Uma Breve História da Filosofia

Resenhas - Uma Breve História Da Filosofia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

João Lucas Dusi 26/08/2012

Introdução à Filosofia
Trata-se de um livro bem simples, que apresenta, de forma perfeitamente entendível, as principais ideias de grandes filósofos de todos os tempos - de Sócrates a Peter Singer.

Parece-me indicado como forma de introdução ao vasto mundo da filosofia, pois trata as ideias de forma simplista, sobretudo devido à preocupação que o autor (Nigel Warburton) demonstrou ao explicar o significado dos termos necessários para o entendimento dos textos.

Mas, enfim, ele nos apresenta as ideias de forma bastante concisa, bem superficial; portanto, penso que é importante ter este livro apenas como uma breve introdução, daí, por conseguinte, o leitor interessado buscará saber mais.

GuiBatelochio 13/09/2022

Excelente no que se propõe
Uma breve história da filosofia é dividido em 40 capítulos, cada um falando sobre um autor ou uma corrente de pensamento da filosofia ocidental. Cada capítulo possui em torno de 6 páginas.

O livro tem uma linguagem bem acessível e agradável. O autor tem uma boa escrita e demonstra habilidade em transformar reflexões complexas em informações mais simples, mas jamais simplórias.

A proposta do livro é ser um índice da filosofia ocidental, para descobrir e decidir se irá se aprofundar ou não nos autores. Não é um livro para definir com profundidade qualquer um deles.

Achei o livro realmente excelente no que se propõe. Através dele pude conhecer diversos filósofos, livros, ideias e correntes de pensamento. Também pude descobrir os autores por trás de diversos exemplos que ouvi ao longo da vida e não fazia ideia de sua origem.
Recomendo muito a leitura.
esthe 13/09/2022minha estante
oii, as explicações do livro são muito rasas? sou PÉSSIMA em filosofia mas queria tentar ler pra estudar pra redação, só que fiquei com medo de me arrepender

GuiBatelochio 14/09/2022minha estante
Olá! Não chega a ser raso não, mas é bem resumido. Pode comprar sem medo, ele é bem didático e vai ajudar a saber as principais ideias de cada um

AndrA65 07/03/2021

Um livro para maratonar
Essa obra tem como objetivo entregar uma síntese do pensamento filosófico distribuído em mais de 40 filósofos diferentes, cada um com suas características específicas e interpretações distintas sobre o mundo.

Ótimo para quem está caindo de paraquedas na filosofia ou para quem não tinha conhecimento de todos os filósofos contidos no livro, A breve história da filosofia flui de maneira bem leve por conta de sua linguagem simples que dispensa sofisticação, permitindo que essa área tão cheia de mitos e estereótipos se torne acessível para o maior número de pessoas.

Dudu    20/11/2022

Breve história da filosofia
Trata-se de uma leve "biografia" sobre alguns grandes filósofos, em cada capítulo o escritor traz a nós um novo filósofo. Embora em grande parte do livro o autor continue acrescentando opniões desnecessárias, o livro é interessante.
Interessante é como os capítulos em si têm sempre uma ligação, algo que faz com essa essa troca não seja tão "seca".

ilauurinha 23/01/2023

"Uma Breve História da Filosofia"
Esse livro é uma breve bem breve história da filosofia. Cada capítulo conta sobre uma ou duas ideias de algum filósofo (ou dois), de forma bem breve e resumida. O autor explica bem os termos e ideias e a escrita é de fácil entendimento. Eu achei um livro muito bom para quem quer começar a estudar filosofia (como eu), é bem resumido e explicativo e eu marquei os filosóficos que mais gostei para depois estudar mais sobre eles e tal.

Michel.Lisboa 21/05/2023

Livro muito interessante.
Nigel Warburton é um filósofo inglês e autoproclamado escritor de freelance. Possui um bacharel em artes e se tornou um doutor em filosofia por uma faculdade constituinte da Universidade de Cambridge. Ele é mais conhecido por ajudar a popularizar a filosofia para as pessoas por meio de livros de fácil leitura para ajudar a introduzir ao tema, apesar de também ter escrito trabalhos acadêmicos sobre a estética e éticas aplicadas. Hoje em dia possui um podcast chamado Philosophy Bites, em que regularmente entrevista outros filósofos sobre temas específicos em um intervalo de 15 até 20 minutos.

Uma breve história da filosofia é uma obra que explora diversos temas de diversos filósofos desde o período pré-socrático até a filosofia contemporânea atual, “Há cerca de 2.400 anos, em Atenas, um homem foi condenado à morte por perguntar demais. Houve filósofos antes dele, mas foi com Sócrates que o assunto realmente despontou. Se a filosofia tem um santo padroeiro, Sócrates é o seu nome”. Iniciado por este período, o autor propõe uma jornada pela rica história da filosofia, descrevendo em cada capítulo um diferente filosofo abordando um diferente tema. Uma breve história sobre a filosofia é um livro para todos os interessados em ingressar nos temas da filosofia, independente de já possuir familiaridade com o tema ou não. Esse livro é rico ao ponto do leitor poder abrir em qualquer capítulo e se deparar com um filósofo abordando um tema diferente o qual você nunca ouviu falar.

Seu conteúdo se baseia na filosofia ocidental descrita do período pré-socrático e avançando para filósofos cada vez mais atuais, sendo cada capítulo independente um do outro. Grandes filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Epipeto, Cícero, Sêneca e muitos mais. Sempre finalizando o capítulo com uma reflexão sobre o pensador e induzindo o leitor a comparar diferentes linhas filosóficas, com o fim de estimular a racionalidade e intelectualidade de quem lê. Graças a isso a leitura flui de maneira divertida com essa forma que Warburton encontrou para finalizar os capítulos fazendo um link com o filósofo a ser abordado a seguir.

Em conclusão, é um livro ótimo para quem está interessado a aprender sobre filosofia pela primeira vez e para quem já conhece o tema também. Essa grande diversidade de ideias e histórias deixa o assunto tratado no livro muito cativante ao leitor, assim com a pitada de humor em algumas partes, mas não deixando de discutir temas mais pesados com a devida seriedade. Em sumo é um livro bem completo em todos os sentidos.

Segue o link para o site do podcast do autor.

site: https://philosophybites.com/past-episodes/

Stefany* 04/10/2022

Síntese das principais ideias filosóficas
De Sócrates à Singer, temos aqui uma síntese das principais ideias e contribuições desses grandes filósofos e pensadores para a filosofia e suas reflexões.
A maneira que Nigel elucidou as ideias desses filósofos é bem didática e simples, é um ótimo livro pra quem quer começar a entender ou ter um conhecimento básico a respeito delas.
O ponto principal de todos eles era a busca do conhecimento; da vida, da existência, do viver em sociedade, da ética e do sentido de bem e mau.
Muitas vezes entravam em sintonia complementando teorias e hipóteses que acreditavam e tantas outras eram contra argumentativos e divergentes, descartando o que para eles não tinha fundamento.
Divergências à parte, é inegável que essas ideias impactaram e impactam até hoje muitos aspectos da nossa vida social, política e econômica.

joaoggur 11/12/2022

Tenho uma impopular opinião: uma pessoa que não se dispõe a estudar filosofia está fadada ao fracasso. Certamente a maioria das pessoas discordaria, e eu estou longe de julgar. O ensino de Filosofia no Brasil é precário e quase inexistente. São poucos os professores que, além de dar a base teórica, instigam os alunos a filosofarem, a valorizarem o seu próprio intelecto. O sistema cria jovens desinteressados no tema e inábeis ao raciocínio. Esse livro vem para mudar isso.

Com uma linguagem clara e extremamente direta, o autor disserta desde sobre a época socrática (o início da filosofia) até o existencialismo (corrente de pensamento dominante na contemporaneidade). As escolas de pensamento são apresentadas de uma forma linear, o que faz o leitor refletir sobre o ?amadurecimento? do pensamento, além de passar o contexto histórico sobre os motivos daquele período ser marcado por uma corrente em específico. Também é uma ótima leitura para aqueles fãs de filosofia que, infelizmente, ainda não tem maturidade intelectual de ler obras como ?Assim falou Zarathustra? ou ?O Capital?: obviamente o que está aqui não se compara com os livros originais, porém é um bom resumo feito com uma linguagem acessível.

Recomendo Uma Breve História da Filosofia para todos os públicos, independente se já está familiarizado com o tema ou não. Além de explicar sobre a filosofia em si, é uma obra que instiga a racionalidade e a intelectualidade.

ITZPADAWANBR 05/01/2024

Salve rapa
O título do livro é exatamente o que ele se propõe: contar de forma breve algumas nóia de diversos filósofos.

É meu primeiro contato com esse tipo de livro e achei interessante, pois tinha vários filósofos aí que eu nem conhecia e outros que eu conheci na escola

Vou deixar a última coisa de várias que gostei no livro aqui para vocês

se maltratar um animal provoca mais dor do que maltratar um ser humano, então é melhor maltratar o ser humano se tivermos de escolher. (Que dlç essa parte???)

hirna 04/01/2022

Uma ótima introdução
Foi uma recomendação para o ENEM 2021, mas eu enrolei pra ler. Não porque fosse ruim ou difícil, porém para dar maior atenção a alguns detalhes. E posso afirmar que super valeu a pena essa decisão.

