Os Colegas de Anne Frank

Os Colegas de Anne Frank Anne Frank




Resenhas - Os Colegas de Anne Frank


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Renata 28/01/2013

O aproveitador
Theo Coster usou do nome de Anne Frank para vender o livro. Pouco adiciona sobre o que realmente acontecia, os colegas de Anne Frank, salvo raríssimas exceções não muito bem aproveitadas, passaram incólumes a guerra. Ninguém de fato era próximo como ele quer dar a entender com o título. Apesar disso, é bem narrado, um passatempo. Enfim um livro que não marcou a minha trajetória como leitora.
carolina.trigo. 05/12/2017minha estante
Concordo com você. Achei a mesma coisa dele...




Santos 13/07/2023

Tive uma experiência mixta, há partes do livro bastantes interessantes mas confesso que havia partes, frases do livro que eu simplesmente fiquei bastantes incomoda com os comentários do autor
comentários(0)comente



Katy 03/07/2021

Os Colegas de Anne Frank
Vi muita gente dizendo que o autor, Theo Coster, usou o nome da Anne Frank para vender. Eu discordo. Imagine você no lugar dele. Você estudou com alguém que ficou famoso e queria escrever um livro para contar ao mundo a sua história e a de outras pessoas que estudaram com você. Pode parecer interesseiro, mas nós faríamos exatamente isso. Um título precisa ser chamativo e além disso, o livro focou exatamente no que diz o nome, OS COLEGAS de Anne Frank.
Theo Coster fez uma longa jornada procurando por todas as pessoas do antigo Liceu Judaico que ainda estavam vivas, entrevistou essas pessoas e com suas histórias de vida criou esse livro. Além de tudo, a todo momento é citado o nome da Anne Frank, algumas pessoas até mesmo contaram sobre seus encontros com a garota enquanto estavam em Campos de concentração.
.
Admito que me senti um pouco aborrecida com todas aquelas descrições enormes que o Theo fez sobre o que aconteceu com ele durante a guerra e ao final dela, mas tenho certeza que isso foi algo importante para o autor.
.
Não é um livro com uma fluidez muito boa, mas sem dúvidas expande muito o universo do Diário de Anne Frank e explica vários costumes judaicos e a política daquela época.
.
Por vários momentos senti vontade de me fingir de louca e ficar com o livro para mim, por todas as histórias incríveis que nos foi passado lá, mas, ao mesmo tempo, queria compartilhá-lo para poder falar sobre ele mais tarde.
.
Diferente do que algumas pessoas dizem, não acho o livro ruim, então sim, indico.
comentários(0)comente



Lary 12/04/2021

Histórias de sobreviventes ao Nazismo
Eu recomendo esse livro para todos que tenham interesse nas histórias do pós-guerra, em como está as pessoas que mais sofreram com as perseguições nazistas. Ele não foca tanto na Anne Frank, a leitura é mais resumista, e traz amigos de infância que estudaram na mesma escola que ela.
comentários(0)comente



BangoBook 30/11/2023

Um bom livro sobre trajetórias
A história na verdade fica em torno de ex colegas de classe de Anne e como cada um sobreviveu ao Holocausto.
Aparentemente não eram tão próximos a Anne, mas é um bom livro
comentários(0)comente



Lynnë 20/09/2013

Para quem gosta de Literatura sobre o Holocausto, deve ler 'Os Colegas de Anne Frank'. Quem não leu o diário dela, deve ler antes e reler depois desta leitura.

Esse livro me mostrou um outro lado da Anne que eu nem sonhava que existia. Além de desenvolver um carinho por todas essas pessoas que estudaram com ela e passaram por momentos indescritíveis durante essa terrível guerra.

Saber que uma das melhores amigas de Anne, Nanette veio para o Brasil, em São Paulo, tão pertinho é bom. Fico feliz que ela tenha tido a oportunidade de vir para um país tão acolhedor.

E para variar, quanto mais eu leio sobre o assunto, mais eu quero saber. Sinto como se fosse parte de outra vida minha.
Mara 01/08/2014minha estante
Também tenho essa mesma impressão, sinto vontade de conhecer cada vez mais tudo sobre Anne Frank.


Péula 03/02/2015minha estante
Lynne, tive a oportunidade de conhecer a Nanette, mês passado em uma exposição sobre a Anne Frank. Se você mora no Estado de São Paulo, fica ligada, porque até o fim do ano que vem, essa exposição vai percorrer todas as bibliotecas do SENAC São Paulo, e pelo que li, ela participou da aberturas de todas as exposição. Em março, a exposição estará em São José dos Campos, e ela estará presente no primeiro dia!




ingrid.venturelli 16/09/2020

Esse livro conta a realidade e o reencontro de alguns amigos da famosa história de Anne Frank. Cada página lida, sentia vontade de conhecer cada local que eles passaram e entender mais sobre a história
comentários(0)comente



Eduardo 18/10/2012

Muito bom
Um relato impressionante de como a vida de muitas crianças mudaram com a insanidade de perseguições racistas e injustas. Muito bom
Maria José 09/02/2013minha estante
O mais impressionante neste livro é que são pessoas já na terceira idade que revivem e contam as perseguições, injustiças e atrocidades do nazismo, acontecimentos da época em que eram crianças. Quanto ao relacionamento deles com Anne Frank me pareceu que eram muito distantes dela, em alguns momentos deixam transparecer um certo ressentimento pelo fato de Anne Frank ter alcançado tanto sucesso.


