Uma Breve História da Filosofia

Resenhas - Uma Breve História Da Filosofia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tarso 15/04/2024

Alguém já pensou antes
Esse livro é assim, e a história da humanidade também é essa. Sempre tem alguém que já pensou antes. Os filósofos são os mestres em fazer as perguntas relevantes e tentar com as ferramentas que possuem, respondê-las. Esse livro passa rapidamente sobre o cerne de cada um dos maiores pensadores do mundo. E você então começa a entender as origens, porque estamos aqui hoje.

victor 21/01/2024

Um ótimo começo a filosofia.
Desde o ano passado (2023), tenho um interesse imenso em aprender filosofia, porém sabia pouco, apenas do básico. Não sabia qual era meu filósofo favorito, e muito menos, suas principais ideias. Fiquei buscando uma maneira de começar esse estudo como um iniciante, apenas pela vontade de saber mesmo. E essa vontade veio de diversos lugares.

Foi quando procurei por recomendações de livros, já que eu gosto de ler e um livro seria um ótimo começo para eu aprender mais do que eu já sabia de filosofia na época. Havia muitas recomendações, várias delas ainda estando na minha lista de compras, já que decidi ler elas depois. Mas decidi optar por ler "Uma breve história da filosofia", já que era livro de bolso, simples e achava que seria um ótimo começo.

E cara, foi uma ótima ideia.

Esse é um ótimo livro para caso você queira começar a consumir filosofia, ainda mais se você não entender nada sobre o assunto, porque o livro te fala de uma maneira muito acessível, fluida e muito, mas muito simples de entender. Ainda mais se você não entende o vocabulário complexo que os filósofos usam em suas obras.

E a maneira como esse livro te prende é sensacional, por que você começa a ler um capítulo e não quer parar, e quando você vai ver, já leu quatro capítulos em um dia só. E também pela forma como o livro é muito profundo, ele te traz reflexões muito valiosas que pode mudar a sua forma de pensar sobre o mundo e sobre si mesmo também. Tem até mesmo filósofos que você vai ficar confuso lendo, simplesmente pela sua abordagem mais complexa. E também tem filósofos que você realmente vai entender de primeira, por conta da forma que o livro tem uma linguagem mais adequada.

O livro traz até mesmo filósofos que você pode nunca ter ouvido falar, que vão da filosofia grega, medieval, moderna, até chegar na contemporânea. Inclusive, tem alguns que eu conhecia o nome e, mais ou menos, sabia de suas ideias e gostei da aprofundada leve que eu tive deles nesse livro.

E enquanto fazia a minha leitura, até tirei um tempo para pesquisar mais sobre os filósofos, já que o livro faz jus ao nome da obra: uma BREVE história, já que o que se fala dos filósofos não é muita coisa, é mais uma introdução de, mais ou menos, seis páginas para o pensamento e vida de cada um deles, o que não é um grande problema, se você quiser apenas um lugar como introdução à história da filosofia.

Acho que o único defeito, ao meu ver, desse livro é o fato de ele não incluir os filósofos pré-socráticos, já que eles também são importantes e seria bom serem apresentados inicialmente no livro, para já moldar o pensamentos dos filósofos da época grega/socrática, por exemplo, seria muito bom ver Heráclito e Parmênides tendo suas contradições e como isso moldou as ideias de Platão e Sócrates.

Mas dando encerramento, quero dizer que Uma breve história da filosofia, de Nigel Warburton, é um ótimo lugar para começar a estudar filosofia e ter o conhecimento mais do que básico sobre o assunto. Leitura leve, fluida e acessível.

Lara2092 18/01/2024

Gostei das explicações à respeito de cada filósofo, acredito que o escritor tenha feito um bom trabalho sintetizando os principais elementos de cada um em uma leitura fácil. Porém, na minha experiência pessoal, a partir do capítulo 34, as explicações ficam mais vagas, sendo de difícil compreensão.

ITZPADAWANBR 05/01/2024

Salve rapa
O título do livro é exatamente o que ele se propõe: contar de forma breve algumas nóia de diversos filósofos.

É meu primeiro contato com esse tipo de livro e achei interessante, pois tinha vários filósofos aí que eu nem conhecia e outros que eu conheci na escola

Vou deixar a última coisa de várias que gostei no livro aqui para vocês

se maltratar um animal provoca mais dor do que maltratar um ser humano, então é melhor maltratar o ser humano se tivermos de escolher. (Que dlç essa parte???)

bat.eliza 31/12/2023

Um bom resumo
O livro é bem interessante pra quem busca um resumo dos grande filósofos, valeu a pena pra ter um panorama geral de tudo. Mas quem busca algo mais aprofundado, indico procurar livros específicos dos autores que buscam.

Palas Atena 31/12/2023

Um bom livro para uma visão geral dos principais filósofos
Em "Uma breve história da filosofia", Nível Warburton traz uma visão geral dos principais filósofos, desde os gregos até aqueles mais contemporâneos (entre um e três filósofos por capítulo, são 40 capítulos). É um livro bem simples e leve de ler, trazendo apenas os aspectos mais marcantes dos filósofos e seus pensamentos. Se você é iniciante em filosofia ou, apesar de não iniciante, sente falta dessa visão mais geral e "de uma vez só", vale a pena a leitura. Pode ajudar preencher alguns buracos importantes para a compreensão da história da filosofia. Além disso, considero um ótimo livro para despertar o interesse sobre algum filósofo/pensamento para aprofundamento posterior em outros livros, inclusive, os originais.

Leonardo801 22/12/2023

Uma ótima porta para novos horizontes
O livro é muito interessante, eu o considero uma ótima porta de entrada para diversos horizontes da filosofia, ele não pode ser considerado como uma obra essência para nenhuma das linhas de pensamento apresentado, mas como um livro de apresentação ele é ótimo.
Após terminar ele eu já sai com o interesse de pesquisar muito mais sobre alguns filósofos que ali são apresentados, além de ter alguns livros lá que eu quero ler.
Para quem que uma primeira introdução eu considero esse como uma ótima escolha

Claudinha Arakaki 26/06/2023

Amei
Esse livro é para introduzir no mundo filosófico, foca muito mais em falar da essência de cada filósofo e ao mesmo tempo traz uma linguagem mais acessível e "entendível".

Maria Fernanda 20/06/2023

Acabei!
Seis meses de leitura. Nunca fiquei tanto tempo lendo um livro de tão poucas páginas. Cada capítulo uma história, uma pessoa, uma reflexão. Muito bom.

sofys aar 10/06/2023

Melhor introdução a filosofia que eu poderia ter
Amei demais!!! tô questionando várias coisas e revendo meus conceitos, com certeza um livro que mudou meu modo de ver o mundo. vou reler o mundo de Sofia depois dessa, sou mto feliz por esse livro ter sido escrito

Michel.Lisboa 21/05/2023

Livro muito interessante.
Nigel Warburton é um filósofo inglês e autoproclamado escritor de freelance. Possui um bacharel em artes e se tornou um doutor em filosofia por uma faculdade constituinte da Universidade de Cambridge. Ele é mais conhecido por ajudar a popularizar a filosofia para as pessoas por meio de livros de fácil leitura para ajudar a introduzir ao tema, apesar de também ter escrito trabalhos acadêmicos sobre a estética e éticas aplicadas. Hoje em dia possui um podcast chamado Philosophy Bites, em que regularmente entrevista outros filósofos sobre temas específicos em um intervalo de 15 até 20 minutos.

Uma breve história da filosofia é uma obra que explora diversos temas de diversos filósofos desde o período pré-socrático até a filosofia contemporânea atual, “Há cerca de 2.400 anos, em Atenas, um homem foi condenado à morte por perguntar demais. Houve filósofos antes dele, mas foi com Sócrates que o assunto realmente despontou. Se a filosofia tem um santo padroeiro, Sócrates é o seu nome”. Iniciado por este período, o autor propõe uma jornada pela rica história da filosofia, descrevendo em cada capítulo um diferente filosofo abordando um diferente tema. Uma breve história sobre a filosofia é um livro para todos os interessados em ingressar nos temas da filosofia, independente de já possuir familiaridade com o tema ou não. Esse livro é rico ao ponto do leitor poder abrir em qualquer capítulo e se deparar com um filósofo abordando um tema diferente o qual você nunca ouviu falar.

Seu conteúdo se baseia na filosofia ocidental descrita do período pré-socrático e avançando para filósofos cada vez mais atuais, sendo cada capítulo independente um do outro. Grandes filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Epipeto, Cícero, Sêneca e muitos mais. Sempre finalizando o capítulo com uma reflexão sobre o pensador e induzindo o leitor a comparar diferentes linhas filosóficas, com o fim de estimular a racionalidade e intelectualidade de quem lê. Graças a isso a leitura flui de maneira divertida com essa forma que Warburton encontrou para finalizar os capítulos fazendo um link com o filósofo a ser abordado a seguir.

Em conclusão, é um livro ótimo para quem está interessado a aprender sobre filosofia pela primeira vez e para quem já conhece o tema também. Essa grande diversidade de ideias e histórias deixa o assunto tratado no livro muito cativante ao leitor, assim com a pitada de humor em algumas partes, mas não deixando de discutir temas mais pesados com a devida seriedade. Em sumo é um livro bem completo em todos os sentidos.

Segue o link para o site do podcast do autor.

site: https://philosophybites.com/past-episodes/

Leoo Camiletti 23/03/2023

Ainda há vida a ser vivida(?)
Definitivamente um ótimo livro para iniciar uma jornada através da filosofia, principalmente para quem estava perdido em um limbo de auto-sabotagem e existindo de forma completamente automática e sem sentido, como se tivesse me tornado em uma espécie de Sísifo da era moderna. Mas Albert Camus nos oferece uma nova perspectiva, por mais absurdo que pareça, deveríamos considerar que Sísifo está feliz, afinal ele ainda está vivo. E ainda que ele esteja condenado a subir com a pedra todos os dias e descer depois, isso não o impede de parar um pouco no topo e observar a vista. A existência humana já é absurda e complicada o bastante para sermos contra nós mesmos, ele já havia recebido uma punição, para que torná-la mais difícil?

Giovanna 15/03/2023

Livro muito bom, resume as principais ideias filosóficas ocidentais de forma muito clara e de fácil entendimento. É perfeito para começar na filosofia e eu consegui ler muito rápido. Senti falta de mais pessoas do sexo feminino na filosofia tendo seus pensamentos descritos.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Uma Breve História da Filosofia" é um livro que apresenta a história da filosofia ocidental, desde os pré-socráticos até filósofos contemporâneos como Jacques Derrida e Richard Rorty. O autor, Nigel Warburton, aborda de forma clara e objetiva os principais pensamentos, ideias e conceitos dos filósofos mais influentes de cada época, bem como o contexto histórico e cultural em que eles viveram.

O livro está dividido em capítulos cronológicos, começando com a filosofia pré-socrática na Grécia antiga e terminando com a filosofia analítica contemporânea. Cada capítulo apresenta uma visão geral das ideias e contribuições de cada filósofo importante da época, bem como uma breve análise de suas principais obras.

Warburton utiliza uma linguagem simples e acessível, tornando o livro compreensível para leitores iniciantes na filosofia. Além disso, o autor oferece reflexões pessoais sobre as ideias dos filósofos, ajudando a elucidar conceitos complexos.

Ficha técnica:

Filosofia moderna
Filosofia continental
Filosofia analítica
Principais ideias e contribuições:

Os pré-socráticos: questionavam a natureza e origem do mundo e buscavam respostas racionais.
Sócrates: preocupava-se com a ética e o bem-estar humano, criando o método socrático.
Platão: fundou a Academia em Atenas e defendia a existência de um mundo das ideias.
Aristóteles: foi o filósofo mais influente da antiguidade, e suas obras cobrem diversos temas, como ética, política, metafísica, lógica e biologia.
Epicuro: defendia a ideia de que a felicidade é alcançada por meio do prazer e da ausência de dor.
Estoicismo: ensinava a viver de acordo com a razão e a aceitar o destino.
Tomás de Aquino: conciliava a fé cristã com a filosofia aristotélica.
Descartes: questionava todas as certezas e buscava uma verdade inabalável.
Kant: desenvolveu a ética do dever e defendia a autonomia moral.
Hegel: propunha que a história é um processo dialético em constante evolução.
Nietzsche: questionava a moralidade e a religião tradicional, e propunha uma ética de superação do homem.
Heidegger (...).
Por: Romeu Felix Menin Junior.

ilauurinha 23/01/2023

"Uma Breve História da Filosofia"
Esse livro é uma breve bem breve história da filosofia. Cada capítulo conta sobre uma ou duas ideias de algum filósofo (ou dois), de forma bem breve e resumida. O autor explica bem os termos e ideias e a escrita é de fácil entendimento. Eu achei um livro muito bom para quem quer começar a estudar filosofia (como eu), é bem resumido e explicativo e eu marquei os filosóficos que mais gostei para depois estudar mais sobre eles e tal.

1 | 2 | 3 | 4 | 5