Siege and Storm

Siege and Storm Leigh Bardugo

Resenhas - Siege and Storm

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Melissa 07/01/2022

A maldição do livro do meio
Sabem a famosa maldição do filho do meio? O esquecido, o abandonado, o não preferido? Acredito muito que esse mesmo mal assola o mundo literário. E por um motivo muito simples: o livro do meio tem a nobre função de não apenas expandir a trama, como também criar o conflito (ou desenvolve-lo melhor) o qual será concluído no título seguinte. Mas não é só isso!
Precisa ser bom o suficiente para fazer os leitores seguirem para o desfecho e isso não é uma tarefa fácil.

Aqui temos um começo muito promissor com novos personagens, perspectiva de mudanças e uma pegada política forte. Aí o que acontece? O romance atrapalha.

Não. Sério.

São muitas páginas, muitas, girando no mesmo conflito AlinaxMal e um eterno bem me quer, mal me quer. Tem uma guerra prestes a acontecer, mas ei, você não tá passando tempo suficiente comigo. Ah... você jura?

A menina tem o maior e mais raro poder entre os Grisha e fica nessa, sofrendo por amor, tudo falha de comunicação, levando a conflitos rasos e mais enrolação. *insira aqui uma virada de olhos* Não dá. Beleza que é um livro "jovem adulto" mas não precisa colocar a protagonista tão submissa o tempo todo. Deixa ela ter voz e pensar em algo além de "o que Mal estará fazendo agora?"

Por fim, a autora lembrou da guerra e os últimos capítulos retornam à empolgação do começo do livro e algumas decisões surpresas. O que esperar do último livro? Hmmm... mais coragem para Alina como a que vi nas últimas páginas deste livro. Não tá na hora de bancar a esquecida, a não preferida. Reage mulher!!
Mabelle2 07/01/2022minha estante
HSKAJAKAJA é isso mesmoooo mas relaxa amg o terceiro é muito melhor, é o meu fav da trilogia na verdade, mas esse foi mais ler os sentimentos de alina do que história kkkkkk

CarolDamaso 30/10/2021

Melhor que o primeiro, mas da pra melhorar
Oi oi gente, tudo bem? Hoje eu vim aqui pra fazer a resenha do segundo volume da Trilogia Grisha, Siege and Storm - ou Sol e Tormenta.
Pra começar, esse aqui foi a escolha do meu grupo do Clube da Leitura da minha escola, e eu realmente não achei que ia terminar a tempo, mas aqui estou, com o livrinho terminado e cheia de pontos interessantes pra ressaltar e sinalizar as coisas que eu não gostei, então aqui vamos nós:
Acho que a primeira coisa que eu gostei no livro foi o tom autoexplicativo que o prólogo e os dois primeiros capítulos tem, já que eu não ia aguentar ter que ler um, dois ou até mais capítulos sobre o que aconteceu desde o final do primeiro para o ponto inicial desse, além dessa explicação que acontece ter sido simples, fácil e de uma maneira que não deixa dúvidas no leitor, então eu particularmente gostei.
A segunda coisa que eu gostei bastante também foram os novos personagens introduzidos, porque sério--- que xuxus, juro! As vezes eu acho que a Leigh nessa trilogia tá sabendo construir melhor os secundários do que os principais viu? Mas sobre eles, Tamar Kir Bataar e Tolya Yul Bataar ( foi um surto coletivo, mas eu achei que era 'o' Tamar e 'a' Tolya, enfim ), personagens perfeitos, eles nem aparecem muito aqui nesse livro, porém eles são tudo, desde o momento que eles aparecem eles conquistaram a minha pessoa, espero que eles apareçam mais em Ruin and Rising e um passarinho me disse que a Tamar ( o Tolya eu não tenho muita certeza) aparece nos livros do Nikolai, então animada e espero mais desenvolvimento nos próximos. Agora sobre ELE, o queridinho do fandom, Nikolai Lanstov!!! Gente, sério, que personagem P E R F E I TO, eu não me aguento, desde que ele apareceu eu já me apaixonei, porque minha nossa senhora, tem uma razão pra ele ser o queridinho do fandom, além de ser muito filósofo. Falando em filosofias, também temos Stormhound, sério, a cada dez frases que saiam da boca desse homem, 5 eram filosofias e as outras 5 eram piadinhas lindas.
Sobre os personagens que a gente já conhece, pra começar a Alina: eu tenho a impressão que ela melhorou muito do primeiro pra cá, mas mesmo assim eu continuo não entendendo o porquê dela se rebaixar tanto por causa daquele TRASTE DO MAL (já já vou dar a minha opinião sobre ele). Se não fosse ela se rebaixando nesse grau, ela seria uma protagonista incrível, porém por hora tá complicado. Genya, um dos meus confortos nessa trilogia, que só me faz sofrer. Fiquei feliz que ela apareceu por alguns momentos, só que foi só isso. Alguns momentos, mais mesmo assim me fez surtar e sofrer que nem uma condenada. Aí a gente tem o Darkling que só me faz passar raiva, só não mais que o Mal, mais ta quase viu. Continuo com ranço, não passo pano, não importa o passado dele, mas ta me fazendo passar um pouco menos de nervoso. Enfim, como podemos ver, personagens são o que não nos falta, e eu particularmente amo muito quase todos eles.
Sobre a trama, eu achei interessante, é uma trama bem construída, os plots que aparecem são de fato bem pensados e não são tacados no rolê e a construção de Universo continua boa, continua num nível muito bom, então sobre isso eu não tenho muitos comentários pra fazer não, mas a trama é de fato muito boa!
Outra coisa que a própria autora ressalta no finalzinho, depois dos agradecimentos, é que nesse livro começa a ser mais explorado o tópico política, não num nível , mais ainda sim, foi interessante de se ver, até porque é necessário introduzir nesse contexto aqui, e eu acho que foi introduzido de uma maneira muito boa, mas nesse livro também percebemos como tem pessoas que não são feitas pra política e são muito burras nesse assunto, vulgo Vasily Lanstov, também conhecido por o irmão do Nikolai que não deu certo e o pai dele, porque minha nossa senhora, pensa numa família que só tem imprestável (menos o Nikolai, graças a Deus).
Eu também gostei muito de como a autora tá construindo as coisas que vão levar aos conflitos finais, e ai a gente tem que falar também na religião, porque eu adorei como a autora criou toda uma mitologia, toda uma língua (ai também entra no universo da série) que deixam a gente muito curioso pra saber quem é quem e o que tá acontecendo. Por exemplo, Ilya Morozova e Santk Ilya, que é um personagem ai no meio que foi introduzido nesse livro, e mesmo sendo um mito tem importância e tá me deixando CURIOSISSÍMA, e como tudo que aconteceu no último capítulo vai levar pra um conflito final que tem muito potencial pra ser FODA DEMAIS, então eu tô esperando muito do último livro.
Porém, eu ainda tenho algumas coisas negativas, que eu particularmente não gostei, assim como muitas pessoas que leram ou estão lendo a trilogia e eu vou listar elas e explicar um pouquinho aqui:
A primeira coisa que eu queria criticar aqui é a enrolação pras coisas acontecerem. O livro tem acontecimentos muito bons, mas eles demoram SÉCULOS pra acontecer, minha nossa senhora, então a gente tem bastante enrolação, um capítulo ou mais sem acontecer nada de mais pra história, mas que acabam levando para o conflito final - que eu achei muito bom por sinal.
Mais o principal fato que fez eu dar 3,5 pra esse livro não foi nem essa enrolação não. Essa razão tem nome, e é chamada de Malyen Oretsev. Sério, que homem INSUPORTÁVEL, não tem CONDIÇÕES. Tem horas que eu até ficava: "aw, que graça", mas era em 0,1 do tempo (???), porque na maioria das vezes que ele aparecia eu só tinha ÓDIO, os meus olhos apodreciam, porque é cada absurdo que minha nossa senhora, como que Alina aguentava essa peste, olha, não sei MESMO, mas vamos ver se ele toma jeito, porque tá difícil.
Num geral é sim um livro bom e se você está com dúvidas se vai ou não continuar a trilogia, eu acho que é um investimento que vale a pena, porque apesar desses pequenos defeitos, é um livro sim bom, melhor que o primeiro, com absoluta certeza, porém que ainda pode - e se Deus quiser - melhorar.
Estou com bastante expectativa e curiosidade pro próximo e último livro da trilogia, pretendo começar a ler o mais breve possível, até porque fazemos de TUDO por Six of Crows, porque VEM AI, o rim vai junto? Olha, é muito provável, mais vem ai!
Essa foi a resenha gente, obrigada por terem lido até aqui, e até a próxima!!
PS: a arte do Nikolai que vem no final desse livro---- até pelo Kindle ele é lindo, minha nossa senhora.

"When people say impossible, they usually mean improbable."
Helena Chase 30/10/2021minha estante
finalmente saiu

Bia 08/11/2021minha estante
carol adorei sua resenha! concordo com basicamente tudo q vc disse, também odeio o mal e amo o nikolai
(e cara no começo eu também achava q era a tolya e o tamar KKKKKK)

dorinha17 16/04/2021

o tormento é todo nosso
viemos de shadow and bone, um livro com ritmo apressado demais, mas com a leitura fluída. eu tinha bastante esperança que siege and storm fosse dar uma "ajustada" nos pequenos errinhos do livro anterior e elevasse o nível da série, e apenas digamos que isso não aconteceu kkkkk

o livro é enrolado, coisas importantes acontecem em 2/3 capítulos e depois fica parecendo um grande emaranhado de nadas e enrolações e "meu deus alguém explode tudo pra eu ter algo pra ver".

enfim, espero que o próximo seja melhor, mas não tenho muita expectativa não.

lila 31/05/2021

O final me supreendeu muito e compensou os 20 dias que fiquei parada no mesmo capítulo. Quero muito descobrir o que vai acontecer!

oliva.books 12/05/2021

Poderia enrolar menos
Comecei esse livro com as expectativas lá no alto e confesso que me decepcionei um pouco. É um livro muito bom, mantém vários aspectos do livro anterior, trás personagens novos que são simplesmente maravilhosos e o começo me prendeu bastante.

Acho que o problema em si está no fato de que, no meio do livro, a autora enrola muito. Muitas coisas que acontecem ali são importantes pro desenvolvimento da história, da personagem principal, mas poderiam acontecer mais rápido. Algumas coisas não precisavam ficar sendo detalhadas da forma que foram.

Assim como o primeiro livro, achei o final um pouco corrido. Contudo, o final desse segundo é surpreendente. Vi que muita gente não gosta dessa continuação, mas eu particularmente gostei bastante e não esperava por esse final.

Fiquei bem ansiosa pra ler o terceiro, espero que a autora mantenha a qualidade; o universo extremamente bem construído, o vilão bem desenvolvido etc. Espero que tenha mais desenvolvimento de alguns personagens secundários e afins.

Mas uma coisa eu tenho certeza: esse universo seria muito melhor explorado caso fosse escrito em terceira pessoa. Acho que daria pra se aprofundar muito mais nos personagens secundários que não estão tão próximos da Alina.

Enfim, é um bom livro, vale a pena ler!

Feeh 07/04/2021

Veio ai! Só que não
Eu finalmente terminei esse livro (gente, eu achei que nunca iria acabar de tanto que demorou). Minha expectativas eram bem altas, então achei meio bleh.
Não foi ruim, na verdade, o livro é bom, só não é tudo isso.

O que salva esse livro é o Nikolai ? aka o melhor personagem até agora ? que é simplesmente incrível e perfeito. Eu só quero terminar essa trilogia logo pra ler a duologia dele (infelizmente ainda tem um longo caminho pela frente).
alexiamc 18/04/2021minha estante
acho que tem que ler six of crows e crooked kingdom antes da duologia do nikolai, mas pode ficar tranquilo que a duologia dos ladrões é sensacional!

maria 30/05/2021

muito bom!!
esse livro foi muito bom. não foi maravilhoso. mas foi muito bom. apresentou vários novos personagens que eu amei. conseguimos ver mais a relação do mal e a alina. esse livro foi mais dark que o primeiro mas gostei do mesmo jeito. mas... eu esperava mais do final. tudo aconteceu muito rápido e só em 5? páginas... conseguimos ver a influência do darkling over a alina. e mais... eu achei esse livro muito bom e não vejo a hora de chegar a 2 temporada da série que acho que vai ser melhor que esse livro. também não vejo a hora de ler o último!!

Danny 11/05/2021

Alina e Mally estão fugindo de Darkling e esperam começar uma nova vida escondidos, mas logo percebem que a vida de fuga é impossível. Alina então percebe que se ela quer viver e derrotar darkling ela precisa formar alianças poderosas, e quem sabe virar uma futura rainha pelo bem de Ravka. Alina também está na busca por outros amplificadores para ficar mais forte que o darkling e aos poucos ela vai prender que usar seus poderes tem um preço e pode ser sua sanidade.

