Jogo Duplo

Jogo Duplo Silio Boccanera

Resenhas - Jogo Duplo

Vivih 11/01/2016

Livro que surpreendeu!
“Tudo nessa história é ficção. Exceto o que não é.”
É com essa frase que começamos a entrar na narrativa excepcional de Silio Boccanera no seu romance de estréia, o que dizer de um livro que me perdeu de tal forma que suas 221 páginas foram devoradas em apenas um dia?
O protagonista da história é Alexandre Castro Bruner ou simplesmente Alex correspondente internacional de uma rede de TV brasileira é enviado para o Líbano para fazer a cobertura do seqüestro do embaixador do Brasil em Beirute mais do que isso ele nos faz entrar no mundo do jornalismo nos faz criticar a forma como nos são apresentados os fatos e perceber tudo o que está por trás de cada noticia que nos cercam além disso ainda termos inúmeras possibilidades de conhecer uma nova cultura, os perigos que envolver essas coberturas e inúmeros fatos históricos que nos fazem compreender melhor o Oriente Médio.E junto a todos esses ingredientes uma dose de sexo e “amor bandido.”
Livro mais que recomendado a todos.

Julio 28/07/2014

começo excitante, fim emocionante!
O autor vai desvendando a trama com uma destreza envolvente. Não deixa que percamos a emoção de cada descoberta, que por sua vez são muito imprevisíveis. Recomendo para quem gosto de romances de mistério.
Muito Bom!!

Amanda 27/03/2013

Como é feito o jornalismo.
Misturar ficção com realidade. Essa foi a forma que o jornalista Silio Boccanera utilizou para retratar os bastidores das coberturas internacionais.
Interessante como ele revela a forma que é feita muitas das reportagens, preocupando-se com a reação do público no qual espera anciosamente por noticias de um dos personagem do livro citado como Corrêa Dantas, telespectadores esperando uma notícia e o leitor do livro que se envolve e quer saber o que virá em cada página a seguir. Essa foi apenas um das partes na qual me chamou a atenção, mas o livro por inteiro é muito bom.

Anhy Menires 14/02/2013

Detalhes de uma cobertura completa do trabalho de jornalista.

Alex conta detalhadamente acobertura de um sequestro. Dividido em capítulos envolventes e bem estruturados.

Alexandre, ou, simplesmente Alex é um jornalista honesto que se preocupa em dá as informações verdadeiras ao publico. Ele e sua equipe são enviados em missão especial. Cobrir o sequestro do embaixador brasileiro no Líbano. Alex conhece Leila, uma jornalista atraente e fonte de informações. Ele mantem uma relação intima com ela, até descobrir seu envolvimento com a Frente Nacionalista Libanesa, um recente grupo formado por alguns mulçumanos xiitas, que tem como objetivo conseguir dinheiro e enviar tropas para o sul do Líbano, onde tropas israelenses estavam. Alex se depara com um possível jogo duplo, e caberá a ele decidir como ele vai jogar. Dirá tudo que sabe a tevê? Jogará o jogo duplo do governo brasileiro?

Um pouco de história, um pouco de cultura. O livro aborda as questõesnão resolvidas dos conflitos intermináveis de religião e cultura de Líbano. Um capitulo que deseja o outro. Leitura viciosa. Torna de forma pacifica os conflitos existentes mais transparentes.

Ramom 28/02/2012

Uma narrativa enfadonha com descrição simplista dos personagens. Tenta trazer uma discussão ética à postura de um jornalista mas não o faz de fato, deixando vago o motivo pelo o qual o livro foi realmente escrito.

Permeada por jargões e por questionamentos retóricos, a leitura se torna demasiadamente previsível.

No prefácio, Ana Maria Machado alega que o autor, a princípio, tinha intenção de escrever sua história profissional fazendo uso dos fatos em si, descrevendo de forma realista o que passou nos anos que esteve fora do país. Acredito que não ter feito isso foi seu principal erro. Recriar um acontecimento, principalmente ficcionalmente, não é para aquele que o vivenciou, mas pra quem sabe contar estórias.

Recomendado para inciantes no estudo de Jornalismo a fim de se ambientarem com alguns termos técnicos da profissão do telejornalista, tal como com a rotina de um correspondente internacional, e só.

Paula 30/09/2010

Eu esperava menos, muito menos desse livro... Mas mesmo assim, é tedioso... Não sei se foi impressão minha ou o autor não sabe se expressar bem, pois fico num tom meio "forçado" demais, e a história em si é realmente ridícula!
Não vou contar spoilers, mas quem leu entende o que o quero dizer...