10/2022

Tudo é capital
No capitalismo tudo é mercadoria inclusive você.

A autora defende que além daqueles já estudados (capital social, econômico e cultural), sofremos também grande influência do nosso capital erótico.

Capital erótico não é só a beleza, mas um conjunto de coisas que incluem beleza, carisma, capacidade sexual...

Ela explica também as diferenças do capital erotico masculino para o feminino e sugere como esses dois grupos podem fazer melhor uso desse capital.

Uma boa leitura pra quem se interessa por comportamento humano.

Camila 22/11/2012

Bom, mas repetitivo.
O conceito é bacana, são coisas que já sabemos intuitivamente, mas quando analisadas a fundo, percebemos o tamanho do seu impacto no dia a dia e nas relações. Poderia ser bem mais enxuto, ela acaba se repetindo e dando exemplos demais.

Edilene 16/07/2018

Livro mais útil lido neste ano (O livro que TODA mulher deve ler)
Incrivelmente bem fundamentados em pesquisa científica. Quando peguei esse livro para ler não imaginei como seu conteúdo teria aspectos científicos, mas o que mais me surpreendeu é que são ignorados e até escondidos de propósito! Fiquei até meio sem jeito quando terminei o livro. Esse é o tipo de livro que TODA mulher deve ler. Vai te tirar da sua zona de conforto, principalmente sobre sua posição política predominante de se enxergar as relações sociais. E melhor ainda, saber lidar com seu valor graciosamente feminino que mãe natureza deu a nós, exclusivamente mulheres, sobre os homens. ;)

Carine.Klauck 12/10/2020

Confesso que em alguns trechos do livro eu fiquei horrorizada com as opiniões da autora. A simplificação da prostituição é uma delas. Mas no final das contas, o livro foi bom pra poder ver o lado de uma pessoa que conhece mesmo a realidade de um país desenvolvido, e que não vê as dificuldades e a profundidade dos problemas dos países mais pobres.

Aline Dias 24/07/2021

Faltou informação relevante
Eu esperava bastante desse livro, a pesar de trazer um tema que não temos tanto conhecimento e até nos esquivamos de falar sobre, acabou sendo mais repetitivo do que inovador nas informações, achei muito menos relevante do que esperava.

Ivy 14/02/2021

Capital Erótico
Não criar expectativas é sempre a melhor escolha. Livro repetivo. Em alguns capítulos até faz uma análise curiosa sobre o comportamentos das pessoas, no tange a vida pessoal, profissional.