Viver no fim dos tempos

Viver no fim dos tempos Slavoj Žižek

Resenhas - Vivendo no fim dos tempos

Vinoca 21/01/2023

Um livro que não faz nada
Zizek, na obra "Vivendo no fim dos tempos", faz abordagens específicas demais que não causam nenhuma reflexão profunda de mudança, já que faz poucas ponderações sobre a troca do sistema econômico vigente, e as reflexões que faz nessa vertente, são para criticar e esnobar das experiências socialistas, mais específicamente a Stalinista, mas não diz nada sobre esse período e nem apresenta bibliografias para manter o ponto, é como se fosse um ataque vazio que tem como intuito apenas manter a imagem de Stalin como governante "totalmente autoritário". Outra coisa é que Zizek gosta muito de utilizar filmes medíocres que não fazem o sentido para a contrução dos argumentos, é como se o pensador só usasse filmes da Sessão da Tarde para fundamentar interpretações rasas e conclusões que não tem nenhum reflexo prático, para mudar a realidade de fato. É simplesmente a pior leitura filosófica que já fiz na vida...

Tama 21/07/2021

Cacofônico
O livro é a cacofonia de temas, idéias, discussões sobre a contemporaneidade.
Mais interessante na forma que no conteúdo, ao demonstrar essa "sopa de letrinhas" que constitui a realidade no momento atual.
Como a música erudita contemporânea. Muitos a consideram bizarra. Falta-lhe a pureza, retidão e objetividade da música pós renascentista, de pouco mais de 1 século atrás. Enquanto Mozart é virtuoso, compositores modernos são cacofônicos.
E a vida cotidiana demonstra claramente essa tendência à direção desgovernada. Nos seus mais básicos aspectos: religiões incoerentes, fundamentalismos anti-científicos, decisões e atitudes ilógicas.
Leitura muito oportuna.

Litchas 24/03/2020

Um livro dificil mas importante
Zizek analisa ponto a ponto as dificuldades enfrentadas pelos seres humanos na busca por uma sociedade sustentavel e justa. Detalha a problematica dos recursos naturais, da tecnologia, do funcionalismo capitalista, das dificuldades da experiência comunista, dos problemas do totalitarismo, das implicações psicológicas.
Ele tenta aprender com os erros mas não traz uma solução pronta, apenas a necessidade de continuar tentando criar algo de novo que posso fornecer dignidade a todos.

Leitor da Montanha 16/09/2013

Leitura difícil e obrigatória
O filósofo pop trabalha a ideia de fim dos tempos capitalista a partir de etapas que não seguem uma seqüencia necessariamente. Utiliza as ideias de Hegel e Lacan (crítica Marx em o retorno da crítica da economia política), trabalha perfeitamente o liberalismo como utopia e mostra que as dúvidas e problemas advindas da crise atual só tem uma solução sem escapatória: o comunismo. Vários trechos do livro devem ser lidos mais de uma vez e alguns parece até que ele enrola de propósito. É um livro que requer paciência para ler, mas que mostra uma visão de mundo bem original.

Marco 26/12/2012

No mínimo divertido
Zizek dá muita, muita munição para reflexão. Você pode não concordar com as conclusões que tira, mas a justaposição de ideias dele é simplesmente brilhante. Em uma mesma página você pode passar por um filme do Van Damme, o sermão do Monte e Os miseráveis, num alinhavamento lógico de tirar o fôlego.
Há, contudo, longos trechos para os quais você precisa ser um iniciado, seja em economia política, seja em psicologia. Como não sou nem um nem outro, esses trechos foram longos e difíceis desertos de ser atravessados.
Ainda assim, a gangorra fantástica de ideias, esse olhar que parece capturar absolutamente tudo o que acontece no mundo contemporâneo é uma experiência francamente positiva.
Simone 11/07/2017minha estante
Eu também tive alguma dificuldade em entender certas passagens por falta de conhecimento principalmente na área da psicologia. Em alguns momentos a leitura se mostrou difícil, mas ler zizek sempre nos faz crescer, pelas reflexões que ele provoca.