Mara 01/08/2014minha estante
A relação com Anne Frank realmente não era tão profunda assim...mas isso também pode ser explicado pelo fato do pouco tempo de convívio, pela pouca idade de todos...lembranças de infância nem sempre são nítidas. O mais interessante é saber como cada um viveu esse triste período e como e onde sobreviveram. Diferente do diário de Anne Frank que são impressões pessoais dela.
Amo tudo sobre Anne Frank!!!!




Mara 01/08/2014

Relatos de quem conheceu Anne Frank
Esse livro relata experiências de quem conheceu e conviveu com Anne Frank. Cada colega de turma guarda uma lembrança diferente, cada um sobreviveu à época do Holocausto de uma forma...
Interessante saber da realidade vivida por crianças nessa época tão triste da história da humanidade. Saber como estão depois de vários anos, os que sobreviveram...
Lua 10/09/2014minha estante
Que interessante! Não conhecia este livro.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Pollyanna.Rigon 25/06/2021

Excelente complemento do diário de Anne
O livro, que nasceu da ideia da criação de um documentário, trás a história de 5 colegas de Anne Frank, antes, durante e pós guerra.
Todas as histórias cruzam com seu contato com Anne durante a escola. Eh interessante a forma com que vemos Anne em seu diário e Anne da visão de pessoas que conviveram com ela antes do anexo secreto.
A leitura é rica é bem fluida.
Indicado a quem se interessa sobre a segunda guerra e histórias paralelas a Anne.
comentários(0)comente



Camps 29/08/2022

gostei do livro, apesar de fraquinho. alguns dos comentários dele me irritaram um pouco, confesso, mas é muito interessante ver como todas as experiências foram diferentes, mas o trauma, parecido. já quero ver o filme
comentários(0)comente



Lennon 06/01/2021

As crianças em tempos de guerra
"A impressão é de que até hoje não se compreende muito bem quão deplorável se torna a vida das pessoas durante uma guerra nem quão importante é evitar ao máximo que as coisas cheguem a tal ponto. No entanto, trata-se aqui de fatos que todos deveríamos ter em mente, para sempre." Theo Coster

O livro de Theo Coster é um relato sobre a experiência dos colegas de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial. Como todo relato, ele é escrito de forma simples, clara, direta e objetiva. O título e a capa do livro já dizem logo do que se trata a obra, então não se iluda: Anne está incluída no livro e não é parte principal, ela é parte do relato, uma colega de escola. Nessa obra, pouco se fala em Anne, mas esse pouco consegue ilustrar como foi a experiência de vida não só dela, mas também como foi a experiência de vida dos colegas de classe do Liceu Judaico diante desse terrível crime que é o nazismo. Não penso que Theo Coster quis se promover usando o nome de Anne Frank. Esse relato foi primeiro filmado como um documentário. Ficou em cartaz em Tel Aviv, em festivais de cinema em Jerusalém, Bucareste, Berlim, Paris, São Paulo e Nova Iorque. Em 2009 ganhou o Silver Ace Award, no Festival de Cinema Internacional de Las Vegas.
comentários(0)comente



Eduardo1304 03/01/2022

Yom HaShoá
Todos os anos, no dia da lembrança das vítimas do Holocausto Theo Coster era convidado à escola dos netos para contar como sobreviveu à Guerra Mundial.
Como foi Ex-aluno do Liceu Judaico de Amsterdã e colega de classe de Anne Frank, Theo decidiu fazer um documentário contando sua história e a dos alunos que também sobreviveram.
Cinco colegas, que, depois de mais de sessenta anos, vivem em diferentes partes do mundo e têm como elo o passado no Liceu Judaico .
Vale lembrar que entre os 5 ex alunos está Bergen-Belsen que atualmente reside em São Paulo.
Um bom livro para ler em 2022.
comentários(0)comente



Péula 03/02/2015

O livro não fica preso ao tema Anne Frank, embora Os Colegas falem bastante do seus relacionamentos com ela. O livro relata a experiência que cada um teve frente ao Holocausto. Com se esconderam, como viveram nos campos de concentração, ou até mesmo como se livraram da perseguição, sem precisar de esconderijo. Tive a oportunidade de conhecer Nanette Konig pessoalmente. Ela é uma das colegas que conta sua história no livro. As pessoas costumam dizer que muitas pessoas pegaram rabeira na história de Anne para publicarem livros, mas eu acho isso válido. O Holocausto é algo que jamais devemos esquecer, e todos os relatos, por mais difíceis de "digerir", são importantíssimos para dizer que ele existiu.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR