Gertrude

Gertrude Hermann Hesse

Resenhas - Gertrud

Daniel Andrade 02/12/2023

Quase perfeito.
Meu primeiro contato com Hesse foi muito bom. Me lembrou bastante Os Sofrimentos do Jovem Werther, pois ambos são super melancólicos. Tirei meia estrela pois se tivesse umas 30 páginas a mais, explicando coisas do futuro dos personagens, seria perfeito. Fiquei com muita vontade de ler outras coisas do H.H., espero ter logo logo a oportunidade de ler.

Elineuza.Crescenci 06/01/2023

Editora Civilização Brasileira – RJ - 1977
Avaliação: 5/5
Término da leitura: 06/01/2023

Autor
Escritor e pintor Alemão nascido 1877.
Filho de pais missionários protestantes, ainda adolescente, recusou-se a seguir a mesma religião e em 1912 acabou naturalizando-se cidadão suíço.
Sua obra tornou-se relevante após publicada nos EUA. Antes disso o autor era conhecido apenas na Alemanha mesmo quando laureado com o NOBEL em 1946.
Anteriormente, em 1917 recebeu o prêmio Goethe.
Primeiro livro do autor traduzido para o português e publicado no Brasil foi o Lobo da Estepe.

A história
O jovem Nuhn, estudante de música, em um passeio com os amigos sofre um grave acidente que o deixa com um defeito na perna e com dificuldades de mobilidade.
Ao continuar seus estudos musicais opta por ser compositor e escreve peças que envolvem instrumental e canto.
Encantado com as peças construídas pelo jovem um cantor experiente resolve interpretá-las. É nesse momento que Nuhn sente a necessidade de ter uma mulher como cantora e então encontra Gertrud.
A peça se torna um sucesso e os laços de amizade entre os três se estreitam.
A história é um belo romance. Envolve a participação de músicos, cantores e personagens do mundo da música.
Todo o livro é uma comparação do amor entre os seres humanos e o amor sentido por aqueles que cantam, compõem e executam a música.
O romance foi publicado pela primeira vez em 1910 na Alemanha.

Lara 13/11/2022

Lindo
Quando li Sidarta, gostei muito da escrita de Hesse. Não me impactou como achei que iria, mae achei algo especial, a qual, até hoje, penso e reflito sobre.

Gertrud, por outro lado, é especial do começo ao fim. A música toca e minha alma e recoa em momentos tristes. Não existiria a minha vida sem a música. Não tenho nenhum talento musical e isso me pesa muito; meu vício pela música é totalmente parasitário, entretanto, não viveria sem.

Esse livro tocou a minha alma. Não apenas por descrever de maneira bela a mentira como a arte nós toca, mas sim por descrever as relações humanas e as dores inerentes à ela. A vida é como uma sinfonia: com seus altos e baixos. Não podemos cair na tentação de sentir o mesmo sentimento ao escutá-las, tal qual não podemos ter, apenas, sentimentos simplistas com as pessoas.

Aqueles que me provocaram raiva, me provocam piedade. Aqueles que me deleitaram numa paixão incessante e revigorante, me provocaram os mais sofridos sentimentos. Sinto diante da vida, portanto, um caos harmonioso, acompanhando pela beleza das contradições e do despertar dos sentimentos mais puros.

Hence faz tudo isso com lirismo e sem obviedades. O resultado é poesia para a vida toda...

do subsolo 28/08/2016

neste livro há passagens que não dariam para passarem despercebidas.
mas o que ficou-me de tudo isso?:
A belíssima ligação do protagonista com sua arte (musica), e toda sua vida em função disto. Agradou-me o modo urgente que trata este desta ligação, e como isto o preenche e lhe da todo um direcionamento em prol.
Nota-se também presente, em algumas passagens , a temática "velhice", muito comum nas obras de Hesse, assim também como uma pitada de "abandono", "rebeldia", e o desprendimento pela vida, na personalidade dos personagens de Kuhn e Muoth, ambos músicos, e ambos também temperados com a boa e velha loucura e solidão, características muito comuns em seus personagens também.

GH 21/11/2014

Melancolia e... arte!

Compulsivamente lírico e melancólico, Hermann Hesse nos trás um livro autobiográfico que, muitas vezes, em tons cinzas, é quase por completo poético.

O livro conta a vida de um violinista aleijado que soube transformar suas dores, frustrações e decepções em arte. Fala também de um cantor famoso e sedutor, mas que tem um dom inconsciente de destruir a sua e a alheia felicidade. E temos Gertrud, a que da nome ao livro, linda e sedutora mulher, que, através de más escolhas teve sua vida indo a rumos não imagináveis, desconfortáveis e dolorosos, a não pressentir um amor puro e sincero que sempre esteve ao seu lado.

Achei uma obra fantástica, escrita de forma bela e única. Minha única crítica é que em certos momentos o livro fica lento, massante, arrastado, mas por ter poucas páginas da pra ir levando. De resto, uma história sensacional.

Ale Lucchese 08/07/2012

Bom, porém cansativo
O livro se aproxima muito do pensamento e visão de mundo de Hermann Hesse que pode ser conferido em "O Lobo da Estepe" ou "Demian", porém não tem uma narrativa tão sedutora e rápida como a dos outros dois clássicos.

Destaca-se um personagem em especial, o músico Heinrich Mouth, talvez a melhor cosntrução desse romance. Recomendo apenas para quem ainda não leu outros livros melhores de Hesse, como os citados anteriormente.

Guy 28/05/2012

Música , Mulher e Amor uma trilogia tempestuosa
É uma fascinante narrativa romântica, repassada de melancolia e lirismo, que conta a vida de um violinista aleijado que se torna compositor famoso, de um artista que soube transformar em arte e beleza suas frustações e sofrimentos pessoais..é também a história de um cantor de alma tempestuosa que inconscientemente destruía a sua e a alheia felicidade. Nele o famoso ficcionista traça ainda o perfil de Gertrud - sedutora mulher, cuja vida seguiu rumos dramáticos e dolorosos porque não pressentiu o amor puro e sincero de um jovem tímido e apaixonado que dela estava tão próximo

Wenceslau_Teixeira 19/02/2011

Interessante
O livro que se passa num contexto social e de relações humanas que vai ficando distante dos dias atuais e daqueles que ser continuar a leitura para saber o que vai acontecer. Uma historia das incertezas do homem num ambiente de musicos na europa no final do século passado. Recomendo