Fade Out

Fade Out Rafael De Latorre

Resenhas - Fade Out

Thiago 22/08/2022

Fade out ou suicídio sem dor é um livro em hq que basicamente fala sobre suicídios e métodos indolor onde se tem um personagem chamado Kurt, Kurt tem problemas religiosos e com a família, Kurt é um fudido que quer se matar sem que seus amigos pensem que ele é fraco entre aspas. É isso.

Gnomot13 26/07/2017

Passou correndo...
Corrido como a vida passa passageira... Mas bonito e com ideias interessantes, tb da msm forma. Se achar barato vale a pena, mas talvez pelo tema quase tentando ser pesado sem ser e trazendo uma mensagem mais leve do que parece não seja o ideal para quem acredita saber do que se trata.

Flávio 20/08/2013

[Resenha] Fade Out – Suicídio sem Dor
Certos temas precisam de uma certa sutileza na abordagem, tamanho o impacto que podem causar em algumas pessoas. Talvez um dos principais seja o suícidio, afinal, tirar a própria vida – por qualquer que seja o motivo – é algo assustador, que deixa qualquer pessoa próxima do suicida traumatizada e perplexa. Sem entrar em méritos de julgamentos de certo ou errado, Beto Skubs, Rafael de Latorre e Marcelo Maiolo criaram seu álbum de estreia para falar um pouco sobre tudo isso.

Fade Out: Suícidio sem Dor nos apresenta Kurt, um jovem cheio de conflitos internos sobre sua vida e que queria colocar um fim em tudo se suicidando. Como Kurt (Cobain??) mesmo diz “…Eu queria terminar tudo. Sei lá por quê. Mas era isso. Acho que eu só não tinha mais vontade de estar vivo.”

Kurt nunca se sentiu como um excluído da sociedade, não sofria de bullying e nem tinha uma mãe problemática. O ponto forte de Fade Out é justamente esse: mesmo utilizando um tema tão pouco abordado, os autores não se rendem a clichês do “jovem abandonado” pela família e pela sociedade, pelo contrário. Kurt é um cara sociável, tem namoradas, um ótimo relacionamento com a mãe, algo que por si só já não se enquadraria nos padrões de justificativas de algumas pessoas.

Outro ponto interessante de Fade Out é sua narrativa. Logo na primeira página sabemos que o protagonista está chegando ao seu funesto momento, só não sabemos o que ocorreu para culminar naquilo, e isso é a parte mais interessante da história: acompanhar a trajetória do personagem até seu fatídico momento – mas, é claro, com ótimas surpresas pelo caminho.

Fade Out suicidio sem dor 04 [Resenha] Fade Out Suicídio sem DorÉ importante ressaltar que o álbum não traz uma história depressiva sobre suicídio. Ele passa pelo tema e vai mais longe, sem falar que a narrativa é extremamente dinâmica, funcionando muitíssimo bem em uma adaptação para o cinema – aliás, Fade Out nasceu como um roteiro de cinema de Beto Skubs, que mais tarde foi transposto para os quadrinhos com a ajuda de Rafael De Latorre e Marcelo Maiolo.

Os traços de De Latorre são de uma sutileza que se harmoniza com o roteiro de Skubs. Ao tratar de um tema “cabeludo” com esse, De Latorre tem um trabalho gráfico extremamente suave, que, por sua vez, combina perfeitamente com a paleta de cores de Maiolo: ele tinha tudo para utilizar cores que remetem a algo depressivo e triste, mas, pelo contrário, as cores dão um tom alegre e onírico à obra. Um trabalho de coesão perfeito entre os três artistas.

Minha única crítica à hq é quanto ao uso de nomes de personagens em inglês. Não tenho nada contra isso, para mim ficaram claras as inúmeras influências à cultura pop que os autores colocam na história, mas isso acabou me tirando do foco em alguns momentos; talvez saber que a HQ era nacional tenha sido um fator primordial para me desambientar. Mas enfim, apenas encheção de saco de quem vos escreve.

Fade Out – Suicídio sem Dor é um trabalho independente desses três autores que, acima de tudo, diz muito com pouco, sem precisar cair em dramalhões, já que a principal discussão levantada é a importância da vida, o desejo de ser útil e o valor da vida.

site: http://www.vortexcultural.com.br/quadrinhos-e-hqs/resenha-fade-out-suicidio-sem-dor/

Renato Klisman 11/04/2013

Vale cada segundo usado na leitura.
Bem planejado, cativante e com uma narrativa instigante. Um balanceamento perfeito entre história, imagem e cor.
Já passou por aquele momento maluco que você pensou em se matar? Seja sincero(a), por alguns segundos já, não é?
Kurt tem um pequeno problema, ele quer se suicidar cansou de viver, porém ele não gostou do gosto da arma (“Minha vida é uma já é uma bosta, eu quero me matar e ainda tenho que morrer com gosto ruim?”), tem pavor do inferno (“Será que eu vou pro inferno se eu cometer suicídio? Imagina que cagada”), não quer deixar seus pais e amigos desolados e… bom, o que fazer?
Pra ajudar, ele tem uma namorada entranha pra c@%@/#0, conheceu uma garota linda de morrer e tem que pegar um serial killer que anda matando Assistentes Sociais e, bom, a mãe dele é uma assistente social.
Uma narrativa em ritmo acelerado, muito bem ilustrada, com um personagem cativante, que é basicamente uma reprodução da nossa geração, a geração Y, cheio de dúvidas, questionamentos e sonhos.
Vale cada segundo usado na leitura.
Mais resenhas em http://rkbooks.wordpress.com