O Livro do Amor - Vol. 1

O Livro do Amor - Vol. 1 Regina Navarro Lins

Resenhas - O Livro do Amor - Vol. 1

Edilane 23/05/2021

Livro muiiiito bom
Nesse livro vamos encontrar a história do amor desde a pré história até a renascença. A escritora Regina Navarro, através de uma pesquisa extensa, nos mostra como as noções do amor, sexualidade, desejo e casamento foram se modificando com o tempo. Encontramos nesse livro alguns links bem interessantes, em que a escritora liga alguns acontecimentos históricos com comportamentos que podemos encontrar bem próximos de nós.

Sinceramente, amei a leitura, o livro é repleto de curiosidades e em muitos momentos aconteceram coisas tão loucas na história que eu tive que reler muitos trechos pra me certificar de que eu tinha entendido certo mesmo (de tão doido). A homossexualidade, a forma como as mulheres eram vistas, o casamento, o cristianismo, a caça as bruxas, entre outras coisas que a escritora trouxe, fizeram com que eu tivesse um surto atrás do outro com esse livro.

Pâm 28/01/2022

Amor, paixão e sexo; os tabus e libertinagens na história
Uma abordagem psicológica e histórica sobre as práticas e os varios significados de amor, sexo, casamento, prazer, adultério, homossexualidade, hierarquias e tabus. Mostrar o quanto o mundo mudou sobre esses conceitos, e também como é difícil se livrar de paradigmas do passado.
A autora ainda faz questão de ligar a história ao presente, traçando paralelos que nos mostram o quão semelhantes e diferentes somo e já fomos de nossos antepassados nos temas domésticos (ou nem tanto) da paixão.
Me chamaram a atenção como a religião varreu do mapa ocidental o tema da homossexualidade, que antes era bem retratado na antiguidade clássica, ainda que de forma bastante diferente dos moldes contemporâneos; o tema simplesmente some durante o domínio do cristianismo sobre as sociedades.
A Caça às Bruxas é outro tema surpreendente. Mostrando que no oeste do mundo, mulheres passaram por perseguição e extermínio sistemático. E este livro traz esse assunto de forma brilhante, para que não seja mais subestimado.
E falando em ocidente, essa é a região retratada pelo livro em sua análise histórica. Poderiam-se fazer análises semelhantes sobre outros povos e regiões, como Ásia, África e América Precolombina; mas dessa forma seriam necessários muito mais do que dois livros, e ainda muito mais do que os muitos anos que levaram a escrita deste.
As informações de O Livro do Amor já fazem parte da minha vida. Mal posso esperar para ler a sequência!

Palavras chave: Amor, sexo, adultério, paixão, história, ocidente, tabus, pré-história, antiguidade clássica, idade média, renascença, contemporaneidade, paradigmas do sexo, homossexualidade, homens, mulheres, amantes, concubinato

Adrian.Daniel 26/08/2022

Narração histórica
O livro conta desde o surgimento da sociedade como civilização como se deu as relações de amor e vivência, realmente uma imersão bem grande a respeito de mitos, tabus e paradigmas ao longo do tempo até questões atuais como feminismo.

Ádria Loiola 03/12/2023

Comecei a ler esse por indicação da débora aladim e tbm porque gosto de entender o princípio de tudo e como as coisas se constrói? não foi um livro sensacional e que mudou minha cabeça mas é bom pra aumentar repertório.