Não é um livro com grandes informações sobre nenhum filósofo específico ou sobre as filosofias construídas por eles, mas sim breves abordagens sobre seus principais objetos de estudo e suas personalidades. Por isso, considerei uma leitura bem fluida e tranquila, bem diferente de grande parte dos textos filosóficos em si.

Talvez uma das coisas que mais gostei foram as conexões realizadas pelo autor em relação a cada capítulo que apresentava um filósofo diferente. E também a presença de filósofAs, embora tenham sido poucas, o que consequentemente fundamenta-se no apagamento de suas histórias. Contudo, o autor soube destacar pontos relevantes sobre cada uma delas e suas descobertas, óbvio que não eram perfeitas, mas merecem ter esse espaço tanto quanto os homens que se aplicaram à filosofia.

iozorb 23/08/2022

O começo é mt foda e voce fica em um hype gigante, mas com o passar dos capítulos fica cada vez mais e mais entediante e massante. O autor enfia a opinião dele em diversos pontos do livro onde a gente NÃO PRECISAVA da opinião dele. E, ao mesmo tempo que ele explica alguns filosofos de maneira extremamente rasa, ele também coloca grandes ideias em pouquíssimas páginas, o que faz com que a leitura seja muito desgastante.
O autor OBVIAMENTE acredita em Deus e gosta desse assunto, pois metade do livro, pelo menos, é dedicado a isso.

Esse é um livro bom se você quer saber filosofia para o enem ou quer achar um filósofo legal pra entrar na filosofia, mas como um livro nao é mt bom não.

Ludoviajante falhou comigo
ilauurinha 10/11/2022minha estante
comprei só por causa do ludo, e espero que eu goste

Nanda Lima 08/05/2014

Para amar a Filosofia
Se você odiava as aulas de Filosofia na escola, não por não se interessar por discussões interessantes, mas por achar a maneira com que eram colocadas um tédio sem fim (e também por causa do professor chatíssimo); se você nunca teve paciência ou ânimo para começar a ler um livro da Hannah Arendt ou do Nietzsche, embora já tenha ouvido falar de “As origens do totalitarismo” ou de “Assim falava Zaratrusta”; e se a única citação que você conhece de Sócrates é “Só sei que nada sei”, esse livro é para você. Esse livro é para aqueles que adoram Filosofia e para os que não adoram, para aqueles que a consideram fundamental, e para aqueles que nem a consideram.

“Uma breve história da Filosofia” não é só breve (são 264 páginas). É divertidíssimo, como todo livro didático deveria ser. A leitura flui de uma maneira muito gostosa, e você aprende sem perceber sobre estoicismo, existencialismo e outras vertentes filosóficas que, se postas de outra maneira, certamente não pareceriam tão simples de entender e tão interessantes. E o mais importante: você percebe qual a verdadeira importância, utilidade, influência da Filosofia. E percebe, naturalmente, que toda a base da nossa Sociedade Moderna foi construída ‘em cima’ dela.

Warburton consegue fascinar o leitor com a forma com que narra as provocações filosóficas de Sócrates, Platão e Aristóteles (e a genialidade deles), entre tantos outros, e alcança o que certamente é seu objetivo principal: ‘acender’ no leitor a chama da busca pelo conhecimento filosófico. Pelo menos em mim, ele conseguiu.

O livro é dividido em 40 capítulos, e foi escrito como se estivesse contando uma história só, única, colocando para nós a evolução do pensamento filosófico. Cada capítulo trata de uma corrente filosófica/filósofo, e fala um pouco sobre suas histórias de vida e como desenvolveram suas teorias. Começa, naturalmente, pela Grécia Antiga (Sócrates, Platão, Aristóteles, Pirro, Epicuro) até os dias atuais.

Recomendo para estudantes de todas as idades ou mesmo para aqueles que apenas querem, assim como eu, se apaixonar pela Filosofia. Acreditem, esse livro tornou isso possível.

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Inlectus 01/08/2021

Bom.
É aquele livro bem prático, bem pragmático, objetivo, para se aprender o pensamento de filósofos na prática, com linguagem simples e acessível, sem exibicionismo acadêmico.

Luis 30/05/2020

Um breve resumo
Este livro é uma excelente leitura para quem quer conhecer um pouco sobre os principais nomes da filosofia ocidental. A forma como foi organizado permite ver ligações entre os diversos autores, mas não aprofunda muito. Como tem uma escrita leve e agradável, pode ser um bom convite para as obras citadas.

fuckinormie 12/07/2022

bonitinho, simples e rápido
é isso que o brasileiro gosta, fácil de ler pra quem é palerma como eu mas ainda é interessado no assunto.
DANILÃO1505 12/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro