O Livro do Amor - Vol. 1

O Livro do Amor - Vol. 1 Regina Navarro Lins

Resenhas - O Livro do Amor - Vol. 1

Ádria Loiola 03/12/2023

Comecei a ler esse por indicação da débora aladim e tbm porque gosto de entender o princípio de tudo e como as coisas se constrói? não foi um livro sensacional e que mudou minha cabeça mas é bom pra aumentar repertório.

Marcianeysa 02/07/2023

A autora escreve bem, algumas informações são interessantes, mas em vários momentos o livro ficou repetitivo e com isso, um pouco tedioso.

Adrian.Daniel 26/08/2022

Narração histórica
O livro conta desde o surgimento da sociedade como civilização como se deu as relações de amor e vivência, realmente uma imersão bem grande a respeito de mitos, tabus e paradigmas ao longo do tempo até questões atuais como feminismo.

Manuelli.Luise 01/02/2022

O livro do amor
A história do amor desse a pré história até o renascentismo. Muito bom, bem fundamentado e fácil de ler. Super indico pra quem quer conhecer mais sobre as relações amorosas e saber onde estamos e por que estamos.

Pâm 28/01/2022

Amor, paixão e sexo; os tabus e libertinagens na história
Uma abordagem psicológica e histórica sobre as práticas e os varios significados de amor, sexo, casamento, prazer, adultério, homossexualidade, hierarquias e tabus. Mostrar o quanto o mundo mudou sobre esses conceitos, e também como é difícil se livrar de paradigmas do passado.
A autora ainda faz questão de ligar a história ao presente, traçando paralelos que nos mostram o quão semelhantes e diferentes somo e já fomos de nossos antepassados nos temas domésticos (ou nem tanto) da paixão.
Me chamaram a atenção como a religião varreu do mapa ocidental o tema da homossexualidade, que antes era bem retratado na antiguidade clássica, ainda que de forma bastante diferente dos moldes contemporâneos; o tema simplesmente some durante o domínio do cristianismo sobre as sociedades.
A Caça às Bruxas é outro tema surpreendente. Mostrando que no oeste do mundo, mulheres passaram por perseguição e extermínio sistemático. E este livro traz esse assunto de forma brilhante, para que não seja mais subestimado.
E falando em ocidente, essa é a região retratada pelo livro em sua análise histórica. Poderiam-se fazer análises semelhantes sobre outros povos e regiões, como Ásia, África e América Precolombina; mas dessa forma seriam necessários muito mais do que dois livros, e ainda muito mais do que os muitos anos que levaram a escrita deste.
As informações de O Livro do Amor já fazem parte da minha vida. Mal posso esperar para ler a sequência!

Palavras chave: Amor, sexo, adultério, paixão, história, ocidente, tabus, pré-história, antiguidade clássica, idade média, renascença, contemporaneidade, paradigmas do sexo, homossexualidade, homens, mulheres, amantes, concubinato

Jullyana.Chagas 18/01/2022

Um livro muito revelador e mente aberta, nele damos um mergulho na história das relações humanas de uma forma muito sincera, sempre interligando os fatos a atualidade no final de cada capítulo. Apesar de ter gostado senti que em algumas partes a autora repetia as mesmas informações, que foram recém lidas tornando a leitura cansativa, mas fora isso, aproveitei e aprendi muito.

Cortina 27/11/2021

Ótima leitura
Excelente livro, é muito esclarecedor e enriquecedor ter um livro que nos conta sobre a história do amor!

Isa 26/11/2021

Estava bem interessada nessa leitura porque amo história e achei o tema muito interessante. Contudo, achei a contextualização histórica meio fraca. Em algumas partes a autora explica de uma forma simples que eu ja tinh aprendido na escola, então achei que não aprofundou muito meu conhecimento histórico e senti que afetou um pouco na questão principal do livro, o amor. A autora traz alguns pontos bem legais, algumas personalidades interessantes que eu não nunca tinha ouvido falar, mas tudo isso de maneira rasa. É uma leitura boa de passatempo, mas se você busca alguma coisa mais aprofundada acho que esse não é o livro pra você

Edilane 23/05/2021

Livro muiiiito bom
Nesse livro vamos encontrar a história do amor desde a pré história até a renascença. A escritora Regina Navarro, através de uma pesquisa extensa, nos mostra como as noções do amor, sexualidade, desejo e casamento foram se modificando com o tempo. Encontramos nesse livro alguns links bem interessantes, em que a escritora liga alguns acontecimentos históricos com comportamentos que podemos encontrar bem próximos de nós.

Sinceramente, amei a leitura, o livro é repleto de curiosidades e em muitos momentos aconteceram coisas tão loucas na história que eu tive que reler muitos trechos pra me certificar de que eu tinha entendido certo mesmo (de tão doido). A homossexualidade, a forma como as mulheres eram vistas, o casamento, o cristianismo, a caça as bruxas, entre outras coisas que a escritora trouxe, fizeram com que eu tivesse um surto atrás do outro com esse livro.

Gabriel 02/11/2020

As vezes é um pouco repetitivo, mas destaco o caráter histórico da obra. Aborda-se todos os períodos históricos e rever isso foi muito bom

Marita13 21/10/2020

"as ideias cristãs sobre a sexualidade e o prazer persistem até hoje. ao sexo continua sendo vivido com algo muito perigoso." O livro do amor traz uma breve história do amor, sexo, gênero e outros desde a pré-história até a renascença, no qual faz links com a atualidade.
são pontos bastante importantes que ela comenta desde as caçadas às bruxas, a influência da igreja católica na sexualidade e na sociedade. Então é um livro bastante pertinente, as vezes só achava ele meio cansativo e desviava um pouco do assunto principal por contar bastantes histórias, mas é um bom livro pra começar ter uma noção sobre o tema e sobretudo aproveitar as referências q o livro traz.

Juh_Oliveira 21/05/2020

Relações amorosas, papel da mulher e sociedade patriarcal.
Interessante para entender o papel da mulher ocidental em diversas sociedades ao longo da história. Possui bastante referências bibliográficas, mas às vezes soava um tanto vago e desconexo, talvez pela autora ser psicóloga e não historiadora. Ainda assim uma leitura muito útil para entender um pouco as bases da sociedade atual em relação aos relacionamentos amorosos e principalmente a sociedade patriarcal e o machismo.

Geovana189 09/04/2020

A leitura do livro foi de extrema importância. Trás um panorama muito bem trabalhado das relações amorosas ao longo do tempo. Mais que isso, situa o leitor nos período históricos fazendo com que a concepção de união e amor estejam de acordo com a mentalidade cultural dos povos. É uma leitura de fácil compreensão e muito leve, trás muitas curiosidades também.

Carla 25/03/2020

Para quem não se contenta em deixar de entender os motivos de determinados comportamentos e aprender com a história, este livro é muito indicado.

Estou ansiosa pela leitura do segundo volume.

Apesar de ser uma autora, não imaginava o quanto ele traria informações da versão feminina e seu sentimento nos diversos momentos históricos.
Mesmo sem ter uma fonte tão ampla quanto a masculina, Regina se preocupou e pude ter noção o quão complicado foi ser mulher no passado: cerceada por diversos lados, somente visando seu lado reprodutor. Desesperador.

Ainda temos muito a conquistar, mas a situação atual (muito melhor) é fruto da resistência e luta durante toda a história da humanidade.
De uma mulher valorizada na Pré-história até a tortura e a fogueira da Inquisição da Idade Média ao Renascimento, houve muito choro e ranger de dentes...