Uma Breve História da Filosofia

Uma Breve História da Filosofia Nigel Warburton

Resenhas - Uma Breve História Da Filosofia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Hermann 30/11/2014

Esse livro aborda as diversas escolas do pensamento filosófico de maneira simples e com uma leitura muito agradável. De Aristóteles a John Rawls passando por Russel e Berkeley. Recomendo a todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre filosofia.

Dose Literária 14/07/2014

Filosofia para leigos...
Eu tive algumas aulas de filosofia no ensino médio, mas não nos aproximamos dos principais pensadores do mundo. Lembro de ter tido alguma introdução sobre Sócrates e Platão - daí pulamos para mitologia grega e não me pergunte o porquê.
Depois do ensino médio, passei a me interessar um pouco por filosofia por conta própria, mas acho que comecei da maneira errada (pelo menos pra mim): comecei ler as principais obras, mas sem nenhuma introdução ou explicação. Li Voltaire (Dicionário Filosófico) e Nietzsche (O Anticristo), mas talvez por alguma falta de esclarecimento ou maturidade não aproveitei e passei a ignorar a filosofia.
Felizmente a literatura sempre traz à tona (através de citações ou própria influência do escritor) os grandes pensadores universais e daí trouxe a curiosidade de entender um pouco mais os pensamentos que influenciaram a humanidade.
Este ano finalmente, o livro para essa introdução à filosofia caiu em minhas mãos e fez ressurgir meu interesse por alguns temas e filósofos - este livro é Uma Breve História da Filosofia do professor norte- americano Nigel Warburton.

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/07/filosofia-para-leigos.html

Nanda Lima 08/05/2014

Para amar a Filosofia
Se você odiava as aulas de Filosofia na escola, não por não se interessar por discussões interessantes, mas por achar a maneira com que eram colocadas um tédio sem fim (e também por causa do professor chatíssimo); se você nunca teve paciência ou ânimo para começar a ler um livro da Hannah Arendt ou do Nietzsche, embora já tenha ouvido falar de “As origens do totalitarismo” ou de “Assim falava Zaratrusta”; e se a única citação que você conhece de Sócrates é “Só sei que nada sei”, esse livro é para você. Esse livro é para aqueles que adoram Filosofia e para os que não adoram, para aqueles que a consideram fundamental, e para aqueles que nem a consideram.

“Uma breve história da Filosofia” não é só breve (são 264 páginas). É divertidíssimo, como todo livro didático deveria ser. A leitura flui de uma maneira muito gostosa, e você aprende sem perceber sobre estoicismo, existencialismo e outras vertentes filosóficas que, se postas de outra maneira, certamente não pareceriam tão simples de entender e tão interessantes. E o mais importante: você percebe qual a verdadeira importância, utilidade, influência da Filosofia. E percebe, naturalmente, que toda a base da nossa Sociedade Moderna foi construída ‘em cima’ dela.

Warburton consegue fascinar o leitor com a forma com que narra as provocações filosóficas de Sócrates, Platão e Aristóteles (e a genialidade deles), entre tantos outros, e alcança o que certamente é seu objetivo principal: ‘acender’ no leitor a chama da busca pelo conhecimento filosófico. Pelo menos em mim, ele conseguiu.

O livro é dividido em 40 capítulos, e foi escrito como se estivesse contando uma história só, única, colocando para nós a evolução do pensamento filosófico. Cada capítulo trata de uma corrente filosófica/filósofo, e fala um pouco sobre suas histórias de vida e como desenvolveram suas teorias. Começa, naturalmente, pela Grécia Antiga (Sócrates, Platão, Aristóteles, Pirro, Epicuro) até os dias atuais.

Recomendo para estudantes de todas as idades ou mesmo para aqueles que apenas querem, assim como eu, se apaixonar pela Filosofia. Acreditem, esse livro tornou isso possível.

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Gleison 06/04/2014

Uma Breve História Da Filosofia
Um bom livro de fácil leitura pra quem gosta de filosofia e que não entende nas fontes o que cada autor quis dizer durante aquele período. Desde Sócrates que além de perguntar sobre as coisas e questioná-las até Peter Singer e de sua visão sobre o ser humano, o livro traz um panorama das principais idéias dos pensadores durante séculos de debate e de questionamentos. Vale a pena.

Francieli 14/10/2013

Como o próprio nome sugere, é um breve estudo sobre a história da Filosofia. Breve, mas bem acessível e te dá uma boa ideia dos principais pensadores e suas ideias. Ótima leitura.

Marcos Queiroz 07/08/2013

Introdutório e Divertido
Este livro é um resumão das ideias dos grandes filósofos, de todos os tempos. Muito interessante, para aqueles que gostam de filosofia e gostariam de se aprofundar em determinadas ideias, este livro é a porta de entrada para decidir qual (is) filósofos você quer saber mais sobre.
A linguagem é muito fácil e prática (ao contrário de alguns filósofos) e algumas vezes pontuada por pitadas de humor. Os exemplos dados pelo autor para explicar as ideias mais abstratas de alguns filósofos também são excelentes.
O único problema é o tamanho: muito pequeno!

Rafael 27/05/2013

Um livro que "descomplica" a filosofia.

Warburton escreve de forma simples, mas sucinta, e consegue explicar até aos mais leigos a vida e a obra dos principais filósofos da nossa história, de uma maneira que todos entendem (os exemplos usados para explicar cada teoria são extremamente original e fáceis de entender).

Enfim, Uma Breve História da Filosofia é escrito de forma que pareça mais um bate-papo informal do que qualquer outra coisa. Uma conversa filosófica na mesa de um.bar. Não que isso o desmereça, pelo contrário.

Paulo Silas 07/02/2013

Muito bom!
Se trata de um resumo da história da filosofia, juntamente com o resumo das principais ideias e contribuições para a filosofia de alguns dos mais notáveis filósofos.
Numa linguagem clara, simples, resumida e objetiva, o autor explica os principais conceitos filosóficos de vários tempos e de forma cronológica, passando por Sócrates, Platão e Aristóteles, até Kant, Hume e Nietzsche, concluindo com a filosofia mais atual de Peter Singer, além de vários outros.
Uma boa obra para "pegar" os conceitos principais da filosofia desde o seu surgimento até nosso tempo.
Recomendo!

André Goeldner 11/01/2013

RECOMPENSADOR
Pra quem deseja uma introdução na filosofia, este é o livro. Direto, objetivo e bem-humorado, ele mostra ao leitor os principais pensadores e suas ideias.
O livro aumentou minimamente meu conhecimento e imensamente minha ignorância.
Recomendo

João Lucas Dusi 26/08/2012

Introdução à Filosofia
Trata-se de um livro bem simples, que apresenta, de forma perfeitamente entendível, as principais ideias de grandes filósofos de todos os tempos - de Sócrates a Peter Singer.

Parece-me indicado como forma de introdução ao vasto mundo da filosofia, pois trata as ideias de forma simplista, sobretudo devido à preocupação que o autor (Nigel Warburton) demonstrou ao explicar o significado dos termos necessários para o entendimento dos textos.

Mas, enfim, ele nos apresenta as ideias de forma bastante concisa, bem superficial; portanto, penso que é importante ter este livro apenas como uma breve introdução, daí, por conseguinte, o leitor interessado buscará saber mais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5