Padaria

Padaria Gislene Vieira de Lima

Resenhas - Padaria

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de Padaria
Beto se mudou para São Paulo para fazer faculdade de direito. De família humilde, o tempo livre e pouco dinheiro que tinha era utilizado para procurar um emprego que ajudasse na sobrevivência, algo nada fácil, já que suas aulas eram de manhã. Em mais um dia de sufoco, gastando muita sola de sapato e sem nenhuma vaga garantida, ele passa em frente à Padaria. Como ele nunca a tinha visto ali? Bom, havia uma vaga, e era perto de sua casa, seria um absurdo não tentar uma entrevista, não?

Beto consegue a vaga, e fica tão feliz com o emprego e com os colegas de trabalho que ignora algumas coisas estranhas! Com o envolvimento dele, começamos a conhecer um pouco mais sobre cada personagem, sobre o que é essa Padaria afinal e o que significa estar ali. E também conhecemos um pouco mais de Beto, que aos poucos vai se revelando mais do que somente um estudante de Direito… E é dessa forma que Gislene envolve o leitor rapidamente no ambiente confortável do local, na rotina de trabalho de pães, doces, lanches, sucos, e apresenta os funcionários com leveza, tudo em primeira pessoa.

Mas é claro que sua habilidade de ignorar e não fazer perguntas não impede Beto de se envolver nas maiores enrascadas! E assim também conhecemos figuras do nosso antigo folclore, muito diferentes do Saci e do Boitatá!

O desenvolvimento ocorre de forma tão fluida que quando percebi que estava acabando, fiquei com medo de haver continuação, mas de novo Gislene tem o tempo certo para encerrar a história de forma perfeita, e o leitor, assim como Beto, consegue compreender as sutilezas das situações anteriores e o significado do que ocorre no final. Claro que, para você saber exatamente o que acontece, terá que ler! Haha!

Contato com um folclore nacional antigo e diferente, uma história com certas doses de ação, de fantasia, e até um pouco de terror (por que não?), junto com uma escrita leve e fluida, tornam o livro rápido, fácil, e muito recomendado! Será que você, leitor, teria algum motivo para encontrar a Padaria?

Juh 12/03/2013

Padaria
A resenha que fiz do livro, vc encontra aqui => http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/2013/03/resenha-padaria.html

Bjus

danilo_barbosa 05/12/2012

Central de lendas
Veja esta e outras resenhas no Literatura de Cabeça:
www.literaturadecabeca.com.br

Desde que criei o Literatura de Cabeça, há dois anos, procurei incentivar os leitores a se deleitar e adentrar o mundo dos autores nacionais. Não aqueles que seguem as fórmulas prontas vindas do mercado exterior, mas aqueles que com todo o chamado "jeitinho brasileiro" conseguem transmitir a nossa própria cultura na obra redigida.

E, para minha alegria, conheci uma gama excelente de autores propensos a não seguir padrões pré-estabelecidos e fazer aquilo que sua imaginação mandava. Escritores que falam o que verdadeiramente nos apaixona e não aquilo que realmente vende. E isso é bom PRA CARAMBA!

Cansado dos escritos filhos de Crepúsculo, conhecer a Padaria de Gislene Vieira de Lima foi um achado. O livro lançado pela Editora Modo faz uma miscelânea divertida entra lendas brasileiras e aqueles contos assombrosos que muita gente ouviu ao pé da fogueira, como a menina fantasma que o mocinho namorador encontra indo pra casa - quem já não ouviu este acontecido?!

Bom, o mote principal é bem simples: Roberto é um estudante de Direito que, numa época de perrengue total, descobre uma nova padaria perto da sua casa, com um cartaz oferecendo emprego. É lógico que ele entra à procura da vaga... Aí começa o mistério, já que o gerente da padoca não colocou cartaz nenhum por lá... Bom, o caso é que Beto acaba sendo contratado e logo descobre que ali não é um estabelecimento comum. Além de vender o pão nosso de cada dia, Beto vê passar pelo balcão as mais lindas e cruentas fantasias do nosso Brasil, desde São Pedro, que vai beber todos os golinhos de álcool que a galera oferece para o santo, até a miséria que gruda em nossos pés, querendo sempre mais. De uma visita bem louca ao futuro a um generoso buffet dedicado aos mortos, tudo aparece diante de nossos olhos, encantando cada leitor que adentra por essas páginas em um mundo completamente novo.

Mas este livro, que era para ser um sucesso, deixa a desejar em vários pontos. Penso eu, que por ser a primeira obra da autora, faltou uma parceria da editora em tratá-lo com o respeito que a obra merece. A revisão deixou muito a desejar, mantendo na obra desde tremas à trechos em branco, onde deveria haver um complemento de frase. Em certos trechos, personagens trocam de nome e o leitor se pega a pensar quem é aquele que está por ali... Não estou pondo a culpa na equipe somente, porque este trabalho é uma parceria entre autor x equipe e, para mim, faltou o afinco também da escritora quando pegou o texto após a revisão final. Além disso, certas pontas ficaram soltas, assumo, mas a escrita da autora é muito bem fluída e redigida e tenho certeza que ainda vai nos trazer muitas coisas boas. Espero que para a 2ª edição a obra tenha o respeito que merece.

Estou extremamente ansioso para ler a segunda obra da Gislene, a Princesa dos Olhos de Gato, que já foi lançado. Espero me divertir e surpreender-me tanto com a outra obra quanto me senti grato por ler esse.
E que venham mais obras criativamente brasileiras como essa!

Literatura 05/12/2012

Central de lendas

Veja resenha completa no site: