Som-imagem no cinema

Som-imagem no cinema Luiz Adelmo Fernandes Manzano

Resenhas - Som-imagem no cinema

KinoplexGuilha 20/01/2023

O som no cinema
Esse livro me fez pensar muito sobre o uso do som no cinema, não apenas nos filmes de Fritz Lang. Começando com um ótimo panorama historiográfico e teórico da passagem do cinema mudo para o cinema sonoro. O livro prende ao trazer a importância mas também as problemáticas do começo da linguagem sonora.

O som está no cinema desde sua origem, em uma forma de insinuação visual. Assim como na poesia, quando citados os sons dos pássaros, o cinema mudo se usa das imagens para criar som. Isso muda quando o som síncrono finalmente é possível e agora diálogos falados podem ser incorporados à narrativa cinematográfica.

Há então uma diferença entre cinema falado e cinema sonoro, um sendo aquele que se utiliza do diálogo como uma muleta da narrativa e o outro que reinventa o uso do som como ruído.

Fritz Lang entra no grupo dos cineastas sonoros. Em metropolis os indícios de som são presentes. Quando os gritos de Maria são insinuados através das imagens e nos como espectadores praticamente conseguimos os ouvir. Ou em M, quando vemos uma evolução do uso do diretor, agora o Som é o protagonista da história, não o diálogo.