O começo é uma bagunça, varias coisas acontecendo. o restante do livro é parado e nada acontece, o livro dá a impressão que regrediu, pois basicamente é a mesma coisa do primeiro livro. Alina e Mally estão insuportáveis. Realmente não sei qual foi o objetivo desse livro e não sei o que esperar do proximo

aelinlantsov_ 08/11/2021

Siege & Storm
Simplesmente apaixonada pelo Nikolai, adorei a amizade dele com a Alina e não consigo apoiar o relacionamento dela com o Mal.
Amei a construção da política e a maneira que a autora traz o fanatismo religioso.
simone.sbs 08/11/2021minha estante
O Nikolai é tudooooo

aelinlantsov_ 08/11/2021minha estante
Simmm

Sophie.Lança 02/04/2020

Eu amo quando tem tanto coisa acontecendo que eu não consigo largar o livro, e foi assim com essa sequência. Gostei dos novos personagens, principalmente o Nikolai, mesmo não sendo o principal ele sempre roubava a cena. Perdi minha paciência com esse romance, tanto Mal como a Alina não conseguem resolver as coisas conversando. Achei o final meio corrido, não sabia o que estava acontecendo, mas num geral estou ansiosa para como será finalizada a história.

cifonauta 15/02/2023

Eu gostaria muito mais do livro se o romance não atrapalhasse a trama e digo isso sendo a pessoa mais fã de ship que sou. toda a trama política, a tensão de guerra, a desconfiança, todo o caos fica meio solto e perdido no meio do livro no meio de um drama romântico um tanto quanto enrolado que não necessariamente serve pro desenvolvimento de qualquer personagem (no meu ver) e aí engata só bem mais pro final o que deixa um pouco difícil da leitura fluir. eu gostei bastante do desenvolvimento da alina, essa nuance bem e mal, santa e corrompida, que a história vai se encaminhando mas neste livro parece trazer uns questionamentos que achei que já tinham sido trabalhados antes. e eu super defendo essa humanidade que o lado romântico traz pra personagem mas mulher, a gente tá em guerra, vamo chorar as pitanga por macho?! "ah mas fulano não vai gostar de mim porque vai me ver como um monstro?" minha senhora, olhe seu poder!!!! levanta essa cabeça que a gente tem um continente pra salvar, sabe? quero muito saber como vai continuar.

Jacque 01/05/2021

Esperava mais
Esse segundo livro já começa com bastante movimentação na história. Tem ação, mais romance e personagens novos incríveis ?

Mas tem também uns furos na história que me incomodoram muito! Eu adorei a primeira metade do livro. Já a segunda metade achei bem arrastada. E o final... Nossa tem uma cena que achei muito brega gente! ?

Talvez eu tenha ido com muitas expectativas para esse livro, porque tinha amado o primeiro, e isso pode ter atrapalhado um pouco. Acho que esperava mais... Mas no geral, eu gostei do livro e estou ansiosa para ver a conclusão dessa Trilogia ??

O texto tá superficial porque fica difícil falar algo da história sem soltar spoilers, então separei o texto em 2 partes. Aqui embaixo vou detalhar umas coisas, só que COM spoilers ok

ALERTA SPOILER:

Então, o livro 2 é basicamente: Alina fugindo de Darkling, Darkling encontrando Alina, Alina fugindo de Darkling de novo, Darkling encontrando Alina de novo ?

Nesse livro também temos o personagem novo Nikolai, que é incrível e salvou esse livro ?? E ele transforma o triângulo amoroso em quarteto amoroso (Team Nikolina) ?

O furo na história que me incomodou muito foi logo no começo, na batalha de navios, que Darkling demorou muuuito para reagir, para atacar, achei isso muito forçação de barra para Alina conseguir escapar, não faz sentido nemhum! E a cena brega do final foi o beijo dela e Darkling, achei nada a ver eles terem que se beijar para poder fazer lá a conexão ??????

Acho que o principal foi isso ? Ah! Não sou mais Team Malina, vamos ver se no próximo livro mudo de opnião de novo ??

Raissa 28/05/2021minha estante
Triste de ler isso pq comecei a ler esse livro hoje e estava gostando do Maly (passei a gostar dele mais pro final do primeiro livro). E todo mundo fala bem do Nikolai, estava interessada em conhecer ele. Mas realmente o Darkling rouba a cena.

alexiamc 18/04/2021

Passei muita raiva
Esse livro tem várias partes interessantes, em que eu não conseguia largar (leia-se: todas as cenas com o Nikolai), mas eu passei raiva a maior parte do tempo por causa do romance da Alina com o Maly. Eu simplesmente não consigo engolir ela ser apaixonada por uma pessoa que não aceita o que ela se tornou, que diz que gosta dela, mas quer que ela mude e volte a ser a garota que ficava sob a sombra dele. O drama que os dois criam - sem a menor necessidade - durante a história é muito irritante.
Mas eu li pra poder continuar com os livros do universo Grisha, e não me arrependi, porque o terceiro livro da trilogia é melhor e Six of Crows é incrível.
Basicamente, as 3,0 estrelas que dei para esse livro são pelo do Nikolai e os gêmeos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6