Siege and Storm

Resenhas - Siege and Storm

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Roberta 27/11/2023

Meu Deus que livro RUIM
Eu vou tentar não dar spoiler, mas não prometo que não vá escapar alguma coisa ou outra. Se você não leu o livro ainda, sugiro que tome cuidado.

É comum falarem que existe uma tal de maldição do segundo livro, maldição que eu confesso não ter acreditado muito... até agora.

Quero dizer, existem diversos segundos livros que são muito bons, a exemplo de As Duas Torres, de O Senhor dos Anéis, que é o meu favorito da trilogia, inclusive.

Mas tem algo com esse livro que simplesmente não desceu. A autora se perdeu completamente na história, ao meu ver. Ela tinha um universo tão precioso nas mãos, construído com tanto cuidado em Shadow and Bone, e, quando chegou a hora de entregar ação e aventura (o que tinha prometido), simplesmente babou tudo.

Temos esse relacionamento sem sal nem açúcar do Mal com a Alina, que nem devia ter começado e muito menos sido desenvolvido. Para você ter uma ideia, eu shippava ela com qualquer outro que aparecia na minha frente... ok, não qualquer outro, confesso. Mas definitivamente não com Mal. Primeiro eu gostava da ideia de um romance com o Darkling, depois então quando Nikolai surgiu, eu me empolguei toda, só para me frustrar depois, porque Alina segue sendo gado como sempre foi, senão pior.

Me irritou muito que a autora entregou nas mãos da Alina uma missão tão grandiosa como foi, de liderar o Segundo Exército, e mesmo assim tudo que a Alina se preocupava era como o Mal estava indo, se estava comendo, se estava indo no banheiro... por favor!

Fora que o Mal era outro irritante. Um cara que simplesmente não consegue lidar com o fato de que a mulher tem mais poder na mão do que ele. Ficava insistindo em querer o que eles tinham antes, em fazer a Alina voltar a ser quem era antes, quando esse "antes" mostrado no livro um foi que a Alina, para esconder que era Grisha, enterrava bem fundo dentro dela o seu poder, tanto que isso fazia mal para a saúde dela e consumia sua vitalidade. E eu me perguntava: é isso mesmo que esse jumento quer, que ela se limite, que se diminua para caber dentro do eguinho ferido dele? E mais importante, é isso o que a autora entende por amor?

Não que eu considere a Alina muita areia não. Na verdade, eu mal e mal suporto essa personagem, acho ela uma chata de galocha, mas não penso que nenhuma mulher deva largar mão de sua identidade e sua carreira por causa de homem, nem mesmo a Alina.

E por falar nisso, até que teve um crescimento da personagem, apesar de tudo. Foi o que me fez não detestar o livro. Ele demorou para engrenar, mas quando engrenou entregou bem. Eu gostei da transformação da Alina, de como ela começou a ficar com mais sede de poder. Acho que combinou com ela nesse caso. Pra mim só fazia sentido isso acontecer, e ela tendo que lidar com as consequências disso foi, apesar de por vezes frustrante (pela personalidade sem sal dela) bem interessante.

Só senti falta de outros personagens serem mais desenvolvidos, exemplo do Nikolai. Eu vi que tem um livro só dele, que até fiquei curiosa para ler, mas não era bem isso que eu queria. Quando estou lendo uma história, eu quero sentir que houve um esforço para deixá-la o mais envolvente possível, quero que as situações e personagens sejam aprofundados, e não que fiquem de escanteio porque vai ter um livro novo para cumprir o papel do que o antigo deveria ter feito. Faz parecer que está enchendo linguiça para vender mais, e para mim perde toda a graça.

Eu esperava mais da batalha, também. O livro me lembrou muito A Ordem da Fênix, de Harry Potter, quando o Harry ficou praticamente a metade do livro vendo apenas quatro paredes. Tudo acontecia fora da casa, mas a escolha da autora de manter o POV do Harry tornou a leitura extremamente desinteressante. Esse é o mal da primeira pessoa do singular, hein? O leitor acaba perdendo toda a ação, fica preso no que ainda pode acontecer, se enche de esperança pelas promessas e, quando dá de cara com o acontecimento em si, é decepcionante.

Claro que a escrita da autora é boa, gosto desse ritmo acelerado (apesar de ela ficar repetindo muitas palavras em suas descrições, o que me irritou), mas não chegou a salvar a história. Pena, porque o universo é muito bem-feito. Mas parece que ela pegou o que tinha de mais sem graça nesse universo para transformar em uma história.

E pensar que ainda tem mais um... me deseje sorte!

Ana 05/08/2023

Tanta coisa boa nesse livro que eles deixaram de lado na série! Pensava que a adaptação tinha sido mais fiel, mas tá sendo legal ler os livros e descobrir tanta coisa nova! Não é a melhor série de livros do mundo, mas a história é interessante. Pretendo terminar (e ler six of crows também).

cifonauta 15/02/2023

Eu gostaria muito mais do livro se o romance não atrapalhasse a trama e digo isso sendo a pessoa mais fã de ship que sou. toda a trama política, a tensão de guerra, a desconfiança, todo o caos fica meio solto e perdido no meio do livro no meio de um drama romântico um tanto quanto enrolado que não necessariamente serve pro desenvolvimento de qualquer personagem (no meu ver) e aí engata só bem mais pro final o que deixa um pouco difícil da leitura fluir. eu gostei bastante do desenvolvimento da alina, essa nuance bem e mal, santa e corrompida, que a história vai se encaminhando mas neste livro parece trazer uns questionamentos que achei que já tinham sido trabalhados antes. e eu super defendo essa humanidade que o lado romântico traz pra personagem mas mulher, a gente tá em guerra, vamo chorar as pitanga por macho?! "ah mas fulano não vai gostar de mim porque vai me ver como um monstro?" minha senhora, olhe seu poder!!!! levanta essa cabeça que a gente tem um continente pra salvar, sabe? quero muito saber como vai continuar.

Carol1198 13/02/2023

Bom, mas bem arrastado
A história é boa, mas tirando as reviravoltas do início e do finalzinho, o livro foi muito arrastado, a leitura tava cansativa. Também não gostei de alguns rumos que a autora deu pra história.

Maria 12/01/2023

Melhor do que eu esperava
Quando li o primeiro livro eu já havia visto a série, então não me surpreendi em nenhum momento com a história - e eu também já conhecia mais ou menos a escrita da Leigh porque já tinha lido Six of Crows (traduzido pra port/Br nesse caso). E eu achei esse bem surpreendente, eu não tinha realmente nenhuma suposição de como seguiria a história e gostei da maneira que se desenrolou. Achei bem legal o desenvolvimento da Alina (que inclusive eu conseguia visualizar perfeitamente como a atriz da série, até a maneira de falar) e achei o Mal um chaaaaatooooo de galocha. É errado gostar do Darkling?! Ansiosa para o próximo!

Betina40 23/12/2022minha estante
O 3 livro tbm n é lá essas coisas a relação Alina e Maly

carol 24/12/2022minha estante
aff sério?? ainda vai ter essa coisa dos dois?

Betina40 26/12/2022minha estante
Sim kkk infelizmente

bendtherules 14/10/2022

a história é muito bem construída e envolvente, mas to sentindo falta de um "uau" sabe? o fim desse livro foi parecido com o fim do outro, e o inicio do próximo vai ser parecido com o inicio desse, sem ter nada tão diferente.

Hellen Martins 29/08/2022

Definitivamente, pior que o primeiro
O início e o fim são as únicas partes realmente boas ou minimamente interessantes desse livro. E se não fosse pelo Nikolai, acho que pouca coisa se salvaria nessa continuação, sinceramente. Com tanta coisa que poderia estar acontecendo e sendo narrado, a decisão da Leigh Bardugo de focar nesse relacionamento chato e imaturo da Alina com o Mal, foi péssima. Concordo com uma resenha que vi por aqui, eles como amigos funcionam bem, mas como interesse amoroso um do outro são extremamente irritantes.

No primeiro livro não acontece tanta coisa, mas não cheguei a achar cansativo. Mas esse segundo livro eu achei arrastado demais, repetitivo demais. Zero ação, zero coisas relevantes acontecendo, além do iníciozinho e do finzinho faltando 5% pra acabar o livro.

Juju 22/01/2022

que tanto de nome estranho, tô chegando a decorar todos. esse final me pegou dms, tô doida pra ler o próximo e ver qq rola.

queria deixar claro que NIKOLAI VC NÃO PRECISA ME PEDIR EM CASAMENTO EU ME OFEREÇO PARA SER A SUA ESPOSA!

ana 13/01/2022

A leitura fluiu um pouco melhor nesse, porém, novamente, não é ruim, mas também não é grande coisa. Leigh Bardugo tem uma escrita envolvente, mas como um todo, a estória ainda falta algo.

As atitudes da Alina me confundem muito, é difícil de acompanhar. E as tentativas de forçar romance são exaustivas, especialmente com o Mal. Eu gosto deles como amigos, até do Mal como pessoa, mas os dois se envolvendo romanticamente não dá. Pressão desnecessária. A maior parte do livro é só drama envolvendo esse relacionamento insosso deles.

O Nikolai, mesmo com pouca atenção, carrega esse livro nas costas. A Alina poderia ter só 10% da graça dele que já ajudava bastante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6